Xeque-mate

Xeque-mate Ali Hazelwood

Resenhas - Xeque-mate

1922 encontrados | exibindo 76 a 91

Aguiar 24/05/2024

Antes de tudo, quero deixar claro que sou apaixonada pela escrita da Ali. Ela tem um jeitinho com as palavras sensacional. Suas histórias são imersivas e fáceis de serem lidas. Nesse sentido, não dá pra se decepcionar. Se você procura uma romancezinho leve e extremamente fluido, esse livro é uma boa escolha.
É um livro que cumpre com sua proposta. Não é sobre uma história de amor arrebatadora ou que entre em minuciosos detalhes sobre o meio de xadrez profissional.
Ele é como um filme clichê de sessão da tarde, sabe? Que você termina com uma sensação gostosinha e um sorrisinho bobo.
Mas nem por isso, não possui defeitos...
A gente (e com "a gente" quero dizer nós leitores, perdoe a generalização) temos o costume de achar que fluidez na escrita é sinônimo de livro bom. E nem sempre é assim.
Fiquei incomodada com algumas coisas enquanto lia.
Uma delas foi a bissexualidade esteriotipada da protagonista.
Aí você pode estar se perguntando em que momento a protagonista teve sua sexualidade e estereotipada??
Vamos lá.
Mallory tem apenas 18 anos e uma vida sexual muito ativa. Até aí, isso não é um problema. É bom ver protagonistas femininas que não tem medo de explorar sua própria sexualidade. Mas em vários momentos do livro é reforçado essa ideia de que "ela transa bastante".
Em determinado momento a protagonista até pensa que está passando por um período de seca (de meses) e não está mais usando o aplicativo de namoro. Poxa, um aplicativo desses só é permitido pra maiores de 18 anos então como??? É a primeira personagem bissexual da Ali e fiquei me perguntando será que é assim que ela vê pessoas bissexuais? Viciadas em sexo que pegam geral? Sei lá, não gostei disso.
Outra coisa que não gostei foi a forma como as partidas de xadrez eram mal explicadas. Ao meu ver, em várias cenas se trocasse o jogo não faria diferença nenhuma. O que é bem ruim porque teoricamente a história gira em torno do xadrez, né?
Além disso, alguns conflitos internos foram expostos tarde demais na narrativa. Consequentemente, eles foram bem mal desenvolvidos. A questão familiar dos dois não teve a profundidade que eu queria tanto ler.
Muitas questões sentimentais apenas não foram exploradas.
E por último, o gostar muito imediato do Nolan. Por um tempinho, até cogitei que ele fosse demissexual mas parando pra pensar ainda bem que não foi nada confirmado. Ele simplesmente foi vencido por ela e ficou instantâneamente apaixonado. Acho que não é assim que rola a conexão. Sei que não estamos vendo a perspectiva dele, mas fica nítido quando algo é jogado e quando algo é bem trabalhado.
Enfim, para não dizer que não defendi a Ali nessa resenha, vi alguns comentários de gente criticando as irmãs da Mallory. Quer ver uma família perfeita? Abre um comercial de margarina, cacete. No mais, não é um livro ruim. Na verdade, a experiência de leitura foi bem agradável só é bem genérico.

Geovana.Gomes 24/05/2024

Adorei essa história da Ali Hazelwood, o último livro que li dela não gostei tanto, mas esse me fez relembrar pq gosto das histórias da autora.
É um livro diferente do que ela vinha escrevendo até o momento, mas adorei a temática mesmo sem saber nada de xadrez.
Gostei muito dos personagens, foi bom ler uma história com personagens que têm entre 18 e 20 e serem mais maduros e longe da temática faculdade.

Cristal.ber 23/05/2024

Peça tocada, peça jogada!
Eu amei esse livro, me passa muito uma vibe do novo filme da zendaya "Rivais", com a mesma vibração sexy de gnt que nem precisa se esforçar pra isso.
Eu amei toda atmosfera do livro, esse negócio de ser tão bom e tão obcecado por algo é excitante.
Posso dizer que é bem diferente do que estou acostumada a ler da autora e isso não é algo ruim, na vdd foi bem divertido, eu praticamente engoli esse livro não conseguia desgrudar, me tirou de uma ressaca braba de meses, em tese ele é o mais "infanto juvenil" do que os outros, pq ele foi escrito mais para adolescentes, já que os personagens estão saindo da adolescência e começando a fase adulta, ainda se prendendo ao fato de sair do ensino médio e decidir oq fazer da vida, então ele seria mais "leve" ou mais "bobo", porém eu super amei essa vibe e apesar de que de fato ele ser mais leves em questões sexuais e não tem nenhuma cena mas descritiva, ainda assim achei bem mais construído talvez por causa dos traumas que eles tiveram.
Falando sobre eles, eu fiquei surpresa por gostar tanto do cara, o Nolan segue o clichê, porém achei ele bem autêntico e direto, achei que esse personagem foi muito acertado.
A Mallory é muito boa tbm, embora eu não consiga pensar nela como é descrita, parece que a personalidade e aparência não conversam, mas ela é ótima tbm.
Os personagens secundários são todos excelentes gostei de todos, da família e dos amigos!
E eu não gosto de xadrez não entendo nada de xadrez, mas esse livro sobre xadrez foi maravilhoso, e não se enganem achando que xadrez vai ser só uma desculpa, um plano de fundo da história, posso dizer que xadrez é o personagem principal, os personagens vivem e respiram xadrez, vc até acostumar e imagina como são as jogadas, apesar dessa avalanche de informação de xadrez que deveria ser chato a história flui muito!
Mas sempre tem alguns pontos negativos, eu amei dei 5 estrelas, mas em alguns momentos ela narrando pareceu meio monótono demais, eu acabava saindo um pouco da imersão por ser um pouco chato as descrições de coisa que nada tinha nada haver, mas isso acontece mais pro final, tbm achei que faltou uma cena mais +18, e olha que eu não gosto quando acontece a cena e o livro só se torna sobre isso, porém o livro TD tem essa pegada sexy que te faz esperar um rompante entre eles e isso quando de fato acontece não é tão incrível como eu achei que seria, é meio um "se amaram a noite toda" da uma brochada. Mas devo dizer que isso não fez o livro cair no meu conceito, embora pelo conceito meio jovem demais, o plot foi meio blé e algumas soluções foram meio fáceis demai, poderia ter mais tensão!

