A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Sara Férrer 12/01/2023

Ainda estou desvendando
Ainda estou no processo para desvendar esse mistério, mas já li todas as páginas tantas vezes que eu já considerei ele lido kkk.
Eu estou adorando, super recomendo

Duda 26/12/2022

terminei a primeira leitura e agora é que a aventura começa!!! Já birutei, surtei, pesquisei um pouco mas tudo continua muito confuso!!

Lorrayne C. 27/01/2023

Agora que o bicho pega kkk
Então ne! Kkkk como muitos aqui ainda estou buscando descobrir o mistério desse livro, espero não desistir e ja estou me preparando para talvez demorar dias, meses ou ate mesmo anos pra descobrir tudo kkkkk o que vale é o processo ne?
Até la vamos de ficar louca cm esse livro e criando milhões de teorias.

Impossível nao viciar!!!!

Patricia 23/02/2023

A Mandíbula de Caim
100 páginas curtas impressas numeradas mas fora de uma ordem lógica, preparadas para serem destacadas e enlouquecerem os corajosos entediados.
6 assassinatos, 6 culpados e muitas mas muitas referências à outras obras.

Às vezes parece impossível mas no fim faz sentido.
Montei minha ordem. Se está certo, não sei. Mas valeu a pena!

Beatriz.Lopes 09/04/2023

Loucura
Me sinto muito perto de descobrir a ordem final, não quero falar muito para não dar spoiler, mas este foi sem dúvida o melhor desafio literário que enfrentei. Curiosa para conhecer outros trabalhos do autor, pois fiquei lendo que este livro fazia parte de um desafio maior e mais complexo. Talvez no futuro!

laizaandrea 16/01/2023

Me senti pateta
Que ódiooooo desse livro, me senti uma burra? gente, é quase impossível kkkkkk? mas muito interessante, queria ter paciência pra continuar a tentar a resolver

Miriamarela 16/01/2023

A Mandíbula do Ca***
Apesar de ter lido 100% do livro, eu vou passar uns 10 anos desvendando o mistério. Torquemada, você é um gênio. Imagino como era resolver esse enigma em 1930 sem Google e sem fórum do Reddit

Dani Gazaniga 11/03/2023

A mandíbula de Caim
A mandíbula de Caim é uma das obras mais geniais que já existiu na face da terra, em formato de quebra-cabeça literário e com uma pitada de Sherlock Holmes.

A obra foi criada por Torquemada, autor renomado e famoso pela elaboração de palavras cruzadas de um jornal inglês.

A leitura se desenvolve a partir de uma investigação que teóricamente envolve seis assassinatos, e pode ter inúmeros desfechos possíveis, visto que as páginas foram impressas propositalmente de forma aleatória, instigando ao leitor a desvendar esse mistério, que poucos conseguiram ter sucesso desde seu lançamento.

Além de a ideia dessa escrita ser totalmente original, proporciona ao leitor uma fundamentação rica e envolvida em um vocabulário totalmente impecável.

"(...) nem toda carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos animais e outra a dos peixes e outra a das aves. Eu jamais encontrara uma pessoa realmente cruel até então. Senti-me bastante amedrontado. Tenho muito medo de que a aparência dele seja igual à de qualquer um."

laiscunhaf 08/01/2024

Adorei a experiência!!
Completei esse quebra-cabeças e realmente apreciei a experiência de montá-lo.

No início, confesso que me senti um pouco perdida, mas comecei unindo os versos dos poetas e, posteriormente, identificando as características de cada narrador na história. É verdade que enfrentei alguns desafios, especialmente devido à complexidade da linguagem. No entanto, ao compreender a verdadeira problemática da história, as coisas se tornaram mais divertidas e progrediram mais rapidamente.

Quanto à narrativa em si, foram surpreendentes os vários momentos de reviravoltas, sabe? Cada vez que conectava uma página à outra ou compreendia uma cena, experimentava uma sensação incrível, a própria Sherlock Holmes.

Foi uma experiência muito prazerosa, mas acredito que teria sido ainda mais agradável se tivesse compartilhado isso com alguém.

[2023]

Kort Kamp 14/01/2023

Comecei esse livro porque estava querendo um desafio. E que desafio eu consegui!!! Amo esse formato de livro enigma e a sensação Sherlock que ele me traz.

O fato de só 3 pessoas terem conseguido desvendar, faz juz a dificuldade que ele representa. Com escrita difícil, vários autores, assassinos, vítimas, poemas soltos, cartas incompletas, referências à Inglaterra, Shakespeare, além de as páginas estarem embaralhadas.

Consegui tirar algumas conclusões, embora poucas. Espero, pelo menos, juntar as cartas, poemas e descobrir quem são os assassinos.

naotemlogin 04/01/2024

Creio que é uma ótima alternativa para exercitar o cérebro buscando os assassinos e ir atrás de todas as referências que vão sendo dadas ao longo da narrativa. Depois de decifrado, nota-se que o livro possui uma narrativa bastante simples e linear em que os personagens relatam o que os levou a ter determinadas atitudes.

Maria14598 06/02/2023

Acabei de ler e agora estou tentando organizar tudo kkkkkk a proposta do livro é muito divertida. É a primeira vez que tento "solucionar" o livro. Os muitos narradores e pontos de vista deixa o mistério ainda mais interessante. Independente da história em si, a proposta do livro é muito divertida e já valeu a pena

Nath 30/04/2023

Genial
6 assassinatos!
8 narradores!
E eu, uma jornalista viciada em jornalismo investigativo.
Esse livro é um sonho realizado.
CSI, me nota!

Luana 28/01/2023

Eu pensava que o desafio era só ordenar as páginas... que tolinha kkkkk Você precisa ter conhecimento sobre línguas, literatura, história, botânica....enfim, de um monte de coisa. A proposta dele é bem interessante, mas haja paciência.

Luana 09/02/2024

Quebra-cabeça (im)possível!
A leitura é cheia de comparações, menciona coisas que realmente existem, e o mais importante... TEM UM NARRADOR CACHORRO!!!!
Ficou óbvio o porque só pouquíssimas pessoas descobriram a solução. Eu só fiquei com raiva de quem RAIOS era Henry e a May, a terrível mulher com aromas de flores de maio, kkk.
Enfim, acho que não irei resolver, mas foi bom colocar a mente pra funcionar!