Segundo Clichê

Resenhas - Segundo Clichê

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bat.eliza 07/02/2024

Complexidade que encanta
Eu não tenho problema em ler coisas pesadas. Também não tenho problema em ler coisas românticas. Nem problema pra ler coisas tristes. Raramente eu choro lendo. Mas as lágrimas caem muito forte, quando leio uma mulher que passou por algo muito horrível e sei que aquilo não é ficção apenas. Sei que muitas de nós ainda passam por isso, todos os dias. Mesmo que o mundo mude e as coisas melhorem, ainda tem mulheres passando por isso. E quando leio, eu choro.

Essa foi a coisa que mais me marcou sobre O segundo clichê, essa dor transpassada pela autora revela uma sensibilidade da parte dela muito grande, que faz com que a gente consiga enxergar camadas verdadeiras e profundas nas personagens. As personagens são complexas! Cheias de pensamentos, opiniões, personalidade, coisas que mostram o cuidado em criar alguém com toda uma história que molda a sua atual situação. E acompanhar o ponto de vista das duas é crucial pra tudo isso.

O romance sáfico é muito MUITO bem escrito, digo isso sendo uma sáfica, é verídico, mostra uma realidade que facilmente algumas de nós viveriam. Quando Iliana fala que a Belladonna tem gosto de chuva, lágrimas e entrega e que ela não sabe mais viver sem aquilo, eu me vejo. E quando a Belladonna diz que a outra enxergou ela de verdade por trás de tudo, e que ela sente que isso só aconteceu porque ela se sentiu segura o bastante pra isso, eu também me vejo.

A escrita da autora nos leva a percorrer caminhos intensos e interessantes no roteiro, eu só tenho uma única situação que me deixou alerta, que é o fato do livro ser bem grande, tem mais de mil páginas, porém, ressignifiquei tudo transformando na ideia de que eu estava acompanhando uma nova mexicana (e a gente bem sabe o quanto elas podem ser longas hahahaha).

Finalizo tudo com sentimento de gratidão a minha namorada maravilhosa por ter me apresentado a essa leitura e com ansiedade gritando pra ler o segundo livro (quando estiver concluído), deixo aqui uma das várias frases que marquei no livro "Eu merecia amor. E nunca mais aceitaria que me dissessem o contrário".

Karen07 30/03/2024

Iliana Mondragón e Evelyn Hugo seriam ótimas amigas
Assim que eu comecei a ler o livro eu comecei a lembrar MUITO da Evelyn (não de uma forma ruim e não porque a autora força pra você lembrar), mas foi de uma forma completamente natural, acredito que por elas duas serem atrizes e por eu procurar o nome das duas no Google e todos os filmes e séries que elas fizeram na esperança de encontrar algo (e não tem ?).

É um mundo perfeito! A autora tem uma escrita perfeita, conseguindo desenvolver em 1104 páginas um casal incrível e ainda deixar o gosto de quero mais, eu leria 2000 páginas desse casal incrível e não abusaria.

Eu já li muitos livros de romances sáficos e absolutamente nenhuma conseguiu superar Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (alguns até chegaram muito perto), mas esse aqui, meus amigos, conseguiu de uma forma inexplicável.

Conseguiu até me fazer voltar a acreditar no amor.
Os hots são incríveis.

A narrativa não se perde em ABSOLUTAMENTE nenhum momento.

Os personagens secundários são tão importantes quanto as principais.

TODOS os personagens têm desenvolvimento.

E possui muito gatilhos, mas eles são tratados de uma forma única, sensível e empática. Você consegue sentir a dor das personagens, consegue sentir o alívio delas e consegue ver o desenvolvimento.

Esse livro aqui até agora foi o melhor que li esse ano. Eu nunca havia lido um livro de mais de 700 páginas, mas isso aqui quebrou completamente o meu padrão. Amo livros longos a partir de agora.

As personagens não têm a mesma idade, mas uma delas precisa amadurecer muito para lidar com tudo ao redor e de certa forma ser um apoio para a outra que é mais velha, e a forma como isso foi abordado e desenvolvido, foi incrível.

