Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

vanessa.pivotto 26/09/2023

Personagens bem construídos, reais e muito fofos. Deu pra perceber que a autora criou com muito carinho essa história.
O desenvolvimento da história não tem grandes reviravoltas, é mais sobre a superação que os personagens conquistam, dos varios dramas que cercam suas vidas.
Os temas abordados são muito relevantes e foram tratados com bastante sensibilidade.
Achei um pouco cansativa a narrativa, mas ainda assim, um bom livro!

maryane.ogawa 18/02/2024minha estante
Cirúrgica

Gika 17/11/2023

Acho que no decorrer da vida, sempre que lemos algo que gostamos, acabamos nos perguntando: será que conseguiria escrever um livro assim?!
O que mais me tocou nessa leitura foi ver que a Pah escreveu um livro que ela amaria ler. Tem todos os detalhes de romance clichê mas não deixa de lado a existência de problematicas sociais. Os personagens são complexos e com camadas, possuem as características romantizadas que vemos em romances clichês mas não deixam de ter lutas e conflitos internos sobre eles. Amo o modo em que a Paola trouxe uma temática tão importante pr uma narrativa tão leve.
Amei a dinâmica de abertura de capítulos, como os do Téo adentram com sms e os da Laura com poemas de sua mãe, interessantíssimo tbm o que se torna a abertura dos capítulos da Laura com os desfechos do final do livro.
Menção honrosa pr essa capa incrível

Isabella 08/09/2023

Incríveeeel
Que leituraaaaa foi esssa, simplesmente sensacional!!! Fiquei com do de terminar o livro e de encerrar a história da laura e do teo!

Ameeei do começo ao fim, romance emocionante e cativante. A escrita ta paola é sensacional, bem fluida e contagiante! Eu rii, me emocionei, me apaixonei pelo casal e peloa personagens secundários!

Foi uma leitura que me fez refletir mtu, que tocou e mecheu cmg em assuntos da minha vida pessoal e que me emocionei dmsss! Perfeitoooo obgda paola por me proporcionar essa leitura incrível

Rosana Miyata 14/05/2024

Ainda estou surpresa como esse livro conseguiu trazer tantos temas diferentes e importantes juntos. Uma história bem mais profunda do que eu imaginava.

leiturasdanico 08/09/2023

Melhor romance do ano
Sensível, bonito e real. o novo livro da paola aqueceu meu coração e mexeu comigo ao falar sobre perdão, amor e segundas chances.

Lily.Lyli 19/02/2024

Esperava muito mais
Gostei mais não amei, queria ter amado muito mais mas não foi isso tudo. Eu acho que foi culpa das minhas expectativas, achei a Laura bem Ok mas o Téo é muuuuiito meloso pro meu gosto, gosto de homem romântico mas homem meloso eu detesto. Não vou ler de novo porque não é meu estilo mas até que valeu como passatempo. Comprei esse livro pra apoiar a Pah porque eu gosto dela e espero que ela publique mais livros pra eu ver a evolução dela como escritora

Laura 15/09/2023

Eu precisava tanto desse livro?
Nesse livro vamos conhecer a história de Théo e Laura. O Théo é um médico que mora em BH longe da família que mora em Curitiba. Laura é uma jornalista e tem um podcast que por alguma razão ela não graça novos episódios, ela vai precisar escrever um artigo e sua amiga Tainá (que também é irmã do Théo) vai fazer a ponte para Théo ajudar a Laura.
Esse livro trás temas importantíssimos que eu nunca tinha nem se quer me questionado sobre. A Paola adora livros com camadas e aqui temos muitas!!

Bia Canuto 16/11/2023

Como sempre Paola nos trazendo reflexões importantes
Em todos os seus livros Paola nos traz um tema de extrema relevância para nos fazer pensar, o que fica ainda melhor em grupos de leitura. Dessa vez o tema principal foi a adoção, amei a forma fantasiosa de apresentar um acontecimento importante da nossa justiça, em especial em um período em que o direito ao casamento homoafetivo sofreu ataques. Além é claro das tramas menores, acredito que em todas suas histórias, há um personagem com alguma disfunção psicológica/psiquiátrica, nos mostrando sinais que podem nos fazer ajudar pessoas próximas.
A única coisa que me incomoda na leitura são os diálogos excessivamente carinhosos, talvez por não ser dentro da realidade dos meus relacionamentos, achei pouco verossímil, esse tipo de diálogo nos dias atuais, algo que também ocorre em suas outras obras, mas que são mais aceitas por conta do contexto histórico.
Já estou ansiosa pelo próximo livro, com certeza a autora que mais li.

Maribel 29/03/2024

Téo e Laura.
Foi o primeiro livro que li da Paola, e simplesmente me encantei com a escrita dela do início ao fim! Que história mais linda, divertida e emocionante. Tantos momentos que parei e falei: "Ela tá escrevendo sobre mim?" quantos momentos engraçados! E como o Téo e Xuxa falaram: "Tudo pode ser, só basta acreditar." ?

SheilaC. 20/03/2024

Gostei mas não amei, coloquei tanta expectativa nesse livro que acabei me decepcionando, o excesso de drama da protagonista acabou pecando, mas também não imaginava que iria abordar assuntos tão importante, como ansiedade, adoção...

