Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

fernandinha 06/09/2023

Uma experiência
Eu concordo com todas as críticas a esse livro: a temática principal realmente é mal explorada, a protagonista é fútil, o final é horrível?

mas é isso que me fez amar e me identificar tanto com esse livro. essas questões ?mulheres com a profundidade emocional de um pires, mas o diâmetro de um prato de microondas? me pegam demais. até a temática de problemas com mãe é meio rasa, mas é rasa na medida certa, é o livro perfeito. virou meu top 3 da vida toda.

Isy 03/09/2023

A filha da fleabag
A jenny é verdadeiramente chata e egoista no começo do livro. simplesmente uma mulher, com cérebro de uma adolescente e preocupações que transbordavam por todos os poros dela. alem de um ex muito cuza0. uma mulher tradicional brasileira.
toda essa obsessão pela redes sociais e pela obrigação de mostrar nada menos que perfeição no instagram, acaba afastando as pessoas que fazem parte de sua vida real.

ela vai te irritar e quando voce esperar muito que ela nao faça tal besteira, ela vai la e faz.
mas se você gosta de mulheres malucas, voce vai a acabar se identificando e até aceitando ela no final como uma amiga pessoal que nao existe, porquê só ao terminar que voce vai cair na real em como imergiu na história da busca de autoconhecimento e um equilíbrio da vida ? e saber quando quando está no seu limite e precisa de ajuda.

uma grande sátira, um grande livro divertido com uma narração intercalada em; presente, passado, presente, presente, passado e sem avisos, mas uma hora voce pega o ritmo.

#odiamoshomens

nagiulliaxx 21/09/2023minha estante
MENTIROSA

Scheila.Lais 30/08/2023

Misto de emoções
Certamente você vai começar odiando a personagem principal, ela é insuportável. Mas com o passar do tempo você vai entendo ela melhor. O livro aborda a relação entre vida que existe na Internet e aquilo que somos fora dela. Não é um livro que eu indicaria, mas no geral é um livro fácil de ler, a leitura é bem fluída.

may.reader 29/08/2023

Gostei da leitura, me prendeu, mas achei que as resoluções dos problemas foram meio vagas, foi como se ela tivesse tido um momento de iluminação (quase uma morte) e resolveu mudar o rumo da vida.
Não pegaria ele da minha estante para indicar dizendo "você precisa ler isso", mas é uma leitura (para quem já tem o livro) que vale o tempo.

Paulinha 26/08/2023

Gostei muito desse livro, o formato, a narrativa, envolvente. Adoro livros assim que contém um pedaço da vida de alguém, um momento, sem grandes acontecimentos.
Ele é perfeito para a geração Y visto que a personagem principal tem essa idade, nos que vimos a Internet nascer crescer e tomar a proporção que tomou.
Aborda tantas coisas, entre elas:
- quando nos tornamos adultas ? O que exatamente nós torna adultas?
- maternidade, principalmente o lado difícil e não falado da maternidade;
- uma relação mãe e filha bem conflituosa, mas chegou na melhor resolução possível e eu adorei ela, queria poder ter essa conversa com a minha mãe "não somos amigas, somos colegas";
- luto, luto por várias coisas, luto invisível de um aborto espontâneo;
- feminismo;
- as mulheres tentando equilibrar vários pratos; o sofrimento
- a passagem do tempo, o esquecimento
Resumindo :leiam
Só odiei o art mesmo, embuste esquerdomacho, que asco dele e tem muitos arts por aí

Malu 19/08/2023

Terapiaaaaa
Que confusão de livro, tudo acontece muito rápido, sem uma ordem certa, e o fato dela ser fissurada em redes sociais, e elas pautarem a vida da Jenny não rolou muito comigo! Confesso que não entendo essa obsessão que as pessoas tem com as redes e principalmente a protagonista!

Durante a leitura vemos o desenvolvimento da Jenny, como ela conseguiu se destruir com as redes sociais, inclusive tem uma frase que a mãe dela fala pra ela que resume bem o que achei de todo seu drama ?Você está chateado porque alguém que você não conhece talvez não goste de uma versão que, na verdade, não existe?. E conforme a leitura avança ela começa a melhorar, a entender as coisas, o significado de amizades pessoais reais e não online, que dá um quentinho no coração por ver que ela melhorou, que buscou ajuda algumas vezes!

Só que esse final pra mim, foi de acabar, parece que toda a evolução dela foi por água abaixo com apenas uma notificação!

Jenny precisava mesmo era de uma boa terapia, pra conseguir resolver todos os seus problemas, sem redes sociais, e sem aquele namorado péssimo dela!

genas 14/08/2023

A fleabag do insta
A narrativa tem uns momentos meio arrastados mas a história num geral traz críticas muito interessantes sobre expectativas, a nossa relação com a internet e as redes sociais hoje em dia, bagagens emocionais relacionadas à família e o poder abusivo dos homens sob as mulheres. Em alguns momentos fiquei questionando o motivo da protagonista refletir tanto diante de uma mensagem ou legenda simples no instagram, a questão que fica é, será que não fazemos a mesma coisa, com tanta naturalidade que passa imperceptível?

jhonatanhe 30/07/2023

Adultos (ou não?)
Cara, esse livro traz consigo uma reflexão para a nossa vida, principalmente para os que são ativos em redes sociais como o instagram, que muita das vezes você se identifica e se incomoda por isso. A personagem é chata e, sinceramente, não sei até que ponto ela é traumatizada ou uma mimada pela vida. Recomendo a leitura, não pela história ou enredo (porque é fraquíssimo), mas a reflexão que esse livro nos acrescenta realmente vale a leitura, que é muito rápida por sinal.