Iliana e Bella se tornaram um dos meus casais preferidos.

Gcs.mari 06/01/2024

Li cada capítulo dessa história quando ele ainda estava no Wattpad, e digo com muita convicção que foi um dos melhores livros que já li por lá. A autora retrata de uma forma vivida as emoções e problemas das personagens, algo que nos trás um sentimento de identificação, as protagonistas me tiraram umas boas risadas e algumas lágrimas também.

Ana Chuva 30/01/2024

Comecei a ler por nao aguentar mais ver indicações desse livro kkk Confesso que quando vi o número de páginas fiquei com preguiça, geralmente os romances tem 200, 300 páginas ou ficam muito entediantes, mas não foi o caso.
A leitura é muito fluida, passei algumas noites acordada pq não conseguia parar de ler, as personagens são maravilhosas e tem muita profundidade, a história se desenrola bem e tem bastante Hot (que são muito bons), li o finalzinho bem devagar pq não queria terminar, agr tô com ressaca literária kk

eliteraria 10/01/2024

Não tava esperando nada e esse livro me entregou simplesmente tudo. Esse texto e essa história são de uma sensibilidade sem igual. Só quem já passou por alguma dessas situações sabe a luta que é pra superar o medo nas pessoas e o medo de confiar. E essa história trouxe exatamente isso, a superação. O poder que o amor e a amizade tem de reconstruir, o mal que não tem o poder de corromper o que é bom. E que as coisas sempre acabam bem no final se a gente se permitir sentir. Já tô com saudades da Lia e da Bella, da resiliência das duas e do quanto elas se curavam juntas sem nem perceber.
Só recomendo que leiam, não se assustem com a quantidade de páginas. Quanto mais a gente lê, mais a gente quer ler e quando chega no final, dá vontade de voltar desde o início.

Yasmin225 04/01/2024

É lindo, mas precisa de um psicológico fudido, porém leria de novo hihihi. Pra melhorar era só essa diva escrevendo a história da Ella ?

Sofia136 10/01/2024

O romance perfeito,com muita comédia e drama na medida certa
O que falar do meu livro favorito? Acompanhei segundo clichê quando ainda era uma fanfic (me orgulho disso), me apaixonei junto com as personagens, chorei nos piores momentos... Aline tem uma escrita absurdamente leve, algo escasso nos autores de romance, um clichê equilibrado, mas não aquele que tudo parece muito perfeito, e é aí que traz essa sensação de inserção do leitor na obra, essa identificação com os personagens, não deixando pontas soltas na trama, e trazendo de forma divertida e saudável o dia a dia desse casal maravilhoso.

Yaxbinzinha 11/01/2024

Segundo Clichê
Sem dúvidas um dos meus livros favoritos da vida! Você se apaixona perdidamente pelas 2 personagens e mais ainda pelo relacionamento que elas criam entre si. É esplêndido de ver a construção pessoal de cada uma e o encontro das duas juntas em si. Irei reler outras vezes e indico a todos que estão naquela ressaca e que precisam de um livro que te prenda o coração para sair.
Maria.Oliveira 24/01/2024minha estante
Eu estava exatamente numa super ressaca literária após ler 1899 - melhores amigas e 1899 - esposas (espero que agora que vai ser publicado a autora mude esses nomes, rs). Ia voltar pras minhas outras leituras, mas encontrei esse livro e comecei só pra desopilar. Eu simplesmente não larguei mais o livro. Muito bom!

Mavi.Cardoso 29/12/2023

Montanha Russa de emoções
A indicação é: apenas leia. Sua vida não vai mais ser a mesma.

