Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Glaucia57 15/11/2023

Gostei
Escrever sobre alguns temas requer muita pesquisa e uma história bem interessante para que a leitura não se torne cansativa e a Paola foi excelente nesse quesito. O livro trás na temática vários assuntos fortes: abandono, adoção, homossexualismo.

Desde as primeiras páginas a autora já começa a fazer as amarrações da história, com riqueza de detalhes e personagens bem interessantes.

A história de Laura e Teo é um romance lindo e os personagens que rodeiam o casal são extremamente interessantes, adorei a Thaina, os pais, os avós? juntos além de grandes amigos formaram uma grande família é isso é de deixar o coração quentinho??

Tiveram alguns pontos na escrita dos diálogos que me incomodaram bastante: o sotaque do Teo, pra mim, não faz sentido ele ter um sotaque mineiro tão carregado, até mesmo porque ele só esteve em BH por alguns anos para estudo. E os outros e personagens não tinham praticamente nada de sotaque do Sul.
O segundo ponto, como boa mineira, foi uso do ?trem? de forma errada e o uso excessivo do ?moça?.

Mas, a história é muito linda, vale muito a pena a leitura ???

Thami @riodelivros 30/09/2023

Escrita envolvente, madura e temáticas sociais interessantes
Amor às causas perdidas é a quinta obra escrita pela Paola Aleksandra, seu primeiro romance contemporâneo.
Já adianto que foi mais uma experiência incrível.

A protagonista feminina é Laura, a mocinha é jornalista, amante de contos de fadas e finais felizes, ela criou um podcast de sucesso onde comenta histórias alheias de amores fracassados.
Desde sempre ela acreditava na filosofia de ver o copo meio cheio e acreditar nas coisas boas, até que acontecimentos na sua própria vida fazem com que ela deixe de acreditar que tudo vai dar certo, ela se separa do noivo e corta relações com a família.

As mudanças são tantas, que além dos dramas familiares a mocinha também precisa passar por um procedimento cirúrgico às pressas, uma mudança repentina onde passou a ocupar um quarto na casa da melhor amiga Tainá. Além da vida pessoal, também tem dramas no trabalho que estão tirando o sono da mocinha, ela foi designada pela chefe para escrever uma matéria com o potencial de ser premiada, mas esse trabalho e pesquisa também vai fazer com que ela precise lidar com diversas dores dentro de si mesma.

O protagonista masculino é Téo.
Ele é irmão da Tainá, saiu da cidade onde cresceu para cursar medicina em BH. O fim da especialização finalmente chegou, ele agora é médico geriatra, mas recentemente começou a se questionar se deve insistir nesse ramo ou retornar para perto da família e recomeçar cursando neurologia.
Ele decide voltar para casa e encontra Laura morando no apartamento que ele e a irmã dividem. Não vou me entrar em detalhes sobre as questões do mocinho, mas amei a profundidade dele, me identifiquei muito com os medos, os traumas e a vontade de recomeçar.

Eu me emocionei muito ao longo da história, achei os dramas interessantes, embora não tenha conseguido me conectar com eles em todos os aspectos.

A autora escreve com maestria e me vi com lágrimas nos olhos em diversos momentos.
Além de emocionante, provoca reflexão e em alguns momentos é como um chacoalhão para acordar para a vida real. Como a vida é curta e as conexões reais são necessárias e devem ser valorizadas.

Os traumas que ambos os personagens carregam são verdadeiros demais, os temas que a autora dá à luz são importantíssimos, é uma obra com muitas camadas e assim que eu terminei e fiquei com vontade de reler, durante a leitura marquei diversos trechos, usei muitos post its e até dobrei algumas páginas quando não tinha um marcador em mãos.

Amei a forma como a história foi escrita e com certeza fui tocada pela mensagem por trás do nome do livro. Gostei muito de todos os personagens e adorei os protagonistas, eles inegavelmente tem química, mas não sei se me convenceram tanto como casal, embora eu tenha amado a relação e a conexão que eles criaram.

Amei encontrar personagens maduros e bem resolvidos.
É outro patamar encontrar uma narrativa com conversas profundas, pessoas que de fato sabem dialogar e terminei a obra extremamente satisfeita, não é sempre que encontro essa profundidade um romance contemporâneo (nos ultimos tempos tenho terminado muitas leituras e me sentia como se estivesse lendo mais do mesmo).

Todas as temáticas são tratadas de forma assertiva e madura, amei encontrar problemas sérios e reais, em um contexto maduro. As questões entre eles como um casal não são dramas fúteis como ciúmes, possessividade e complicações com terceiras pessoas.
Os personagens secundários também não podem ser deixados de fora, eles são tão bem construidos que parece que eles existem (gostaria que eles fizessem parte da minha vida).
As relações são tão reais e acolhedoras que trazem sensação de aconchego, queria colocar toda essa galera em um potinho e abraçar cada um deles.
A obra é permeada de nuances e temas interessantes ? dramas familiares, empoderamento racial, personagens LGBTQIA +, maternidade, adoção, ansiedade, reestruturação de carreira, inseguranças, mudanças, traumas e medos, etc.