Jezinha 07/09/2023

Aqueceu meu coração. Escrita madura e consciente
Com temáticas sensíveis e bem trabalhadas Amor às causas perdidas é um livro que aqueceu meu coração, me levou às lágrimas e me fez rir também com as conversas do grupo da família do Téo.
Adoção, depressão, ansiedade, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo são alguns dos temas que a autora tratou com seriedade mas também leveza nessas páginas.
Adorei o núcleo principal de personagens. A amizade da Laura e da Tainá é de milhões, como uma conforta a outra e está sempre presente é lindo.
Téo é o personagem a meu ver mais quebrado da história. Apesar de lidar bem com sua adoção os fatos sobre a morte dos pais biológicos o aterrorizam mesmo adulto e as crises de ansiedade por vezes o paralizam.
Quando Téo e Laura se encontram rola aquela conexão surreal mas também um entendimento que para amar é necessário mais do que apenas querer. É preciso se libertar de todos os medos, ter coragem de se abrir para o sentimento e aceitar que contos de fadas não existem. Existe o dia-a-dia imperfeito, cheio de medos e incertezas mas com o apoio das pessoas que amamos podemos vencer nossos medos e sermos felizes.
Amei a representatividade que a Paola trouxe para a história e, ler esse romance contemporâneo dela foi uma experiência muito legal.

Thami @riodelivros 30/09/2023

Escrita envolvente, madura e temáticas sociais interessantes
Amor às causas perdidas é a quinta obra escrita pela Paola Aleksandra, seu primeiro romance contemporâneo.
Já adianto que foi mais uma experiência incrível.

A protagonista feminina é Laura, a mocinha é jornalista, amante de contos de fadas e finais felizes, ela criou um podcast de sucesso onde comenta histórias alheias de amores fracassados.
Desde sempre ela acreditava na filosofia de ver o copo meio cheio e acreditar nas coisas boas, até que acontecimentos na sua própria vida fazem com que ela deixe de acreditar que tudo vai dar certo, ela se separa do noivo e corta relações com a família.

As mudanças são tantas, que além dos dramas familiares a mocinha também precisa passar por um procedimento cirúrgico às pressas, uma mudança repentina onde passou a ocupar um quarto na casa da melhor amiga Tainá. Além da vida pessoal, também tem dramas no trabalho que estão tirando o sono da mocinha, ela foi designada pela chefe para escrever uma matéria com o potencial de ser premiada, mas esse trabalho e pesquisa também vai fazer com que ela precise lidar com diversas dores dentro de si mesma.

O protagonista masculino é Téo.
Ele é irmão da Tainá, saiu da cidade onde cresceu para cursar medicina em BH. O fim da especialização finalmente chegou, ele agora é médico geriatra, mas recentemente começou a se questionar se deve insistir nesse ramo ou retornar para perto da família e recomeçar cursando neurologia.
Ele decide voltar para casa e encontra Laura morando no apartamento que ele e a irmã dividem. Não vou me entrar em detalhes sobre as questões do mocinho, mas amei a profundidade dele, me identifiquei muito com os medos, os traumas e a vontade de recomeçar.

Eu me emocionei muito ao longo da história, achei os dramas interessantes, embora não tenha conseguido me conectar com eles em todos os aspectos.

A autora escreve com maestria e me vi com lágrimas nos olhos em diversos momentos.
Além de emocionante, provoca reflexão e em alguns momentos é como um chacoalhão para acordar para a vida real. Como a vida é curta e as conexões reais são necessárias e devem ser valorizadas.

Os traumas que ambos os personagens carregam são verdadeiros demais, os temas que a autora dá à luz são importantíssimos, é uma obra com muitas camadas e assim que eu terminei e fiquei com vontade de reler, durante a leitura marquei diversos trechos, usei muitos post its e até dobrei algumas páginas quando não tinha um marcador em mãos.

Amei a forma como a história foi escrita e com certeza fui tocada pela mensagem por trás do nome do livro. Gostei muito de todos os personagens e adorei os protagonistas, eles inegavelmente tem química, mas não sei se me convenceram tanto como casal, embora eu tenha amado a relação e a conexão que eles criaram.

Amei encontrar personagens maduros e bem resolvidos.
É outro patamar encontrar uma narrativa com conversas profundas, pessoas que de fato sabem dialogar e terminei a obra extremamente satisfeita, não é sempre que encontro essa profundidade um romance contemporâneo (nos ultimos tempos tenho terminado muitas leituras e me sentia como se estivesse lendo mais do mesmo).

Todas as temáticas são tratadas de forma assertiva e madura, amei encontrar problemas sérios e reais, em um contexto maduro. As questões entre eles como um casal não são dramas fúteis como ciúmes, possessividade e complicações com terceiras pessoas.
Os personagens secundários também não podem ser deixados de fora, eles são tão bem construidos que parece que eles existem (gostaria que eles fizessem parte da minha vida).
As relações são tão reais e acolhedoras que trazem sensação de aconchego, queria colocar toda essa galera em um potinho e abraçar cada um deles.
A obra é permeada de nuances e temas interessantes ? dramas familiares, empoderamento racial, personagens LGBTQIA +, maternidade, adoção, ansiedade, reestruturação de carreira, inseguranças, mudanças, traumas e medos, etc.

Assim como a mocinha eu cresci apaixonada pelos filmes da Disney e amei encontrar as milhares de referências ao longo da narrativa, inclusive as musicais e a importância de Alice no País das Maravilhas para a trama.
É nítido a evolução da escrita da Paola a cada livro publicado, como ela vem crescendo e melhorando cada vez mais. É cativante, emocionante e impactante, ela provocou reflexões sobre coisas profundas com uma escrita simples e com ?leitura de mulher? que vive sendo desmerecida por aí.

A história ficou com 4,5 estrelas e ganhou um coração de favorito, em breve vamos fazer uma leitura coletiva da obra em um projeto que eu estou doida pra apresentar pra vocês, eu com certeza vou ter o prazer de mergulhar nessa história de novo.

Sandellyn.Battista 14/09/2023

Você é a única pessoa no mundo que precisa amar suas cicatrizes ????
Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos ??