Salvar o fogo

Salvar o fogo Itamar Vieira Junior

Resenhas - Salvar o Fogo

Vidal 29/05/2023

Esperava mais?
Ler Itamar é bom, mas coloquei muitas expectativas nesse livro. Se comparado à torto arado essa narrativa é tão FRACA????? CANSATIVA???? por vezes parece que você tá lendo a mesma coisa repetidamente. senti falta de uma história que cativasse e de um fim mais ?amarrado?.

lara 05/11/2023

Coragem é o nome dela
Luzia é a figura principal do livro e coragem é o nome dela. Um desenvolvimento muito bem construído da personagem ao longo da história. Não apenas dela, como também dos coadjuvantes. Tudo muito bem construído. As reações de surpresa em mim eram verbalizadas durante a leitura.

O livro, assim como o anterior, trata de temáticas difíceis e espinhosas sobre o interior do Brasil. Disputa por terras, violência, exploração e rejeição. Há muito o que se refletir.

Outra coisa que há em comum com os dois livros é a coisa da magia. Adoro isso. A ideia de Torto Arado se traz também para Salvar o Fogo de que as principais tem poderes. E realmente, elas têm. Sua fortaleza, coragem, resistência são mágicos, além do sobrenatural. Mas, certamente, não por escolha. A vida as fez desenvolver esse lado.

O livro é bom. Vale a pena a leitura. Entretanto, preciso confessar, não é uma leitura boa e fluída como Torto Arado. Talvez não seja para ser mesmo. As comparações com Torto Arado aqui vieram porque foi a obra que marcou a mim e ao Brasil, e mundo, todo. As certamente, vale a pena continuar nessa escrita poética de Itamar Vieira Júnior. Querido autor.

Augusto Stürmer Caye 19/08/2023

Bela obra sobre as relações de uma família entre si, a comunidade, a igreja, sua própria história e, principalmente, sobre a terra; seu viver, seu trabalho, sua identidade. Vários nós são apresentados ao longo do livro, todos muito bem desenlaçados até o fim. Na espera do 3º livro da trilogia de Itamar.

sosodecampos 18/11/2023

Profundidade é o sobrenome de Itamar Vieira JR
Leitura realizada em "apenas" 2 dias, mas tão bem aproveitada... é sempre uma honra desfrutar da criatividade e profundidade de Itamar... ele é tão necessário! me tocou tanto quanto "Torto Arado" (inclusive: leiam, se caso tiverem oportunidade). num contexto brasileiro e atual, o autor soube traduzir e trazer à tona várias temáticas presentes em nossa sociedade, ele sempre faz isso tão bem. orgulho de viver na mesma época que esse escritor que com certeza irá marcar a literatura brasileira contemporânea.

Caroline 23/06/2023

Sensibilidade e potência na mesma medida
Um livro pode ser muitas coisas, inclusive uma obra-prima. Salvar o Fogo é tanta coisa coisa (potente, sensível, poético, lindo) e, inegavelmente, uma obra-prima. Mais uma vez Itamar Vieira Jr nos transporta para um sertão baiano nas redondezas do Recôncavo, abordando essa nossa veia afroindígena pluripotente que me pega num lugar de identidade... consigo ver a rudeza da família materna, minha avó, minha mãe, as histórias contadas de uma bisavó indígena, de cabelos lisos até a cintura e "pega no mato por cachorro". Vejo Luzia em minha mãe pela escassez da comunicação do amor pelas palavras e carinhos, mas abudante em comunicá-lo pelas ações, atitudes, abnegação e entrega. Luzia do Paraguaçu! Que personagem. Itamar nos dá a oportunidade de estar na cabeça dessas mulheres pela qual a força é a única saída possível. Uma personagem complexa e profundamente simples - impossível não torcer até a última página por ela.
Recomendo DEMAIS esse livro a todos brasileiros (não há exceções aqui!), seja para os que vão conhecer ou para os que vão se identificar com o retrato dos "despossuídos", este livro é essencial para todos aqueles que desejam entender o Brasil, como ele é, de fato.