Assim como a mocinha eu cresci apaixonada pelos filmes da Disney e amei encontrar as milhares de referências ao longo da narrativa, inclusive as musicais e a importância de Alice no País das Maravilhas para a trama.
É nítido a evolução da escrita da Paola a cada livro publicado, como ela vem crescendo e melhorando cada vez mais. É cativante, emocionante e impactante, ela provocou reflexões sobre coisas profundas com uma escrita simples e com ?leitura de mulher? que vive sendo desmerecida por aí.

A história ficou com 4,5 estrelas e ganhou um coração de favorito, em breve vamos fazer uma leitura coletiva da obra em um projeto que eu estou doida pra apresentar pra vocês, eu com certeza vou ter o prazer de mergulhar nessa história de novo.

Gi Violeta Literária 01/11/2023

Romance fofo
Boa tarde amores...Hoje venho falar alguns motivos para vocês lerem esse romance delicioso de viver...que é o Amor ás causas Perdidas da @paola.aleksandra .

1- É um livro de autora nacional, ela é uma de nós, começou como influencer literária, e hoje ela é uma autora ,e já tem uma bagagem com livros de época e esse é o seu primeiro romance contemporâneo.

2-Aborda referências da Alice no País das Maravilhas que amo ,muito e amei a forma como é colocada,e a mocinha a Laura é apaixonada pelos desenhos da Disney aí já roubou meu ?? ?.

3- Não é apenas um romance fofo,ela aborda com maestria assuntos fortes :Adoção, família abandono afetivos, suicídio traumas no geral.

4- Mas também ela nos mostra que família não é necessário ser de sangue , e sim amigos se tornam irmãos...

5- E por fim mas não menos importante,o que é o Téo amo quando o homem se apaixona primeiro ,bem cadelinha ...E a forma deles se apaixonarem é lindo e que química, ás vezes dava até calor lendo as pegadas...Mas nada muito hot, picante ? na hora certa.

Espero que vocês leiam e foi um livro que me tirou da ressaca literária que eu estava,por isso não tinha que dar menos de 5'??.
E tem uma playlist maravilhosa....

Camila2076 01/01/2024

Um livro interessante
Acostumada a ler os romances de época da Paola ,esse me surpreendeu por conta da narrativa e dos assuntos trazidos no Romance.

Além de uma boa dose de comédia romântica ,também traz uma pitada de drama familiar ,de conflitos que a própria personagem precisa resolver dentro dela. E uma história de amor que faz com que ambos os personagens trazem cura . O amor cura minha gente!
Confesso que não foi uma das melhores livros que li no ano de 2023 ,mas foi interessante!

Luna.Mikaely 25/09/2023

O amor absolve, mas o medo de não ser amado enjaula.
Mds, eu precisava tanto desse livro e nem sabia. Amei a escrita, e como a Paola consegue passar os sentimentos dos personagens.
EU QUERO MUITO NAMORAR COM O TÉO?

Myllena.Barros 11/04/2024

Romance clichê de amigos em comuns se conhecendo e encontros marcados por um toque de mistério, e tem também relações com o no livro de Alice no país das maravilhas....simplesmente amei, e a abordagem que a autora usou de temas como adoção, perdas, aborto, abandono, traumas emocionais, recomeços e novas escolhas.

Renata.Rodrigues 30/10/2023

Fazia tempo que não lia algo tão sensível e significativo.
Que livro lindo!
Essa leitura me surpreendeu, fazia tempo que eu não lia um livro com uma história tão forte e sensível ao mesmo tempo. Daquelas que mexe com a gente e nos coloca pra pensar.
Vários temas foram abordados de forma tão singela e realista ao mesmo tempo.

Eu amei e super indico.

Termino a leitura com aquele sentimento gostoso de esperança.

Laís 19/12/2023

Amor às causas perdidas
Não é surpresa a ninguém que Paola é minha autora nacional favorita, acompanho desde cedo sua carreira de quando era apenas uma Youtuber que indicava meus tão amados romance de época. Vi a mesma escrever seu primeiro livro e acompanhar sua evolução como autora é incrível.
Esse é o primeiro livro contemporâneo dela e assim como ela, sua personagem e sua escrita eu sinto que evolui.
Laura e Téo são os protagonistas dessa história que fala sobre se encontrar a si mesmo, perdão, amor e segundas chances.
É um livro que mexe com você e te faz refletir tantas questões, ele abre sua mente pra novas coisas e possibilidades.
Principalmente sobre entender que está tudo bem estar perdida no mundo e que nem sempre isso é o fim.
Com certeza entra em um dos meus livros favoritos do ano.

