A loucura do mel Jodi Picoult
Jennifer Finney Boylan

Resenhas - A loucura do mel

Ana 10/05/2024

Achei um livro interessante, que aborda vários assuntos muito importantes, preciso dizer em primeiro lugar que tem muito gatilhos nesse livro, por isso vejam todos antes de ler, achei que a leitura foi um pouco arrastada até metade do livro e isso acabou me incomodando um pouco, gostei da ideia de ter duas visões em diferentes períodos, mas não foi um livro que ganhou meu coração e os personagens não me fizeram amar eles, acho que acabou ficando um pouco chato a parte de sempre ter uma aula sobre mel(mas desde o título eu deveria ter imaginando que teria). O final me surpreendeu realmente, eu não esperava por ele, por fim foi uma boa leitura.

Luciana 09/05/2024

Li por indicação e me frustrei. Achei repetitivo e muitas vezes didático além da conta. O final zero emoção, não me surpreendeu

Thaís 05/05/2024

Muito sensível! Tem o mistério de quem é o assassino, mas é muito mais do que isso. Fala sobre relações humanas, amorosas e familiares. A parte do tribunal é muito boa, intercalando com as memórias dos personagens ficou muito bem equilibrada.
Se atentem aos gatilhos antes de iniciar a leitura. São muitos.

Deborah 05/05/2024

A loucura do mel
?Um livro impactante e com um tema super importante, que precisa ser respeitado e as autoras souberam tratar de uma forma muito delicada e com sabedoria, sem a famosa militância... Foi um livro incrível, com um interrogatório que instigava minha curiosidade, mas que não foi o foco do livro, já que tem tanta coisa importante acontecendo, eu amei esse livro!

?Asher e Lily demonstraram como o amor pode ser lindo e sem preconceito. Olívia e Ava mostraram como o amor de mãe é inabalável e forte e como elas são capazes de fazer qualquer coisa pelos filhos. Todos os personagens foram importantes e tiveram sua parte na história, eu amei todos. Infelizmente, é um livro que não se pode falar muito na resenha, já que qualquer spoiler pode "prejudicar" a experiência do leitor. Gostaria de ressaltar que não gostei do final de uma personagem específica, achei que deveria ter sido penalizada pela atitude dela... Só isso que me incomodou, mas nada que tire a grandiosidade do livro.

? Uma palavra que define bem esse livro é: Aprendizagem! Foi meu primeiro contato com as autoras e sem dúvidas lerei mais livros publicados por elas, adorei demais e super recomendo!

"Às vezes, tornar o mundo um lugar melhor apenas requer abrir espaço para as pessoas que já estão nele."

Nota: 4.5

??? CONTÉM GATILHOS ???

Mariana113 29/04/2024

A loucura do mel
Comecei por indicação, foi me chamando a atenção todo o processo das abelhas.
Eu achei que fosse um livro bobinho.
Comecei a me identificar com a história da Olivia, me peguei pensando diversas vezes e se fosse com o meu filho, algumas vezes eu chorei, o livro não é pra chorar, mas eu chorei eu vivi essa história. Tem um plost perfeito, ninguém esperava ou imaginava isso. Me peguei diversas vezes jurando que sabia o final dessa história e me surpreendi. Amigos leiam é SENSACIONAL. Despertou sentimentos que eu nem sabia que tinha.

Dora 29/04/2024

Como é difícil ser humano
Olivia é uma apicultora que cria seu filho sozinha há 12 anos, após deixar seu marido abusivo. Asher, o filho, namora Lilly há poucos meses.
Quando ele é encontrado ao lado do corpo da namorada acaba sendo acusado de assassinato embora jure que a encontrou assim. Olívia tinha certeza da sua inocência, mas começa a ter dúvidas. Será que Asher também tem as tendências de seu ex-marido?
Contada fora da ordem cronológica e por duas pessoas (Olivia e Lilly) cada uma escrita por uma autora, a história traz muito mais elementos do que imaginamos no início. Traz também muita reflexão sobre o que é ser humano, não idealizando nenhum dos personagens.
Há porém alguns momentos em que história perde fluidez devido ao excesso de informações didáticas, embora haja justificativa para isso em certos momentos. Pessoalmente, me ajudou a entender muitos termos usados hoje.
Além disso, o conhecimento sobre abelhas é impressionante.

Carla.Peniche 29/04/2024

Comecei a ler sem saber absolutamente nada sobre o livro. O livro prende, bem escrito mas por vezes repetitivo. O final não me surpreendeu. Esperava bem mais.

Nathy @peculiareslivros 25/04/2024

Um livro surpreendente
Quero iniciar dizendo que esse livro foi muito impactante para mim. Eu chorei ao longo da leitura e chorei muito depois que terminei também! Foi realmente fora de série como eu me conectei com essa leitura (apesar de ter sido mais no meio, no início eu ainda estava me acostumando à situação), as escrituras das autoras são incríveis! Foi meu primeiro contato e realmente planejo ler outros livros delas!

As protagonistas são as duas narradoras: Olivia e Lily. Olivia é mãe de Asher, tendo criado o rapaz sozinha pela última década, depois ter ter fugido da relação abus1v@ que vivia com o pai dele, e por isso o criou para ser uma pessoa carinhosa e amorosa. Eu amei como as autoras colocaram em xeque esse amor de mãe, que é tão incondicional, mas será que realmente o comportamento do pai levaria o filho a repetir isso mesmo que inconsciente? Será que a dúvida dela é válida?

