Apátrida

Apátrida Ana Paula Bergamasco

Resenhas - Apátrida

Nathi 08/12/2011

Resenha - Apátrida
Irena nasceu no interior na Polônia, é a caçula de oito filhos, e tem uma vida simples, tranquila e feliz ao lado de seus pais e irmãos. Sua vida fica mais alegre quando ela conhece Jacob, um garoto judeu, que se torna seu melhor amigo, e primeiro amor. Mas um acontecimento faz com que eles se separem e tomem rumos diferentes em suas vidas, mas sempre com a promessa e a esperança de se reencontrarem.

Desse modo, Irena se casa com Rurik, um jovem muito bonito, gentil, que a ama profundamente, e com ele tem seu primeiro filho, Jan. Irena nunca pensou que poderia ser feliz ao lado de Rurik, já que amava Jacob com todo o seu ser, mas os momentos ao lado de seu marido foram repletos de amor e felicidade. Porém, a Segunda Guerra Mundial chega com toda sua desprezível magnitude e atinge toda a família de Irena.

Com isso, ela é obrigada a deixar sua casa, sofrer humilhações, torturas, a viver o inferno da guerra e do campo de concentração na pele, a sentir a dor da perda, o medo, a morte sempre a rondando.

Irena perdeu sua casa, sua família, seus amigos, e até o direito de pertencer a sua pátria, mas não desistiu em momento algum, guiada pela esperança e pelo amor.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/12/resenha-apatrida.html

Telma 03/08/2012

A Vida em Tons de Cinza
Apátrida, de Ana Paula Bergamasco é bonito desde a capa, que por si só é uma sinopse do livro: em diferentes tons de cinza, com um olho de um azul magnífico ao centro: o olho de Irena!

Irena conta sua história em primeira pessoa. Vai desde sua infância que é muito similar à nossa, passando por uma adolescência precocemente madura, até sua velhice cheia de marcas físicas e psicológicas.

Eu já havia tido contato com livros que narravam a história da Segunda Guerra: O Diário de Anne Frank que fala da ocupação nazista nos países baixos, A Lista se Schindler e a versão do meu marido, que é alemão e que sempre procurou inteirar-se dos acontecimentos de uma guerra que dividiu seu país em 2 e que gerou tanto sofrimento. Ainda com o conhecimento que já tenho do ocorrido, Apátrida é surpreendente. Surpreende porque, apesar de todas as atrocidades da guerra, o livro é permeado de amor, paixão, docilidade.

É impossível não estar, tanto quanto possível, presente na época! Em impossível não ver diferentes emoções arrancadas pela narrativa simples e objetiva de Ana Paula Bergamasco!
Durante a leitura, não chorei, não sorri... mas senti com profundidade! (digo isso porque chorei em “Marley” e sorri em “Melancia”...rs*).

O aspecto psicológico da humanidade, que sempre me surpreende e é constante objeto de meus estudos, também está em abundância no livro. Até onde o ser humano vai quando o poder está em suas mãos? O que faz em decorrência do fanatismo, seja religioso ou político e até onde se vai por amor?

Ao ler, naturalmente essas reflexões aparecem, mas não de maneira cansativa. A Filosofia, A Psicologia está lá, mas sem a teoria de Sócrates ou Lacan. Está ali na prática. Numa leitura que não cansa, ao contrário, pede a próxima página.

Altamente recomendo!
Silvia 03/08/2012minha estante
Amiga vc colocou sua alma nessa resenha, o livro deve ser ótimo, preciso lê-lo ;)

Telma 03/08/2012minha estante
Sil,
obrigada pelo comentário. Segunda-feira Apátrida viaja para sua casa...rs*
beijocas

Walkiria 05/11/2010

O melhor de 2010!
O livro é muito legal e envolvente. Todas as emoções estão no livro.
Vou reler, pois adorei a história. Virou meu livro de cabeceira. Recomendo a todos! Não existe pessoa que o leia que não vai se emocionar!

