Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Carolina.Gomes 30/01/2022

Amor e orgulho
Por duas vezes pensei em iniciar a leitura de Casa Velha e sempre postergava. Calhou de estar disponível, no kindle unlimited, essa versão anotada e finalmente li.

A narrativa é contada por um padre que a pretexto de escrever a história do reinado de Dom Pedro I, se dirige A casa velha para iniciar sua pesquisa, uma vez que o falecido marido de Dona Antônia, a matriarca do romance, havia sido ministro do rei. A biblioteca da família era um local perfeito para a coleta de informações.

A história contada, ao final, é sobre o amor proibido vivido entre Felix e Lalau. A interferência da matriarca, sob o argumento da diferença de classe social entre os dois leva o padre a interceder pelo casal e descobrir um segredo.

Temos aqui a fina ironia de Machado, a crítica aos costumes, à igreja, e também o caráter político da obra, retratando o contexto histórico da época. Tudo isso, tendo como pano de fundo
um drama de família, abordado com o objetivo de refletir realidades sociais, e também políticas.

Personagem feminina marcante que faz prevalecer sua vontade, também está presente, tal qual em A mão e a luva.

É fundamental ler Machado. Há sempre muitas facetas a serem desvendadas a cada leitura.

Ele nunca me decepciona. É genial! Perfeito!

Finda a leitura me pego pensando: Ah! Machado, vc me pegou! Em poucas páginas, ele revira o mundo com seu olhar arguto e sua elegância narrativa.

Leiam Casa Velha! Leiam Machado! Façam um favor a vocês ! ??
Joao 31/01/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Carolina. E sim, leiam Machado!!

Carolina.Gomes 31/01/2022minha estante
Obrigada, John! ?

Laura.Novelli 01/02/2022minha estante
Adorei!!

Carolina.Gomes 01/02/2022minha estante
Leia, Lau! Curtinho e muito bom..

Jeane Nunes 04/05/2022minha estante
Acabei de conhecer esse título por meio do podcast da Isabela Lubrano no spotify com o Ler antes de morrer e vim conferir as resenhas .Ótima resenha, Carolina.Quem tiver curiosidade o livro será lido no canal ( audiobook) pois está em domínio público.

Carolina.Gomes 04/05/2022minha estante
Obrigada, Jeane!! Bom saber.

Sté 16/07/2022

...para só deixar a mulher com sua saudade filial.
? Desculpe-me se lhe digo isto, mas é a minha opinião, e não vale mais que opinião. Há grande diferença social entre um e outro, mas a natureza, assim como a sociedade a corrige, também às vezes corrige a sociedade?, p. 28

Para mim é um conto, de tão curtinho, mas é um romance e li que foi publicado em folhetins no jornal carioca entre 1885 e 1886. E o que dizer? Perfeito, apenas, faltam-me palavras para descrever Machado de Assis. As descrições do ambiente e a construção do enredo são incríveis, o narrador que também é personagem vai nos dando pequenos toque de que algo vai acontecer, e quando chega o momento o insight perfeito. E o final, que me deixou como em Helena, é inesperado.
Em resumo, é perfeito curtinho, e lembrem-se que Machado sempre (ou quase sempre) prefere finais nem um pouco clichês.

?Félix padeceu muito com esta notícia; mas nada é eterno neste mundo, ... Se ele e Lalau foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta?, p. 60.
Luana 16/07/2022minha estante
As conclusões dos contos e romances dele são sempre um soco no estômago (pelo menos em sua fase realista. Ainda n li Helena nem Iaiá García)

Sté 16/07/2022minha estante
São mesmo!!

Bruna 24/07/2022minha estante
Eu amei esse livro. O final impactou de uma forma...enfim. Machado de Assis ??

Sté 24/07/2022minha estante
Simm, o final é surpreendente!!

Amanda 11/09/2022

Audiolivro com Isa Lubrano
Um padre que tem a intenção de investigar sobre a vida de Dom Pedro, mas acaba envolvido em fofocas de uma família tradicional que reside na Casa Velha.
Alê | @alexandrejjr 12/09/2022minha estante
Esse enredo é sedutor...

João Paulo 12/09/2022minha estante
Sou mais crepúsculo

Amanda 30/10/2022minha estante
Kkkkkkkkk eita, João, então vá ler os vampirinhos

Dani 05/06/2020

Mais dilemas
Como estou lendo os livros dele na ordem em que foram escritos, não me surpreendeu. Entre os elementos que compõe os dilemas morais, há apenas uma inovação, se comparado com as obras anteriores.

Ainda assim, gostei. Como todas as obras de machado, o roteiro de história levam a desfechos inesperados e a escrita, como sempre, extremamente rica.
MarciaCannecchia 15/06/2020minha estante
Eu TB estou nesta maratona

Dani 18/06/2020minha estante
Massa! Tá em qual?

MarciaCannecchia 18/06/2020minha estante
Na casa velha.

