Só Amigos

Só Amigos Caroline Fawley

Resenhas - Só Amigos

JeliaSantAnna 24/10/2023

Não funcionou para mim
Eu já seguia a autora no Tiktok desde a época do Dracotok. Peguei a fase dela reescrevendo a fanfic para a versão que pode ser encontrada hoje no Wattpad. Li os cinco livros e achei uma história razoável.

Quando a autora anunciou que ia reescrever a fanfic em um livro autoral, eu fiquei muito animada. Ela prometeu muito, mas não conseguiu cumprir da melhor forma.
Talvez eu tenha colocado muita expectativa.

Tenho muitos pontos a abordar sobre a obra, mas vou apontar os que mais desagradaram:

1- O UNIVERSO MÁGICO: Nas primeiras páginas do livro, a autora introduz uma história (muito interessante, na minha opinião) sobre a origem dos bruxos, mas depois larga de mão. O livro se passa em uma escola de magia, mas nós mal somos apresentados às aulas, às matérias que eles cursam, não sabemos como as provas funcionam... A parte mágica da coisa fica muito vaga. "Mas o foco é o romance", de fato; mas como a autora se propõe a fazer uma "romantasia", é esperado que ela saiba e consiga desenvolver os dois aspectos.
2- A SEMELHANÇA COM HARRY POTTER: Isso me incomodou muito. Apesar de ser uma adaptação de uma fanfic de Harry Potter, eu esperava uma certa originalidade. Não encontrei. As semelhanças me assustaram muito. Escola de Magia na Grã-Bretanha, os alunos vão de trem, o trem sai de Londres, existe um vilarejo bruxo perto da escola... No geral, essas características isoladas podem sim formar uma obra original, mas juntas parecem uma cópia.
3- ERROS GRAMATICAIS E DE DIGITAÇÃO: Tive sérias dúvidas de que houve um trabalho de betagem e revisão nesse livro. Um errinho ou outro é normal, mas eu encontrei muitos erros nesse livro, o que atrapalhou bastante a minha experiência com a leitura.
4- ERROS DE CONTINUIDADE: Mais uma vez, o trabalho do leitor beta fez falta. Existem alguns erros de continuidade grotescos: o Daemon diz que a constelação de Draco inspirou o seu nome (sendo que ele era, de fato, o Draco Malfoy na fanfic); O pai do Eros tinha criado a fórmula do uísque de fogo, e depois foi o avô quem criou; Uma hora a Cora diz que os olhos do Daemon são quase cinzentos, outra hora diz que eles são cinza; A Elite se conhecia desde a infância, ou se conheceu na Averly? O Daemon decidiu que queria aprender a falar francês em um evento aristocrata em que os seus pais estavam e a Cora e os pais dela também, quando eram crianças, mas ele apresentou a mãe dele à mãe da Cora no Baile de Inverno? Como assim? E como os bruxos de linhagem pura, que tem tanta aversão pelas famílias mestiças e humanas, têm acesso à determinadas marcas humanas? O Daemon tem uma Harley! A Cora usa coisas da Gucci, Versace e Tiffany! Talvez a autora consiga explicar essas questões, mas eu realmente fiquei confusa.
5- INSENSIBILIDADE: Eu não consegui notar a sensibilidade da autora para determinados assuntos, como as crises da Cora e a questão do consentimento sem dizer (que pra mim pareceu um estu...). Isso pode ter a ver com a inexperiência na escrita; às vezes a autora acredita que desenvolveu o suficiente, e não fez. E foi uma questão que também me incomodou.
6- FALTA DE PESQUISA: Acho que determinadas coisas poderiam ter sido evitadas se a autora simplesmente pesquisasse. Ela chama uma garota asiática de garota-gueixa, o que não condiz com a construção de cena. Gueixas são artistas! Ela descreveu um olhar determinado vindo da garota. Samurai, ou até mesmo "guerreira", se encaixaria muito melhor.
7- CENÁRIOS REPETITIVOS: Volto a dizer, eles estão numa escola, mas não parece. Quase todo capítulo tem uma festa ? e isso até tira um pouco da animação para que um evento assim chegue na história.
8- PRINCESA OU DIABINHA: A autora tentou justificar dentro da narrativa, mas eu achei contraditório. Um apelido acaba anulando o outro.