Paty Gazza 11/05/2023

Que presente viver na mesma época que Itamar Vieira Junior
Acho fascinante como Itamar consegue retratar, de forma ao mesmo tempo tão crua e tão poética, a realidade das áreas mais remotas do nosso país, criando personagens muito reais e resilientes, em histórias nas quais a terra deixa de ser mero ambiente e ganha, também, seu protagonismo.
Em Salvar o fogo ele resgata alguns temas (e outros elementos) que já havia trabalhado em Torto Arado, aqui com mais toques de realismo mágico, o que deu à narrativa um tom quase onírico.
Só achei que o final foi um pouco confuso, com informações demais e que poderiam ter sido trazidas em outros momentos da narrativa, mas isso de forma alguma tira o brilho do livro.

Danilo546 10/05/2023

Nome: Salvar o fogo
Autor: Itamar Vieira Junior
País de origem: Brasil
Período de leitura: 01/05 a 10/05/2023

Comentário SEM SPOILERS: No novo livro de Itamar Vieira Junior, autor do icônico ?Torto arado?, acompanhamos a história de uma família de um pequeno vilarejo às margens do rio Paraguaçu. Vemos um pouquinho de cada um dos membros da família, mas o foco é em Luzia, Moisés e Maria Cabocla. Com seus dramas familiares, dificuldades da vida e da terra, fanatismo religioso, abusos das autoridades, perseguições dos vizinhos, ?Salvar o fogo? brinca com o realismo mágico no cenário nordestino. Itamar mais uma vez acerta em cheio ao presentear a literatura brasileira com uma obra que emociona, faz refletir e questiona padrões e estruturas. Além disso tudo, o autor brinca com aspectos temporais e vamos dando saltos ao longo dos anos, indo e voltando, de modo que, ao chegarmos ao final, é como se tivéssemos montado um quebra-cabeça de recordações familiares! Eu amei e espero continuar lendo novas obras de Itamar ainda por muitos anos! Grande acréscimo à literatura brasileira! ????

Isa Sales 23/01/2024

?Seu nome é coragem, e já não teme a morte.?
Em ?Salvar o Fogo?, Itamar escreve mais uma vez com muitos detalhes e regionalismos. A história apresenta a vida da família da Tapera de Paraguaçu, dando mais enfoque em Luzia e Moisés. Eu fui conquistada pela narrativa, e os capítulos curtos auxiliaram muito a progressão da leitura. Diversos temas são abordados, e é possível notar as críticas implícitas do autor na obra, que traz desde questões religiosas até coloniais.
A Luzia foi uma personagem muito bem construída e achei sua trama muito especial, amei tanto ela quanto suas interações com Moisés, Mariinha e Zazau. Foi muito bonito acompanhar uma verdadeira irmandade entre todos e a mudança das relações no decorrer da obra. Para mim, tudo se encaixou muito bem e no final tudo fez muito sentido, mostrando a habilidade do Itamar de contar uma boa história.
Xuneor 23/01/2024minha estante
quero ler demaiss

Carol Alves 19/03/2024

Interessante
A escrita de Itamar é envolvente e inteligente. Salvar o fogo me envolveu na história intrigante de Luzia e família. Não curti muito o final, porém o caminho até o fim foi interessante. Confesso que esperava mais e fiquei um pouco decepcionada, mas sigo empolgada para ler mais Itamar.

Beto 31/07/2023

Quando e onde salvar o fogo?
Um bom trabalho de Vieira Jr.: a construção de personagens. Gosto como ele é capaz de construir personagens que nos cativam e, em Salvar o Fogo, ele faz isso com mais habilidade que no romance anterior. Logo de cara, somos seduzidos pel'O menino e tendemos a ter nossas ressalvas com Luzia - afetos, positivos ou negativos, nos tocam.

