Amada

Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Vanessa 18/04/2023

Deve-se ficar atento, cada linha há uma revelação sobre o passado das mulheres e das mulheres antes delas. Causa certo estranhamento no início.

23/05/2020

Eu achei muito difícil dar uma nota pra esse livro, mas depois de algum tempo pensando percebi que minha opinião é a seguinte:
A história é incrível. Realmente impressionante. Emocionante e, ao mesmo tempo, de dar arrepios de terror. Se você lesse um resumo da historia, você pensaria ?meu deus esse livro deve ser perfeito?. Por outro lado, o livro é muito difícil de ler. A maneira com que a autora conta a história é extremamente confusa, os tempos se misturam constantemente e em vários momentos eu fiquei perdida. Teve um capítulo que eu não entendi absolutamente nada (e aqui falo literalmente) NADA do que foi escrito.
Portanto minha conclusão é que ou minha capacidade como leitora está muito aquém desse livro ou realmente o estilo de Toni Morrison não me agradou em nada e, portanto, não consegui me adaptar.
Estou feliz por ter terminado o livro porque eu realmente acho que a leitura valeu pela história (e a personagem principal Sethe por si só merece todo o mérito possível), mas, no mais, não sei se é um livro que eu indicaria.

Luciana Luz 12/11/2021

Amada
Pulitzer mais do que merecido.
Que livro!
Morrison vai nos envolvendo página por página. Como não sentir a dor e insegurança de cada personagem? Como não compreender seus atos? Como não se revoltar com os homens baixos e professores que atravessam livros e estão ainda ao nosso redor?
Que livro!

Karine.Campos 29/05/2020

Um livro arrebatador
"Aquelas coisas brancas tiraram tudo o que eu tinha o sonhava (...) E quebraram as cordas do meu coração também. Não existe mais sorte no mundo sem gente branca."

O que falar sobre Amada?

Um livro com certeza muito difícil de ler devido a forma que a autora escolhe para escrever... um livro que liga presente e passado e vários narradores e por isso deixando a leitura bem confusa. Mas se você consegue passar por essa confusão e te permite mergulhar na história da Sethe, Paul D, Baby Suggs, Denver e Amada você vai entender e perceber como essa história é forte e necessária...

Em Amada vemos o quanto à escravidão aniquila, tortura, massacra e redefine a vida de todos que passaram por ela... É uma marca impossível de apagar da alma!!

E mesmo depois da tão sonhada liberdade chegar as marcas da escravidão estão lá e até aqueles, como a Denver, que nasceu já livre são devastados por esse período e pelas vidas que ele destruiu.

Falar de amada me dá nó na garganta por quê apesar da escravidão já ter acabado a muitos anos parece que sua sombra ainda vive em nossa sociedade e é por isso que ler esse livro é tão importante e necessário.

Clarissa 13/02/2023

Soco no estômago resume esse livro. Que força narrativa. Dá pra sentir na leitura o ressentimento (justificado) de um povo e as consequências negativas que isso infelizmente traz para as próprias pessoas que se envolvem nesse ressentimento, ainda que com muita luta. Só lendo pra entender, mas algumas das narrativas mais assustadoras relativas a esses eventos nefastos que são a escravidão e a segregação racial estão descritas aqui de maneira avassaladora. Obra não recomendável pra todos, complexa e chocante em alguns momentos, mas de uma força sem igual.

csartoretto 05/04/2020

Não é uma leitura fácil, é difícil de digerir a dor e a tristeza que os personagens carregam. Mas tem poesia, tem atmosfera, tem uma narrativa que te coloca dentro da história.

João Pedro 18/08/2022

Majestoso romance
A escrita de Toni Morrison me cativou desde as primeiras linhas, ainda na introdução do livro, quando ela conta ao leitor sobre o momento da vida em que estava quando lhe surgiu a ideia para escrever “Amada”. Partindo de uma história real, descoberta nas páginas de um jornal, Morrison dá os seus próprios contornos de escritora para dar vida a um romance latente, que joga um olhar bastante peculiar sobre as marcas da escravidão recém-abolida nos Estados Unidos.

Ambientado em 1873, o enredo inicialmente conta a história de Sethe, uma ex-escrava que, grávida, empreendeu fuga do lugar onde antes era maltratada e conseguiu abrigo no casarão de sua sogra, Baby Suggs, uma mulher liberta. A história, porém, não nos é contada linearmente, de modo que o leitor acompanha diante de si um romance montado conforme o avançar da leitura. Além disso, a dimensão de cada personagem introduzido na obra vai se aprofundando gradativamente. Não há qualquer um que não ganhe um capítulo ou passagem em que sua mente nos seja dissecada.