Enfim, amei e super recomendo!
E aparentemente voltei a ler com vontade.

Belpotter 23/05/2024

Não funcionou comigo
Em meio a tantas avaliações positivas, a única explicação é que esse livro não funcionou comigo. Foi o primeiro livro que li da autora e estava ansiosa, mas me frustrei. Esperava mais, muito mais.
Eu li em uma tarde, então se você procura um livro leve e rápido de ler, vai fundo, pq esse te prende e você não vai querer largar.

Allana.Lessa 23/05/2024

Livro bem diferente doq estou acostumada,2 livro da autora
Gostei bastante do livro,a história é bem construída e interessante,as vezes as mulheres Greenleaf me irritavam principalmente as irmãs da Mal ? Simm demais,mais conforme o decorrer da história elas ficam mais legais kkkkkk
Senti falta de ver mais a Mal e o Nolan juntos como um casal
O Nolan é um fofo e um amorzinho amei conhecer ele??
A Mal me irritou em vários momentos,mais dps de saber todo o rolê do pai,deu para entender o pq ela era assim e deu vontade de abraçar ela

Camila1856 23/05/2024

Os livros da Ali são mais que clichês
Comecei esse livro sabendo que: 1 eu não sei nada de xadrez; 2 esse livro era diferente dos outros da autora, sem um apelo para cenas hot por exemplo.

E fiquei, como sempre, de cara. Como uma mulher consegue escrever livros tão bons? Acho que se ela escrevesse um livro de receitas eu leria!! Kkkk

O jeito como a Ali sempre coloca a questão do gênero e do machismo nos seus livros tornam eles muito mais do que meros clichês. Tudo é mais profundo do que só protagonistas encontrando o amor, são mulheres em áreas onde os homens são os únicos valorizados, os que recebem os prêmios, os elogios e o dinheiro. E como ela consegue entrar dentro de cada área da STEM e desenvolver protagonistas diferentes, mas com uma força de vontade de vencer esse sistema é INCRÍVEL!

Só dei meia estrela a menos pois senti em certos momentos uma certa repulsa do caráter de vítima da protagonista, mas entendo que era necessário para o desenvolvimento dela.

Amei demais e estou ansiosa pra ler TUDO que essa mulher publicar.

Dafny2 23/05/2024

???
Amo romances onde a história do livro gira em torno de algo nerd, é a combinação perfeita. Assim como o casal principal e o jeito que tudo se desenrola, adorei.

Ellis 23/05/2024

Que livro bom, queria mais.
Bom eu duvidava um pouco que um livro sobre xadrez e romance se encaixaria tão bem, mas ele têm uma escrita muito fluída, eu só queria ler mais e mais e mais. As referências ao mundo real do xadrez, até as explicações ???. Eu comecei a ler achando q ia ser uma farofa literária, mais um pouco do mesmo né, rivais que se apaixonam no trabalho e tals, típico de romance que a Ali escreve, mas depois que a gente lê percebemos que não é nada como a farofa literária. Na minha visão, o livro foca mais na evolução da Mallory do que no romance em si, o que é incrível, pois você começa a compreender a Mallory e ver o quão complexa ela é, mas ao mesmo tempo vc fica com raiva dela porque sabe que ela tá fazendo uma merda bem grande. Eu não vou nem falar do Nolan, pq pqp que homem (tudo bem q todos os homens que a Ali escreve são como geladeiras duplex de duas portas). Achei o epílogo meio fraco e queria muito ver o capítulo final mais extenso, mas isso não anula as cinco estrelas que esse livro mereceu,se tivesse um outro livro no mesmo universo eu leria fácil fácil. Eu sei que minha experiência com ele melhorou por eu saber o um pouco de xadrez e conhecer algumas pessoas e termos que são citados, mas o livro não deixa de ser muito bom e muito bem embaçado.
Ellis 23/05/2024minha estante
*embasado

Erica201 23/05/2024

A Ali se tornou uma das minhas autoras favoritas por causa desse tipo de obra prima. Que nos envolve e nos conquista. A sua escrita é bem construída e me orgulho em ver que ela está evoluindo em suas ideias criativas.

kaline 23/05/2024

"Ele me observa por mais tempo do que é confortável. Galáxias atravessam seus olhos negros e me pergunto se esse segundo pode durar um século. Se o universo poderia ser apenas nós dois, entendendo um ao outro em um loop infinito."

Ellen64 23/05/2024

Viciante
Que livro viciante, a história é boa, a protagonista é meio chatinha era só falar com as pessoas mas ne

1922 encontrados | exibindo 76 a 91