Segundo Clichê

Segundo Clichê Line Cunha

Resenhas - Segundo Clichê

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

R4vi 22/01/2024

?🤬 #$%!& sim, vazia nunca?
Esse foi o romance sáfico mais longo que já li e chega a ser difícil fazer uma simples resenha, mas aqui vamos:

Uma jornalista que é mandada para o México, uma fugitiva do Oscar com passado misteriosos e o resto, como dizem, é história.

É um romance extraordinário, a escrita é lotada de comédia, amor, tragédia e muitas sáficas maravilhosas. Acompanhamos dois pontos de vista, que são nosso maravilhoso casal, para mim o relacionamento que elas cultivaram juntas foi um dos mais saudáveis e amorosos que já li, temos tempo de vê-las evoluindo juntas e sozinhas.

A narrativa traz muitos assuntos importantes e muito bem retratados(Leiam os gatilhos, porque eles não tão ali de enfeite), sinceramente é uma sensação incrível ver o modo como os pensamentos delas vão mudando ao longo dos capítulos, tudo é tratado no seu tempo e em nenhum momento a autora apressa a melhora delas. As declarações e as pequenas atitudes que elas tomam uma com a outra me fizeram uma lésbica muito feliz.

Como é uma história bem grande também temos muitos personagens, a que mais me apeguei foi a Antonella e fiquei muito feliz de acompanhar a autodescoberta dela! É impossível ler e não se apaixonar por metade dos personagens.

Porém, uma boa parte do inícia que é meio parada, só com a rotina das protagonistas juntas e eu sei que tem gente que pde acabar perdendo a paciência ou desistindo, mas fiquei muito feliz de ter continuado e vale muito a pena. Uma coisa que me incomodou foi a quantidade enorme de informações sobre o passado da Lia em um único capítulo, além de serem bem extensos.

No final foi fantástico ter lido e espero muito que tenha o volume 2, porque é meu mais novo favoritado!?
Thais ð³ï¸âð 22/01/2024minha estante
O livro é perfeito em todos os detalhes. Se vai ter continuação eu não sei maaaas sobre a história da Antonella a autora já está escrevendo ? ela é maravilhosa merece mesmo o livros só pra ela

R4vi 22/01/2024minha estante
É isso que eu preciso! Um livro da melhor personagem??

Yasii 31/12/2023

?Invernos não duram para sempre.?
Eu sou apaixonada nesse livro, eu amo como ele consegue ser leve e ao mesmo tempo abordar assuntos tão pesados e realistas, amo como ele mostra que nunca é tarde para se reencontrar e superar coisas que vc achou que seriam irreparáveis. Eu ri, eu me emocionei e me envolvi completamente com os personagens e esse com universo, LEIAM VCS VÃO AMAR e leiam terceiro croqui tbm??
Line muito obg por isso?

luthorqueen_ 06/01/2024

Finalmente a primeira leitura do ano e não me arrependo de ter começado por esse livro.
Apesar de ser bem grande, tem uma escrita super fácil e desperta curiosidade em todos os momentos. Pelo tamanho eu pensei que poderia ficar chato ou desinteressante em alguns pedaços, mas não fica, foi muito bom de ler.
Amei a construção dos personagens, até os secundários são incríveis, Antonella minha fav.
Apesar de trazer uns temas pesados, há momentos bem divertidos e até reconfortantes. É incrível ver como as protagonistas se amam e a conexão que desenvolvem no decorrer da história.
Não gostei da forma que alguns problemas foram resolvidos, então não consegui dar 5 estrelas

ev98 01/02/2024

E o Oscar vai para? ?
Sem palavras para descrever esse livro e toda a sua importância. Que história linda, sensível, profunda e divertida também.
Personagens tão diferentes uns dos outros e tão necessários.
Ri muito e chorei também.
A autora conseguiu fazer tudo de uma forma única, pensei que talvez o grande motivo da fuga do Oscar só viria no final para a Bella, mas vem antes e todos os momentos delas juntas e o relacionamento que elas construíram foi no tempo certo para estabelecer uma química e amor que conseguimos amar.
Livro muito envolvente, com um final maravilhoso.
Iliana e Bella são maravilhosas. Já sinto saudades.

Ps: reler essas coisas de atriz de hollywood e Oscar e namoro sáfico foi tão bom, só lembrei da minha amada e querida Evelyn Hugo. E da Célia também ?

