Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Clio0 30/03/2021

Se você já leu Machado de Assim, seja em romance ou em conto, já sabe o que esperar. Realismo e psicologia. Você tem os dois aqui.

Casa Velha lembra um pouco Memorial de Aires pois sua história é narrada por terceiro observador. No caso, um sacerdote escrevendo uma biografia de Dom Pedro entra em contato com uma família cujo casal, Félix e Lalau, tem um amor proibido.

O livro tem uma reviravolta surpreendente no final, mas o que chama a atenção é, obviamente, a análise dos personagens e suas motivações. O autor nunca foi o tipo de catar com a mão, mas aqui há uma certa candura, talvez desenvolvida pelo personagem principal que é alguém um tanto gentil.

É uma história curta e bem ao estilo machadiano. Recomendo.
Idolatria aos livros 31/03/2021minha estante
Nunca li esse. Nem recordava desse título sob autoria dele.

Aline Oliveira 19/08/2022

Adoro a escrita do Machado.
Que reviravolta esse final kkkk
Torci muito por Lalau e Félix, apesar de ter achado ele um pouco sem atitude e injusto a menina ser a última a saber de tudo.

Carolina.Gomes 30/01/2022

Amor e orgulho
Por duas vezes pensei em iniciar a leitura de Casa Velha e sempre postergava. Calhou de estar disponível, no kindle unlimited, essa versão anotada e finalmente li.

A narrativa é contada por um padre que a pretexto de escrever a história do reinado de Dom Pedro I, se dirige A casa velha para iniciar sua pesquisa, uma vez que o falecido marido de Dona Antônia, a matriarca do romance, havia sido ministro do rei. A biblioteca da família era um local perfeito para a coleta de informações.

A história contada, ao final, é sobre o amor proibido vivido entre Felix e Lalau. A interferência da matriarca, sob o argumento da diferença de classe social entre os dois leva o padre a interceder pelo casal e descobrir um segredo.

Temos aqui a fina ironia de Machado, a crítica aos costumes, à igreja, e também o caráter político da obra, retratando o contexto histórico da época. Tudo isso, tendo como pano de fundo
um drama de família, abordado com o objetivo de refletir realidades sociais, e também políticas.

Personagem feminina marcante que faz prevalecer sua vontade, também está presente, tal qual em A mão e a luva.

É fundamental ler Machado. Há sempre muitas facetas a serem desvendadas a cada leitura.

Ele nunca me decepciona. É genial! Perfeito!

Finda a leitura me pego pensando: Ah! Machado, vc me pegou! Em poucas páginas, ele revira o mundo com seu olhar arguto e sua elegância narrativa.

Leiam Casa Velha! Leiam Machado! Façam um favor a vocês ! ??
Joao 31/01/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Carolina. E sim, leiam Machado!!

Carolina.Gomes 31/01/2022minha estante
Obrigada, John! ?

Laura.Novelli 01/02/2022minha estante
Adorei!!

Carolina.Gomes 01/02/2022minha estante
Leia, Lau! Curtinho e muito bom..

Jeane Nunes 04/05/2022minha estante
Acabei de conhecer esse título por meio do podcast da Isabela Lubrano no spotify com o Ler antes de morrer e vim conferir as resenhas .Ótima resenha, Carolina.Quem tiver curiosidade o livro será lido no canal ( audiobook) pois está em domínio público.

Carolina.Gomes 04/05/2022minha estante
Obrigada, Jeane!! Bom saber.

Jorge Luiz da Silva 26/11/2023

Mais peça do destino
O destino gosta de pregar peças. Nesse livro um grande amor sofre por não poder realizar o sonho do casal apaixonado.

Marcelo Duarte 08/06/2024

História muito interessante. É interessante ver o desenrolar da trama e verificar o afunilamento para a conclusão. É uma ótima leitura.

