Babel

Babel R.F. Kuang
R.F. Kuang

Resenhas - Babel

Jenni 13/02/2024

"A história, pela primeira vez, é fluida."
Nada menos do que perfeito. A trilogia "A guerra da Papoula" tornou-se a minha favorita no ano passado, e eu estava muito ansiosa por este livro único da autora, e ele superou todas as minhas expectativas.
Não diria que é uma fantasia para todos; em boa parte do livro, não há muita ação. O que diferencia as obras da R.F. das outras é que não existe aquele personagem de 16 anos de uma distopia que vai salvar o mundo dos tiranos com o poder do protagonista. Não, as histórias dela se assemelham muito com a realidade. Não é bonito; é violento, é injusto e com toda certeza não depende de uma pessoa só e leva tempo. Na realidade, as batalhas travadas nos seus livros são lutas que precisam ser defendidas para sempre. Eu amo isso; me faz pensar, refletir. Ela mistura ficção com história; aqui mesmo, o foco é a revolução industrial da Inglaterra e a história colonial da China em 1830.
O livro "Babel", de R.F. Kuang, leva os leitores a uma jornada épica através do tempo e do espaço, mergulhando nas profundezas da história, magia e dilemas morais. A história segue Robin Swift, um órfão chinês que se torna um erudito linguista em Londres, preparando-se para ingressar no prestigiado Real Instituto de Tradução da Universidade de Oxford, conhecido como Babel. Nesse ambiente imponente e repleto de segredos, Robin descobre que a arte da tradução está intrinsecamente ligada à magia, trazendo uma nova perspectiva sobre o poder e a dominação.
Ao se ver dividido entre lealdade à Instituição e seu senso de justiça, Robin enfrenta dilemas éticos profundos, questionando se é possível mudar as instituições por dentro ou se a violência é inevitável para promover a revolução. Com a iminência de uma guerra entre a Grã-Bretanha e a China, motivada por interesses econômicos e políticos, Robin é forçado a escolher um lado, confrontando as complexidades da identidade, patriotismo e poder. "Babel ou a necessidade de violência" desafia as convenções e mergulha nas profundezas da alma humana, questionando onde reside a verdadeira essência do poder e da justiça.
É mais leve que a trilogia, mas ainda pode acionar muitos gatilhos, pois trata-se de uma guerra, um país colonialista e como ele trata as pessoas de suas colônias. Terminei a obra com a vontade de ser poliglota; eu nunca tinha parado para pensar na verdadeira importância da linguagem, como a tradução traz um poder para o tradutor, ele vai definir o que se torna a verdade. Essa parte me lembrou "1984" de Orwell.
O livro explora brilhantemente temas como a escravidão, eurocentrismo, resistência colonial, revoluções estudantis, xenofobia e o uso da linguagem e da tradução como ferramenta dominante do império britânico.
Tirando as aulas de história, na parte de fantasia, eu gostei muito da magia que ela colocou nas palavras e na prata; com toda certeza não é mentira, ela só deixou mais literal para dar uma emoção.
Já na parte dos personagens, eu nunca posso reclamar que ela não os explora. O Robin me lembra muito a Rin; ele não é aquele protagonista perfeito, é muito humano e comete vários erros. Isso pode dar raiva em alguns momentos, mas me faz amá-lo mais, pois ele não passa de uma criança jogada no olho do furacão por alguém que só queria controlá-lo. A forma como a autora narra a obra faz você entender exatamente o que move cada personagem, seja para o bem, seja para o mal.
Resumindo, um livro favoritado, que eu não consigo descrever a grandeza. A autora deveria ganhar todos os prêmios existentes e deveriam criar outros apenas para ela ganhar mais. Uma pessoa genial, inteligente, com consciência de classe, consciência da história, criativa, verdadeiramente mágica com as palavras; quero ser ela quando eu crescer.
?"mas as pessoas que tinham o poder de fazer alguma coisa a respeito haviam sido colocadas em posições nas quais obtinham lucro, e as pessoas que mais sofriam não tinham poder nenhum."
liaentrelivros 17/02/2024minha estante
Eu reclamei do final da Guerra da Papoula, mas já tô com esse na fila. Hahahaha.