O plot é simplesmente perfeito! Você vai rir a ponto de gargalhar com absolutamente todos os personagens em algum ponto do livro, mas não se engane, também vai chorar até soluçar. Como se esse mix de emoções não fosse o bastante, cada leitor cresce um pouquinho junto com as protagonistas. Ah, onde vocês encontrarem o nome "Line Cunha" podem ler sem medo, vai ser diversão e emoção garantidas.

ellenkchaves 01/05/2024

Amei
Muitas emoções, gatilhos de carência, lagriminhas de alegria, lagriminhas de tristeza, momentos que dava vontade de perguntar a bella e lia se estava atrapalhando alguma coisa e tudo o mais. definitivamente uma experiência completa, no entanto, achei um pouco arrastado/massante em alguns momentos e pensei que jamais conseguiria chegar ao fim da história.

saraguiarz 15/01/2024

Li esse pela primeira vez quando era uma fanfic do wattpad e reli esses dias, é simplesmente maravilhosooooo

Gabriel 28/12/2023

O LIVRO QUE TRÁS A PRIMAVERA
Bom, para fazer essa avaliação gostaria de começar dando um resumo geral para quem está em dúvida se deve ler: LEIA! Eu a princípio fiquei apreensivo pelo tamanho do livro mas fui pego no primeiro capítulo, é uma leitura extremamente fluida e que em momento nenhum me deixou cansado, pelo contrário não consegui parar de ler, sempre que podia voltava para essa história incrível. Nessas páginas você vai conhecer personagens divertidos, fortes e estonteantes, situações hilárias e momentos tensos que levam a uma reflexão sobre temas sensíveis descritos de forma muito responsável. Foi uma grata surpresa no finalzinho do ano e estou doido para acompanhar a outra história da autora.
Agora gostaria de detalhar um pouco mais sobre o que achei do livro, mas sem nenhum spoiler.
Tanto a Belladona quanto a Iliana roubaram meu coração, acompanhar a história delas foi uma experiência incrível do início ao fim, são personagens que evoluem muito ao decorrer das páginas, descobrem o amor uma pela outra e em meio a esse sentimentos muitas coisas vem a tona e elas trabalham essas questões juntas e sozinhas. Eu vi que elas formam uma dupla fenomenal, uma ajudando a outra, mas além disso a autora tira um tempo para elas lidarem com essas questões de maneira individual.
Eu me diverti muito durante todo o livro, adorei ler todas as viagens mentais que a Belladona tinha e me identifiquei com algumas delas, o Antero também é um ótimo personagem e que acrescenta muito ao livro. Passando da metade acontece tanta coisa que teve momentos que eu fiquei simplesmente em choque e senti todas as peças se encaixarem, amei essas duas partes do livro, ele consegue entregar muita diversão e ao mesmo tempo tratar assuntos seríssimos de forma delicada e muito cuidadosa, me vi em algumas situações apresentadas e isso só fez eu ter um apego maior por todos os personagens envolvidos.
Quero dedicar um parágrafo para grandiosíssima Antonella Sánchez, não tinha como não falar da Ella, simplesmente foi a personagem que mais me surpreendeu e toda interação que ela estava envolvida eu me via mais apaixonado, ela é incrível, me fez dar tanta risada. Mas Antonella não para por aí, teve um momento passando da metade do livro que durante uma interação com Iliana eu senti que a Ella guardava algo em seu coração, eu consegui enxergar uma sombra e isso me chamou muito a atenção, estou louco para conhecer mais sobre essa personagem que tanto me intriga.
No mais é isso, SC é um livro maravilhoso, ele me ofereceu momentos de paz e conforto e agradeço imensamente a autora Aline por ter trazido a primavera e esperança em forma de livro, você merece todo o sucesso do mundo!

Provavelmente irei começar a ler TC amanhã mesmo, estou muito ansioso para conhecer mais da Ella pois ela roubou meu coração ♥ ️.

Juliana Akemy 10/01/2024

Surpreendente
Adorei o livro, achei a estória envolvente. Me encantei com as personagens.
Trata de temas sensíveis de uma forma que tranquila.

Maria4113 18/01/2024

A constrição de personagens perfeitos existe sim!!! As temáticas importantíssimas. Esse livro entrega tudo que a gente precisa, debates importantes, risadas, narrativa de personagens e uma história totalmente envolvente.
Ilíana e Belladona

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6