Danile.Machado 14/05/2022

Esquecido no rolê...
É impossível ler Machado de Assis sem procurar, ou identificar naturalmente, aquelas pequenas 'coisinhas' próprias da escrita do autor, nesse livro não é diferente. O autor conta uma história a partir de lembranças de um padre, e é claro que no início da narrativa, o mesmo diz que estava pesquisando para escrever uma história do Império e que o fracasso de um colega na mesma tarefa o deixou ainda mais feliz para provar-se melhor do que esse amigo, se isto não nos traz um pouco da 'arrogância' típica de alguns de seus melhores personagens num período posterior eu não sei o que mais o demonstra. Mas além disso temos certas ironias e pequenas nuances na história que nos faz perceber o início da genialidade do autor que seria ainda mais frisada em seus romances posteriores na sua fase realista. Apesar de ser uma obra de certa forma esquecida, até mesmo pelo próprio autor, ( rsrs) vale a pena conhecer.

phpeterparker 28/10/2023

Aquele ar machadiano repleto de sentimentos e ressentimentos
A incrível obra retrata um ambiente familiar de interior, no Brasil imperial, e em uma sociedade tradicional. Machado constrói muito bem a personalidade das personagens, traços que trazem familiaridade; repleto de sentimentos e ressentimentos, de idas e vindas, a estória é lançada ao destino, se este foi feliz não sabemos, talvez o padre soube um dia...

Douglas.Bonin 05/01/2022

Primeira Leitura da Página de 2022
Colega de leitura, o motivo que me trás aqui é te convencer a dar uma chance a este livro. Pouco reconhecido dentro do cânone do bruxo do cosme Velho, este livro representa os primeiros ensaios do que viria a se tornar Don Casmurro. Iria além e atestaria que este sim, é o livro que marcou a passagem do romantismo para o realismo.

Dani 05/06/2020

Mais dilemas
Como estou lendo os livros dele na ordem em que foram escritos, não me surpreendeu. Entre os elementos que compõe os dilemas morais, há apenas uma inovação, se comparado com as obras anteriores.

Ainda assim, gostei. Como todas as obras de machado, o roteiro de história levam a desfechos inesperados e a escrita, como sempre, extremamente rica.
MarciaCannecchia 15/06/2020minha estante
Eu TB estou nesta maratona

Dani 18/06/2020minha estante
Massa! Tá em qual?

MarciaCannecchia 18/06/2020minha estante
Na casa velha.

rebeccavs 17/02/2020

Esperava algo diferente e com lógica
O amor entre Félix e Lalau é fruto da bondade de um padre através de sua resignação por ser sacerdote e não poder relacionar-se com a moça.

Machado de Assis traz em sua obra póstuma de fase realista, "Casa Velha", o amor proibido entre Félix e Lalau.

O motivo (relaxa, não é spoiler) abalou-me consideravelmente, e o final foi surpreendedor.

A linguagem e o vocabulário do romance são simples e de fácil compreensão, além da obra ser curta - o que facilita bastante para quem quer uma leitura rápida.

Em relação ao desfecho, fiquei decepcionada. Achei-o excelente, mas não era o que eu esperava, infelizmente.

Eu esperava algo diferente e com lógica, mas acho que não existe senso no "amor". Machado de Assis e Eça de Queirós sempre martelam meu coração.

De qualquer forma, é um romance maravilhoso.

Larissa3225 27/05/2022

Casos de família
Casa Velha, de Machado de Assis, é uma grande fofoca.
No livro, um padre passa a frequentar a casa de uma família rica para ter acesso à sua biblioteca e aos documentos do falecido patriarca da família, um antigo ministro. A princípio, o objetivo do padre é coletar informações históricas para escrever um livro. Contudo, as fofocas da família são muito mais interessantes e essa é a estória que ele nos conta.
É um livro curtinho, porém interessante. Me apeguei aos personagens e aos seus dramas. Além disso, fiquei muito surpresa com a conclusão da estória.

Beto | @beto_anderson 19/06/2021

Parecido com Iaiá Garcia
Gostei da leitura. O mote da história assemelha-se ao de Iaiá Garcia. Aqui temos algumas críticas sociais da época, mesmo não sendo o fio condutor da narrativa. Uma leitura bem agradável.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/