Jenni 17/02/2024minha estante
@liaentrelivros Eu fiquei exatamente assim kkkkkkkk

Queria Estar Lendo 14/03/2024

Resenha: Babel
Eu não sei resenhar Babel. Falar sobre esse livro vai ser muito difícil, porque é impossível explicar o que foi essa leitura. O novo título da autora R.F. Kuang, que escreveu A Guerra da Papoula, é sobre o poder das palavras, da tradução e a inerência da violência diante de uma crescente e sufocante opressão.

A história de Babel começa em 1828, em Canton, na China. Um garotinho está morrendo nos braços da mãe, que também está doente. Toda a família já se foi. Depois que sua mãe se vai, só resta ele. Mas alguém aparece para tirá-lo dali. Um professor inglês que se apresenta como Lovell, e que oferece a esse garoto, cujo nome não sabemos, uma nova vida do outro lado do oceano, na Inglaterra.

O garoto aceita. Passa a se chamar Robin Swift, por exigência do Professor Lovell, e viaja com ele para se tornar seu pupilo. Robin vai estudar, e aprender, e seguir à risca a disciplina exigida por essa nova sociedade, para poder ingressar na excelentíssima academia de Oxfordo - mais precisamente, no Instituto Real de Tradução; também conhecido como Babel.

Quando ingressa em Babel, Robin parece estar no paraíso. As pequenas opressões e violências que sofreu por ser diferente não importam. Ele finalmente está em casa. Encontra três amigos que parecem sua nova família. Ou talvez não.

Babel parece um paraíso, mas há sombras escondidas entre as prateleiras repletas de livros, e as infinitas possibilidades de tradução. Há segredos macabros guardados entre os alunos, e a crescente de uma sociedade secreta que tem como objetivo destruir tudo que o império britânico está construindo: e essa sociedade convida Robin para ajudá-los nessa missão.

Aviso de conteúdo: esse é um livro adulto. Tem cenas de violência física, tortura, assédio sexual, racismo, violência racial e suicídio.

Com uma mestria sem limites, R.F. Kuang tece uma história sobre tradução, o amor às linguagens do mundo, a opressão construída com a ajuda de algumas delas, e a violência que cresce quando a conquista e o poder falam mais alto do que a humanidade.

Babel é uma história poderosa. É um tapa na cara. É o tipo de dark academia que constrói sua trama em cima do que se espera nesse subgênero, mas que usa o que se espera justamente para criticá-lo. R.F. Kuang escreveu Babel como uma "resposta temática ao livro A História Secreta", que deu origem a esse subgênero. Eu não cheguei a ler o que originou, mas consigo imaginar o que ela tenha escolhido responder - considerando que A História Secreta é bastante branco.

"it would seem a giant paradox, the fact that after everything they had told Letty, all the pain they had shared, she was the one who needed confort.
"pareceria um grande paradoxo, o fato de que depois de tudo que contaram a Letty, toda a dor que dividiram, ela era a pessoa que precisava de conforto."

Babel é sobre palavras, revoluções e brutalidade. É sobre o poder da tradução e de quem traduz. Sobre o horror crescente da colonização e da opressão de grandes potências sobre aquelas consideradas "inferiores". É sobre estudantes buscando seu lugar no mundo em um mundo que não os vê como pessoas, pura e simplesmente porque não são brancos.

É impossível ler essa história sem querer mastigar as páginas e o sistema. A potência que a autora coloca em suas críticas é afiada, às vezes sarcástica, se inclinando para o deboche ao falar sobre homens velhos e brancos querendo ditar o que é relevante ao mundo; às vezes é melancólica, porque não é um livro todo carregado de esperança, mesmo em sua revolução; às vezes é furiosa, porque fúria é tudo que conseguimos sentir ao acompanhar Robin e dois de seus amigos.

E aqui R.F. Kuang foi grandona sem medo, mais uma vez. Porque Babel é movido por um quarteto de personagens, apesar de centrar seu desenvolvimento em Robin.

Além dele, conhecemos Ramy, Victoire e Letty. Ramy é indiano, Victoire é negra e Letty branca.

Toda a construção da relação entre eles se baseia no quanto eles se amam, no quanto eles se encontraram dentro dessa universidade que preza tanto pelo individualismo e pela peculiaridade única de cada estudante, e no quanto eles são diferentes.