Lady 24/05/2011

Acompanhamos a história de Irena ao longo dos duros anos da Segunda Guerra. Assistimos a todos os horrores que ela viveu, a cada momento de terrorismo a que foi submetida, a cada instante de vida ou morte do qual ela acreditava que não iria sobreviver. Irena luta pela própria vida e pela de seu filho, ainda tendo a coragem para ajudar os judeus que necessitavam de ajuda, na esperança de reencontrar Jacob. A paz parece um sonho distante, e a agonia é tão forte que não há como se livrar dela. Uma história de guerra, de sofrimento, de dor, mas de perseverança, coragem e amor. Assim é Apátrida.
Recebi o livro pela Book Tour organizada pela autora Ana Paula Bergamasco, e não fazia idéia de que iria vivenciar tão intensamente a história que estava para ler. Enquanto lia Apátrida revivi sentimentos que só havia experimentado lendo A Menina que Roubava Livros - aquela sensação de sofrimento pela dor do próximo, de tentar imaginar um terço sequer do que aquelas pessoas passaram e não conseguir, e me sentir intensamente grata por isso. Foi como uma caminhada longa e exaustiva ao lado de Irena, uma caminhada cheia de incertezas, cheia de reviravoltas e de obstáculos que pareciam insuperáveis. Essas são as melhores analogias que consigo fazer, porque realmente não tem como explicar o que é a experiência de ler Apátrida. É algo intenso e forte, que te abala e mexe com a sua cabeça de tal forma que você repensa tudo aquilo a que dá valor e considera importante, e se coloca o tempo todo no lugar de Irena.
Recomendadíssimo! Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li na minha vida!

Lili 06/06/2011

Forte, comovente e emocionante!
Apátrida é um livro forte, comovente e emocionante. Eu já li muitos livros que falam sobre a II Guerra Mundial. E nunca deixo de ficar chocada com o que aconteceu. Entretanto, lendo Apátrida, fiquei emocionada pela história de Irena, essa polonesa tão cheia de vida. É claro que é uma ficção toda a história de Irena e seus parentes, entretanto, é uma história que realmente poderia ter acontecido. Afinal, a autora pesquisou muito bem sobre os fatos da II Guerra e creio que pode ter existido pessoas como Irena, Jacob, Rurik, Jan.
Apátrida é um livro denso, onde você, querendo ou não, acaba mergulhando no âmago das personagens e sofrendo com elas. É um livro que faz chorar, não há dúvidas, pois a crueldade humana não teve limites, e pensar que tudo aquilo realmente aconteceu, me faz estremecer. Porém, a mensagem que Ana passou através da sua personagem Irena e de outros, é de nunca desistir. Embora não enxergando um futuro promissor, Irena nunca desanimou. E os valores éticos e morais que carregava consigo é um alento para nós nos dias de hoje. Se formos refletir sobre todos os valores passados pelas personagens do livro e aplicarmos um pouquinho no nosso dia-a-dia, nossa vida será bem diferente.
Quem lê Apátrida deve se preparar para ler e refletir. Não é um livro para passatempo. É um livro para ler e pensar. Absorver os fatos históricos e trabalhar para que fatos como aqueles nunca mais aconteçam. E absorver todo o sentimento de amor que o livro passa. Pois o que impulsiona Irena é o amor que ela sente por sua família e a esperança de alcançar dias melhores.
Para mim Apátrida é o melhor livro escrito por uma autora nacional nos últimos tempos. Espero que as editoras se atentem a este fato. Nossos autores nacionais estão aí para serem publicados. E muitos tem qualidades excepcionais, muitas vezes obliterando autores internacionais. Apátrida é um exemplo disso.
Livro recomendadíssimo!!

F. G. CARD 27/04/2011

Inesquecível
Dramas declarados, como Apátrida, nunca me atraíram. Sempre os considerei chatos e enfadonhos.