Aliás, há que se pontuar que a escrita de Morrison, robusta e elegante, é permeada por muitos fluxos de consciência. Ao passo que dão uma boa noção da intimidade que a narradora possui com as personagens da história, também desafiam quem lê a redobrar a atenção e reler alguns trechos. A sensação de confusão me acompanhou ao longo de toda a leitura, mas, ainda assim, senti um prazer imenso enquanto lia.

Relendo o prefácio, coisa que gosto muito de fazer após finalizar a leitura – principalmente quando escrito pela própria autora –, notei que Toni Morrison pretendia, desde a concepção do romance, causar o efeito que repercutiu em mim. Ela diz: “Não haveria saguão nessa casa, e não haveria nenhuma ‘introdução’ nem para a casa, nem para o romance. Queria que o leitor fosse sequestrado, impiedosamente jogado num ambiente estranho como primeiro espaço para uma experiência comum com a população do livro – assim como os personagens eram arrancados de um lugar para outro, de qualquer lugar par qualquer outro, sem preparação nem defesa” (p. 12-13). É bem isso. Não há recepção, não há cerimônia. Apenas se é tragado. Impecável. Esplêndido. Majestoso.

MJ 28/09/2020

Achei a leitura algo arrastada, confusa, daqueles livros que você só quer terminar pra acabar logo.
Não é péssimo, mas eu não indicaria.
Thaís Furlan 29/10/2020minha estante
Esse é o segundo livro dessa autora que eu pego pra ler e não aguentei. O outro que li é tão confuso e cansativo quanto, mas li inteiro.
Quando vi que esse ia ser igual, desisti

Marilia 30/11/2021

Essa não é uma história para se passar adiante
Lindo, triste, e de uma realidade cruel.
A escravidão por quem a sofreu e perdeu tudo, até o direito de amar.

Bia @biaeseuslivros 14/09/2020

Leitura inicialmente desafiadora, mas depois que você começa a se enveredar pela história, você se vê caminhando por uma escrita rica, poética e cheia de simbolismos. Uma história triste, mas cheia de significado.

Pati 30/08/2022

Genial!!
Não é uma leitura fácil de ser feita, no início, porém, não desistam!! Vai super valer a pena!!
Esse livro é tão profundo que, por diversas vezes, parecia que estávamos do lado dos personagens, vivendo o que eles viveram? (mas é claro que nunca saberemos o tamanho da dor que só eles viveram? deixemos isso bem claro!..)

RoSousaAlenc 17/01/2022

Nenhuma leitura que tenha como temática a escravidão será leve. Mas nesse livro, o sentimento de cansaço demonstrado por vários dos personagens, o sentimento de atingir o ponto em que sua alma foi tão quebrada que não há volta, é algo presente e constante. A história em si é inquietante e, embora seja brutal, é totalmente compreensível a "loucura" no ato de Sethe, bem como é compreensível sua tentativa de redenção com Amada.
O livro me deixou querendo saber mais sobre alguns personagens, como Halle. Mas eu acredito que não dar informações sobre ele seja, talvez, proposital. Pois naqueles tempos, vivenda como escravos sendo vendidos de mão a mão, ou fugindo e vivendo escondidos, a falta de informações era a regra, não a exceção. E não ter informações te faz sentir como a protagonista se sente.

Malu 17/01/2022

Uma nova autora favorita?
Se a leitura de Amada pudesse ser resumida em uma palavra seria: intensa! Tomando como base um processo-crime real, Toni Morrison dá vida e complexidade as pessoas escravizadas antes da abolição e depois, seus arrependimentos e sentimentos mais diversos. Amada é uma leitura que gera muitas reflexões, e principalmente humaniza os sujeitos negros que foram (e ainda são infelizmente) historicamente desumanizados.

Luiza.Khayat 14/09/2020

Temática bem diferente, os sentimentos dos personagens são retratados de maneira surreal.

Algumas partes de difícil leitura, em outros momentos
entra na cabeça dos personagens, de forma que deve ter sido feita para ser particular de cada um, não para ter sentido.

Me deu vontade de ler todos os livros da autora!

Shaqit 23/10/2017

Sessenta milhões e mais
Uma das mais poderosas narrativas sobre a escravidão, e não apenas, pelas suas consequências, pelas cicratizes nas vidas da gentepreta, como grifa Morrison em sua mais aclamada obra, pelas marcas nas vidas das mulheres, que a literatura podefia produzir. As mulheres sabem, diz Morrison. Sabem porque era delas que as vidas foram tiradas pela escravidão. De suas filhas e filhos que foram destruídas as trajetórias por esse sistema que continua, mesmo após seu fim oficial, a massacrar as vidas. O fantasma, a casa, o leite: imagens poderosíssimas que nos transformam, que nos fazem pensar a nossa realidade. Se tornou, de longe, um de meus livros favoritos. Traz, afinal, o poder dessas mulheres, dessas vidas destruídas. Dos sessenta milhões e mais, esmagados por esse sistema que ainda persiste. Por isso mais. Infelizmente, muito mais.