ThainA254 19/09/2023

Fui surpreendida positivamente por minha primeira leitura de romance contemporâneo escrito por uma autora brasileira. Eu sou uma apaixonada por romance e esse livro me cativou. A história de Téo e Laura é leve e ao mesmo tempo muito profunda.

Foi uma leitura fácil e rápida. Foi uma ótima companhia para os meus dias de caos.

Recomenda essa leitura para quem quer um quentinho no coração lendo uma história de final feliz.

Sandellyn.Battista 14/09/2023

Você é a única pessoa no mundo que precisa amar suas cicatrizes ????
Entenda os seus medos, mas jamais deixe que eles sufoquem os seus sonhos ??

Gaby 13/12/2023

Trem moça
Infelizmente o uso excessivo de gírias sem sentido me tirou do mergulho da leitura por muitas vezes... Mas acho que a Paola escreve muito bem, tem tato e peito pra tratar de diversos assuntos de forma única e sensível.

Eu achei a história linda, vários pontos me tocaram e o casal tem um desenvolvimento muito muito bom ???

Jezinha 07/09/2023

Aqueceu meu coração. Escrita madura e consciente
Com temáticas sensíveis e bem trabalhadas Amor às causas perdidas é um livro que aqueceu meu coração, me levou às lágrimas e me fez rir também com as conversas do grupo da família do Téo.
Adoção, depressão, ansiedade, relacionamento entre pessoas do mesmo sexo são alguns dos temas que a autora tratou com seriedade mas também leveza nessas páginas.
Adorei o núcleo principal de personagens. A amizade da Laura e da Tainá é de milhões, como uma conforta a outra e está sempre presente é lindo.
Téo é o personagem a meu ver mais quebrado da história. Apesar de lidar bem com sua adoção os fatos sobre a morte dos pais biológicos o aterrorizam mesmo adulto e as crises de ansiedade por vezes o paralizam.
Quando Téo e Laura se encontram rola aquela conexão surreal mas também um entendimento que para amar é necessário mais do que apenas querer. É preciso se libertar de todos os medos, ter coragem de se abrir para o sentimento e aceitar que contos de fadas não existem. Existe o dia-a-dia imperfeito, cheio de medos e incertezas mas com o apoio das pessoas que amamos podemos vencer nossos medos e sermos felizes.
Amei a representatividade que a Paola trouxe para a história e, ler esse romance contemporâneo dela foi uma experiência muito legal.

Juliana1785 03/09/2023

Obrigada, Paola, por essa história.
Uma narrativa envolvente, com personagens reais e uma história linda. E, claro, foi uma delícia ter os locais onde cresci e passei a maior parte da minha vida como pano de fundo. ???

entresonhosliterarios 26/02/2024

📚Oi oi oi! Vindo aqui com mais uma resenha, e dessa vez a da leitura de fevereiro do Clube de Leitura da Ju (@clubedeleituradaju). Confesso que foi meu primeiro contato com a escrita da Paola, mas já a acompanho tem bastante tempo por conta do canal. E meu Deus, como eu amo os vídeos da Pah! Ela promove a divulgação e valorização do romance clichê e é muito lindo de ver. Por isso mesmo eu estava super ansiosa para começar esse aqui, que inclusive estava na minha lista de nacionais para o ano.

📚Mas, vamos lá, do que trata a história? Vamos acompanhar a história da Laura, amante de contos de fadas e finais felizes, que tem sua vida mudada por completo quando descobre que tudo em que ela sempre acreditou era uma mentira. Laura acaba por cortar relações com sua família, e vai morar com a amiga Tainá. Trabalhando em um grupo de comunicações, Laura se vê incumbida de escrever uma matéria que toca em seu ponto sensível. É aí que entra a participação do nosso mocinho. Para escrever a matéria da revista, Laura precisará da ajuda de Téo, irmão de Tainá, um médico geriatra familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Laura e Téo começam a conversar e uma linda amizade nasce dessas interações. No meio disso tudo, Téo decide deixar Minas Gerais e voltar para Curitiba, mas ao fazê-lo, não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto, e com potencial de ocupar seu coração. Laura e Téo vão se ver no meio de um turbilhão que não apenas irá obrigá-los a entender seus medos, como enfrentá-los e assim decidir por quais causas vale a pena lutar.

📚Começo dizendo que gostei bastante da leitura. Não foi um livro favorito como eu esperava, mas a história me prendeu desde o início e eu fiquei ávida para saber como se desenrolaria a história de Laura e Téo. Uma coisa que me incomodou foi que as coisas demoraram a acontecer, e só vamos ver movimentação no plot de vez lá por 60% da história. Senti que os personagens mais uma vez protelavam sentimentos, apesar de conversarem abertamente sobre seus problemas - coisa que já ganhou pontos comigo, porque detesto personagens que ficam evitando falar das coisas importantes. Foi uma boa leitura, mas que, confesso, me decepcionou um pouco.

site: https://www.instagram.com/entresonhosliterarios/