Enfim, eu espero que a autora consiga ler as críticas, analisá-las e encontrar uma forma boa de retificar tudo isso em seus próximos livros.

Demorei para terminar, descobri que o livro não era para mim e não fiquei interessada na continuação.

Gina 15/11/2023

Se Hogwarts fosse um inferninho
Comecei a leitura com muita expectativa, como uma grande fã de HP eu adorei a ideia de adolescentes bruxos, escola de magia, separação por casas, tudo muito parecido com Hp de fato.
Mas gente, achei tão bobinho, a escrita tão chatinha.
O livro é basicamente um monte de adolescentes da pior espécie (que se acham o máximo por encher a cara com 16 anos, arrumam briga por nada e se acham os donos da escola) e juro pra vocês, a cada 20 páginas tem uma festa. Eu devo ter lido umas 10 festas diferentes nesse livro, e a história em si, sobre o desenvolvimento dos personagens, a escolha das casas, a magia deles crescendo, as aulas, nada disso é explorado.
Os protagonistas são 3 meninas e 3 meninos, e claro tem o casal principal do livro que ironicamente são os piores personagens na minha opinião.
O Daemon é um cara extremamente possessivo, ele transa com a escola inteira, não tem compromisso nenhum com a protagonista mas se um cara olha na direção dela, ele simplesmente surta e quer matar o menino. Tem uma cena onde ele força a Cora a transar com ele, mesmo ela dizendo que não quer, e depois a desculpa é "ah mas no fundo ela queria", amado????
E a Cora é uma adolescente birrenta que tem muitos traumas sim, mas também não é explorado, é citado algumas coisas mas não explica direito, não entra de fato no assunto pra gente pelo menos tentar ter um pouco mais de simpatia pela menina. Ela é uma menina de 17 anos que tem fama de ser super rodada, usa roupas minúsculas e da em cima de vários pra enfatizar isso mas no fim ela é virgem. Isso me passou uma imagem de infantilidade tão grande, da menina ter que se esconder desse jeito e fingir tudo isso só pra acharem ela o máximo. No fim ela é outra adolescente problemática que perdoa todas as merdas e aceita tudo que o Daemon faz com ela, além de encorajar ele. O Daemon toda hora quer matar alguém que olha pra ela e ela acha o máximo, fica toda "ainnn ele tem ciúmes, que fofo", enquanto isso outro adolescente é espancado por encostar na princesa.
No começo é super legal, me prendeu demais a leitura, ele começando a ficar com ciúmes, gostando dela, eu devorei o livro querendo ver logo os dois juntos, mas chegou num ponto que a autora não sabia onde parar, passou dos limites a possessividade, as brigas por nada, as festas a cada 2 capítulos, um porre.
Parece que a autora juntou todo o tipo de adolescente que eu mais detesto e jogou dentro desse livro.
Pra mim não funcionou, mas a leitura em si te prende, quem gosta de livros com temáticas mais adolescentes provavelmente vai gostar desse livro.
Yumi.book 22/11/2023minha estante
BERREI COM O TITULO KKKKKK

Amanda3321 07/10/2023

Só amigos
Ok... tenho alguns pontos pra hablar. Primeiro, por mais que o gênero seja dark romance, esse livro não chega perto disso, na minha opinião. Ele têm sim algumas premissas, mas a autora não explora muito eles. Segundo, fantasia????? O primeiro capítulo prometeu tudo de fantasia, mas o resto do livro não entregou nada. Confesso que fiquei decepcionada com isso, senti falta dessa parte. Terceiro, eu sei que originalmente era uma fanfic de harry potter e continua sendo inspirado, mas não poderia ter sido mais sútil? Quarto, os hots deixaram um pouco a desejar, além de terem demorado bastante pra acontecer. E por último, os personagens secundários são bem mais interessantes do que o casal principal.