Babel trabalha muito a questão de raça e opressão, conversando abertamente através dos seus personagens sobre privilégio, racismo, misoginia, e a violência que acompanha cada ato de preconceito. Para uns, mais do que para outros - como a R.F. Kuang DESENHA através da Letty. Que, honestamente, me tirou tanto do sério o livro todo que eu cheguei a um passo de coringar.

Ramy é esperto, sarcástico e cheio de si. Ele não tem farpas na língua, o que pode acabar por colocá-lo em situações perigosas, considerando que a sociedade inglesa não o vê como parte dela. Ele é "exótico", ele é "estrangeiro" (mesmo tendo sido criado a maior parte da sua vida ali), ele não é branco, então ele não é parte daquele mundo.

"English did not just borrow words from other languages; it was stuffed to the brim with foreign influences, a Frankenstein vernacular. And Robin found it incredible, how this country, whose citizens prided themselves so much on being better than the rest of the world, could not make it through an afternoon tea without borrowed goods."
"O Inglês não apenas pegava palavras de outras línguas; estava repleto de influências estrangeiras, um vernáculo de Frankenstein. E Robin achou incrível que esse país, cujos cidadãos se orgulhavam tanto de ser melhores do que o resto do mundo, não poderia passar por um chá da tarde sem bens emprestados."

O mesmo para Victoire, com o bônus que termos também a questão de misoginia. Ela e Letty são raras exceções nas dependências de Babel; mulheres tradutoras são um raridade, e têm que lutar dez vezes mais pelas oportunidades e para se provarem dignas de estar ali. Com Victoire, multiplique por um milhão. Porque ela é negra, e estamos falando de uma época em que a abolição da escravidão era recente. Uma época em que pessoas negras não eram sequer consideradas pessoas.

Tem muitos trechos de partir o coração e de causar muita revolta com o racismo que Ramy e Victoire vivem. E também tem muitos debates sobre como eles são parte de uma revolução muito poderosa pura e simplesmente por estarem ali.

Também tem momentos leves, longe de ser um circo de horrores. Babel equilibra muito bem os momentos em que arranca nossa alma do corpo e a devolve para sorrirmos um pouquinho. Cenas leves, descontraídas, de amigos aproveitando a juventude e a liberdade (com cuidado, no caso de alguns).

Suas personalidades tão distintas entram em combustão umas com as outras, e amamos ver isso; Ramy e seu deboche, Robin e seu cuidado, Letty e seu ego, Victoire e sua razão.

"That's what translation is, I think. That's all speaking is. Listening to the other and trying to see past your own biases to glimpse what they're trying to say. Showing yourself to the world, and hoping someone else understands."
"É isso que é a tradução, eu acho. É isso que é falar. Ouvir outra pessoa e tentar ver além dos seus próprios pré-conceitos para ter um vislumbre do que estão tentando dizer. Mostrar a si mesmo para o mundo, e torcer para que alguém entenda."

A jornada do Robin também envolve provações raciais. Ele é chinês, mas é mestiço; seu pai provavelmente era branco, mas ele nunca o conheceu. Em Oxford - na Inglaterra - é passável por branco sob a luz certa, no ângulo certo (como o livro nos mostra em várias situações), mas ainda é um garoto chinês. Ainda tem que confrontar o preconceito que ferve o sangue e mostra a ele que aquele mundo é injusto e talvez nunca o aceite.

E é através da Letty, a nossa Karen, que R.F. Kuang alfineta um público bastante específico em lutas sociais. As feministas brancas. Ah, como eu espumei com essa personagem. Ela é justamente a representação da "aliada"; a pessoa que está ali por seus amigos oprimidos, mas só se aceitarem que ela é tão oprimida quanto.

A personagem que não vê o próprio privilégio, e representa muito bem o que é o feminismo branco. É aquela coisa de "ninguém está falando que você não sofre, só está falando que tem gente que sofre mais, Karen!".

"But what is the opposite of fidelity? Betrayal. Translation means doing violence upon the original, means warping and distorting it for foreign, unintended eyes. So then where does that leave us? How can we conclude, except by acknowledging that an act of translation is then necessarily always an act of betrayal?"
"Mas qual é o oposto de fidelidade? Traição. A tradução significa machucar o original, significa entortá-lo e distorcê-lo para o olhar estrangeiro, não intencional. Então o que isso nos diz? Como podemos concluir, exceto reconhecendo que um ato de tradução é, portanto, necessariamente e sempre um ato de traição?"

