Fade - Desvanecer Lisa McMann

Resenhas - Fade - Desvanecer

Camila 25/10/2010

Ótimo.
Tenho que admitir que Fade me surpreendeu!
Nesse segundo volume da trilogia, Janie descobre mais sobre o seu "dom". Além de ajudar a solucionar um grande caso em Fieldridge High, Janie tem que lidar com seus próprios problemas, que estão se tornando cada vez maiores.
Achei Fade muito melhor e superior ao primeiro livro.
Uma história sequencial emocionante. Uma mistura de vários elementos que fazem um bom livro: uma história consistente, um desenrolar inesperado para a personagem principal, uma dose de romance, e um suspense que deixa o leitor tenso em algumas partes.
Fade tem uma narrativa rápida e me prendeu até o fim, sem contar que um conflito final de Janie me deixou inquieta.
Para ser sincera, fiquei com um pouco de raiva da Lisa Mcmann por fazer a Janie percorrer caminhos tristes e inseguros em seu futuro, mas com certeza estarei esperando ansiosamente por Gone, o terceiro e ultimo livro da saga (ele tem que ser muito bom para superar Fade), para dar explicações razoáveis sobre o futuro de Janie e Cabel. Que são lindos, por sinal.

Tenho um blog que faço críticas literárias
Acesse: http://camilemos.blogspot.com/

Lethii 14/03/2020

Melhor do que eu imaginava

Andressa 17/04/2013

Incrivelmente melhor que o primeiro
Fade muito ao contrario de Wake foi um livro bem escrito, a tradução foi melhor e definitivamente melhor enredado, agora vemos um começo, meio e fim, é explicado melhor como as coisas acontecem e agora você não tem a sensação de ser sempre o ultimo a saber de tudo, mesmo o livro ainda sendo narrado na terceira pessoa.

Bom Fade continua contando a história de Janie e como ela é constantemente sugada para os sonhos das pessoas, mas agora ela não está mais sozinha, agora ela conta com seu namorado Cabel, que é um fofo super apaixonado por ela, eles trabalham para a policia, contudo ainda não podem ser visto juntos, por causa de um trabalho do livro passado em que Cabel teve que se envolver com drogas e etc... bom, a Capitã da um caso de estupro de adolescentes da escola onde eles estudam para os dois resolverem, o papel da Janie é entrar no sonho de todos os alunos e descobrir quem anda tendo sonhos eróticos com os professores, e vice versa, com o decorrer da história vemos Janie mais envolvida no caso do que tudo, ela já tendo descoberto que professor está assediando as alunas, começa seu trabalho pratico, criando um caos entre ela e Cabel que está morrendo de ciúmes e medo dela se machucar.

Como eu disse antes, esse livro mil vezes melhor escrito, tanto que chegou em uma certa altura do livro que lisa arriscou um suspense que deu certo, na verdade ela meio que me confundiu fazendo com que eu pensasse uma coisa que na verdade não era, no mais foi muito bom, me surpreendeu.

No final do livro temos uma ação, que é a Janie fugindo dos professores, e até dando uma surra neles e tals, o envolvimento com drogas, e até certo ponto mostra os perigos, mesmo do mundo real em ir uma festa de estranhos e confiar cegamente na comida ou bebida, o que pode acontecer, gostei disso no livro.

Já no finalzinho do livro aquela coisa chata do primeiro livro aparece, Cabel sem mais nem menos termina com a Janie. Foi um dos momentos que eu quis fechar meu livro e falar, chega não vou mais ler essa historinha de criança, onde já se viu dois adultos ficarem terminado assim do nada? Mas logico que eu não fiz isso e voltei para história, eles ficam nessa enrolação por umas 15 paginas até que voltam e o livro termina.

Bom de novo temos um livro curto, de no máximo 240 paginas e rápido de ler, não pelo motivo anterior que era escrito pela metade mas sim por ser de linguagem fácil, bastante dialogo e gírias – palavrões ao acaso – se no primeiro eu já terminei de ler em 12 horas, esse então foi em mais ou menos 6 horas por ser uma história mil vezes melhor, ariscaria dizer até que mudou meu jeito de pensar da história.

Laila 10/03/2012

Em Fade Janie e Cabel têm uma nova missão: descobrir se existe algum caso de abusos entre professores e alunos. Nesse novo caso, o papel de Janie é mais importante, além de tentar descobrir coisas com os sonhos, Janie têm que ser mais ativa, ela precisa servir de isca. Mas Cabel não está nem um pouco satisfeito com isso...

