A mandíbula de Caim

Resenhas - A mandíbula de Caim

Flavy 25/03/2023

A Mandíbula de Caim
Ler, eu li.
Entender, não entendi nada.
Ainda estou tentando desvendar os 6 assassinatos, minha parede tá a própria sala do sherlock, tem linha vermelha e páginas espalhadas pra todo lado, tô amando me sentir uma detetive.

Ley 15/07/2023

Motivos para ler O PRÓPRIO
A Mandíbula de Caim é um livro lançado em 1934 que deu o que falar por se tratar de um enigma. Em 2022, a editora Intrínseca finalmente trouxe a obra para o Brasil, deixando vários leitores com muito o que fazer devido ao tipo de entretenimento que o livro oferece. Esse é um livro que causa o que falar, do tipo que gruda na cabeça, e para entender melhor, darei alguns motivos para explicar e fazer você se interessar pela leitura.

ENIGMA
A proposta do livro não é tão clara, mas apesar de ser de fato um livro, não é um livro comum, e sim um livro enigma. São 100 páginas, e elas estão embaralhadas em uma ordem que apenas três pessoas, desde 1934, descobriu. Sabe-se que há seis assassinos e seis vítimas, a história não é narrada por apenas um personagem, seus nomes e designações precisam ser descobertas, são milhares de combinações. O autor era conhecido por fazer quebra-cabeças complexos e propôs o mais difícil já inventado ao escrever este livro. Não basta ser um leitor para absorver a história. Precisa-se de determinação para descobrir a ordem correta.

PARA PENSAR
Como sabemos, enigmas precisam de calma e tempo para serem resolvidos. O livro te força a pensar na conexão da história repetidamente. É necessário um tipo de atenção redobrada. Como poucas pessoas resolveram o mistério, não há tantas dicas, elas podem ser óbvias, haver pegadinhas, ou estar muito escondidas.

SENTIMENTO DE COMPETIÇÃO
Se apenas três pessoas resolveram o tal mistério, não passa pela sua cabeça que poderia ser a próxima? Esse sentimento pode ser também um dos motivos para progredir na leitura com um tipo de vontade renovada. Algumas perguntas que me fiz foram: o que faz esse livro ser tão complexo? Como alguém demora tanto para resolver?
Bom, ele é complexo, sabemos que é difícil, mas e se você for o próximo a resolver?

POSSIBILIDADES
Com 100 páginas, um livro pode ser considerado pequeno, mas e se essas 100 páginas estiverem embaralhadas e tiver inúmeras possibilidades de conexão? De primeira, é uma leitura rápida, de apenas um dia, mas preciso alertar que essas poucas páginas serão relidas a cada nova pista. É preciso entender que cada detalhe é importante, adicionando um novo tipo de informação que pode levar quem está rearrumando as páginas a criar um novo tipo de visão e mudar tudo. Como disse, são muitas possibilidades e é preciso estar atento a todas.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/01/motivos-para-ler-mandibula-de-caim.html
Lethícialis 15/07/2023minha estante
mas e aí ? tá perto de descobrir?kkkkk

Ley 15/07/2023minha estante
Nem um pouco ?

Acácio 22/05/2023

Interessante mas não prazeroso
Quando comprei o livro achei a ideia extremamente interessante e desafiadora.
Ao ler comecei animado fazendo anotações, identificando os personagens, grifando partes do texto e fazendo o papel de detetive que o livro nos estimula a executar.
Acho que cheguei a identificar alguns assassinos e vítimas, percebi diferentes autores e cheguei a fazer algum progresso.
Mas depois de várias idas e vindas pelas páginas do desafio, comecei a me cansar e por fim abandonei.
Demanda mais paciência e tempo livre (ou pura falta do que fazer) do que algum tipo de inteligência sobrenatural. Enfim, vale a experiência pra tirar suas proprias conclusões...
Wagner47 22/05/2023minha estante
Foi meu sentimento. É incrível ver como uma frase qualquer pode levar até mesmo a Shakespeare, mas chega num ponto que cansa ter que ficar caçando os detalhes que deixamos passar. Ainda pretendo continuar tentando, mas com menos gás do que antes.

Recomendo "S. O Navio de Teseu". Também é interativo e ocorre basicamente nas margens do livro (literalmente)

lady day 12/02/2023

Que livro do demo!!!
Eu pensei que a Coho era a louca por criar Verity, mas esse cara aqui com certeza superou tudo!!