Muitas foram as vezes que Babel colocou esses quatro personagens frente a frente para debater privilégios, e muitas foram as vezes que Babel deu umas bofetadas na cara de quem se acha o topo da pirâmide do sofrimento mundial.

Vai muito além de opressão, é claro, mas esse é um livro pra esbofetear a nossa cara. Lembre-se disso. Porque existir fora do padrão é existir com a constante de que o mundo provavelmente vai tentar te derrubar. E é importante que aqueles que têm todos os privilégios de ser o que o mundo espera do padrão estejam dispostos a reconhecer esse privilégio e, principalmente, batalhar contra ele.

E é muito interessante como o livro faz isso, como desenvolve esses quatro personagens, seus sofrimentos e alegrias, seus momentos de paz e de provação, com muita verdade. Ramy, Robin, Victoire e Letty existem para mim. Eles foram reais.

A relação desse quarteto é linda e de partir o coração. É uma amizade construída em cima de sobrevivência, de amor e de rancor. São quatro amigos muito diferentes que se encontraram em meio às palavras, ao poder da tradução e à certeza de que são eles contra o mundo; até que não mais.

Eles vivem momentos maravilhosos. Vivem situações terríveis. Estão juntos em todas as circunstâncias, porque parece que é assim que o mundo se move. Mesmo em suas diferenças, eles encontram semelhanças. O modo como a crescente da amizade acompanha a da história é tão bem trabalhada que o sentimento de cada personagem transborda das páginas.

Tem outros personagens muito importantes no decorrer da história, como o próprio Professor Lovell, o tutor de Robin. Griffin, que apareceu de repente e roubou meu coração, e que representa um ponto de virada muito importante da trama. Anthony, também, que traz um contraste ao discurso do Griffin, que é a razão contra a fúria dele.

Mas todos esses personagens importam muito para momentos chave do livro, então não vou falar mais a respeito deles justamente pela surpresa.

"That they were, in the end, only vessels for the language they spoke."
"Que eles eram, no fim, apenas receptáculos para as línguas que falavam."

Babel é uma ficção especulativa, o que significa que pega esse cenário real e acrescenta elementos fantásticos nele. O Instituto Real de Tradução é um lugar para estudos e traduções, sim, mas também é um lugar que molda a magia que move a Inglaterra - Londres e Oxford, nossas cidades protagonistas.

Barras de prata são os objetos usados para construir a magia. O sistema que R.F. Kuang criou, aliás, é muito criativo; totalmente dependente de palavras e seus significados, e de palavras em línguas que não o inglês dominante - para mostrar, mais uma vez, o quanto a Inglaterra depende daqueles que oprime.

Por isso os tradutores são tão importantes. Babel é movida através deles. A Inglaterra é movida por causa deles. Robin, Ramy, Victoire, Letty e tantos outros estudantes e graduados estão ali para traduzir, sim, mas alguns são escolhidos para trabalhar com as barras de prata. Para construir, para esse mundo que não olha para três deles como pessoas, o seu dia a dia através da magia.

Eu nem consigo imaginar os níveis de pesquisa que a autora teve que fazer para escrever Babel. As palavras são o cerne desse livro, o núcleo que dá consistência à história. Não apenas por contarem a história, mas por fazer, assim como fazem nesse mundo mágico, ela ter a infinidade de significados que tem.

É irônico, e nítido, que o Instituto de Tradução tenha o nome de uma tragédia bíblica. Que a torre de estudos e traduções seja um lugar opressivo, quando, na história bíblica, era o lugar onde todos falavam a mesma língua. Pelo menos até a ânsia por poder condená-los ao castigo divino.

"Never forget that you are defying a curse laid by God."
"Nunca se esqueçam de que vocês estão desafiando uma maldição criada por Deus."

Tem uma riqueza de cultura, de conhecimento e de História nesse livro. E é quase hilário o contraste das muitas culturas espalhadas pelo mundo quando ela confronta o fato de que ingleses... quase não têm. Tudo é roubado de outros lugares. Tudo que eles tanto prezam na verdade não tem o brilho e o requinte e o poder que em seus países de origem (o próprio chá inglês é dependente da China, veja bem).