Vieram milhares de questionamentos ao longo dos meses de julgamento se Asher havia ou não ass@ss1nado Lily, sua namorada na época e a qual dizia que amava, mas será que ele seria capaz de fazer algo assim?

Eu fiquei seriamente impactada, porque enquanto tinham os capítulos da Olivia, que se alternavam entre o passado com o pai dele e os dias, semanas e meses que se seguiam após a m0rte da Lily, tinham os capítulos da Lily, que mostravam o passado dela antes de se mudar para a cidade e também esses meses desde que ela tinha se mudado, quando ela conheceu e começou a se apaixonar por Asher, o capitão do time de hóquei, um rapaz longe do que seria o “tipo” dela. O relacionamento deles foi típico adolescente e Lily foi bem consciente em vários momentos.

A maior questão mesmo da leitura são os questionamentos que as autoras trazem e eu posso falar que amei isso! Ficou impecável! E talvez por isso que eu tenha achado meio desnecessário algo que aconteceu ao final. Mas não atrapalhou a leitura como um todo, foi só uma ressalva pessoal mesmo!

Recomendo a leitura a quem gosta de livros que misturam da melhor forma drama e mistério!

site: https://www.instagram.com/p/C5WAPSBPYMG/?img_index=1

Sandra99 24/04/2024

A loucura do mel
Leitura maravilhosa, já conheço o trabalho da autora de outros livros e realmente esse livro me pegou , recomendo que não leiam a sinopse, porque vai estragar a experiência.
Eu sou péssima em fazer resenhas , mas gostaria de comentar que enquanto não terminei não sosseguei , esse livro me revoltou , emocionou , a comparação que ela faz com as abelhas e as vidas foi excelente, tive o mesmo prazer de quando li tempo de partir da autora, só que naquele eram os elefantes o foco de estudo .
Amei !!! Mais um favorito

Marcela Lima 23/04/2024

Da metade pra frente, foi só pra trás
Tinha muuuuuuita expectativa para ler esse livro, o início conseguiu me envolver muito!

Mas assim que a grande questão do livro é revelada, TUDO fica de lado! E esse passa ser o foco do livro.

Fica muito cansativo, repetitivo?.

O final me surpreendeu ZERO!

Resumindo, achei que não valeu o hype nem o meu tempo. ?

Be 22/04/2024

Fantástico!
Livro muito bem escrito e uma história muito importante para todos refletirmos. Imagine se olhar no espelho e não se sentir pertencente ao seu corpo? Lily nasceu Liam mas nunca se identificou com o mundo masculino. Sempre soube que se sentia atraída pelo mundo feminino. Passou por muitos problemas por conta disso, mas sempre foi firme em suas decisões.

Gabriela 21/04/2024

Surpreendente!
Comecei a leitura sem saber nada além da sinopse da contracapa, não procurei nenhuma resenha, porém sabia que estava bem avaliado pelos leitores. Isso tudo só tornou a leitura ainda melhor!
Apesar de extenso, a escrita é muito fluida e a cada capítulo você quer entender melhor o que está rolando. No começo confesso que achei que era mais do mesmo, até surgir uma revelação significativa por volta da metade e depois disso o livro se tornou uma verdadeira obra! Os agradecimentos finais só deixaram o livro ainda mais legal, pois até então eu não sabia nada nem mesmo das escritoras. Valeu muito e sem dúvidas vou recomendar a todos! Fiquei até a última página em dúvida sobre o plot e no fim minhas suspeitas quase se confirmaram, fui surpreendida até as últimas páginas!! Leiam!!!

Adriana1161 20/04/2024

Vida
A história é interessante, surpreendente, bem amarrada.
Mistura vida pessoal com detalhes da criação de abelhas.
Vai e volta no tempo, e algumas coisa que, a princípio parecem confusas, vão se encaixando.
Muito esclarecedor em alguns momentos, sobre coisas que eu nunca havia pensado antes, apesar de ter um tom um pouco didático.
Escrito por duas autoras, a sintonia entre elas foi muito boa.
Achei que o mel foi só um coadjuvante, apesar do título.
Meu conselho: não leia sinopse nem resenha nenhuma! Pra se preservar para os plots!
Várias receitas no final do livro.
Personagens: Olivia, Asher, Braden, Maya, Jordan, Selena, Sam, Lily, Ava, Dirk, Mike, Boris
Local: Adams - New Hampshire/ 2018
@driperini

Amanda.Valle 18/04/2024

Vale a pena
Foi um livro que me prendeu bastante na primeira metade, o plot me surpreendeu e gostei da temática que trouxe, achei muito importantes as explicações, mas em alguns momentos fiquei com a sensação de ?lacração? e nessas partes achei que ficou enfadonho.
Confesso que minha personagem favorita foi a Olívia, ansiava por seus enredos. Apesar de não ser perfeito, o amor entre a Lily e o Asher foi muito bonito de se ler e fiquei triste com o desfecho. Sei que o final quem decide é o autor (no caso as autoras), mas terminei o livro com o sentimento de injustiça que até é comentado no livro e com uma enorme tristeza pela Ava.
Recomendo o livro, gostei da leitura e será bastante informativo para muitas pessoas, principalmente para aquelas que tiveram pouco ou nenhum contato com o assunto.