Duds42 01/11/2023

Acho que esse livro é uma fanfic
O que aconteceria se o universo de Harry Potter, cheio de escolas mágicas, bruxos e feiticeiros se juntasse ao universo de 50 tons de cinza, com sentimentos à flor da pele, sedução e dinheiro, eu te respondo, esse livro. Aqui acompanhamos a história de um grupo de 6 amigos conhecidos como Elite, jovens ricos com pais ausentes e problemáticos que gostam de causar e não se importam com o que todo mundo pensa

Comecei a ler esse livro apenas pela capa sem saber nada da história e confesso que se soubesse antes que isso era um dark romance não o teria lido, pois não é um gênero que me agrada. Porém, conforme fui lendo, acabei gostando da dinâmica dos personagens e decidi dar uma chance para a história e lê-la como uma comédia, não diria que passei pano para as diversas problemáticas desse livro, mas sim decidi ler com um olhar menos crítico e rir dos absurdos que a autora colocou ao invés de revirar os olhos o tempo todo, apesar de ter feito isso várias vezes.

Logo no primeiro capítulo percebemos que o foco deste livro será Cora, uma das integrantes da Elite, uma garota de personalidade forte e problemas familiares que não abaixa a cabeça para ninguém e ama um desafio. E também Daemon, outro jovem da elite, extremamente rico que compartilha de problemas similares aos de Cora, porém se afoga em bebidas, mulheres e é claro, desafios para distrair a mente. Ao longo da história esses dois que até então eram só amigos começam a se aproximar e se conhecer melhor, fazendo com que um novo sentimento surja.

O romance desse casal, é cheio de altos e baixos e de um ciúme extremamente possessivo encorajado por ambos, principalmente a Cora com o Daemon, ao invés de repudiar as atitudes dele ela as encoraja e ama esse lado dele mesmo que não seja nada saudável, cada doido com seu par igualmente doido formam um casal perfeito.

Agora a melhor parte do livro foi a menos explorada, os poderes dos personagens, claro temos eles fazendo feitiços e tendo aulas de magia, porém quando a autora se propõe a escrever sobre magia da treva, principalmente se ela aparece em poucos personagens espera-se que isso seja desenvolvido, coisa que não foi. Não temos cenas dos personagens pesquisando sobre isso ou tendo medo não, tudo é deixado de lado e no momento que isso retorna não há nem mais tempo para aprofundar essa discussão. Creio que em um segundo livro essa questão será melhor trabalhada, todavia, isso já poderia acontecer aqui.

Outro ponto que deveria ser melhor trabalhado são os problemas psicológicos da protagonista, aqui começamos e terminamos o livro sem nenhum avanço sobre o tema, claro que eu não esperava que eles fossem magicamente resolvidos, mais acredito que não foram tratados com a seriedade necessária, faltou muito mais responsabilidade da autora nisso.

Por fim, eu não recomendo esse livro e isso pode soar hipócrita já que pretendo ler o próximo, mas sou uma pessoa curiosa que às vezes precisa ler algo ruim para dar boas risadas. Mas se você já está familiarizado com o gênero de Dark romance provavelmente irá gostar, então para essas pessoas acho que vale a pena ler.