Sabe as aulas de História, quando estudamos sobre as colonizações e ficamos com muita raiva? Babel pega essa raiva e multiplica por milhões.

O que começa com uma simples história sobre um garoto resgatado de um lar destruído, a quem é dada uma oportunidade de estudo e crescimento na vida, se transforma em questionamentos furiosos sobre o dedo do império mexendo onde não deve, sobre como o sistema é cruel, branco e elitista, e sobre como a violência e a destruição talvez sejam a única língua que grandes poderosos consigam entender sem a ajuda de um tradutor.

O inglês é de nível intermediário, mas achei que apanharia mais para ler. Foi relativamente suave, com exceção de termos mais antigos e diálogos rebuscados. Não é inacessível para quem já tem o costume de ler em inglês.

"Power did not lie in the tip of a pin. Power did not work against its own interests. Power could only be brought to heel by acts of defiance it could not ignore. With brute, unflinching force. With violence."
"O poder não estava na ponta de um alfinete. O poder não trabalhava contra seus próprios interesses. O poder só podia ser forçado a se ajoelhar por atos de desafio impossíveis de ignorar. Com força bruta, inabalável. Com violência."

Mas eu tô bastante curiosa e empolgada para ler Babel em português, justamente pela questão da tradução. Ela é tão intrínseca e essencial à trama, ela é tão falada e relembrada e é o motor que move nossos protagonistas e suas provações, e quero muito ver como esse livro vai ser na minha língua materna.

Inclusive, optei por deixar as quotes em inglês, seguidas pela minha tradução delas.

Babel é um espetáculo narrativo. O tipo de livro que palavras não fazem jus, porque é uma experiência que você tem que viver. E eu estou dizendo como uma obrigação, sim. Estou te obrigando a ler Babel. Estou te obrigando a questionar e sentir raiva e melancolia e esperança. Estou te dizendo que R.F. Kuang escreveu um clássico moderno, e que esse livro é um dos mais importantes que já aconteceu para a literatura.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/01/resenha-babel-rf-kuang.html
Matheus 14/03/2024minha estante
Tô lendo esse é tô apaixonado. Que livro PERFEITO!!

solandbooks 28/03/2024

Mais um acerto de RF Kuang
?A violência é a única linguagem que eles entendem porque seu sistema de extração é inerentemente violento. A violência choca o sistema. E o sistema não consegue sobreviver ao choque. Você não tem ideia do que é capaz?

R.F Kuang sempre encontra uma maneira muito criativa de descrever os horrores do colonialismo e da exploração que a boa parte dos países das Américas, África e Ásia sofreram. Acompanhar Ramy, Robin, Victoria e Letty é um misto de emoções e de reflexões sobre identidade, poder e exploração.

?E talvez tudo isso tivesse de fato mortalmente comprometido? mas era tão errado assim querer sobreviver??

Além disso ela traz a importância da língua e da tradução em todo esse processo - algo que eu pessoalmente nunca tinha parado para pensar.

O livro não é cheio de ação, ele é um livro lento e cheio de notas de rodapé que são extremamente importantes pra a construção da história. É um livro que vale muito a pena ler se debruçando sobre tudo que a autora quis passar.

Aline Araujo 07/04/2024

Inteligentíssimo
O livro é de extrema inteligência, muito bem embasado e explicado. Fico imaginando a quantidade de pesquisa necessária até a publicação.

Eu fiquei encantada com as partes mais densas do livro, que explicavam exaustivamente a etimologia e equivalências. Gostei muito de como o conflito político e a magia foi explorada. AMEI a construção do instituto de traduções e sua importância.

O final foi um tanto cansativo, mas faz sentido acabar do jeito que acabou - dando-se a entender que Babel se perdeu e por isso não existe nos dias atuais.

Bruna 06/05/2024

Traduzir é um ato de traição
Esse é aquele tipo de livro que te prende do início ao fim e, muito além disso, te faz questionar o mundo ao nosso redor e pensar: Por que sempre ponderamos sobre o mundo de maneira independente e nunca como um todo?

