Do meu jeito

Do meu jeito Nana Pauvolih

Resenhas - Do meu jeito

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beatriz3345 14/06/2023

Confesso que eu passei muita raiva no começo, não aguentava mais ler sobre o Pablo mas o final foi realmente surpreendente fiquei triste por tudo que aconteceu com essa família pelos segredos que foram guardados

Vanessinha 02/06/2023

Avassalador
Mário nunca soube o que era o amor. Desde cedo, foi destratado pelo pai e teve que viver do seu jeito, lutando e construindo um império, mas nunca sem um trabalho árduo. No entanto, tudo mudou quando seus olhos encontraram Alice. Foi amor à primeira vista, uma paixão arrebatadora que exigiu dele um preço altíssimo.

Por outro lado, Alice, mesmo tendo o apoio familiar, vivia na mais profunda pobreza e era analfabeta. A união entre eles foi marcada por inúmeros altos e baixos. Enquanto ela se afogava na tristeza de não ter tido escolha em seu casamento, ele não conseguia entender por que ela não se sentia feliz com o mundo que ele lhe proporcionava.

Essa história é arrasadora, repleta de amor, encontros e desencontros, e inimigos implacáveis. Prepare-se para uma montanha-russa de emoções, capaz de tocar até os corações mais insensíveis. A cada página, mergulharemos em uma profusão de sentimentos intensos, acompanhando personagens tão reais que parecem saltar das páginas.

Você encontrará uma vontade imensa de ver essa história transformada em um filme mágico, que captura toda a essência do livro. O desfecho, por sua vez, é de partir o coração, levando os leitores a um misto de tristeza e admiração. Prepare-se para se emocionar e se surpreender a cada reviravolta dessa narrativa cativante.

aelaraf 10/01/2024

Muito intenso
Mano, que livro?????

não sei nem como iniciar essa resenha mas preciso te avisar: o livro é pesado, a leitura é difícil. na maior parte do tempo o leitor fica angustiado lendo a história da Alice e do Mário. se tais num momento difícil da vida eu recomendo que não leia esse livro agora, porque é um livro pra chorar.

eu já tinha lido ?Amor? e ?Ódio? da autora e eu estava ciente que não seria uma história fácil, acho que por isso demorei quase 3 anos para voltar a ler um livro da Nana.

uma das coisas que mais gostei nesse livro é que conta a história da vida inteira deles, todos os anos. a história inicia em 1970 e termina em 2024 (pelos os meus cálculos), o que eu, particularmente, aprecio. ah, e é ambientado no interior de Minas Gerais.

adendo importante: como a história inicia em 1970 (no interior de MG), o leitor precisa se lembrar dos costumes da época. o homem trabalha e a mulher fica em casa. a mulher precisa cumprir seus ?deveres matrimoniais?, gostando ou não. nesse ponto a autora é perfeita porque ela descreve todos esses pontos da época, agregando uma riqueza de detalhes sensacional para a história.

pois bem, o livro é dividido em três partes. a primeira parte é angustiante porque a Alice sente muito rancor diante todos os acontecimentos, e ela não larga as convicções dela, é muito teimosa. conforme a primeira parte vai sendo desenvolvida, o leitor fica com o coração pesado. nessa primeira parte é muito difícil ler os hots, a minha vontade era pular tudo.

a segunda parte, para a surpresa de todos, é angustiante também. acontece um fato importante logo no início que muda a história toda, quando eu li eu fiquei em choque. o leitor se vê curioso pelos desdobramentos desse fato, mas é uma curiosidade ruim porque ninguém quer ver uma tragédia. eu fiquei muito agoniada lendo.

a terceira parte é o acerto de contas, é quando o Mário, depois de anos, descobre a verdade sobre tudo o que aconteceu. a parte difícil do livro já passou, agora vem a parte emocional. é uma choradeira horrível. eu chorava de soluçar.

enfim, livro com carga emocional pesadíssima. a escrita é impecável e a autora é muito boa para prender a atenção do leitor. não é um livro de releitura e nem de final feliz, é um livro de realidade (bem dura, inclusive).

só leia esse livro se estiveres num momento fácil e tranquilo da vida.
zelia_andrade 16/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa. Exatamente tudo o que senti lendo. Sou apaixonada demais nos livros da Nana e o do Mário veio com a cereja do bolo.
Me acabei de chorar