Fade foi uma leitura mais agradável que Wake, além de eu acreditar que a autora evoluiu um pouco seu estilo de narração, ter me acostumado com a forma de apresentação da história me ajudou a aproveitar melhor a leitura.
O livro 2 da trilogia é um pouco mais elaborado que o primeiro. Mas ainda assim acredito que a história poderia ter sido melhor trabalhada. Não me perdi na história e nos diálogos, como aconteceu no primeiro livro da série, e a trama é bastante interessante. O livro é muito pequeno e pôde ser lido em um dia muito facilmente.

Apesar da história ainda me parecer ter um quê de resumo, achei o livro 2 infinitamente melhor que o 1. As resenhas que tenho feito dessa série, estão um tanto negativas, mas quero pedir à você que está lendo, que tire, preferivelmente, suas próprias conclusões a respeito dessa série. Se eu não gostei, isso não significa que você também não irá gostar. Acontece que tendo a gostar de histórias mais elaboradas e ricas em detalhes, livros não necessariamente maiores, mas com um enredo mais aprofundado. Se você prefere livros curtos e dinâmicos, tenho certeza que você poderá adorar a série!

Com minhas conclusões sobre este livro encerradas, eu só tenho que lhe dizer: Boa leitura!

Resenha do http://blog-do-livro.blogspot.com/

Alexandrina 25/11/2010

Fade - Desvanecer
Fade, é a sequência de Wake. O ritmo da estória continua como em Wake, a autora usa a forma de anotações de diário para contar a estória.

Particularmente achei Fade um pouco melhor que Wake, talvez pela trama possuir uma dinâmica maior em relação ao primeiro livro da série.

Nesse segundo livro Janie, a apanhadora de sonhos tem uma nova missão descobrir qual de seus professores é um pedófilo, pois seguindo uma denúncia anônima a investigação começa.

O fato de Janie agora estar na linha de frente na caça a esse pervertido, deixa Cabel a beira de um ataque de nervos e de ciúmes. Nesse ponto a relação deles já entrou em outro patamar.

Como falei já na resenha anterior o mote da trilogia criada pela Lisa é legal, mas falta algo, eu como leitora creio que a Lisa poderia ter explorado mais o tema e feito um trabalho mais profundo.

Quando se você se torna um leitor ávido passa a ser também um leitor chato, exigente e cheio de expectativa e sempre espero que minhas expectativas sejam satisfeitas ou ultrapassadas, mas no caso dessa Trilogia não ocorreu.

Assim como tive essa percepção em relação a essa obra da Lisa outras pessoas poderão amar os livros da Trilogia Wake, é tudo muito pessoal.

A mim deixou a desejar a Lisa tem potencial para muito mais.

lariza 22/04/2023

Melhor que o Primeiro
Fade é a continuação de Wake, vai na mesma linha, Janie dessa vez já está treinando o fato de conseguir entrar no sonhos e usá-los ao seu favor, devido ao trabalho de investigação esse dom é bem vindo.Mas como todo bônus traz um ônus, Janie descobre que seu dom trará consequências sérias e irreversíveis para sua saúde, o que para ela não é uma opção, simplesmente irá acontecer. Até mesmo porque ela entrar ou não no sonhos das pessoas não é uma opção. O livro não tem um ápice, não tem um momento marcante,mas igual ao outro é uma leitura simples e leve que eu gostei desde do primeiro

marirangel 21/08/2021

melhor livro
Esse é o melhor livro da trilogia, mais completo, mais intenso, senti muita raiva em diversos momentos, mas isso tudo faz parte de um bom livro.

Thais 11/04/2012

Fade - Desvanecer
Janie continua sofrendo com o fato de ser obrigada a apanhar os sonhos das pessoas, mas agora ela já melhora sua atividade e consegue sair facilmente da maioria dos sonhos. É claro que ela conta com a ajuda da Srta. Stubin, já falecida mas que aparece em seus sonhos para ajudar.
O trabalho com a Capitã na delegacia continua ótimo e seu relacionamento com Cabel é um dos melhores, melhoraria se pudessem aparecer juntos em público, mas o trabalho não permite. Até que a delegacia recebe um estranho telefonema insinuando que a relação entre alunos e um professor da escola é muito mais que escolar.
Mais uma vez a habilidade de Janie ajuda a todos e ela consegue descobrir pistas entrando no sonho das outras pessoas; só que com isso vem o dever e Janie acaba fazendo uma viagem com o suspeito professor de Química II em um ônibus cheio de alunos dormindo. Não bastasse a viagem, Janie é enviada a uma festa pessoal do professor em que corre perigo real. Isso prejudica seu relacionamento com Cabel, pois ele se recusa a ver a namorada correndo perigos julgados por ele como desnecessários.
Mas o que ajuda também pode atrapalhar, ao receber de aniversário arquivo pessoal de Martha Stubin, ela descobre coisas horríveis que aconteceram com sua amiga e que devem acontecer com ela em breve, além de ser tentada a ler o diário com vários avisos antes que uma pessoa deva ler, nele ela acaba descobrindo qual será o seu fim: desaparecer.
A escrita de Lisa McMann evoluiu muito, ela passou de escritora iniciante para quase profissional. Só o que deveria ser corrigido é o uso exagerado de palavrões, que ela repete sem parar.

