Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Edilene Freitas 21/05/2023

Escravidão, orgulho, rancor, desprezo e amor levado levado às últimas consequências. Amada trata de temáticas que tocam fundo e o principal dentre eles é a maternidade. O que uma mãe é capaz de fazer pra proteger seus filhos da escravidão? Qual a consequência desse amor tão grosso e forte? Como lidar com o passado, quando ele se materializa na sua frente com tanta força, exigindo mais do que você é capaz de dar?

Paulo Silas 27/08/2021

Uma obra que oferece ao leitor uma leitura estonteante - assim dito tanto pelo conteúdo da história que é contada em "Amada" quanto pelo estilo da escrita adotado por Toni Morrison. O leitor que se permite ser levado pela história é tomado por um sentimento de tristeza próprio que é retratado na obra durante toda a trama lida, isso enquanto é motivado pelo enredo e insiste na leitura complexa que exige atenção especial dada a forma com a qual o romance é construído. Um livro singular, próprio, único que arrebata qualquer pessoa que se lance ao desafio de lê-lo, evidenciando o primor da notória autora que em 1993 recebeu o Nobel de Literatura.

"Amada" se passa nos anos que seguem o fim da Guerra Civil Americana, período em que a escravidão foi abolida nos Estados Unidos. Sethe é uma ex-escrava que, após fugir de uma fazenda, vai morar na residência de sua sogra, Babby Sugs, onde estabelece morada com sua filha Denver, cujo parto acontece durante o trajeto da fuga. O livro apresenta de início ao leitor as personagens Sethe e Denver já num momento bem distante daquele em que a chegada na residência se deu. Com Babby Sugs já falecida, a casa é ocupada pela mãe e sua filha. Mas não apenas, pois há a presença do espírito de um bebê que assombra a residência. A chegada de dois novos moradores na residência, cada um em um tempo diferente, é o mote que faz com que ao leitor seja contado as minúcias de muito da histórias das personagens tantas que compõem a obra.

A leitura exige esforço, pois a construção do romance é bastante peculiar: não há linearidade na narrativa, de modo que os capítulos transitam no tempo de forma incessante, sem qualquer espécie de aviso, cabendo ao leitor se situar no período que está sendo retratado em cada qual. Além desse caráter fragmentário da história, a figura do narrador também muda o tempo todo, permitindo que se tenha contato com as diversas perspectivas do tantos personagens que estão presentes na trama. O fôlego necessário para enfrentar a leitura complexa é recompensador, pois "Amada" é um romance excepcional, grandioso e que toca no fundo da alma do leitor. Um excelente livro que merece o destaque que possui.

Raque 13/05/2020

Amada.....
Gostei!!! Amada é bem confusa no início! Difícil acompanhar um pouco mas se torna intenso e começar a fixar as pontas soltas depois da metade! A sensibilidade e serenidade de Sethe, Paul D, Denver e Baby Suggs encanta!!! Seus relatos e detalhes sobre suas vidas escravidão valem a pena a leitura....

Rebeca.lousz 07/12/2022

Crueldade fictícia que beira o realismo
Amada certamente é um livro difícil de ler, seja pela forma como a narrativa é exposta, seja pelo teor da mensagem que o livro transporta. Uma história tão cruel que beira o realismo, por mais fictícia e fantástica que seja.

Começo da leitura é difícil de engatar, Morrison anda por passado e presente como se fossem a mesma coisa. Troca de personagem e troca de episódio abruptamente. Algo que me incomodou no início mas que se provou extremamente valioso. A vida de Sethe é assombrada pelos fantasmas do passado, seu presente é tão contaminado que não há separação temporal entre os fatos, é como se tudo acontecesse ao mesmo tempo. O peso e a dor de ser preto em um mundo de gentebranca nunca fica no passado, é uma constante inalterável.