Nessa configuração de mundo que Kuang cria de maneira brilhante, vemos como as linguagens podem ser objeto tanto de dominação quanto de libertação. Ela mostra com clareza que a linguagem é viva e se modifica assim como a história, e pode ser usada para subjugar povos, visto que se comunicar com o outro no idioma do interlocutor traz a sensação de familiaridade, o que na visão do colonialismo, é essencial para explorar nações e suas riquezas.

O trabalho feito neste livro relacionado a linguística é fantástico! Ela transita entre etimologia e sociolinguística de maneira tão fluida, que faz termos a sensação de que aprender a origem de todas as palavras e os significados perdidos e modificados ao longo das eras nem seja tão difícil assim.

O paralelo que a autora traça entre a Revolução Industrial e a Revolução da Prata é objetivo, claro e eficaz, nos mostrando como devemos sempre olhar pra nós mesmos e para o todo, ao passo que as nossas ações impactam na vida de nossos semelhantes.

Os personagens principais são bem delineados, com seus ideais e suas percepções de mundo. Victoire, Ramy, Robin e Letty são contrastes de visões de mundo entre si. Gostaria muito de ter lido mais sobre Griffin que é um personagem muito intrigante (um pouco obcecada por ele estou, acho kkkk)

É um livro que te deixa preso, pois a escrita dela é muito gostosa e, mesmo que seja um livro enorme, você lê 100 páginas sem perceber e quando percebe, já acabou o livro. E se prepare, pois a cabeça ficará a mil com tantos questionamentos.

É uma fantasia-histórica-dark academia, podemos categorizá-la em vários gêneros. Uma narrativa que nos dá esperança de que a história real, um dia, possa ser fluída e justa pra todos!
Barbosa 07/05/2024minha estante
Achei lento demais para prender do início ao fim. O meio dele é extremamente parado.

Bruna 07/05/2024minha estante
Sim, ele é mais parado mesmo, mas eu achei a escrita dela tão boa e fluída que mesmo sendo parado, passou muito rápido... e eu amo o tema, o que ajudou muito também rsrs

Rafyscreve 13/02/2024

Babel é um espetáculo narrativo
???????????????
?Não sabia que impressionar um homem branco podia ser tão perigoso quanto provocá-lo.?
???????????????

Sempre acho que estou pronta para os livros da Kuang. Mas ela sempre surpreende.

Babel conta a história de Robin, um menino que mora em Cantão, na China, e vê sua família dizimada por um surto de cólera. Antes de seu fim, um professor inglês o salva e oferece uma nova vida a ele, na Inglaterra. Uma nova vida inclui deixar seus costumes, cultura e até mesmo seu nome para trás. Com a outra opção sendo uma doença fatal, Robin aceita sem entender o peso das condições.

No Instituto de Tradução, conhecido como Babel, Robin aprende novos idiomas, faz amigos e trabalha com a prata e a magia que ela permite executar. Em troca, ele aguenta a violência por ser diferente. A violência de ser, aos poucos, transformado de humano em ferramenta. E não há nada mais violento do que ter que ser grato por algo que te corrompe e te destrói.

Seja pela densidade das aulas de tradução ou pela opressão misógina e racista que os personagens sofrem, Babel é, ao mesmo tempo um livro extremamente difícil e um espetáculo narrativo.
É um tapa na cara do colonialismo.
É uma dissertação sobre o poder das palavras e os significados esquecidos.
É um hino ao poder dos imigrantes.
Não consigo nem imaginar a quantidade de pesquisa que precisa ser feita para chegar em um livro desse nível. Mas ainda tem gente que torce o nariz e insiste que fantasia é só leitura de entretenimento.

Eu costumo recomendar livros de fantasia para quem lê fantasia, mas dessa vez eu digo para todo mundo que está me ouvindo: leia Babel.
Leia e sinta tudo: a raiva, a tristeza, a frustração. Sinta o poder que as palavras têm de mudar o mundo.
E use-as para isso.
mila.mariani 13/02/2024minha estante
Uau amei a resenha!! Estou ansiosa para ler logo ele.

Rafyscreve 16/02/2024minha estante
@mila.mariani Obrigadaaa ?