CecAlia.olivc 22/07/2023

Um retrato da ansiedade moderna
A personagem principal é completamente detestável, mas entre o início e o meio do livro eu comecei a sentir pena dela ?
As inseguranças, o constante pavor do julgamento alheio
É um livro crise dos 20 mas é MUITO lento
a escrita é confortável mas acontece pouca coisa q realmente dá vontade de uau continuar lendo
Me pegou em algumas reflexões interessantes, principalmente sobre a minha própria relação com o celular, redes sociais e tudo mais entao dei as 3,5 estrelas
Mas obv, poderia ser muito mais
Não sinto vontade de ler outros livros da autora

Luh 18/07/2023

Genial
O livro que é como enxergar dentro da cabeça de uma narcisista louca por redes sociais e validação.

Amei ler esse livro pelas sensações que ele despertou em mim, pela identificação que eu tive em vários momentos. É meio assustador eu te me identificado tanto com a Jenny, mas achei ela uma mulher muito real, apesar dos exageros.
A carência dela a fazia fazer coisas realmente humilhantes e a busca dela pela validação de desconhecidos, esperando que eles a amassem, como se cada opinião fosse fazer com que ela se amasse também, e se sentisse incrível só por que a achavam incrível.
Identifiquei uma solidão tristíssima nela, a mesma que muitas vezes vejo em mim, a dificuldade de se adequar a sociedade mesmo que tente muito e de cultivar as amizades.

Outra coisa que temos em comum são nossos mommu issues, me identifiquei muito com as partes em que ela falava sobre a mãe dela, sobre a dependência afetiva que ela tinha pela mãe, pelos traumas ainda não curados e como ela nunca tinha se sentido verdadeiramente próxima da mãe, apesar de a amar, acho que esses partes foram as que mais tiveram impacto sobre mim, por ter vivido coisas parecidas com a minha.

Enfim, um livro de mulher doida e surtada expondo seus pensamento sobre todas as coisas.

Sthephany.Chaves 16/07/2023

ADULTOS
Livro com uma temática boa, porém falta ?tempero? kkk. Parece que sempre falta algum punch durante o desenrolar dos enredos dos personagens, mas nada tão insuportável a ponto de se abandonar a leitura.
Os capítulos curtos ajudam a terminar o livro sem ficar uma coisa tão arrastada. Uma história leve de se ler, mesmo retratando a vida profissional e pessoal fracassada da protagonista e a sua busca incansável
pela aprovação da mãe e das redes sociais.

readingwmalu 14/07/2023

Esse livro é definitivamente uma experiência.

Tive quase uma relação de amor e ódio com ele, por muitas vezes ficava cansada lendo, queria desistir, e aí 3 páginas depois eu já estava com o coração doendo como se as coisas tivessem acontecido comigo.

É um bom exemplo daquele famoso ?no plot just vibes?, porque até 60% do livro eu não tinha entendido pra onde que ele tava indo e qual era o sentido de todas aquelas coisas.

É legal ver a evolução da personagem principal, e os diálogos que ela tem com os outros personagens são muito bem escritos.

É um livro confuso, diferente, engraçado, agonizante e identificável.

Thamis 12/07/2023

Quem viu e gosta de fleabag certamente vai gostar desse livro, tem capítulo curtos e muitas vezes somente anedotas, o tempo vai e volta através dos capítulos e tudo isso sem aviso, mas gostei desse formato, é bem diferente
É uma história meio desconfortável e jenny no começo do livro é verdadeiramente insuportável, mas conforme a história passa nos vemos alguns motivos dela ser o que é, e odiei com todas minhas forças o Art
Recomendo se você gosta desse tipo de livro temática mulher doida kkkk

Camila 07/07/2023

Esse tipo de livro não funcionou pra mim. Gostei das mensagens e de uma reflexão ou outra, acho um tópico extremamente válido e necessário a ser discutido e foi excelentemente abordado, porém, o formato não me agradou. Só não é pra mim. Consegui tirar ótimas conclusões, mas não foi uma leitura prazeirosa.

Rapha Lins 03/07/2023

O Espírito do Tempo
Esse livro não parece um livro do jeito que estamos acostumados. Acho essa comparação bem simbólica para a temática da história, porque ser um adulto moderno às vezes significa não parecer um adulto. Eu mesma tenho 23 anos, mas as vezes me sinto com 15.

O enredo parece mais uma série seguindo as desventuras de uma personagem propositalmente desagradável, mas interessante nas suas loucuras. Até porque ela faz parte de um arquétipo extremamente identificável. A sátira e a falta de linearidade causa estranheza, mas o conteúdo em si traz elementos da adultez moderna que não tem como não gostar.

A história vai focar especialmente nos relacionamentos humanos e na intimidade que temos com o mundo online, mesmo sem saber lidar com ele. Uma das coisas mais bizarras é como isso, que parece ser tão pequeno, se enroscou nas nossas vidas e criou problemas na mesma medida que criou soluções.

A gente vê muito sobre o desejo de agradar nesse livro e confesso que tive diversos momentos de auto descoberta, por mais cômico que isso seja. E sem esperar ele faz isso mesmo, te coloca de frente a algum traço esquisito ou até tóxico que você nem percebe que tem, já aviso. A relação mãe e filha das personagens foi uma das partes que mais me chamou atenção.

No geral acho que o livro funciona em momentos e não é pra qualquer pessoa. Quem gosta de Fleabag talvez se identifique ou aproveite mais a leitura porque tem um pouco do mesmo tom (mesmo Fleabag sendo insuperável pra mim). O conjunto da obra, como eu disse antes, pode parecer estranho porque realmente não é um estilo familiar.

Mas só pelas citações e tapas na cara, pra mim já vale muito a pena.