Núbia Esther 10/04/2011

Depois de ser apresentada a Janie em Wake, vocês podem ler a resenha do primeiro livro da série aqui, fiquei interessada no seu dom, no seu romance com Cabel e curiosa para saber se McMann conduziria sua história de acordo com meu palpite. Eu estava torcendo para que ela fizesse isso e ela fez! O que temos na sequência de Wake é uma espécie de romance policial juvenil na qual a protagonista tem um poder parapsicológico se assim o quiser chamá-lo. Já aproveito para avisá-lo que esta é a resenha do segundo livro da série e que fatos referentes ao primeiro livro podem ser comentados, caso ainda não tenha lido nenhum livro da série continue a ler a resenha por sua própria conta e risco.

McMann continua com a narrativa característica da trilogia, uma narrativa entrecortada e meticulosamente datada e cronometrada. Com parágrafos curtos e com as ações ocorrendo rapidamente é difícil não devorar o livro e lê-lo em poucas horas. Jane e Cabel estão trabalhando disfarçados, ambos agora são agentes da Narcóticos e a próxima missão dos dois é descobrir se as denúncias anônimas provenientes da Fieldridge High School (onde estudam) são verdadeiras. A denúncia leva a crer que um professor do colégio seja um pervertido sexual e mais do que nunca Jane é necessária nesta investigação. Ela e Cabel ainda estão juntos, mas para não estragarem o disfarce para todos os efeitos estão separados. E é bom comentar que o garoto não está nem um pouco contente com os riscos que Jane está assumindo ao participar desta investigação. Em meio a isso tudo, a Capitã Komisky entrega a Jane alguns arquivos dos casos em que Martha Stubin (sim, a velhinha cega do asilo!) trabalhara como apanhadora de sonhos. E junto deles está um diário deixado por Martha…

“Este diário é dedicado aos (às) apanhadores(as) de sonhos. É escrito expressamente para aqueles que seguirem meus passos, uma vez que eu tenha partido deste mundo.

(…)

Seja qual for a sua decisão, está entrando em uma longa e árdua jornada. Não desejo que se arrependa. Pense a respeito. Tenha confiança em sua decisão, seja ela qual for.”

Será que Jane terá coragem de abrir o diário e assumir todos os riscos que seu dom parece lhe reservar?

Entre seu dilema pessoal e as pequenas rusgas que a investigação está provocando entre ela e Cabel, Jane está empenhada em sua tarefa de “apanhar” os sonhos alheios para desvendar o mistério. Porém, os “sonhos” de Jane têm provocado alguns efeitos colaterais que nos fazem suspeitar o que o futuro lhe reserva. Eis uma série que comecei a ler achando que seria apenas mais um romance sobrenatural, mas que me surpreendeu. No primeiro volume nos centramos na luta da garota para conseguir viver com esse dom, para conseguir estabelecer um convívio social sem que seja taxada de louca e no seu romance com Cabel. A partir de agora os desdobramentos advindos do dom de Jane tomam o palco principal, ela agora é uma espécie de Patrick Jane (com a diferença que no caso dela o dom é real) da polícia e vai ser interessante acompanhar sua atuação nas investigações criminais.

Algumas pessoas têm reclamado porque alguns blogueiros passaram a falar sobre problemas textuais e de tradução nas resenhas, que essas pessoas me desculpem, mas o meu nível de TOC é grande o suficiente para não me deixar finalizar essa resenha sem comentar alguns errinhos cometidos na edição brasileira. Alguns errinhos que uma tradução e uma revisão mais atenta não deixariam passar sejam eles a falta de letras em palavras ou a falta de uma coesão textual, por exemplo, em uma determinada passagem os personagens estão no lugar X conversando e fazem uma referência à X como sendo lá e não aqui. Não sei como o trabalho de revisão é feito, mas gastar um tempinho a mais da produção com ela seria legal para garantir a qualidade dos livros que lemos.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2011/02/11/fade-%E2%80%93-desvanecer-lisa-mcmann/

luisarossi 30/08/2012

Resenha : Fade - Desvanecer
O livro da continuação a história de Janie, a apanhadora de sonhos. Ao contrário do primeiro livro, a menina parece não sofrer tanto por acabar caindo nos sonhos das pessoas. Muito pelo contrário, agora ela usa este seu dom para ajudar as pessoas, e com isso Janie acaba se envolvendo em muitas situações complicadas para ela e Cabe.

