Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

twlipy 06/03/2024

Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo
Iniciei a leitura pra uma prova, mas acabei me entregando muito a obra. Machado realmente é um mestre com as palavras, fiquei deslumbrada lendo as descrições de personagens e como eles foram explorados durante a história. a ironia da um charme especial ao livro, além de ser divertido e ter um plot absurdo.
cheguei a quase ficar emburrada com Machado pelo final. quem diria que livros realistas não tem final feliz, não é mesmo? ah, o doce sabor da ilusão pelos pontos românticos da escrita.

no mais, dou razão a tudo o que falam sobre o escritor, é muito difícil não ser cativado pela escrita. nem tanto pelo que está sendo dito, mas na forma com que ele diz. é sensacional.

"...dotada de um par de olhos, como nunca mais vi outros, claros e vivos, rindo muito por eles, quando não ria com a boca; mas se o riso vinha juntamente de ambas as partes, então é certo que a fisionomia humana confirmava com a angélica, e toda a inocência e toda alegria que há no céu pareciam falar por ela aos homens."

Lira Juazeiro 04/03/2024

Casa Velha, pensamento arcaico
Casa velha é uma metáfora para a maneira de pensar da dona da casa. Ainda enraizada na herança da família de ?sangue nobre? da qual fazia parte, Dona Antônia não pode dar o braço a torcer. A caridade para com Lalau é apenas uma carapuça social, e até mesmo psicológica, que ela usa para cobrir a podridão do seu interior. Mas que bom que Lalau aprende e escolhe não mais fazer parte dessa encenação. Fez certo.

Matheus656 04/03/2024

Que clássico bom
Meu segundo contato com o autor, é foi muito melhor do que o primeiro. A história é curta mas não deixa de entregar um bom desenvolvimento

lett 02/03/2024

Trata-se de uma história que começa lenta, mas aos poucos te envolve na trama dos personagens, principalmente no aspecto psicológico. Fala sobre moralidade, religião, posições sociais e etc. Ao meu ver, tem um final frustrante, porém coeso.

Jandira.Antunes 28/02/2024

Casa velha
"Casa Velha" é uma obra do renomado autor brasileiro Machado de Assis.

Publicada em 1885, a novela apresenta uma trama envolvente que se desenrola na fictícia Casa Velha, onde o protagonista, Padre Bernardes, vive experiências marcantes e enfrenta conflitos morais.
Machado de Assis utiliza sua habilidade ímpar para explorar a psicologia das personagens e tecer uma narrativa que reflexiona sobre temas como religião, hipocrisia e o peso das decisões humanas.
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações sociais e na moralidade, característica marcante do estilo literário do autor.

booksdalaus 28/02/2024

Casa velha
Casa Velha' narra a história de um amor incestuoso a partir das lembranças de um padre, que faz um balanço das perdas e ganhos dessa paixão. Por meio dessa obra, Machado de Assis sugere haver um paralelo entre as esferas públicas e privadas da vida e mostra como um drama familiar pode ser um retrato do Brasil do século XIX.

Lis 24/02/2024

Vários plot twists!!!
As primeiras 30 não cativam, mas vale a pena continuar a leitura.
Machado cria uma trama que nos envolve e faz torcer pelo casal, e as revelações são surpreendentes!!!
Um final digno de vida real?

Leonardo1375 21/02/2024

Machado de Assis ataca novamente
Um triângulo amoroso e que entre esses havia um padre, tinha muita coisa pra ser interessante, e realmente a história começa a te cativar muito a partir de certo momento, e a forma que a personagem Laulau é escrita é absurdamente boa, a personagem é praticamente viva nas letras e você não só consegue acompanhar os sentimentos do padre e de Feliz como é capaz de os sentir também, minha parte favorita da leitura. Mas como sempre, Machado de Assis machucou meu lado romântico no fim.

cinnamon_lnk 20/02/2024

Uma história curta, na percepção de uma pessoa que acaba entrando no meio da situação complicada e é um fator crucial para o desenvolvimento dela, o final tem algumas reviravoltas, e o livro possui uma narrativa muito característica, no geral, é um livro bem interessante.

Maria13981 20/02/2024

Livro muito bom, com uma linguagem mais antiga, porém muito bom e com final surpreendente. A história te prende do início ao fim.

LeticiaSula 14/02/2024

A escrita de fato é muito boa, não foi uma experiência de leitura ruim, mas o enredo em si não me cativou tanto, em nenhum momento senti real preocupação pelos personagens.

Kaicchan 13/02/2024

Ai Machadinho, você tem meu coração
Machado de Assis é uma daquelas leituras que você nem se dá conta de que já leu tantas páginas, tamanha é a fluidez de sua escrita.

Amei essa novela, particularmente adorei o plot twist, e amei a força que Laulau tem. Recomendo demais para aqueles que gostam da escrita do Machado de Assis ou para aqueles que querem entrar em contato com a sua escrita pela primeira vez.