Tenho um pouco de dificuldade em me conectar com algumas particularidades que envolvem um contexto estadunidense, algo distante da minha vivência. Acho que é um livro que poderia ser mais curto, se excede um pouco em tamanho. Em alguns momentos a autora introduz novos personagens e tenta trazer o passado deles junto, mas as partes acabam se perdendo na coadjuvancia e se tornam rasas e rápidas.

Excelente livro, não é meu favorito na temática e não sei se indicaria logo de cara para alguém.

Mary 04/01/2024

Demorei muito para engatar na história, acho que isso dificultou muito na compreensão, o que me leva a crer que esse é um daqueles livros feitos para a releitura. Ele é feito para uma segunda e terceira imersão.

Pri | @biblio.faga 09/05/2021

Talvez a ex-escrava de nome Seth não corresponda ao ideal de mãe que vem à mente em primeiro lugar, mas ela com certeza é uma personagem inigualável que merece um espaço na sua estante e, principalmente, no seu coração.

Por isso, hoje eu deixo a minha singela homenagem.

O romance ?Amada? (1987), considerado a obra-prima de Toni Morrison, entrega um relato dolorido, complexo, cruel, real e sombrio da condição dos negros no fim do século XIX nos Estados Unidos.

A tratativa de um tema tão delicado e tão espinhoso exige uma estrutura muito única, o que é definitivamente entregue pela autora. O desenvolvimento da história não é linear, viaja do presente ao passado, alternando os pontos de vista entre os vários personagens.

Nesse processo de devolver/dar voz a indivíduos que por tanto tempo foram privados de direitos mínimos, a escritora também exige, em troca, uma entrega do seu leitor. E a recompensa supera (e muito!) o eventual esforço. O livro, de cara, já entrou para a lista dos meus favoritos da vida.

Influenciada por fatos reais, Toni explora a força e as consequências de um amor ?grosso?, denso e palpável que somente uma mãe seria capaz de sentir. A humanidade, a contradição, a imperfeição, a evolução e, sobretudo, a verossimilhança dos seus personagens chega a ser desconcertante de tão bem construída, o seu potencial narrativo parece ter atingido o nível máximo possível.

?Amada? é livro único em diversos sentidos; toda a sua tristeza que carrega é possível de sentir um nível que beira ao celular; cada um das vidas ali trabalhadas irão reverberar em sua cabeça por um bom tempo. Uma experiência única e indispensável.

~ Quote:
?Arriscado, pensou Paul D, muito arriscado. Para uma mulher que era escrava, amar alguma coisa tanto assim era perigoso, principalmente se era a própria filha que ela havia resolvido amar. A melhor coisa, ele sabia, era amar só um pouquinho; tudo, só um pouquinho, de forma que quando se rompesse, ou fosse jogado no saco, bem, talvez sobrasse um pouquinho para a próxima vez.?

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Lúcia 23/12/2023

Entendo a importância desse livro e o tema é incrível mas confesso que não consigo dar uma nota no momento. Dei 3 estrelas mas vou reler no futuro qdo estiver c a cabeça mais focada.

Marcele 06/09/2020

Arrebatada
Nossa, fiquei sem fôlego! Que livro, quanta inspiração, quanta dor descrita de uma forma única, algumas passagens acabei voltando para saber se era aquilo mesmo que eu tinha lido. Enfim... se este é o best seller dela, com certeza merecido.

Gláucia 28/03/2016

Amada - Toni Morrison
Publicado em 1987 e vencedor do prêmio Pulitzer, é o primeiro da trilogia que aborda o preconceito racial, juntamente com Jazz e Paraíso. E foi o último que li.
Como aconteceu com os outros dois livros dela, o enredo é incrivelmente atrativo, do tipo que a gente lê a sinopse e fica louco pra ler. Mas o desenvolvimento não me prende, acaba me cansando.
De forma bem fragmentada, iremos reconstruindo a terrível e dolorosa história de Sethe em torno de uma episódio importante em sua vida, a fuga da fazenda onde era escrava juntamente com suas duas filhas, Denver e Amada.
Gosto de narrativas fragmentadas onde aos poucos vamos descobrindo os acontecimentos todos. O problema é a escrita dela, algo que se aproxima do fluxo de pensamento e serve para tornar a narrativa difícil e muito cansativa.
Dos três, meu preferido foi Paraíso.
SLMM 29/09/2016minha estante
É bem isso mesmo, ela usa uma técnica de explorar as falas dos personagens como falado na época e na maneira em que se passa a estória e muitas vezes fica até difícil entender o que é dito e que está acontecendo. Eu abandonei na metade. Mas que ela constrói uma bela estória não há dúvidas, a questão é gostar do estilo.

