Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Lud @quoteseplots 09/05/2024

Um romance lindo sobre recomeços e amadurecimento
Que a capa desse livro é belíssima eu já sabia, mas o que não esperava era que trouxesse junto a ela uma história tão rica, sensível e com temas tão importantes. Alternando entre as narrações de Theo e Laura, vamos descamando página por página a vida desses personagens, outrora tão confusos consigo mesmos, mas, que ao decorrer da trama, se encaixam tão perfeitamente.

Laura é uma personagem ferida pela vida e que tenta fugir do impacto das revelações do seu passado. Tentando um novo começo ao morar com sua amiga Tainá, ela se vê obrigada a escrever um artigo que toca nas suas dores mais profundas. Durante esse percurso somos levados às suas angústias, mas também somos cativados pelo seu humor, força e determinação.

Do outro lado temos Theo, um mocinho daqueles que nos fazem suspirar por completo, mas que também tem suas cargas. Depois de tantos anos longe da família, ele se depara numa encruzilhada de decisões importantes e trava uma batalha com a sua ansiedade. Ele é um doce e não poderia ser mais perfeito para Laura. É como um encontro de almas onde ambos se apoiam, flertam e nos divertem.

Eu fiquei encantada com esse livro da Paola. Com uma construção maravilhosa, ela navega entre temas importantes como ansiedade, adoção, representatividade, entre outros, e também em referências como Alice no país das maravilhas, filmes da Disney e muitos detalhes que fazem a trama se tornar mais real. Sem contar toda a mistura do sotaque sulista e mineiro dos personagens.

Nossos protagonistas são perfeitos mesmo sendo imperfeitos. Eu amo histórias que trazem esse realismo. Foi muito fácil me sentir tomando um café numa caneca da coleção da Laura, o quentinho da fala mineira do Theo no meu ouvido e até mesmo a vontade de dar um passeio de trem em Morretes.

Outro ponto positivo foi a maturidade como as coisas são trabalhadas desde os problemas dos personagens até nos entraves do relacionamento. Não temos perda de tempo com coisas banais para criar conflitos gratuitos. É uma história de amadurecimento e crescimento regada de amor, amizade e compreensão.

Acho que minha única ressalva no livro foram algumas falas dos personagens que senti um pouco forçadas, como se não coubesse em um diálogo comum. Mas nada que estragasse a minha experiência de leitura. Foi meu primeiro livro da autora e estou impactada positivamente. Espero conhecer mais de suas obras em breve.

Maria 09/05/2024

Como pode um livro fazer a gente ler do início ao fim com um sorriso nos lábios e lágrimas nos olhos? Ele foi apenas maravilhoso e um pouco mais, a leitura flui tão bem que você nem percebe que chegou ao fim, infelizmente.

esther.crisrocha 08/05/2024

Amor as causas perdidas foi um livro tão bom de ser ler que acabou de tornar uns dos meus livros favoritos do ano. Esse livro conta a história de Laura que ama contos de fada e trabalha em uma editora de revistas, porém, após descobrir que muitas coisas da sua vida, ela decide cortar laços com sua família e recomeçar a sua vida. Com isso ela acaba conhecendo o Teo, um médico que está em busca de qual área médica seguir e de manter seus pais adotivos vivos.
É um livro nacional que soube muito bem representar as características da região que o livro se passa, sendo no sul do país e um pouco em Minas. Amei que a autora colocou nas falas o sotaque dessa região, então deu para imaginar direitinho as pessoas conversando daquela forma. Além de descrever vários pontos onde a história se passa, foi como viajar para aquele local.
Outro ponto interessante no livro é que a autora traz vários assuntos importantes no livro como adoção, as diversas formas de maternar, entre outros assuntos. Sabendo muito bem trazer de forma leve e natural para seu livro.
Os personagens são incríveis, tanto os principais quantos os secundários conquistaram o meu coração. Laura é uma personagem muito forte que apesar de tudo que ela passou, ela continuou lutando e se curando de seu passado. Teo é um fofíssimo, um dos melhores personagens masculinos que já li, apesar de sua bagagem emocional que ele traz ainda tenta auxiliar a Laura a passar por esse momento difícil. Não só ele como a família dele como todo.
Fazia um tempo que eu estava necessitando de ler um livro bem levinho e esse acabou caindo como uma luva, já quero ler outros livros da autora.

Lauane.Nepomuceno 08/05/2024

Amei essa história .
Autora brasileira , orgulho pra nós mulheres, um romance que aquece a alma...

dalynha 06/05/2024

Leitura rápida, intensa e que deixou meu coração quentinho. temas profundos, que não tiveram grandes resoluções, mostrando que apenas o tempo e ajuda necessária são a chave! amei e queria mais de Laura e téo.

Roberta.Larissa 06/05/2024

Lindo
Eu acho que a primeira coisa que tenho a dizer é que eu precisava ler esse livro. Isso ficou claro para mim na hora em que li a dedicatória. A Paola é uma autora maravilhosa, fica perceptível na sua escrita que ela acredita naquilo que escreve, então isso faz com que os leitores acreditem em sua história também.
Gostei muito desse livro e amei o fato de que o foco é eles se curando de suas feridas e não apenas o romance, que é muito lindo por sinal. A história da Laura e do Téo é incrível e eu amei.
No momento em que vi que a protagonista é jornalista, eu sabia que precisava ler, porque dificilmente eu encontro livros em que os sonhos dos personagens são tão parecidos com os meus, então eu lia e pensava, espero que um dia seja eu, bem sucedida assim. Foi uma experiência muito boa. As cenas engraçadas desse livro ganharam meu coração, me diverti muito mesmo.

"O amor absolve, mas o medo de não ser amado enjaula".