Acho que o enredo é também interessante, mas da mesma maneira que no romance anterior, eu sinto que em algum momento coisas em excesso entram na história. Entende-se de forma clara a relação entre os personagens e a ancestralidade indígena local; então porque insistir tanto na reiteração disso a partir das visões de uma das personagens? E a mistura indígena-negra? achei mal resolvida.

Assim também o poderio sombrio e castrador da igreja católica, com sua onipresença na comunidade retratada, mas será que, no recôncavo baiano, a força do catolicismo é tão maior que faz com que a mesma terra que celebra o Senhor do Bonfim com uma lavagem da escadaria com águas de Oxalá seja tão forte a ponto de ensinamentos caros e ancestrais serem forçadamente apagados? Isso não é mais a agenda neopentecostal? Questões.

Há conexões entre esse romance e o anterior. Interessante ideia. Mas, de novo, parece que há uma forçada de barra para encaixar uma coisa na outra. Até porque a ligação entre os dois romances se dá através de um artifício narrativo repetido que, mais uma vez, prejudica a unidade do romance, fazendo dele algo irregular. Sem spoilers.

Por fim, o principal ponto: a narrativa tem seu tom político-social, ótimo, que beleza o autor se debruçar sobre assuntos tão caros ao nosso Brasil. Mas falta marcação temporal e espacial. A pequena referência espacial está na menção à baía - e à direção dos rios - e na comparação com Água Negra, cenário de Torto arado. Insuficientes para demarcar a relevância da região para as questões abordadas, inclusive do ponto de vista histórico, o que toca a falta de referenciação temporal. Essa história se passaria em qualquer tempo? Inevitável não pensar na obra prima Memorial do convento e todas as suas referências históricas, espaciais e temporais.

Afirmo, contudo: gostei bastante do livro. Acho que estamos diante de uma voz potente na literatura contemporânea e eu sou apenas um leitor, a consagração de Vieira Jr. já existe, com sua legião de fãs. Gostei mais deste romance do que do outro e gosto muito da história contada. Devorei o livro. E, por fim, penso na pressão sobre um escritor que virou uma quase unanimidade. E acho bom ele cuidar dessa pressão, porque ele andou não sendo muito legal por aí. Mas a literatura brasileira segue viva.
Tay ð· 31/07/2023minha estante
Este livro está na minha lista de leituras, e estou ansiosa para lê-lo o mais breve possível. Levando em consideração que o livro anterior retratou de forma assustadoramente realista os fatos, estou esperançosa de que este também terá um impacto semelhante.

Em relação à força do catolicismo posso garantir que a pregação e a propagação dos ensinamentos católicos, em sua maioria suprime e/ou substituem práticas e crenças tradicionais que não estão em conformidade com os dogmas da Igreja. Em alguns contextos, a pregação e a disseminação de ensinamento católico tiveram efeitos sobre crenças e práticas locais. Isso pode ser chamado de sincretismo religioso, onde elementos da religião dominante são integrados com crenças e rituais tradicionais.

Achei sua resenha interessante, ficou ainda mais interessada na leitura!

Tay ð· 31/07/2023minha estante

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Guynaciria 09/10/2023

Salvar o fogo/ Itamar Veira Jr. / @editoratodavia / pág. 320

Que livro meus amigos. E eu que pensava que o autor não teria como superar Torto Arado, como estava enganada.

Moisés, vem de uma família de agricultores, que sobrevivem do cultivo da terra. Em sua localidade as pessoas quase não interagem umas com as outras, extenuadas da labuta diária.

Ele, seu pai e sua irmã, dividem uma pequena casa, e desde cedo o menino, como é chamado, tem que lidar com o preconceito local contra sua irmã, tida como uma bruxa que atrai o fogo e cuja corcunda pode conceder desejos.

Claro que as crendices populares serão explicadas, fazendo com que o leitor sinta a dor daquela mulher, sempre subjugada pela ignorância e tirania dos poderosos. É triste ver como a vida das pessoas comuns são alteradas por aqueles que estão no poder, seja o filho mimado de um grande fazendeiro ou mesmo um monge pervertido, que não se atem aos ensinamentos de Deus.