Mona 22/10/2023

Quase abandonei
O livro no começa estava legal
Só que depois ele não levou a nada,
Um protagonista chato que não tem um pingo de consideração pela garota que ele diz "gostar"
E a cora tinha tudo pra ser uma protagonista foda, mais não passa uma menina sem amor próprio que fica inventando desculpas para atitude ridículas do Damon
A partir da magia era bem interessante mas mal foi trabalha
Me forcei a terminar o livro o que me fez odiar mais ainda os personagens
Não tenho nem o interesse de ler o segundo

Juliane 29/03/2024

Amei.
Eu acho um livro leve , um dark leve, vendo algumas resenhas aqui, acredito que as pessoas apenas querem tacar hate e só isso, as pessoas não sabem mais fazer uma crítica construtiva, tá tudo bem , não gostar do livro, mas ofender a autora é demais, é ridículo e só mostra que você que faz isso, é uma criança de no máximo 13 anos, esse é o primeiro livro lançado dela, e ainda tem dois livros pra ser lançado dessa saga , o primeiro livro é mais introdutório, realmente não tem muito desenvolvimento, justamente por ser o primeiro, no geral eu achei bem de boa , espero que o segundo livro tenha muito mais desenvolvimento dos poderes dos personagens, do romance e outras coisas.
Yngridy.barros 06/04/2024minha estante
Concordo, o livro é super dboa, mas as pessoas estão falando como se fosse um monstro

Lais Dias 08/03/2024

Tinha potencial mas estragou
Eu no começo estava super interessada pela história, mas ao desenrolar da muita vergonha alheia em ler as falas e atitudes dos personagens. O livro e a escrita seria para um público de 12 anos, porém por conta do dark seria impróprio para pessoas menores de idade, o que torna todo o conteúdo incoerente. Não recomendaria para ninguém esse livro.
Piazzi0 24/03/2024minha estante
Inicialmente o livro era apenas uma fanfic, porém é muito boa

Krist_Hyna 03/05/2024minha estante
Essa é a questão de muitos darks, serem para crianças de 12 anos com classificação indicativa +18

Larissa 14/12/2023

Eu li a versão do whatped
Adoro a autora acompanho as redes sociais e só li o livro no whatped pq não tinha outra maneira, fiquei feliz quando ela informou que iria lançar na plataforma do Kindle tmb, o livro deu uma mudada e foi divertido ler tudo de novo.

Leticia2248 25/12/2023

Decepcionada...
Cara, eu não sei nem por onde começar. O livro no início tem um enorme potencial. Começa falando sobre magia, famílias poderosas e achei que tinha uma trama ótima por vir. A elite pra mim seria um grupo de amigos inteligentes e fodas pra caramba. No desenrolar do casal principal, de início as tretas e desafios dos dois era até legal. Servia muito pra criar a personalidade deles e a construção do relacionamento.
Porém a autora se perdeu cara. Completamente, ela cita a magia da Cora tipo duas vezes no livro. A única coisa que a elite faz é ser um grupo mimado de adolescentes frustrados e gostam de descontar seus problemas nos outros estudantes.
A autora só foca o livro inteiro, numa porr* de relacionamento doentio, muito nada a ver, festas extremamente aleatórias a personagem principal é tão chata que chega dar nojo. E as amigas dela são tão burras e tão alheias a vida da amiga e vê ela se afundando na bosta e não fazem nada.
Esse era meu último livro do ano e eu esperava muito mais deles. O final foi torturante de ler.
Estou bem triste, são livros assim que na real fazem a gente entrar numa ressaca e custar animar e ler outros.

