Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Bea1007 17/09/2023

Quem sou eu para falar de Machado de Assis?
Oioi, queria falar dessa minha pequena nova leitura.

Por causa da escola, li Casa Velha, e acredito que foi o melhor jeito de eu começar a ler Machado de Assis. Mesmo esse livro não tenho >NADA< a ver com os livros que leio normalmente, foi muito fácil e muito muito bom!!!

Não costumo ler clássicos, ainda mais clássicos tão antigos. Foi uma leitura muito rápida e fluída, tantos colegas da minha sala falaram que é muito entediante, achei muito fácil (depois de ter lido "Os Lusíadas" nada supera) e curiosa. Achei a história muito linda da parte do Padre, e amei a personagem da Lalau, e seu romance com Félix.

Enfim, agora crio vergonha na cara e leio mais clássicos brasileiros.

Bjinhos ?

Alan 15/09/2023

A novela menos conhecida de Machado
Acredito tratar-se de uma novela, pois é um enredo curto com poucos personagens e apenas 10 capítulos.

Um padre insatisfeito com algo que alguém escreveu sobre o primeiro reinado julga-se mais capaz de uma escrita satisfatória e debruça-se em documentos de um antigo ministro de Dom Pedro primeiro. O ministro e o imperador já estão mortos, pois a história se passa em 1839 no período da regência onde Pedro segundo ainda era criança. O local no qual o padre faz sua pesquisa a cerca do primeiro reinado é na casa do falecido ministro, a casa velha onde está a familia do ministro, sua esposa viúva, o filho Félix e alguns agregados de classe mais baixa, uma figura central para a trama é uma das agregadas, a jovem Lalau.

Eu gostei bastante do livro e recomendo a leitura a todos.

Maria 01/09/2023

Uma grande fofoca
Poderia ser o roteiro de uma novela da Globo, assim como todos os livros e contos do Machado de Assis

Duda 30/08/2023

Machadinho tem melhores
É curtinho, a leitura é fluida mas sem dúvidas não é o mais marcante do machadão. No momento que eu terminei a leitura eu esqueci completamente a história. A narrativa pareceu um pouco com os livros de época que eu estou lendo por esses dias, com alguns conflitos, mas não me marcou em nada. Não preenche vazios, se é isso que vc procura. Ganhou pontos só por ser fácil de ler.

bela 30/08/2023

Pra quem vai prestar unicamp
Resumo pra quem vai prestar unicamp:

O padre vai pra casa fazer umas pesquisas na biblioteca e logo fica muito intrometido nas questões familiares da casa.
A dona da casa (D. Antonia) é viúva e tem um único filho (e herdeiro) Félix, os dois recebem bem o padre.
Logo o padre percebe na visita de uma agregada da casa, Lalau, que Felix e essa menina parecem estar apaixonados. Ele conversa com ambos e tenta unir o casal, mas é desencorajado pela dona da casa e diz que inclusive pretende afastar os dois.
Um dia eles recebem visitas de prestígio social e o padre percebe que D. Antonia está tentando armar uma união entre a filha de um dos convidados, e vai conversar com ela sobre o por que de ela não aceitar que o filho fique com Lalau. Ela confidencia que Lalau é fruto de um adultério envolvendo o seu marido, pai de Félix, e portanto ambos são irmãos.
O padre fica encarregado de contar pros dois apaixonados isso. Félix fica desolado, mas aceita o amor que sente por Lalau como de irmão. Lalau percebe o tratamento diferente que está recebendo de Félix e acha que é por sua condição financeira, ficando muito abalada. O padre conta a verdade pra ela, que volta a morar com sua tia.
Certo dia o padre encontra um bilhete na biblioteca que abre questionamentos sobre a veracidade do que D. Antonia o confidenciou. Ele busca ajuda a Mafalda, a tia de Lalau. Mafalda afirma que as suspeitas do padre estão corretas, Lalau e Félix não são irmãos, o pai de Félix teve um filho bastardo que faleceu muito depois do nascimento de Lalau e essa história foi apenas inventada por D. Antonia para que seus planos não fossem interrompidos
O padre tenta reconciliar o casal com a verdade, e Félix fica feliz e esperançoso. Entretanto, Lalau não concorda mais com o casamento e aceita o pedido de casamento de um homem cuja classe social é semelhante à dela.

Em resumo, obra romantico-realista com características bem patriarcais e o conto evidencia as diferenças de classes sociais. Félix era um herdeiro e Lalau apenas uma agregada, por mais que querida.

I am a crazy person 29/08/2023

Como sempre, Machado de Assis sendo Machado de Assis.

Nessa novela, as críticas sobre o casamento e os moldes burgueses são notórios. Mesmo assim, mantém-se uma leveza dos fatos de tal forma em que muitas passagens do livro são deduzidas. Nada é dito de maneira explícita e essa é a melhor parte: tornamo-nos leitores ativos.

Vanessa.Lima 27/08/2023

Uma obra esquecida
Um padre, um ministro falecido, Felix, a mãe viúva e Lalau.
Poucos personagens e muito enredo discorrido numa trama sucinta, com um final surpreendente.
Para mim enquanto leitora, vindo de Machado, mais um clássico.
Infelizmente pouquíssimo divulgado.

Apz 27/08/2023

Um dos livros
O final é bem interessante, do meio pro final fica interessante, no geral. Porémmmm, não foi um dos melhores, foi bem ameno, na verdade; consegui perceber a crítica realista de Machado de Assis, mas não me marcou. Ainda vou ver vídeos de análise então pode ser que mude minha opinião!

A_nerd_literária 27/08/2023

Padre fofoqueiro
Achei esse um dos livros mais dinâmicos do Machado e um dos que eu mais gostei. Obs: não gosto dos outros. Acho esse livro bem engraçado com uma vibe mais rom-com. Eu até torcia para o padre que só causava na casa velha ter um caso. Mas, fiquei chateada que o casal principal acabou separado devido à adversidades da vida!!! Enfim, esse é o realismo.

Gigi 25/08/2023

É O BRUXO DO COSME VELHO!!!
SENSACIONAL. Em uma narrativa curta, no formato de conto, Machado conseguiu nos surpreender continuamente.
Pena que o fim nos frustra e frusta as personagens, mas não no sentido de péssimo, muito pelo contrário, e sim que vai contra o que criamos tantas esperanças.

Ela 21/08/2023

Nao sei muito bem como avaliar
a leitura foi extremamente rápida, fácil e fluída. Mas nao sei se a história agregou muito pra minha vida, nao é algo que eu queira ficar comentando com outras pessoas
Pareceu que eu estava lendo uma fofoca da família de uma amiga minha, mas nada de mais

mafeefi 21/08/2023

Casa Velha
Eu não dava nada pro livro, quase não li, mas achei uma boa fofoca literária no final! Ele é curtinho e fluído, exceto pela linguagem clássica e mais antiga do autor e mesmo algumas coisas sendo confusas. Se continuar, dá certo.
Eu gostei dos personagens, do cenário (q é o título do livro), das reviravoltas e de cm as coisas são contadas, c certa graça e suspense

Giulia320 19/08/2023

Minha experiência com o livro:
Enrolei muito para ler, mas acabei tendo um pique repentino e comecei. No fim acabei amando muito o livro e recomendo muito para quem quer ter uma leitura gostosa e fluída, queria tanto saber o final que li praticamente em um dia. Podem ler sem medo!