Porém ao me aventurar nesta história me peguei, por diversas vezes, com os olhos nublados, o peito apertado e respiração entrecortada. Emocionei-me e comovi-me de tal forma que jamais esperaria.

A narrativa da sofrida vida de Irena não é, nem de longe, monótona. Ana Paula Bergamasco conseguiu neste livro uma coisa que jamais pensei ser possível: tornar interessante ao meu gosto uma história triste.

A descoberta de diferentes formas de amar, a percepção da importância de coisas que passam batidas em nosso cotidiano, a demonstração de como o ser humano pode ser cruel e insano, seja psicologica ou fisicamente. Tudo isso faz de Apátrida um livro, para mim, ímpar.

Ana, obrigado pela honra de desfrutar este escrito. Agora arque com a responsabilidade de ter mudado minha concepção de drama.

Fábio Guolo

Tebhata 01/05/2011

Book Tour Apátrida

"Diga-me, em qual local do mundo há vencedores numa guerra? O conflito só existe porque houve fracasso, seja o resultado que ele tiver."

Este livro eu li através de um excelente Book Tour realizado pela autora, que agradeço de coração a oportunidade que me foi dada para a leitura deste que definitivamente este livro entrou na lista dos Top Livros. A demora em realizar esta resenha veio através da reviravolta que sofri na vida nos ultimos meses me afastando do Blog, porém estou aqui para falar deste livro que considero essencial!

Apátrida é um romance histórico carregado de emoção e aonde o brilhantismo de Ana Paula ao escrever mostra que a Guerra não possui lados vencedores e perdedores.
A história narra a vida de uma jovem Polonesa que em meio a sua inocencia e ingenuidade se ve envolvida em tramas pessoais enquanto eclode a Segunda Guerra Mundial.

Não há muito o que contar da trama sem dizer spoilers...
(não contem spoilers)
Continue lendo esta resenha aqui: http://bit.ly/kzMLTL (não contem spoilers)
Blog Os Resenhados

Mônica 27/01/2011

Apátrida de Ana Paula Bergamasco
Não sei nem como começara a escrever essa resenha, acho que não teria a capacidade de expressar a vocês, o que esse lindo livro realmente quer mostrar.

Irena é uma polonesa que vivia na zona rural, com seus 8 irmãos sendo ela a caçula. Assim quando era pequena sua irmã mais velha morre, e é no enterro de sua amada irmã que ela conhece Jacob, uma criança igual a ela e ficam muito amigos. Ao passar do tempo Irena percebe que o amor que sente por Jacob só aumentou ao passar do tempo, mas eles não podem ficar juntos porque Jacob e Judeu é Irena Católica. Depois disso Jacob se casa com Ewa, e Irena entra em uma grande depressão, onde conhece Rurick que e lindo, carinhoso e com isso Irena se casa com ele e tem um lindo filho. Eles viviam muito felizes até começar a Segunda Guerra.

E ai que começamos ver o quanto as pessoas sofreram, e o quanto Irena também sofreu muito por perder aqueles que ela amava. Graça a essa tal raça Ariana que pensava que ninguém era digno de viver no mesmo lugar que eles, e com isso exterminar tudo que não fosse do mundo “perfeito” deles.

O livro e contando todo em primeira pessoa, e como e assim nós nos envolvemos mais na historia, sentido tudo que a personagem diz, sofrendo junto e vendo toda essa barbaridade e crueldade que foi a Segunda Guerra Mundial.

Gente os massacres, as pessoas mutiladas, os doentes a destruição das cidades, e tudo muito surreal. Eu já tinha visto varias coisas sobre a Segunda guerra Mundial, mas coisas que não mostravam o que realmente foi com esse livro eu pude ver e sentir tudo o que essas pobres pessoas sofreram, por causa de idéias totalmente idiotas de pessoas que são sem coração que não tem amor ao próximo por ter feito aquela gente sofre tanto. Ler esse livro foi um misto de extrema raiva, angustia, ódio, tristeza e acima de tudo de incapacidade.