Miaeseuslivros 16/01/2024

ATENÇÃO!! Você vai precisar de um lenço.
Demorei um pouco para ler este livro, apesar de amar a história de Theo e Eva, Ferida e Duplamente Ferida já li duas vezes, e como é a ordem natural da coisa, eu tinha ranço de Mário Falcão, então demorei a me dobrar por este protótipo de macho alfa primitivo. Até agora, Mário Falcão é meu personagem favorito desde então, não vou passar pano para macho escroto claro, mas ele é as várias faces de uma pessoa incrível, ele é um machão, escroto, bravo, teimoso, ruim ele é, mas ele é o homem mais apaixonado e apaixonante que eu já li, a descrição da cena quando ele vê Alice pela primeira vez, meu Deus, é emocionante, é lindo é sublime, e já que falamos de Alice, o que foi a doce, encantadora, teimosa nível hard Power 7.0, boa mãe, boa filha, boa esposa e principalmente uma mulher verdadeira. O livro é incrível, é quase impossível tentar descrever, só digo leiam, mais uma vez a Nana conseguiu entregar a perfeição. Como foi bom voltar a está família, ver toda construção e desenvolvimento de um amor lindo, como a mulher era vista na década de 70, como era limitada, mas que Mário não deixava que sua Alice fosse limitada, mas sim livre e feliz. Enfim, recomendo muito, maravilhoso.

Lena 07/07/2023

Eu adorei o livro, o que eu odeio é esses problemas de tudo se resolveria na base da conversa mas tudo bem. Eu gostei mais do livro depois do 70%, ficou muito bom e chorei muito, se você tiver paciência eu recomendo, acho bem demorado pras coisas acontecer, porém pra mim valeu a pena.

Ritinha 09/07/2023

Li este livro após ler toda a coleção lançada relativa aos filhos do casal. Foi lançado depois. Uma jogada de marketing. Muito lindo e forte. Uma história forte e emocionante de um AMOR sem fronteiras. Chorei litros ao final.

Adri.Cajado 16/07/2023

DO MEU JEITO
Acho q nunca li um história tão intensa! Daquelas que te deixa parada ao fechar o livro depois da última página.
Lindo, louco, intenso, triste, feliz, sofrido.
Eu comecei por este, sem querer, sem saber que era "o começo de tudo" da Série Segredos.

Mário é um fazendeiro rico, poderoso, implacável, duro com tudo e com todos. Faz e tem tudo o que quer até querer Alice, filha de agricultores muito pobres, 14 anos mais nova que Mário, analfabeta, que só conhece o trabalho na roça e está noiva.

Aí temos um romance daqueles... saga de família com amor e ódio. Um casamento forçado que depois vira uma linda história de amor. Traição e tragédia...
Numa escrita maravilhosa da Nana que prende do início ao fim.

Ainda estou impactada demais pra começar o próximo... mas quero conhecer todos dessa linda família.

Flávia 24/07/2023

Vendaval de emoções
E mais uma vez a Nana prova que consegue abalar meu emocional. Do meu jeito é um livro que carrega tantas emoções, que é impossível ser lido de qualquer forma ou não ser impactado de alguma forma. É preciso iniciar sua leitura entendendo, em primeiro lugar, a época, o contexto psicológico e se entregar de corpo e alma aos acontecimentos. Por diversos capítulos, mesmo sabendo o que aconteceria por ter lido nuances do casal Mário e Alice no livros dos filhos, eu precisava pausar pela emoções causadas. Hoje terminei com lágrimas nos olhos e envolvida com muitas sensações. É lindo e triste na mesma proporção, mas também verdadeiro, assim como um casamento real com altos e baixos. Alice sempre soube que foi muito amada, assim com Mário realizou seu maior desejo de ser amado. Que bom seria se todo ser humano tivesse a dádiva de ser amado e amar como eles vivenciaram.

ROMANCES DA TATI 27/07/2023

Impactada!
Vou começar dizendo que não concordo com certas atitudes do Mario assim como também não concordei com certas atitudes do filho dele Theo na duologia "Ferida", mas preciso dizer a obra de arte que é nesse livro, simplesmente perfeito na escrita, me surpreendi demais, confesso que estava receosa tinha decidido que não leria esse livro por eu simplesmente odiava o protagonista por causa das coisas que sabia sobre ele dos outros livros, mas no Instagram me convenceram a dar uma chance e ainda bem que isso aconteceu porque eu percebi que eu na verdade eu não sabia nada sobre a história do Mario e da Alice. A Nána tem uma escrita perfeita, vc pode não concordar com tudo que lê, mas é impossível não se senti dentro do livro a cada página, recomendo a leitura, vale muito a pena testemunhar o amor e devoção do Mário pelo a Alice.

