Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Julliana 24/12/2023

Uma surpresa em forma de livro.
Amor à causas perdidas me surpreendeu de diversas formas, não foi apenas o enredo, não sei por que, eu achei que se tratava de uma história de pessoas que cuidam de animais abandonados! ( viagem minha, eu sei!). Mas foi surpersa para mim ela abordar tantos temas sensíveis da sociedade, como aborto, esterilidade, adoção, abandono, ansiedade e etc.
Amei a forma como os personagens foram desenvolvidos e como houve um crescimento de cada um.
O Teo é tão fofo que dá vontade de guardar num potinho.
Amei como ele logo de cara reconhece ela.
Esse livro virou meu livro de romance nacional favorito.
Lindo, fofo, Clichê, sensível e maduro.
Perfeito 5 estrelas e coração de favorito.

amanda 27/10/2023

Um final cheio de lagrimas
Amor à causas perdidas foi uma baita surpresa. A escrita da autora é ótima, ela foi mostrando aos poucos os medos e dores de cada personagem, e você vai se envolvendo cada vez mais com o romance que vai surgindo. A história aborda o tema adoção, maternidade, abandono, traumas e amor em diversas formas. Mostra muito como nossas escolhas afetam também o outro, e que o amor, acima de tudo é respeito. Do meio pro fim eu chorei diversas vezes porque foi muito bem descrito o que eles estavam sentindo.
“Ter você ao nosso lado nos salvou. Ninguém tem a obrigação de ser bote salva-vidas de ninguém, mas foi isso que você foi para mim e para seu avô. Uma segunda chance de amar e ser amado.”
Senti falta apenas de saber um pouco mais sobre Taina e Josi, pois mesmo elas sendo personagens secundarias, achei muito bacana o pouco que vi sobre elas.
A única coisa que não gostei foi que o Theo fica chamando a Laura de “moça” e a Laura fica chamando o Theo de “cara” o tempo todo, parecia que não tinha outro substantivo pra usar ou talvez não usar nada rsrsr. Mas no todo é uma história linda, adorei!

Beacmn 03/01/2024

Apaixonante!!!
Eu não tenho palavras para descrever o quanto amei essa leitura, favoritado com sucesso!!

O Teodoro é incrível (impossível não se apaixonar por ele) assim como toda a familia, a Tainá então nem se fala, a amizade dela com a Laura é tão única e linda!!

Cada personagem está enfrentando questões pessoais complicadas, mas buscam sempre apoiar uns aos outros, seja com atitudes ou com conversas difíceis.

O Romance entre Laura e Teodoro além de ter uma construção incrível é extremamente fofo.

Eu particularmente amei e a leitura fluiu super bem.

Livia Barini 16/10/2023

Tema incomum
É o primeiro livro que eu leio da autora, apesar de acompanhar seu trabalho como Bookinstagramer há algum tempo.

Me chamou muito a atenção pois este é o primeiro livro ocidental que vejo que fala sobre abandono parental e suas consequências, mesmo quando a pessoa encontra uma família amorosa posteriormente.
Este tema existe em alguns livros orientais. Talvez pela exigência de abandonar os filhos para se casar em segundas nupcias. Não é incomum "Eu aceito você, mas não seu filho; me caso com você, mas ele não ficará conosco". Algo absurdo para nós, mas extremamente comum na Coreia por exemplo.

A adoção também foi bem trabalhada no livro. Dá para ver o cuidado da autora com os dois temas abordados e as pesquisas que ela fez.
Os personagens são todos bem construídos. E até os secundários são fofinhos.

Só não foi um livro 5 estrelas pois foca demais na atração sexual entre dois personagens. Não sei se a autora fez isso para tornar a história mais leve ou para seguir a tendência atual (que certamente alavanca as vendas, o povo anda amando o hot kkkk).

Mas é um bom livro. Vale a leitura.
Fabio 18/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Lívia!

Andrea 05/09/2023

Romance que aqueceu meu coração.
Um romance com carga emocional muito responsável. O drama, comédia, romance tudo na medida certa.
Me emocionei com as histórias dos personagens e me apaixonei por eles.
Uma escrita muito poética, que me deixou feliz lendo.

Mayara.Knoeller 31/01/2024

Não rolou
Sinto que a escrita da Pah ainda tem muito pra amadurecer. Admiro toda a pesquisa intensa que ela fez pro livro, fica nítida que cada coisinha da história foi bem planejada e estruturada, mas não consegui me conectar. Senti que o romance veio meio do nada, e essa conexão passada dos personagens não me desceu muito. Ademais, a Pah usa muitas expressões regionais desconexas, o que foi me irritando ao longo da leitura.
Infelizmente não via a hora de acabar pra ler outra coisa que me pegasse mais :(
Karina Greco 22/03/2024minha estante
Ai, estou terminando, mas tenho a mesma sensação que você. Resumiu exatamente minha relação com esse livro?

gisele.berg 06/04/2024

O problema não é você, sou eu.
Estava empolgada para essa leitura, mas foi um tanto decepcionante. Não é que seja ruim, só não funcionou para mim. Não sou fã de livros com muito drama, e esse tem drama. Também fiquei agoniada com os diálogos, "soavam" forçados para mim, e não aguentava mais ler a palavra "cara". Minha vontade era entrar no livro e arrastar todo mundo para a terapia.
A história aborda muitas temáticas relevantes, o que é ótimo. Porém, acho que foram tantas questões importantes que, para mim, pareceu uma mala extremamente cheia que está quase explodindo.
Entretanto, menção honrosa à escrita maravilhosa da Paola, tem um ritmo muito bom.
Fiquei tentada a abandonar, mas persisti, o que pode ter sido tolice. Tenho que parar de pegar livros de romance com carga dramática, não é meu tipo de leitura. Repito, não é que o livro seja ruim, só não é para mim.

