A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Barbara857 09/12/2023

Demorei muuuito pra ler e isso foi um erro. No início vi que seria bem mais difícil do que eu imaginava e acabei priorizando outras leituras ao longo do ano. Porém isso faz com que as informações e insights sejam esquecidos. O ideal é ler rapidamente e buscar correlações simples com a memória "fresca".
Da metade pra frente a história começou a se desenhar mais claramente na minha cabeça e ao que parece é um enredo bastante interessante, mas ainda precisarei reler várias vezes com certeza. Na próxima, farei resumos das informações relevantes de cada capítulo e verei se com isso chego em algum lugar. Depois, farei nova leitura aprofundando a pesquisa das referências do texto pra tentar chegar à solução do enigma.
Eu não gostaria de ter que "destruir" o livro destacando as páginas e farei o possível pra evitar isso :)

Romara.Soares 06/02/2023

Sei nem o que dizer
Sei nem o que dizer, só sentir. A gente lê o livro, destaca as páginas, marca, ordena, comenta, procura elementos pra ajudar a desvendar e acredita que vai ser o especial que vai conseguir. Mas aí descobre que é difícil pra caramba hahaha ainda acredito que vou vencer esse desafio. Um dia.

Thata 05/03/2023

Resolva
Bom, ler tudo, li sim. Agora o desafio é trabalhar nele para solucionar o mistério.
Várias pesquisas precisam ser feitas. Não tem como avaliar ele. A nota na verdade é simbólica.

lee 30/05/2023

Ta sendo mais difícil do que eu imaginava, a proposta do livro é muito boa! o problema é você conseguir desvendar.

Paula.Vergilio 03/01/2023

Um baita desafio!
Em "A mandíbula de Caim", Torquemada, pseudônimo de Edward Powys Mathers, propõe um desafio que ele mesmo considera 'difícil': reordenar as 100 páginas do livro e descobrir 6 assassinatos e seus respectivos assassinos. O problema é que Torquemada é conhecido por sua habilidade em montar enigmas e o que ele considera 'difícil' beira o 'possível' para nós meros mortais... Depois de ler as 100 páginas, que são como que notas em um diário e estão cheias de nomes e pistas históricas, já sei que vou gastar meus próximos meses relendo e tentando decifrar essa estória. Gosta de um desafio? Bora lá :)

elodsnna 08/01/2023

não sei como dar nota
Eu decidi que ia ler esse livro antes de mais nada só pra poder ter uma mínima noção sobre ele. Terminei agora e acabei já fazendo inúmeras anotações KKKKKKK apesar disso, cada vez que eu achava que tinha descoberto algo, vinha outra informação pra me deixar confusa de novo ?
Não vou me descabelar pra resolver mas acho que é um ótimo passatempo pros meus dias entediantes!

Alessandra.Schneid 04/09/2023

Diferente de todos
Livro enigmático com toques de detetive e novela. Indico para quem gosta de quebra-cabeças e que tenha um pouco de tempo livre.

luisa_aazevedo 08/01/2023

sherlock holmes me ajude
tenho muita vontade de resolver sim mas depois de 4 horas surtando eu acho que vai ficar só como experiência. consegui algumas informações, ligar algumas páginas, mas fui muito boba de pensar que eu conseguiria resolver um livro que tem mais de 90 anos e só 4 pessoas resolveram e infelizmente não sou desempregada se não eu ficaria dia e noite nessa

Monick.Markic 19/04/2023

Por onde Poirot começaria??
Muito interessante a leitura, fiz várias anotações, pesquisei alguns fatos e descobri os nomes de alguns dos narradores.
Agora é destacar o livro, colocar o que aprendi com Poirot em prática e tentar ordenar e desvendar todos os assassinatos.

Laura_n 16/01/2023

É impossível de solucionar, já li e não tô nem perto de resolver, mas é muito legal tentar resolver.

Jéssica Duarte 05/09/2023

Mais difícil do que eu imaginava
Passei duas semanas lendo e relendo e entrando em grupos e comunidades que tentavam decifrar a ordem das páginas, mas é extremamente difícil.
É muito interessante, muito criativo, por isso dou uma nota boa. Tenho uma parede com várias possíveis combinações e várias anotações mas não tenho certeza de nada, fiquei muitas horas por dia em cima dele. Se um dia eu finalizar a combinação eu volto aqui pra atualizar.

Eduardo.Staque 17/04/2023

Ideia incrível
A nota foi mais pela concepção do livro do que pelo seu conteúdo.
Eu li, mas nem cheguei perto ainda de desvendar.
Se um dia conseguir colocar tudo em ordem e achar tudo o que é pedido, volto aqui pra mudar a nota, se necessário, e dizer o que achei.

Érika Dias 04/02/2023

Ler, eu li. Agora entender... aí é outra história rs
O livro, como todos sabem, está fora de ordem. Mas não é tão simples assim. Li todas as páginas e não entendi quase nada. Fica difícil até de saber quem foi assassinado, quem dirá o assassino.
Eu disse que esse seria meu desafio literário do ano, mas já vi que será o desafio dos próximos anos. Acho que terei que reler várias e várias vezes pra conseguir encontrar algum sentido. Vale o desafio pra quem gosta e tem paciência.

Isabel430 05/02/2023

Não da para saber a história todo lendo assim mas eu achei essa ideia genial, de fazer como se fosse um quebra cabeça literário. Isso é muito difícil de resolver obviamente por isso só 4 pessoas no mundo resolveram, mas na minha cabeça eu consigo ?