Aline 20/02/2024

Melhor livro da vida!!!!
Parece até repetitivo falar isso, mas o tanto que esse livro me salvou não está escrito.
Line Cunha, obrigada por desenvolver uma leitura tão leve, com um mix de romance, comédia e seriedades na mesma proporção, a ponto de fazer qualquer um sair de um choro a uma gargalhada em questão de segundos.
obrigada por fazer personagens tão perfeitas e ao mesmo tempo tão identificáveis.
obrigada principalmente por ter ajudado tanta gente, assim como a Lia e a Bella, a terem encontrado o caminho da força e da liberdade.

não vejo a hora de ler suas próximas aventuras!!

dressaff 11/01/2024

Perfeito
Leitura incrível, recomendo muito ler esse livro pois além de uma escrita impecável da Line, ela consegue trazer tudo que um livro Bom precisa ter.
Terá momentos de muito choro (tanto de tristeza quanto de felicidade)

O livro tem muitos gatilhos (recomendo pesquisar sobre antes da leitura) mas trata com tanta responsabilidade cada assunto tratado no livro.

Foi incrível acompanhar a vida de uma ex atriz ganhadora de um oscar e de uma jornalista fofoqueira, amo elas e o desenvolvimento que tiveram durante todo o livro.
Rayane 11/01/2024minha estante
Tá na minha lista, quando tiver um tempinho será o próximo!!

dressaff 11/01/2024minha estante
vale muito a pena ler simm eu amei

forcedarth0 05/06/2024

Ela sempre foi o sol...
Iniciei essa leitura de forma despretensiosa, sem esperar muita coisa, já que achei ser só mais uma fanfic ou algo do tipo, mas que grande surpresa! Já nos primeiros capítulos a história se mostrou incrível, a escrita impecável e os temas importantes abordados com a firmeza e profundidade certas.

sobre a relação delas, fiquei bem nervosa e angustiada pensando se bella iria mesmo trair a confiança da iliana e não aconteceu (não do jeito que pensei) e fico muito feliz com isso pq foi a partir daí que a relação delas foi evoluindo, o primeiro beijo delas foi tão UAU, eu fiquei sem reação pq não esperava, foi tudo tão rápido mas que foi ótimo demais

Tatianaa0 08/04/2024

Esperava algo e recebi ALÉM
Eu não tenho palavras pra descrever a infinidade de boas sensações que esse livro me trouxe. Mais de 1000 páginas lidas com gosto. A escrita perfeita, repleta de detalhes e carregada de uma sensibilidade imensa, me prendeu completamente.

A forma de abordar algo tão cruel e monstruoso e mostrar que a justiça pode e deve ser feita foi feita com maestria. A questão de se culpar por algo do qual você foi vítima me pegou bastante, além de várias outras questões presentes aqui.

Tô segurando pra não chorar.

Nota 1000000000000000 ao infinito e além.

Sweet_P 09/01/2024

Emoções
Iniciei o frutaverso em Terceiro croqui e, enquanto aguardava as publicações dos próximos capítulos, me aventurei em Segundo Clichê e não me arrependi...
Uma escrita linda e impecável. No decorrer de toda a minha leitura eu senti cada emoção a flor da pele. Foi inevitável, em muitos momentos, não me sentir no lugar de cada personagem. Lembro de muitas vezes estar sorrindo de alguma cena e imediatamente a vontade de chorar bater pela profundidade de cada personagem. Tive a mesma sensação de quando li "Os sete maridos de Evelyn Hugo", terminei a leitura e fiquei " Como que esses personagens não são reais? Certeza que existe uma atriz fujona e uma Barbie fofoqueira"... e vamos falar da Antonella? Eu cadelo por essa mulher demais em Terceiro Croqui e cada cena que ela aparecia aqui eu sabia que estaria rindo ou emocionada pela sensibilidade dela. Recomendo esse livro para todos os amantes de livros com personagens intensos e complexos... humanos.

Parabéns, Line. Por ter um talento tão lindo de trazer emoção para seus leitores através das palavras... Espero daqui um tempinho estar escrevendo uma resenha aqui de Terceiro Croqui também. Sucessos para ti

Gaby 09/05/2024

Sempre terá um sol...
Falar desse livro seria como jogar elogios, poderia muito bem escrever bons caracteres só elogiando a história e os personagens, mas ao invés disso, deixarei não uma resenha do que achei, mas o que eu senti...

Comecei a ler esse livro por um acaso, foi uma dessas indicações que pegamos sem querer no tik tok. Já estava a alguns dias sem conseguir ler nada, o última já tinha sido bem demorado terminar. Tem momentos que a nossa cabeça simplesmente não foca, que os problemas/sentimentos se misturam e a gente se lasca... Enfim estava meio que nessa vibe quando comecei esse livro, mas logo nas primeiras páginas já fui me envolvendo, que história divertida, perdi as contas de quantas gargalhadas eu dei, simplesmente não queria parar de ler nem por um minuto (mas infelizmente a vida adulta não é cheia de flores), mas sempre que tive um tempo eu peguei meu Kindle, me peguei lendo na espera de atendimento em um PS, no ônibus (que convenhamos em SP não é o ideal para sacar o celular), até do meu preciso sono (de tiazinha idosa) eu abri mão pra ler, simplesmente me apaixonei por Bella e Lia e suas histórias.