Em Gone Janie também descobre coisas sobre o seu futuro que ela tanto temia, e isto vai fazer com que ela perceba que seu futuro será tão sombrio quanto os pesadelos em que entra.

Na minha opinião até o momento, este é o melhor dentre os três livros da triologia. O mistério e suspense é posto do começo ao final, e o leitor acaba se colocando no lugar da personagem, sentindo suas tristeza, raivas, felicidade, incertezas e angustia.

Laisy 20/05/2012

Fade - Desvanecer (segundo livro da trilogia Wake) de Lisa McMann
Bom, o primeiro livro não me agradou nem um pouco e foi uma das minhas maiores decepções literárias (depois é claro de "Formaturas Infernais" que é o pior ever), porém tinha comentado que achava que o segundo seria melhor e até que foi!

No segundo livro aconteceu exatamente o que eu imaginava, ou seja, neste existe uma história (diferentemente do primeiro que não tinha nenhuma). Em "Fade", Jane aprende mais sobre seu dom e descobre que na verdade é uma apanhadora de sonhos. Descobre também que vai ter que lhe dar com consequências terríveis por conta do seu dom e tenta ao máximo usá-lo da melhor maneira possível. Ela aceita ajudar a polícia a descobrir quem seria o estuprador que se passava por professor na sua escola. Nem preciso dizer que essa foi a parte boa do livro e pra mim... Só essa.

Acho que essa autora é fraca demais em desenvolver as histórias e quando eu achava que o negócio iria ficar mega emocionante, eis a decepção de nada mais acontecer (Oh God!), mas enfim... O segundo é claramente melhor que o primeiro, porém não tem nada demais (como eu já imaginava).

Até agora ainda não consegui encontrar a importância da mãe dela na história, já que a mesma aparece raramente em ambos os livros e quando aparece, nada faz. E o namorado dela, Cabel, conseguiu ser bem chato e inconstante no livro (características que me irritam e muito na vida real, quem dirá num livro).

Fade é um livro que daria pra ser lido em no máximo dois dias, pois é bem curto assim como o primeiro, mas o li em quase 2 semanas por não me prender em nada. Então, toda vez que eu parava, levava dias até ter ânimo de continuar a leitura. Não digo que não recomendo, até porque a maioria das críticas dos três livros são ótimas, logo, eu faço parte da minoria que não gostou mas... Ainda tenho esperança que o terceiro livro irá salvar tudo e que no fim a trilogia tenha a minha aprovação.

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fique a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)

Angel 09/02/2012

Aprendendo a sonhar
Janie está aprendendo a controlar os sonhos e se descobre como apanhadora de sonhos, porém ainda não conheçe todos os benefícios e risco disso. O relacionamento com Cabel está cada vez mais intenso e ele está muito preocupado com a entrada de Janie na equipe policial para tentar desvendar a história de um estuprador na escola. Novamente cheio de ação, novas descobertas para Janie e grandes testes para o relacionamento dela e Cabel.

Gabi 15/04/2014

Decepção
O primeiro livro não me agradou muito, mas esse tirou totalmente a minha vontade de ler o próximo.
A narrativa da autora continua me irritando. Lutei pra me acostumar com isso no primeiro livro.A quantidade de vezes que ela repete uma informação e fala o nome Janie já somam um livro novo.
Quanto a história: esperava mais. O caderno verde, o fato de ver a velha nos sonhos. Nada disso faz sentido. O clímax vem lá pelo final do livro pra voce descobrir que nada pode ser feito sobre isso!
"A Srta. Stubin perdeu a visão há quinze anos." Pera, ela disse que perdeu a visão com 22 anos. 22 + 15 = 37, mas ela morreu com mais de 60 anos. VAMOS FAZER AS CONTAS DIREITO AI LISA MCMANN.
Não gosto de personagens que são burros. E gente, aquela parte dela na festa. Sério! Que imbecil! Tantos erros grotescos que dá vontade de jogar o livro fora.
Vou terminar a série porque não gosto de deixar nada pela metade, mas não recomendarei para ninguém esse livro.