Paula 05/05/2024

Arrebatada...
Chorei, ri, me encantei e fiquei feliz a cada página virada desta história linda e verdadeira. Todos os personagens são adoráveis e suas trajetórias admiráveis. Os protagonistas são tudo! Paola me surpreendeu a cada frase e cena de tirar o fôlego. A maneira de conduzir a trama foi espetacular, com uma escrita fluida que devorei em poucos dias. Achei que tudo ficou muito bem balanceado, química de milhões e drama muito bem feito. Queria morar neste livro. Quando vi que estava terminando já estava ficando triste de não ler sobre os dias destes personagens tão maravilhosos.

Celly @livromaniacaporamor 03/05/2024

Simplesmente incrível...
Que história incrível, que livro gostoso de ler, com personagens cativantes. Laura e Téo foram simplesmente incríveis, o desenvolvimento do romance, o amadurecimento dos personagens, a superação de traumas. E claro muita referência a Engenheiros do Hawaii e Alice no país das maravilhas.Tudo na medida certa sabe, esse é o tipo de livro que te deixa suspirando e querendo muito mais da história . Eu amei.Virou favorito.

Lorena 02/05/2024

Denso !
Sem dúvidas esse é um livro com histórias profundas e complexas, temos:
abandonado, suicídio, adoção, recomeços e muito muito amor !! ?
Gostei muito. ?
Gostei de como a autora desenvolveu os personagens, gostei de todo sentimento e sensibilidade que envolveu e interligou Laura e Teo. Gostei do cenário.
Amei a mocinha e me Encantei com o mocinho lindo, alto e médico, hahahah.

Vale a pena ler e se apaixonar também!

Juliana3261 01/05/2024

Quem não gosta de um final feliz, afinal? E de um romance que aquece o coração? Esse livro é um afago na alma e no coração e ao mesmo tempo um abrir de olhos a temas tão importantes quanto ansiedade, depressão, relacionamentos, adoção, família, amizade e amor. Nem todo final feliz precisa acontecer como nos filmes, com início, meio e fim, ele pode ser turbulente e cheio de caos pelo meio. E no meio do caos se houver amor (não necessariamente o amor romântico) e fé tudo vai der certo. Finalizei essa leitura com o coração cheio de ?alegria, esperança e fé no amanhã?.

Yasmim Paula 01/05/2024

Profundo e com muita informação
A história retrata muito os medos de Laura e Teo que senti que o romance ficou em terceiro plano, não pareceu o foco principal da história
Os personagens são bem construídos e tem uma profundidade enorme mas senti que esse era o foco do livro e não o relacionamento deles
A forma que tratou a adoção, abandono, ansiedade e medos em gerais foi super bem escrito e aprofundado, mas confesso que senti falta do romance entre Laura e Teo

Vick 01/05/2024

Um amorzinho de livro
Gostei muito do livro, a escrita da Paola é bem agradável de ler, o nosso coração fica quentinho após a leitura. Além disso, o romance é ótimo, os personagens secundários são maravilhosos, as profissões e o podcast também são bem instigantes.O único ponto negativo, na minha opinião, são os dramas, eu não consegui sentir toda dor dos personagens, acho que eles são pessoas felizes, bem resolvidas, mas que insistem em dizer que são quebradas. Enfim, não gostei muito disso, não acho que os personagens são tão "lascados" como dizem, mas o restante é ótimo, amei o Téo, a Laura e a presença de Minas (trem bão)!????

Coruja dos livros 30/04/2024

Temas sensíveis
Eu não sabia do que realmente se tratava esse livro. Como é de uma autora nacional, estava muito ansiosa para ler.
Alguns temas sensíveis à algumas pessoas surgiram, e eu nem esperava.
Os personagens demoraram a me pegar, no início não conseguia sentir verdade no romance deles. Mas com o passar das páginas eles foram me ganhando.

Marina.Lamin 30/04/2024

Apaixonante!
Acompanho a Paola no Instagram e adoro o conteúdo dela (além de ela ser uma fofa!). Quando vi que ela ia lançar esse livro, me interessei demais na sinopse da história e quando vi a capa, me apaixonei (sério, que capa linda!).

É o primeiro contato que tenho com a escrita da autora e estou encantada. A Paola soube conduzir a narrativa de maneira leve, apesar de alguns temas da história serem mais difíceis de tratar.

Amei como todos os personagens te conquistam, por mais que eles apareçam em uma página só. O casal principal é daqueles que faz a gente torcer para que dê tudo certo desde o começo e que deixa o coração quentinho e cheio de amor!

Termino essa leitura feliz de ter encontrado essa história e recomendando ela para todo mundo!

Michelle 30/04/2024

Amor Às Causas Perdidas
Laura sempre amou uma causa ? supostamente ? perdida. Amante de contos de fadas e finais felizes, e apresentadora de um podcast em que comenta histórias alheias de amores fracassados, ela sempre conseguiu ver o copo meio cheio e acreditar que tudo dá certo no final. Mas a coisa muda bastante de figura quando ela própria começa a se ver como um caso sem salvação, depois de descobrir que sua vida foi baseada em uma mentira e cortar relações com a família. Ao se ver incumbida de escrever uma matéria com o potencial de expor todas as suas feridas para a revista em que trabalha, talvez as palavras de um desconhecido ditas três anos antes possam ajudá-la em sua jornada pessoal de recomeço e autoaceitação.
Téo é um médico geriatra com medo da morte, portanto está muito familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Mas, um tanto perdido, ele começa a questionar se deve insistir em sua residência médica em Minas Gerais, afinal, como seguir um caminho que vai mantê-lo longe da família, quando o que mais quer é cuidar dela? Então ele decide voltar para casa, só que não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto? e com o potencial de ocupar um lugar ainda mais especial.