A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Patricia 23/02/2023

A Mandíbula de Caim
100 páginas curtas impressas numeradas mas fora de uma ordem lógica, preparadas para serem destacadas e enlouquecerem os corajosos entediados.
6 assassinatos, 6 culpados e muitas mas muitas referências à outras obras.

Às vezes parece impossível mas no fim faz sentido.
Montei minha ordem. Se está certo, não sei. Mas valeu a pena!

Emilly1008 11/09/2023

Muito bom muito bom mesmo pra carralho, amei DMS mano amei muito mesmo.. eu li foi no aleatório mesmo

Romara.Soares 06/02/2023

Sei nem o que dizer
Sei nem o que dizer, só sentir. A gente lê o livro, destaca as páginas, marca, ordena, comenta, procura elementos pra ajudar a desvendar e acredita que vai ser o especial que vai conseguir. Mas aí descobre que é difícil pra caramba hahaha ainda acredito que vou vencer esse desafio. Um dia.

M i l m y ' 07/01/2023

Já li
Acabei de ler o livro e fazer as anotações, agora o problema vai ser resolver né, porque isso aqui ta muito dificil mds

Barbara857 09/12/2023

Demorei muuuito pra ler e isso foi um erro. No início vi que seria bem mais difícil do que eu imaginava e acabei priorizando outras leituras ao longo do ano. Porém isso faz com que as informações e insights sejam esquecidos. O ideal é ler rapidamente e buscar correlações simples com a memória "fresca".
Da metade pra frente a história começou a se desenhar mais claramente na minha cabeça e ao que parece é um enredo bastante interessante, mas ainda precisarei reler várias vezes com certeza. Na próxima, farei resumos das informações relevantes de cada capítulo e verei se com isso chego em algum lugar. Depois, farei nova leitura aprofundando a pesquisa das referências do texto pra tentar chegar à solução do enigma.
Eu não gostaria de ter que "destruir" o livro destacando as páginas e farei o possível pra evitar isso :)

Bruna Cristina 27/02/2023

Frustração
Sabia que ia ser difícil, mas a pior parte não é o enigma, são as palavras. Leitura difícil de entender, vocabulário complexo? buscando evoluir, mas sem grandes expectativas

Julia 02/02/2023

Li todas as 100 páginas mais de uma vez, tentei o melhor que pude mas sem grandes avanços kkkkkkkk. O mistério é muito difícil mesmo mas é um quebra-cabeça interessante, recomendo!
Vou continuar tentando mas queria encerrar a leitura aqui no Skoob.

Mari 29/12/2023

Bah esse livro foi meio arrastado hein, entendo que o propósito dele era desvendar a ordem das páginas e quem matou quem, portanto a leitura não seria fluida, mas poderia ter sido melhor, não consegui desvendar tudo mas tentei com minha prima, acredito que algumas de nossas teorias estavam certas, foi legal bancar a detetive mas poderia ter sido melhor, só relendo diversas vezes para desvendar os mistérios.

Alessandra 26/11/2023

Enigma
A pergunta é: qual é o verdadeiro enigma?
Ainda voltarei a revisitar esse livro, em busca da resposta.

Isabeli 04/01/2023

Li tudo
Mas agora vem a parte mais legal né ??
Desvendar o mistério
Já tenho algumas perguntas e acho que estou no caminho certo de um aí ( espero que n esteja errada ??)

Aline327 03/01/2023

Totalmente perdida
Livro de mistério terrivelmente difícil de ser decifrado conforme a propaganda da Editora. Aqui estou cheia de teorias de conspiração e ainda sem as respostas que preciso. Só me resta ler o livro mais umas 200 vezes.

Reh284 22/01/2023

Não sei se conta muito fazer resenha desse livro mas ok ksks
Terminei. Vou reler ele novamente e ver se consigo alguma coisa, provavelmente não vou longe, mas não custa nada tentar, parece divertido

Vanessa 20/02/2023

Sherlock que se cuide
Como dizem hoje em dia, "Tá pago!". Afinal, pelo menos a leitura do livro eu concluí, já desvendar o mistério... bem, te conto mais tarde há-há.
Ao terminar a *primeira* leitura de "A Mandíbula de Caim" posso dizer com sinceridade que é um ótimo livro para te dar um chacoalhão, oh estrelinha que imagina ser bom o suficiente para desvendar o livro enigma mais difícil do mundo.
Não vai ser só com uma leitura superficial que você chega lá, não.
O livro em si é mais difícil do que eu imaginava, confesso. Isto porque os desafios vão muito além de descobrir o assassino, você sequer sabe quem está narrando a parada, o que, para mim, é a pior parte.
Definitivamente, é preciso muita pesquisa até para que o leitor consiga entender o próprio contexto do negócio. Afinal, vale lembrar que a história foi escrita há muito tempo, em uma ambientação antiquada, com muitas referências que nós sequer conhecemos.
De fato, um desafio. E é aí que se encontra o ponto forte do livro.
Mergulhar nesse quebra-cabeça é uma cura para o tédio, você passa, facilmente, horas a fio sem ver o tempo passar, mergulhado nas inúmeras possibilidades de conexões da estória. É muito envolvente e imagino que a experiência deve ficar ainda mais interessante se você tem a oportunidade de compartilhar as suas teorias com mais pessoas.
Agora, se você, assim como eu, é um tanto quanto "estressadinho", a ansiedade bate com vontade, justamente porque você só se depara com a complexidade da narrativa e a frustração de uma história extremamente difícil não resolvida, no final da primeira leitura.
Mas é aquilo, se realmente o objetivo do leitor é tentar desvendar o mistério é preciso muitaaa paciência, várias leituras, e aturar muitos Henrys pela frente.
Mas, vale a pena, eu diria, nem que somente para saciar a curiosidade de um livro tão hypado, vale a pena. Só não digo o mesmo em ter que destacar as páginas do livro, porque isso sim, meus amigos, foi de doer a alma. Mas, se é para viver a experiência completa, vulgo bancar a advogada do Henry, então vamos fazer direito.
Boa sorte na empreitada, colegas! Talvez não sejamos os Sherlocks da nossa geração, mas podemos bater no peito com orgulho pois a geração de teimosos não arrega para livro, não. E é justamente essa a graça, no final.

Sarah.Wynne 08/01/2023

Um mistério!!!
Eu li, reli e vou ler de novo, a linguagem é um pouco difícil mas nada que atrapalhe, muitas informações históricas (confesso que aprendi muita coisa pesquisando no Google).

É mais difícil do que eu pensei, as páginas parecem que não se completam e quando completa parece que são umas 3 mds, sem contar que algumas parece que realmente veio na ordem e isso me deixa: será que o autor faria isso de propósito?

O Henry tá em todas e ele é meu assasino número 1, as páginas com os poemas foram as mais fáceis de completar

Já li mas sigo na luta pra desvendar o mistério, minha parede tá cheia de post it, páginas e teorias