Emilia.Reis 17/02/2024minha estante
adorei

Kamili19 24/04/2024

Amei a história, cultura e a pesquisa por trás do livro.
Adorei, rica em cultura, história e o fato de muitas coisas serem fatos reais me cativou. Me surpreendeu muito o decorrer da história, e não esperava por este final, mas o final foi digno, em minha opinião, de uma realidade. Apaixonei nos personagens e nas suas lutas e no que lhes move, seus desejos e esperança.
Estou ansiosa para ler mais da autora , e sinto que ela vai ser uma das minhas favoritas

Jordana Borges 02/04/2024

Foi meu primeiro contato com a R F Kuang e já quero ler mais coisas dela.

Que leitura impecável, imersiva, contagiante. O livro é lento, descritivo, as reviravoltas vão acontecendo mais pro final mas isso não tira o fato do livro nos prender logo no início. Os temas sociais abordados com tanta clareza, críticas ao racismo, colonialismo, imperialismo, xenofobia, além de tudo é um livro com muito peso e críticas sociais importantíssimas.
Me apeguei aos personagens, senti empatia por quase todos. Ela nos faz entender o porque de cada um. O desenrolar do livro inteiro me agradou, tanto quanto o final, estou extasiada com a leitura, foi incrível. Aquela sensação boa de quando acabamos um livro perfeito?

?A violência é a única linguagem que eles entendem, porque seu sistema de extração é inerentemente violento. A violência choca o sistema. E o sistema não consegue sobreviver ao choque. Você não tem ideia do que é capaz.?

Matheus656 18/02/2024

Fascinante.
Facilmente uma das coisas mais incríveis que eu li nos últimos tempos. Personagens bem construções, história bem construída; e uma história que NECESSITA ser lida

Cris 27/02/2024

?Todo ato de tradução é um ato de traição.?
?Mas essa é a beleza de aprender um novo idioma. É para parecer uma empreitada de grandes proporções. É para intimidar. Isso faz com que você passe a apreciar a complexidade dos idiomas que já conhece.?

?Dê ao mundo o que o mundo quer; contorça-se para se adequar à imagem que eles querem ver, porque é assumindo o controle da narrativa que você vai controlá-los.?

?O mundo tem que se romper. Alguém tem que responder por isso. Alguém tem que sangrar.?

Em 1828, um menino se torna órfão pelo rastro da cólera em Cantão, na China. Sob o nome de Robin Swift, ele é levado a Londres pelo misterioso professor Lovell e por anos se dedica ao estudo de diversos idiomas, como latim e grego antigo, preparando-se para um dia ingressar no prestigiado Real Instituto de Tradução da Universidade de Oxford, conhecido como Babel.
Com sua torre imponente que guarda segredos inimagináveis, Babel é o centro mundial do saber.

No Instituto, Robin descobre que aprender a traduzir é também aprender a dominar a magia.
Através de barras de prata encantadas, é possível manifestar as nuances e os significados perdidos na tradução ? e essa arte trouxe aos britânicos uma dominância sem precedentes. Para Robin, Babel é uma utopia dedicada à busca do conhecimento. Mas o conhecimento obedece ao poder...

Chinês criado na Grã-Bretanha, o jovem começa a se questionar se servir a Babel significa trair sua pátria e se vê dividido entre a Instituição e uma obscura organização destinada a impedir a expansão colonialista. Quando a Grã-Bretanha vislumbra entrar em guerra com a China motivada por prata e ópio, Robin vai precisar escolher um lado. Afinal, será possível mudar as instituições por dentro ou a violência é inerente à revolução?

Uma narrativa brilhante, visceral e sombria, Kuang revisita e reescreve a Revolução Industrial na Inglaterra e a história colonial da China na década de 1830. Babel é ao tempo uma carta de amor e uma declaração de guerra, abordando temas como revoluções estudantis, resistência colonial e o uso da linguagem e da tradução como ferramenta dominante do império britânico. A obra é uma trama avassaladora e brilhante sobre a magia da linguagem e o uso das palavras como instrumento de poder.

Vi | @dulcevibooks 27/03/2024

Impactada
Primeiramente, esse não é a vibe de livro que eu normalmente leio, mas gostei muito.

Esse livro é mais uma ficção histórica do que fantasia. Nós temos uma história em que línguas e a tradução são a base de tudo, mas vemos muitos pontos que a autora critica como colonialismo, racismo, machismo, economia, política e alguns outros.

Acompanhar esses personagens por essa aventura foi muito legal, amei a escrita da Kuang e o universo que ela desenvolveu!