RejaneRejs 22/11/2023

Normalmente, apenas avalio o livro que leio e não comento.

Nesse caso, vou comentar por causa de um detalhe (não tão pequeno no meu ponto de vista) que me incomodou ao longo de toda leitura: o sotaque mineiro do Téo.

Como mineira, me incomodou muito a forma como expressões que usamos foram colocadas. Um excesso de "moça", "trem" sendo falado pelo Téo de uma maneira que mineiro não usa.
Nós não falamos "ela é bonita pra um trem." Isso deixou a leitura cansativa e arrastada.

Téo não é nascido mineiro, muito menos cresceu em Minas pra ter um sotaque tão carregado. Ficaria legal ele falar uns "uai" de vez em quando misturado ao sotaque do Paraná? Sim! Porque não, não é? Pegar um pouquinho do sotaque alheio é até charmoso.

Em contrapartida, a falta do sotaque paranaense também chamou minha atenção. Apenas o Silas usou "guria", e só. E o restante não tem sotaque? Não tem uma expressão que valesse a pena usar?

No mais, é um romance com uma temática importante e personagens com feridas emocionais profundas, mas que vão sendo "curadas" no desenrolar da história.
Um livro que leva à reflexão sobre como amor é engrandecedor, cura e traz vida, em todas as suas formas.
Um livro com gatilhos fortes - abandono, traumas, homossexualidade, mentiras, maternidade e a força da amizade (não foram só gatilhos negativos) - abordados de forma delicada e respeitosa.

É uma leitura válida, sim! Mas tenha um pouco de paciência para o sotaque...
Glaucia57 22/11/2023minha estante
Tive o mesmo incômodo com o sotaque em excesso e pronuncias erradas

Gaby 13/12/2023minha estante
Nossa, sim... O livro seria perfeito pra mim se não fosse esse exagero de trem... E eu nunca vi alguém falar "bonita pra um trem" na vida ? mas eu adoro o trabalho da Paola, acho que faltou um toque dos revisores tbm

fadadaliteratura 18/01/2024minha estante
Verdade! Muito legal ver a opinião de uma mineira aqui!

Simone.Felscher 10/09/2023

Essa é a história do Theo e da Laura , mas acima de tudo de superação , amor , voltar a ter fé e recomeços .
É um livro bem forte , não tem nada de superficial , trata vários assuntos importantes e um romance maravilhoso .Todos os pontos foram tocados na medidas certa , não deixou pontas soltas , sem duvidas o melhor livro da Paola .

Mariana.Margato 18/12/2023

Capa fofa, personagens fofos, história fofa? e ainda tem o plus da história ser contada pela visão dos dois personagens principais, o que particularmente eu amo!

ThainA37 15/09/2023

Lindo e emocionante
Eu sabia que iria amar esse livro antes mesmo de começar a ler. E foi isso que aconteceu! Eu sou apaixonado pelos livros e pela escrita da Paola, e com esse livro não foi diferente. Aqui nessa história encontramos personagens reais que conseguimos nos identificar em cada um deles. Temas abordados aqui, como a adoção, ansiedade, medos, mudanças, inseguranças... foram ligados de uma forma muito realista e importante. Amei demais todos os personagens dessa história. O envolvimento da Laura com o Téo foi uma coisa linda de ler como o amor deles foi sendo construído ao longo do livro. Terminei emocionada, chorando e impactada por essa história. Eu amei demais!

Mid 16/09/2023

Maravilhoso
A Paola acertou demais nesse romance. Personagens maduros que conversam, representatividade, personagens secundários maravilhosos. Eu gostei tanto, me emocionei por diversas vezes. Teo tem meu coração ?

Aline 30/12/2023

Não rolou
Minha última leitura de 2023 foi uma decepção para mim.
Esse livro está na minha lista há algum tempo e qdo descobri quem e a autora, iniciei imediatamente.
Infelizmente não me conectei com os personagens que me pareciam ?forçados?, idealizados demais.
A história não me prendeu, não me emocionou e me trouxe poucas reflexões.
fernanda.hahne 31/12/2023minha estante
Senti a mesma coisa, achei que era só comigo!

Line 05/01/2024minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo, achei péssimo

Larissa 08/09/2023

Incrível
Eu amei muito esse livro e recomendo para todo mundo, o romance é muito bom mas esse livro vai muito alem disso, é bem profundo e muito lindo