Vocês podem ate não acreditar no que vou escrever agora, mas escrevendo essa resenha to aqui as lagrimas lembrando passagens desse maravilhoso livro. Foram noites sem dormir lendo ele sempre que fechava os olhos eu tentava imaginar o que eles sofreram, revivendo na minha mente coisas horríveis que a Irena passou.

Eu mais que indico esse livro para pessoas que gostam de saber a verdadeira Segunda Guerra e o que o povo sofreu, sentir através desse livro tudo que eles sentiram.

Dani 07/05/2011

Sensacional!
Já fazia algum tempo que eu estava com vontade de ler este livro pois eu ADORO historias que se passam na época da Segunda Guerra Mundial e tive a oportunidade de ler graças ao Booktour organizado pela autora. E já logo de cara eu tinha certeza que eu ia adorar Apátrida, pelo cenário da história e claro, eu adorei mesmo. Ou melhor... adorei é pouco, eu AMEI o livro!
O livro conta a historia de Irena e sua grande família. Polonesa, Irena viveu uma vida repleta de dor, sofrimento e perdas... muitas perdas. Os personagens podem até ser ficticios, mas o cenário é muito real. Gente, eu paro e penso: Quantas "Irenas" sofreram as dolorosas consequencias desta guerra. Isto é realmente muito triste. É uma história muito marcante, Irena é um exemplo de força, de garra, de perseverança. Me emocionei com o trágico fim de muitos personagens, sofri com Irena ao ler as barbaridades que aconteceu nos campos de concentração, imaginei como aquele povo inocente sofreu... Irena lutou e perseverou. Imigrou para o Brasil e em Apátrida ela nos conta o que enfrentou durante a guerra, e o rumo que sua vida tomou pós guerra. O livro tem um final surpreendente que eu realmente não esperava. Apesar de muito triste é uma historia excepcional gente, eu indico este livro para todos vocês, com certeza não se arrependerão de ler este livro.

Elidia 25/04/2011

Intenso
Apátrida é o primeiro livro da escritora brasileira Ana Paula Bergamasco, e vem ganhando fãs pela indicação boca-a-boca dos leitores astutos. O romance veio para quebrar barreiras e mostrar aos leitores preconceituosos, como os escritores brasileiros são competentes. E foi num booktour do Skoob que me inscrevi na lista para ler Apátrida, que sem dúvida se mostrou o melhor livro com tema Segunda Guerra Mundial que eu li até hoje. Embarque na vida de Irena e curta a resenha.

Irena é uma polonesa de família de agricultores simples que vivem no interior da Polônia, esta que foi fardada a sofrer devido a não ter preconceitos com os judeus, e ser humanos numa época tão desumana. A vida morna da protagonista é colorida quando ela conhece Jacob um garoto que vira seu melhor amigo e seu primeiro amor, os anos se passam e ambos tomam caminhos diferentes. Irena se casa com Rurik, tem seu primeiro filho Jan, e quando ela pensa que esta no ápice da felicidade a Guerra de Hitler vem ao seu encontro, e desampara sua família, amigos, e sua vida para sempre. Apátrida te mostra a certeza de que todos perdem com a Guerra, e como alguns transformam isso em coisas boas, ou absorvem o ódio e o levam para a vida em toda sua loucura.

Um livro extremamente tenso, quando você acha que já viu tudo de ruim que pode acontecer numa Guerra, ele te surpreende e mostra a crueldade humana, e te tira lágrimas. O contexto histórico é muito bem conceituado pelas pesquisas da autora, nos trazem termos, datas, e acontecimentos da segunda Guerra, e até curiosidades, eu não sabia, por exemplo, da tentativa de Albert Einsten em interferir na bomba nuclear de Hiroshima.