Estou mais leve e melhor depois que terminei, foram dias divertidos, e sofridos também, porque né, parece que você está vivendo a história com elas. Ah é não posso deixar de acrescentar, que tato da autora em abordar um tema tão forte e difícil. Meus parabéns!

Resumindo, é um livro divertido, romântico, cheio de clichê (ah vá), com seu toque de drama, e emocionante, eu sorri, eu chorei, eu gargalhei...

Os livros, as histórias neles descritas as vezes te curam, te ajudam, mesmo quando você não sabe que precisava dessa ajuda. Por isso é tão maravilhoso esse universo repleto de histórias. Esse é um daqueles livros que vou sempre guardar com carinho, pois me ajudou quando nem achei que precisava. E não é que depois do inverno vem o sol mesmo.

Mille Reis 15/01/2024

Fique receosa quando vi a quantidade de páginas, achando que ia ser mais um daqueles livros que ficam repetindo a mesma coisa toda hora. Mas não aconteceu.

O livro bem legal, eu dei muita risada com a atrapalhação da jornalista.
Amei o crescimento dos sentimentos delas e gostei que a Iliana resolveu se curar para amar a si mesma e a Belladonna.

Ju.Carvalho 10/02/2024

Fascinante
Tragam um Oscar para a Line Cunha, ou melhor, tragam um Jabuti!!
Sinceramente, não sei o que lerei após finalizar essa leitura (não consigo pensar em nenhum livro que chegue ao menos nos pés desse)
Há algum tempo estava tentando ler livros com casais sáficos mas, se alguém tiver a curiosidade de ver minhas resenhas notará que a maioria é negativa mas essa obra aqui, comecei desesperada pela quantidade de páginas (achei muito) e terminei desesperada pela quantidade de página (achei pouco).
Toda a construção da história, das personagens principais aos personagens coadjuvantes é de um primor assombroso. Sou psicóloga e o desenvolvimento das personagens, pela ótica psicológica foi lindo e respeitoso. Ao longo do livro me peguei dando risadas pois o humor é trabalhado maravilhosamente e, em muitos momentos me peguei chorando copiosamente pois temáticas sérias são abordadas na escrita e o humor e o drama coexistem de maneira harmônica.
As tantas camadas da Belladona e da Iliana foram trabalhadas no tempo perfeito, eu pagaria muito dinheiro para assistir no cinema a adaptação desse livro.

bat.eliza 07/02/2024

Complexidade que encanta
Eu não tenho problema em ler coisas pesadas. Também não tenho problema em ler coisas românticas. Nem problema pra ler coisas tristes. Raramente eu choro lendo. Mas as lágrimas caem muito forte, quando leio uma mulher que passou por algo muito horrível e sei que aquilo não é ficção apenas. Sei que muitas de nós ainda passam por isso, todos os dias. Mesmo que o mundo mude e as coisas melhorem, ainda tem mulheres passando por isso. E quando leio, eu choro.

Essa foi a coisa que mais me marcou sobre O segundo clichê, essa dor transpassada pela autora revela uma sensibilidade da parte dela muito grande, que faz com que a gente consiga enxergar camadas verdadeiras e profundas nas personagens. As personagens são complexas! Cheias de pensamentos, opiniões, personalidade, coisas que mostram o cuidado em criar alguém com toda uma história que molda a sua atual situação. E acompanhar o ponto de vista das duas é crucial pra tudo isso.

O romance sáfico é muito MUITO bem escrito, digo isso sendo uma sáfica, é verídico, mostra uma realidade que facilmente algumas de nós viveriam. Quando Iliana fala que a Belladonna tem gosto de chuva, lágrimas e entrega e que ela não sabe mais viver sem aquilo, eu me vejo. E quando a Belladonna diz que a outra enxergou ela de verdade por trás de tudo, e que ela sente que isso só aconteceu porque ela se sentiu segura o bastante pra isso, eu também me vejo.

A escrita da autora nos leva a percorrer caminhos intensos e interessantes no roteiro, eu só tenho uma única situação que me deixou alerta, que é o fato do livro ser bem grande, tem mais de mil páginas, porém, ressignifiquei tudo transformando na ideia de que eu estava acompanhando uma nova mexicana (e a gente bem sabe o quanto elas podem ser longas hahahaha).

Finalizo tudo com sentimento de gratidão a minha namorada maravilhosa por ter me apresentado a essa leitura e com ansiedade gritando pra ler o segundo livro (quando estiver concluído), deixo aqui uma das várias frases que marquei no livro "Eu merecia amor. E nunca mais aceitaria que me dissessem o contrário".

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6