Eliane 03/06/2023

Um homem que amou demais!
Quase uma década esperando essa continuação, o início da família Cruz Falcão, uma paixão desenfreada, uma obsessão doentia, uma história fadada ao fracasso desde seu primórdio, lutas infrutíferas, imaturidade, ilusões, tragédias e um homem que fez de uma mulher o centro do seu universo. Mário errou muito, lutou muito, amou sem medidas e se doou até a fim a lembrança da mulher que fez toda sua vida valer a pena.

Posso dizer que compensou esperar anos para si dilacerar com um esse enredo, sabia que sofreria, ia chorar, mas foi torturante, tudo que poderia ter sido e não foi, não conheceríamos a série segredos se tudo tivesse dado certo entre Mario e Alice, o destino dos filhos traçados em um desastre anunciado a partir do primeiro olhar dos pais.

Não dar ler esse livro trazendo o enredo para 2023, essa história começa em 1970, com um homem e uma mulher de mentalidade distintos do padrão de normalidade do século XXI, não dar pra exigir personalidades diferentes, é absolutamente impossível, leia com a mente aberta, claro que sentimos raiva dos personagens durante quase toda a trajetória, tudo poderia ter sido diferente se Alice não idealizasse um amor que nunca existiu com Amaro ou se Mário estivesse mais aberto a tentar conquistar seu amor antes de subir ao altar. Uma sucessão de erros que não diminui tudo que ele fez durante a vida em busca de algo inatingível.

Ele amou sem medidas, ela cheia de ressalvas sem saber o que sentia dentro daquele casamento que lhe foi imposto, uma relação que mais parecia uma roleta russa, cheio de altos e baixos, onde houve períodos de felicidades e tantos de sofrimento. Terminei dilacerada assim como iniciei essa leitura, pois já conhecemos diversos fragmentos durante a série e sabemos o final, mas isso não diminui a dor.

Mario fez uma promessa: Nunca desistiria. A amaria tanto, tanto, que um dia seria retribuído. Nem que fosse no dia da sua morte. Infelizmente assim foi, só descobriu que foi recíproco no final da vida. Tanto que poderia ter sido e não foi, felizmente o amor do sangue Falcão germinou nos filhos e podemos viver o feliz para sempre de Mario e Alice através dos filhos.

"O amor não acabava. Ele vivia em nós, nos nossos filhos, na nossa esperança. Ele sempre dava um jeito de voltar."

May Rocha 17/06/2023

VISCERAL
Eu acredito que a palavra que mais represente esse livro é: VISCERAL!
Eu senti raiva dos personagens! Muita raiva! Senti empatia, senti a dor deles! E nada nunca foi preto no branco, ninguém nunca tava totalmente certo, totalmente errado e isso bateu muitas vezes de frente com o que eu acreditava. Alice é de longe uma das personagens MAIS FORTES que eu já li! Eu só queria que ela fosse feliz logo, e ela foi!
O amor de Mario e Alice foi por vezes unilateral, foi doente, foi incompreensível, foi AVASALADOR, foi INTENSO.
E eu não esperava esse desfecho, ao mesmo tempo que eu entendi que qualquer coisa além disso era apenas ilusório. As coisas tinham que ser como elas tinham que ser, e na grande maioria das vezes, não é da forma que a gente espera ou que a gente quer! E foi basicamente isso que a Nana esfregou na nossa cara durante todo o livro.
E QUE LIVRO! Me fez sofrer feito uma condenada, me fez amar o amor deles, me fez torcer loucamente ora pra Alice se ver livre finalmente, ora pra ela sucumbir ao que sentia, para sucumbir finalmente ao Mário Falcão!

Nininha 05/03/2024

Lindo demais
Uma história emocionante, o Amor de Mário por Alice é a coisa mais linda que já li.
Um homem forte, que fez sua fortuna por si só. Amou Alice no momento em que a viu.
Alice tinha um compromisso com Amaro. Mas Mario tirou o direito dela de escolher. Isso ela guardou mágoa por muito tempo. Até perceber a família linda que eles construíram.
Uma história emocionante de amor apesar de quantos sofrimento.
Amei demais, me emocionei e me apaixonei por essa casal, por essa família.
Super recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5