Irene é uma mulher batalhadora, que sofre horrores na guerra, e que luta com unhas e dentes pela sobrevivência de seus entes queridos, amigos ou de pessoas que nem conhece, ela tem compaixão no meio de tanto terror. O livro tem muitos romances, no decorrer da vida da personagem, mas Apátrida é um romance familiar. A Guerra destrói e une pessoas, e elas só serviram para unir a família de Irena. Você vê a maturidade ganhando seus filhos e se encanta com a vida e o jeito que transformamos coisas ruins em coisas boas na nossa vida com aprendizado. Eu adorei Irena, mas em minha opinião o melhor personagem da autora foi o filho Jan, ele é um menino doce, de olhar gentil, que só aprende com a vida e os sofrimentos, na verdade me pareceu que ele era realmente o anjo da guarda da mãe, em muitos momentos mais maduro e com uma forma tão peculiar de encarar a vida.

A capa do livro é linda, e ele é fácil de ler devido aos pequenos capítulos, a única coisa que eu mudaria na diagramação foi a escolha da letra que cansa um pouco a leitura devido seu final quadrado, mas os capítulos menores ajudam neste aspecto.E o livro é perfeitamente escrito e te prende, pois os fatos são postos de uma forma tranqüila e sem rodeios.

Eu realmente esperava um final diferente, em alguns detalhes da trama, minha esperança crescia com o sentimento da protagonista, mas o que se esperar da pior guerra que o mundo já viu. Despertaram-me muitas questões sobre a humanidade e as escolhas que tomamos. Afinal, o que é realmente ser ético?

Cinco estrelas para Apátrida! Eu amei o livro e gostaria que todos meus amigos tivessem o prazer de degustar esta leitura. Para saber mais da autora, booktour do livro e como adquirir o livro acesse: http://apatridaolivro.blogspot.com/. Até mais e boa leitura!

Postado no site bookeando.com

Eliezer 06/10/2010

Eu li e vou ler novamente
Eu sinceramente achei maravilhoso, recomendo a todos. E aqueles que leram pela minha indicação também gostaram. Parabéns a autora achei que você foi muito feliz no enrredo.

maristel 15/10/2010

Não há outro igual!
Li, e estou emocionada! A capa é divina, mas o conteúdo supera todas as expectativas! A leitura comove, flui, você se vê dentro dos episódios. Não quer parar de ler até o final. A sensação é a de que estamos vendo um filme comovente e real. EStou sem palavras. Só lendo, para compreender o quanto este livro é maravilhoso!

Indy 23/03/2021

Esse livro é maravilhoso
Como a vida de uma pessoa pode ser regada de tamanha desgraça?!
Toda vez que leio sobre o holocausto fico impressionada como há monstros que se despertam quando o assunto é poder e dinheiro.
Mas não só isso, podemos ver que quando a essência é bondade sobre passa as circunstâncias para alguns, que arriscam e dão suas vidas em prol de outros.
Esse livro não é muito fácil de conseguir, mas deveria ser leitura obrigatória pra todos os amantes dessa temática: holocausto.

prandi 28/01/2011

Uma leitura emocionante!
Apátrida mostra o drama de pessoas comuns vivendo o horror na Polônia assolada pela Segunda Guerra Mundial e, apesar de tudo, não desistindo de viver e de sonhar.
Um livro emocionante!

Adriana 27/12/2010

Eu não sei se vou conseguir expressar com palavras o que exatamente eu gostei no livro, vou começar pelo que me chamou atenção desde a primeira página: Primeiro um vocabulário riquíssimo, a Ana Paula realmente soube escolher as palavras para contar essa linda história, e na minha opinião isso é muito importante para a leitura ser prazerosa, não adianta ter uma boa história e não saber contá-la.
O fato do livro ser narrado em primeira pessoa também faz agente se tornar cúmplice da narradora, no caso Irena, uma pessoa incrível , parecia que eu estava lendo uma biografia real...
Leia o restante em http://hobbyecletico.blogspot.com/2010/12/apatrida-ana-paula-bergamasco_27.html

Mônica 10/01/2011minha estante
Gostei da sua resenha e irei colocar na minha lista de livros para 2011!! Obrigada pelo convite!