Algumas escolhas dos personagens me irritaram (mas quando não né KKKKKKKK), mesmo assim aproveitei a leitura.

DaniloVeronezzi 08/04/2024

BABEL OU A NECESSIDADE DE VIOLÊNCIA
Um livro excepcional. Personagens marcantes. História incrível. Escrita impecável. O melhor livro que eu li até o momento neste ano. É o primeiro livro que eu li dessa autora. Certamente lerei os outros. Super recomendo esse livro. É muito, muito, muito bom!!!

Cris 08/04/2024

Relevante!
O livro é sem dúvida muito bom. Começa ameno e do meio pro final a coisa estoura. Trata de assuntos muito relevantes e que fechamos os olhos pra eles diversas vezes, como o preconceito contra mulheres, negros, estrangeiros. Outro assunto muito forte é o da dita colonização europeia e do quanto foi destruidora e violenta.
A prata, na minha opinião, pode ser tomada como uma alegoria para a tecnologia, em geral, sem a qual não conseguimos mais viver hoje em dia (o que inclui Internet, celular, chips, GPS, etc.) e, no futuro, quem sabe, será uma alegoria para a inteligência artificial.
Aos linguistas e curiosos das línguas, o livro é um prato cheio. Todas as referências são muito interessantes e te instigam a querer saber mais. A vida acadêmica dos personagens igualmente chamou a minha atenção. A universidade pode ser um lugar incrível, de descobertas e crescimento pessoal e profissional. No entanto, pode trazer uma carga emocional e uma pressão pela excelência equivalentes.
O livro é uma ficção, sabemos disso, mas, às vezes, pela forma como é escrito, parece não ficção. Há muitas notas de rodapé, referências que não existem no mundo real e outras que existem... Isso deu um pequeno bug na hora de diferenciar o q é real e o que não é. Está super recomendado.

Vinícius 19/02/2024

"Todo ato de tradução é um ato de traição"
Difícil por em palavras tudo que senti lendo esse livro. É impressionante como a R. F. Kuang consegue escrever uma obra tão diferente da trilogia da Guerra da Papoula e, ao mesmo tempo, que tenha tanto a ver. Por mais que a escrita da autora seja didática ao extremo em alguns pontos (alguns diálogos acabam soando artificiais quando ela se mostra direta demais no assunto), a verdade é que Babel é uma obra-prima. Eu não consigo pensar em um adjetivo melhor, porque o que a Kuang fez aqui que vai entrar para a história da fantasia.

A maneira como ela entrelaça colonialismo, colonialidade, raça, gênero, linguagem e academicismo é inigualável. A veia acadêmica dela salta a todo instante, mas talvez por eu ser um acadêmico, eu amei ver como ela escreve com paixão e com (muita) raiva - raiva contra os colonizadores, os impérios, os falsos aliados brancos e o racismo. Por toda a sua primeira metade, Kuang até nos faz deslumbrar com as maravilhas de Oxford e Babel (mesmo nunca nos deixando esquecer como seus protagonistas não-brancos são realmente vistos), mas a mudança de tom e de clima na segunda metade é chocante e, infelizmente, inevitável.

Ao final do livro, estava em lágrimas. É um encerramento tremendamente agridoce, mas aqui, tal qual em A Deusa em Chamas, Kuang nos deixa o vislumbre de um futuro onde o colonialismo não vença. Cabe a nós acreditar. Se havia alguma dúvida de que ela é a grande autora de fantasia da nossa geração, Babel vem para enterrar qualquer dúvida.
Valney 22/02/2024minha estante
Bela resenha amigo, deu até vontade de ler

Brunareader 05/03/2024

INCRÍVEL!
Há séculos que eu tinha vontade de ler esse livro, mas nunca achava ele em português e quando ele finalmente saiu no Brasil não perdi a oportunidade de deixar de lado outros livros e colocar ele na frente. É maravilhoso, incrível, a leitura é super fluida e envolvente. É claro que assim como quase todos os livros você sente vontade de dar uns tapas nos personagens. Nunca passou na minha cabeça que o final seria assim e sendo sincera se ele tivesse sido diferente teria sido uma porcaria.

Amei, amei, amei. Maravilhoso apenas! ??????
brenda_95 05/03/2024minha estante
quero muito ler esse.