Tetriz 07/11/2023

Fanfic mal feita
Gostei da ideia do livro,só acho mal executada,parece que foi feita as pressas de maneira preguiçosa.
Os personagens são rasos e sem desenvolvimento,todos são superficiais,crianças mimadas com problemas com os pais e eles são apresentados assim,mas é só isso,o livro todo nenhum é nada mais além dos seus problemas.
O relacionamento dos personagens principais foi mal elaborado,eles são amigos desde criança e parece que não eram amigos,ao invés da autora ir com calma apresentando a amizade e explorar os sentimentos com ao passar do livro,ela preferiu ir rápido e pular todas as partes do que é se gostar de um amigo,fazendo jogos infantis sem sentido e fazendo o cara ser só babaca,sem nada além,não adianta falar que seu personagem é algo mais do que um galinha se é assim que vc mostra ele todo o livro,até quando ele ja está com a Cora
cora é tão rasa quanto os outros,só tem traumas que não são desenvolvidos,a autora não se esforçou pra desenvolver os problemas que a Cora tem com os pais dela ou até mesmo criar uma personalidade pra personagem.
Todos ali só tem traumas e nada mais,sem nenhum traço de personalidade ,até mesmo a relação deles é mal aproveitada.
A contrução do mundo foi o que mais me incomodou,a autora tinha criado uma história legal com as deusas,era só seguir nesse caminho original e elaborar melhor a construção da magia,mas parece que ela ficou com preguiça e copiou Harry Potter e mudou os nome das coisas,ao invés de criar algo próprio que seria muito mais interessante de ler.
Espero que a autora desenvolva melhor tudo,pq a ideia do livro é legal,só é mal executada e mal escrita.

Amiini.sz 03/12/2023

Fanfic do Draco Malfoy
A todo momento eu senti que era uma fanfic de Harry Potter, mas eu adorei.
Amei a irmandade que os 6 tem, o companheirismos e o amor entre eles, mesmo que em alguns momentos saia um pouco do controle, né? ???

Gisela.Colombo 04/09/2023

Então?
Uma mistura de Harry Potter com Gossip Girl e protagonistas irritantes.
A escrita da autora é viciante, mas perdi a paciência vezes demais com a tal Elite. Isso não quer dizer que não esteja esperando a continuação?

Loló 04/11/2023

Clichê ruim
Terminei hoje e sinceramente foi um pouco decepcionante e repetitivo os acontecimentos, tem tanto foco na fantasia, não se é por que é o que 1 vol mas para mim, um grande fã de fantasia e magia deixou a desejar, além de que não acontece muita coisa, tem certos elementos que não são a minha vibe, para ter uma ideia os 6 personagens que fazem parte do núcleo principal eu só gostei de 3 e nenhum deles é do casal protagonista, bom acho que vale a leitura, só não funcionou para mim.

Laura2199 30/09/2023

Vamos lá, esse livro NÃO É UM DARK ROMANCE, ele tem suas questões, porém não foram desenvolvidas, então por isso não colocaria ele nessa categoria, mas sim um livro de romance com elementos de fantasia e baseado em Harry Potter.

Na sinopse promete horrores e o começo também, mas infelizmente não entregou tudo.

Eu esperava uma protagonista bem diferente, principalmente com o tipo de conteúdo que estava sendo prometido, ela tem seus momentos de sarcasmo, mas pensa em uma bichinha lerda.

O personagem masculino tem suas questões e ele entregou o que estava sendo dito na sinopse e no começo do livro, um baita de um gostoso, só que ele em algumas situações tinha ações que eu ficava bem preocupada e com razão.

Já em relação a fantasia foi deixada super de lado e a todo capítulo coloca festas e descrições de roupas e coisas ?desnecessárias?, isso fazia com que a narrativa ficasse bem cansativa e repetitiva, na verdade o desenvolvimento da história desse livro são as FESTAS. Até demorei pra colocar aqui na plataforma que estava lendo porque eu sinceramente tava achando que iria abandonar, o ruim disso tudo ou bom (vai depender do ponto de vista que você estiver olhando) é que eu ficava curiosa pra ver o que iria acontecer então de certa forma a leitura ia fluindo.

Também ficou a desejar os gatilhos, os problemas que a elite tem com os pais e até mesmo com a vida, ainda mais que estávamos acompanhando dois pontos de vistas diferentes, como a Cora, que tem problemas de distorção de imagem e a autora só lembrava de mencionar quando convinha e do nada a protagonista começa a tomar ?atitude?sobre.

Não vou ler as continuações, realmente não me chamou atenção o epílogo e nem do que esperar do próximo.

Cara não sei se indico esse livro, vou ser sincera com vocês e dizer pra pegarem e lerem e tirar suas próprias conclusões.