Nalaura 06/04/2021

Machado de Assis né glr
Tipo eu tive q ler esse livro pra escola, ou seja fui obrigada, porém eu n achei tão chato, é óbvio q prefiro os meus clichês, mas esse foi o primeiro livro q eu li do Machado de Assis e foi bem curtinho( mas parecia q o livro era eterno kkkkkkk) em geral eu gostei da história, mas queria um final diferente...
Lis :) 06/04/2021minha estante
#PrefiroMeusClichês ksjsksjkaka

Nalaura 06/04/2021minha estante
Exatamente kkkkkkkkkk

Luis706 18/01/2024

Segundo clássico lido.
Um final cheio de reviravoltas à cerca da família da Casa Velha, tudo isso sendo narrado e protagonizado por um padre... Confesso que me perdi em certos momentos, porém ainda considero um bom livro.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
????????

vicenzocs 07/04/2023minha estante
Machado e seus plot twists, como não amar?

Clio0 30/03/2021

Se você já leu Machado de Assim, seja em romance ou em conto, já sabe o que esperar. Realismo e psicologia. Você tem os dois aqui.

Casa Velha lembra um pouco Memorial de Aires pois sua história é narrada por terceiro observador. No caso, um sacerdote escrevendo uma biografia de Dom Pedro entra em contato com uma família cujo casal, Félix e Lalau, tem um amor proibido.

O livro tem uma reviravolta surpreendente no final, mas o que chama a atenção é, obviamente, a análise dos personagens e suas motivações. O autor nunca foi o tipo de catar com a mão, mas aqui há uma certa candura, talvez desenvolvida pelo personagem principal que é alguém um tanto gentil.

É uma história curta e bem ao estilo machadiano. Recomendo.
Idolatria aos livros 31/03/2021minha estante
Nunca li esse. Nem recordava desse título sob autoria dele.

Sudan 10/05/2009

Casa Velha
Casa Velha foi publicada na revista A Estação, em 25 episódios entre 1885 e 1886. Só veio a ser editada em livro por Lúcia Miguel-Pereira em 1944, muitos anos depois da morte do autor.

Malu 11/06/2024

Machado eu te amo ?
Acho que nunca li um livro do Machado que nunca gostei.
A inteligência desse autor é algo surreal, forma de cada detalhe que ele constrói durante o decorrer da história é magnífico.
Apenas leiam uma grande obra da literatura brasileira

z..... 02/03/2015

Um romance de poucas páginas, publicado postumamente, onde as personagens Félix e Lalau (teoricamente as principais) são coadjuvantes em meio a interesses alheios, convenções sociais e descobertas surpreendentes. Fatores em maior destaque na jovem história de amor.
A narrativa é conduzida por um padre idealista, que ao tentar aproximar o casal que se ama, chega a revelações familiares transformadoras em seus objetivos. Tem até um tom de ironia... Que o diga a matriarca dona Antônia!
Quanto ao casal, Félix é uma personagem sem carisma e Lalau, mesmo com poucas referências, tem um brio próprio de pessoa decidida. O Machado foi até econômico em suas palavras para defini-la, pois a mocinha que sorria com a boca e com os olhos, revela-se uma mulher forte e admirável em suas convicções, escolhas e caráter.

Mr. Jonas 11/02/2018

SINOPSE
Sobre a obra: o romance escrito em 1906, foi somente publicado em 1944, ap ó s a morte do autor. Um padre se instala numa casa antiga, de uma família de fidalgos, cujo o patriarca era um importante político e muito mulherengo. Dentro da trama um casal de irmãos se apaixonam sem conhecer seu laço de sangue. Sobre Machado de Assis: Joaquim Maria Machado de Assis ( 1839 - 1908) foi um escritor brasileiro, considerado o maior nome da cultura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários e é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). A crítica moderna chama de trilogia realista os três romances que marcaram um novo estilo na obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899), e que decisivamente também inovaram a literatura brasileira, introduzindo o Realismo no Brasil e precedendo outros elementos da literatura contemporânea. Hoje Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Leila de Carvalho e Gonçalves 02/08/2018

Novela Resgatada
Casa Velha" é uma novela de Machado de Assis, publicada originalmente em folhetins entre 1885 e 1886 durante sua fase realista, contudo, com características românticas, suspeita-se que tenha sido escrita anteriormente.Curiosamente, ela permaneceu esquecida anos a fio, até que mediante a iniciativa da critica literária, Lúcia Miguel Pereira, finalmente, chegou as livrarias em 1944. Contudo, somente em meados da década de oitenta com a publicação do livro "Machado de Assis - Ficção e História" do professor John Gledson, o texto passou a receber a merecida atenção.

Ambientado em 1839, sua história aborda um drama de familiar cujo cenário é semelhante àquele onde Machado nasceu e cresceu. Envolvendo temas recorrentes da obra do escritor, muitos estudiosos apontam para uma leve semelhança com "Dom Casmurro".

Seus protagonistas são um casal apaixonado: Félix,um jovem rico, e Lalau, uma simples agregada. Cercado de mentiras e intrigas, o sentimento que os une não conta com a simpatia de D. Antônia, mãe do rapaz, que faz de tudo para separá-los, inclusive, envolvendo um cônego, que faz o papel de narrador.

Com poucas páginas, seu final sóbrio atrai a reflexão para a moralidade da época, desapontando os mais românticos.

Finalizando, resta louvar a iniciativa que salvou do ostracismo esse precioso material assim como recomendar a leituras da análise critica de Gledson. É pena que seu livro esteja indisponível na Amazon.