Gláucia 29/09/2016minha estante
Pois é. Tive a mesma dificuldade com os três livros que li dela

Heloísa 31/12/2020

Servidão
Servidão e escravidão humanas retratadas de forma que mistura elementos do fantástico, do sobrenatural e até mesmo sensorial, o que dá uma experiência muito mais profunda na leitura. No entanto, não são todos que gostam dessa experiência que mistura a realidade (vários fatos e uma personagem existiram de fato) com o fantástico para tratar da escravidão.

Gilberto.Junior 27/02/2022

Delicado
Leitura densa e delicada sobre a vida de escravidão nos Estados Unidos, ambientada em 1873. Toni Morrison, primeira escritora negra vencedora do Prêmio Nobel de Literatura, escreve de forma marcante sobre o impacto da escravidão na vida de homens e mulheres negras. Mostra o que uma mãe é capaz de fazer para evitar que seus filhos vivam na escravidão. Personagens marcantes, como Sethe, Paul D e Denver, são sobreviventes do período de escravidão e que guardam em suas memórias momentos difíceis que serão lembrados ao longo da vida.

Levi_Motta 08/10/2023

Amada
É triste falar isso, mas assim como o Olho mais azul, esse foi outro livro da Toni Morrison que me deixou decepcionado. Eu entendo o legado dela, e a respeito bastante. Queria ter gostado mais da obra, mas a escrita dela é algo que não me fascina tanto como eu esperava. Assim como o seu primeiro livro, em que a história me deixou triste, e os seus personagens complexos, que na minha opinião são bem desenvolvidos, infelizmente eu acabei tendo a mesma opinião novamente. Mas eu continuo respeitando ela, merece tudo que conquistou.

Vanessa 20/06/2020

Foi um parto, mas terminei de ler....
E que livro pesado! O livro fala sobre as feridas de uma vida pós-escravidão e acompanha uma ex-escrava. Eu particularmente achei uma leitura muuito dificil, com passagens muito confusas. Ja tinha visto que o livro era bastante complicado de entender, com bastante idas e vindas no tempo, com vários personagens narrando...e isso de uma forma tão sutil que quase não conseguia perceber. Pensei em abandonar todas as vezes que peguei pra ler, mas não desisti e de pouquinho em pouquinho, segui na leitura. E que bom que não desisti, porque algumas passagens são bastante pesadas e tocantes...fazem a gente refletir muito. A temática do livro é interessante e importantíssima no atual momento em que vivemos, mas admito que não amei pela dificuldade que foi de ler.

Ca Melo 17/06/2020

Sobre uma releitura difícil para essas últimas semanas
Nunca pensei que essa releitura fosse me consumir tanto como me consumiu. Talvez seja pelo projeto que quero fazer com ele, talvez seja porque as minhas aulas voltaram e voltei às atividades das disciplinas. Mas acho que o principal motivo é ter que lidar com questões tão semelhantes fora das páginas. É ter que ver a cada dia notícias de mais uma pessoa negra morta pelo racismo estrutural. Não tem sido fácil, parece que nada muda. O coração fica cada vez mais apertado e a cabeça tentando acreditar que um dia as coisas vão mudar.

A carne mais barata do mercado é a carne negra.

Juliane4 01/12/2023

A obra é uma narrativa profunda e complexa que explora temas como a escravidão, trauma, identidade e os impactos duradouros do passado. Sua abordagem única e impactante sobre questões sociais e históricas tornou uma leitura significativa.