Eu terminei de ler todas as páginas, e agora vou começar a (tentar) montar o quebra-cabeça e que Deus me ajude nessa vasta missão de ficar doida...

Não consegui descobrir nem qual pode ser a primeira e a última página mas assim, vamo lá né kkkkkkk

iamatilda 18/07/2023

Muito difícil
Eu e meus amigos compramos coletivamente e estamos ainda tentando resolver, porém não temos tanto tempo... acho que se ficássemos só nisso a gente conseguia, porque já descobrimos bastante coisa

li várias vezes e acho que já li o livro mais de uma vez até, por isso marquei como lido. é errado da minha parte marcar menos de 5 estrelas para um livro que eu não descobri a ordem por burrice minha

de qualquer forma, a experiência de ir na casa do meu amigo e ficar na van debatendo sobre o assunto foi muito legal, só por isso acho que merece essas 5 estrelinhas

Lucas990 27/01/2023

Eu achava que estava comprometido com esse livro, mas não estava. E esse é um livro para quem está comprometido com ele.
A ideia de brincar de detetive é interessante, mas me cansou depois de algumas páginas. Obviamente não li nada na ordem correta pois para isso você precisa já ter lido tudo ao menos uma (ou cem) vezes.
No mais, a história e a experiência não me pegaram tanto assim.

carolina.soares 15/01/2023

Ler eu li, se resolvi ja é outra história.
A cabeça ficar super a mil por hora buscando encaixar as informações.
Bom separar post-it, marca texto, um caderninho pra ir anotando e o Google aberto pra esclarecer algumas coisas.

Larissa Verena 25/11/2023

Primeira leitura finalizada!
Obviamente precisarei de várias releituras e inúmeras anotações para tentar desvendar esse grande enigma, mas farei isso com calma.
Fiz algumas conexões e (acho que) peguei algumas referências, mas tenho certeza de que será beeem difícil.

Juliana.Amaral 14/01/2023

Só sei que nada sei.
Impressionante... quanto mais a gente lê, mais a gente percebe que a gente não tá nem perto de descobrir as coisas kkk. Eu só dou risada kkk.

Kha 22/01/2023

O mistério se inicia...
Realmente, o livro flui mais como um quebra cabeça do que como narrativa. Vemos as referências, as palavras repetidas, o estilo de escrita. Um quebra cabeça escrito, diferente do visual, mas que precisará se tornar visual para ser resolvido...
Ramon. 24/01/2023minha estante
Depois que se descobre mais sobre cada narrador, a leitura fica mais fluida

Kha 24/01/2023minha estante
Verdade! Estou pegando as marcas de cada um pra me organizar ?

Vinicius 16/04/2023minha estante
Muito falado esse livro, mas pow tem de ter paciência pra ler várias vezes né kkkkk acho tenso

Kha 17/04/2023minha estante
Paciência eu tenho, anda me faltando o tempo mesmo kkk

amandices 03/01/2023

Maluca
Li tudo, não entendi nada.
Agora destaquei tudo, separei as páginas sequenciais e tô procurando pistas.

Talvez até o final, eu fique louca.

esquisiticespacial 20/03/2023

Ler eu li né galerinha, agora só falta todo o resto. boa sorte aí pra todo mundo que tá tentando resolver também

Anna 12/01/2023

Onde eu me enfiei
Que livro desgraçado
Como alguém pode vender isso sem achar que o leitor não vai ficar neurótico tentando desvendar isso??? Um absurdo, muito bom pra quebrar a cabeça e tentar, mesmo sabendo que é quase impossível

Recomendo.

DaniloVeronezzi 21/09/2023

A Mandíbula de Caim
Eu ainda não tentei solucionar o caso. Quis ler todas as páginas do jeito que foram impressas antes de destacá-las para finalmente analisar e me arriscar em desvendar esse mistério.

Foi uma experiência bem bacana ter esse primeiro contato com as várias narrativas.

Será que eu conseguirei? Vou tentar! E recomendo que você também tente solucionar esse caso!!!
Malu591 24/09/2023minha estante
Estou tentando resolver também,mas só consegui arrumar algumas sequência

DaniloVeronezzi 24/09/2023minha estante
É bem complexo né? Muito interessante! Eu amei!

Lory 16/10/2023minha estante
Estou pensando em fazer o mesmo, ler tudo na ordem que foi escrito e depois tentar reordenar as páginas.

Bom saber que foi uma boa experiência pra ti, fazer assim..