O fato é que todos os personagens têm uma história de dor e sofrimento, mesclada com a vontade de sobreviver, de crescer, e principalmente com o conceito de família, de proteção dos seus entes queridos.

Estou ansiosa para ler o próximo livro do autor, ele com certeza se tornou um queridinho da vida.

#itamarvieirajunior #editoratodavia #salvarofogo #agricultores #mosteiro

Julio.Araujo 24/09/2023

SALVAR O FOGO
Que leitura deliciosa, de uma grandeza e graciosidade incontestável. Salvar o fogo é uma das gratas surpresas que se tem em ler um livro escrito por um brasileiro que se revela uns dos grandes de nossa literatura.
Conta a história de todos nós, pois cada um tem seus medos, anseios e fome de se encontrar em sua caminhada.
Personagens fortes e que nos inspiram a buscar em nossas histórias de vida, o melhor de nós.
Boa leitura.

llistoiévski 23/05/2023

O encantamento de Itamar
Incomum seria se a metonímia não fosse a razão pela busca do livro ?Salvar o Fogo?. A ascendente conquista de leitores desde seu mais recente lançamento mostra como a escrita de Itamar Vieira Jr. é poética e singular, quando se aborda sobre a relação de povos afro-indígenas. E, nesse último lançamento, complementando uma trilogia de romances social políticos, é o que se esperava de mais um fantástico trabalho.

Nessa obra, o prólogo já introduz (da forma mais lírica possível) o parto da narrativa, utilizando de metáforas e contando das vivências dentro da comunidade na Tapera. Torna-se cativante para aqueles que buscam uma leitura tão intrínseca com a história do Brasil, além da emoção em acompanhar a trajetória de personagens tão verdadeiros e únicos. Exemplo deles é ?Luzia?, uma mulher que carrega um fardo em suas costas desde a época menina-moça, no qual é discorrido durante sua história na forma mais delicada e perspicaz, retratando de suas percepções acerca da grande influência paroquial sobre a comunidade da Tapera no Paranguaçu, do racismo acometido em si e seus irmãos, das disputas brutais pelas posses de terra, para mais a junção desses fatores como causa e modo de interação com sua família.

Dessa forma, era de aguardo que a linguagem empregada pelo Itamar fosse sua usual: tanto mítica quanto crua. Em cada capítulo se consegue perceber uma reflexão, uma chama viva que não se apaga e percorre no cerne até hoje. O autor nos convida, então, nessa embarcação pela história contada por diferentes personas, com problemas particulares e um ardor passado juntos. Até que chegamos no final, com o pesar de um anseio por mais, o ?fechamento? das trajetórias reproduzindo uma solução do fadigoso rancor/mágoa recorrente do passado. Portanto, no último capítulo se faz um encerramento meio cinza: não satisfaz tanto a expectativa, mas também não é de todo ruim.

Há recomendação nesse livro, apesar do final para alguns, pois (para mim) retrata tanto o que foi dito antes quanto a maternidade. Luzia cuida de seu irmão mais novo como uma mãe, para além das buscas do Menino sobre sua falecida mãe. Esse aspecto chamou bastante minha atenção, mas também existem outros que se podem desvendar e municiar. Demostra-se isso, inclusive, no título da obra: ?Salvar o Fogo?, onde os vocábulos recorrem de significados filosóficos por meios de contextos apresentados.

E, enfim, a sensível obra lançada demonstra o potencial do autor, mas não sua totalidade. Deixando um rastro de fogo pelo chão, onde os leitores tentam saciar seu final.

Gui Fabris 29/04/2023

Assim como em Torto Arado, Itamar traz a nós uma história da terra, das pessoas simples, das pessoas reais. Emocionante, com momentos de ternura, força e resistência de uma população que em geral somos nós, o povo brasileiro. Itamar é um gênio da literatura.