O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Priscila.Senna 11/04/2020

Leitura maravilhosa
Uma história muito envolvente e fascinante , você não consegue parar de ler, quer saber sempre o que acontece mais e mais, para os que ainda não assistiram a série recomendo ler o livro primeiro pra depois ir assistir, por que eu fui assistir primeiro e ler depois e agora tô com vontade de assistir denovo, eu assisti primeiro a série e comprometeu um pouco a leitura por que eu já sabia o que iria acontecer, mas a história continua sendo maravilhosa.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 21/06/2020

Fantasia das melhores
Avaliar apenas esse livro não será possível pra mim. Eu serei influenciado bastante por todas as experiências que tive com esse universo do bruxo. The Witcher 3 foi um dos melhores jogos que joguei na vida, entretanto, a série poderia ser bem melhor e no meio dessa dicotomia de sensações encontramos o primeiro livro de uma série gigante. O último desejo conta em contos a história do bruxo Gerald de Rivia. Historias intrigantes e mesmo que não pareça, interligadas. A cada conto vamos identificando as regras e os personagens naquela história e naquele mundo de forma espetacular. A escrita é intrigante e bem feita. A única coisa que me incomodou é que parece que todos os contos tem a mesma forma, começam do mesmo jeito, se desenvolvem do mesmo jeito e terminam do mesmo jeito. Como uma receita de bolo daquele universo. Mas isso não significa que seja ruim. O Livro é ótimo pra quem ama literatura fantástica.

Enfim, logo lerei as continuações. Recomendo.

(leiam Yamesh) :)
Erick Santos 21/06/2020minha estante
pensando em começar a ler, desde o fim da serie me interessei um pouco pelo mundo do bruxao Geralt!

Tetella 18/03/2024

Muito bom e preciso muito ler os outros. Odiava a Yennefer no jogo e odeio mais agora vendo a origem de tudo kkkkkkk
Pedro 18/03/2024minha estante
É que ela não é uma heroína clássica. Ela tá mais pra uma anti-heroína.

Tetella 18/03/2024minha estante
Só acho ela babaquinha mesmo

Pedro 18/03/2024minha estante
Não posso discordar...kkkkkk

B.norte 27/12/2021

Recomendo para quem gosta de fantasia!
Primeiro volume dessa história fantástica finalizado!

Não tenho palavras para descrever o quanto gostei de ler esse primeiro volume do nosso bruxão.

Se é bem diferente da série? Sim, é e muito! Porém acho interessante fazer a leitura e assistir a série, os dois se completam. Na série é tudo muito rápido, mas lendo o livro você vai ficar sabendo dos detalhes, os motivos, os porquês e vai ver mais coisas que não conseguimos perceber só assistindo as temporadas.
Kéziah Raiol 27/12/2021minha estante
Aaaaaa parece ser muito bom!!

B.norte 27/12/2021minha estante
Eu gostei, já baixei o segundo volume pelo unlimited (o primeiro volume também está disponivel lá), mas vou dar um tempo antes de começar a leitura pq são 472 páginas ?

Kéziah Raiol 27/12/2021minha estante
Não sabia que tinha lá. Vou pegar pra ler também, mas fica pra 2022 kkkkk

B.norte 27/12/2021minha estante
? né? Acho que vou deixar pra 2022 também!

Fred 27/12/2021minha estante
Agora que unlimited apareceu por 9,90/6 meses, vou atrás desse cara.
Só conheço as histórias pelos games (que são mto bons), mas sempre tive curiosidade pelos livros. O que eu não tinha era tempo pra ler tudo

B.norte 28/12/2021minha estante
E acredito que a coleção toda dele esteja disponível no unlimited.
Pelo menos o volume 1 e 2, eu tenho certeza.

B.norte 28/12/2021minha estante
E Freeeeed, faz tempo que você não aparece!!! Feliz Natal atrasado!!!

Fred 30/12/2021minha estante
Feliz nataaaaaaaal Lore! ?
Espero que tenha sido um dia incrível pra todos vocês aí. Por aqui foi ótimo. Todos com saúde.
Eu acho que volto aqui antes que o ano termine, mas por precaução... Te desejo um ano novo cheio de felicidades, prospero e com muitas leituras 5 estrelas ?
Adorei te conhecer aqui ?

B.norte 30/12/2021minha estante
?? Feliz Ano Novo! Boas festas e muitas leituras 5 estrelas (como você falou, adorei) pra ti também!
Em 2022, vamos estar juntos mais um ano acompanhando as leituras um do outro ?

Pedro3880 11/03/2021

O Último Desejo.
Livro fantástico!
O primeiro livro da saga do bruxo Geralt é repleto de ação, te prende do início ao fim e te conta como é viver nesse mundo maluco de The Witcher.
Legal ver como o autor se baseia em histórias clássicas de fantasia, para criar alguns monstros e lendas no universo do bruxo.
Recomendo muito a leitura.

Giovanni Abrami 27/11/2021

Demorou algum tempo para entender a cronologia das historias de Geralt, mas uma vez adaptado ficou tudo mais claro. Nao tem nenhuma historia enrolada, e as personagens que sao introduzidas ainda tem muito potencial, espero encontrar mais nos proximos livros.
Fiquei bastante interessado pelo "destino" citado mais de uma vez, como se fosse outro personagem com vontade propria, estou curioso para saber mais sobre ele também.
Gostei bastante, recomendo para qualquer um, ainda mais para aqueles com uma queda por fantasia.

Lu_Augusto 31/10/2023

Comecei na obra pelo caminho inverso. Primeiro o icônico jogo do The Witcher 3, depois a série da Netflix, e só aí tive a coragem de encarar os livros. Hoje, me arrependo de não ter ido aos livros mais cedo, a história aqui é contada de um jeito maravilhoso.
Gerald aqui é um personagem com muito mais profundidade, adorei seus diálogos sarcásticos e os momentos divertidos que passa com Jeskier. Queria interações dele com Yennefer, mas creio que isso virá nos próximos volumes assim como a Ciri, que nem chega a ser mencionada aqui.

belligna 21/08/2021

Gostei demais! Eu sou apaixonada pela série e já há um tempo estava com vontade de ler os livros. Esse primeiro com contos foi bom demais! Apesar de gostar muito do Geralt da série (Henry Cavill anjo sem defeitos) também gostei MUITO dele no livro, achei bem diferente.
Enfim, ansiosa pra conhecer toda a história.
arneiyh 31/07/2023minha estante
Que livro você ainda não leu? kakakkak

belligna 31/07/2023minha estante
KKKKKKKK ainda não li muitos que tenho vontade

Nati Amend @livrosdanati 19/01/2021

UMA FANTASIA PARA CURAR MEU CANSAÇO COM O GÊNERO
Depois de assistir a série incrível adaptada pela Netflix e de horas de jogo de videogame, decidi que estava na hora de ler os livros que deram origem à história do bruxão Geralt. E que grata surpresa foi encontrar uma fantasia sem triângulo amoroso, sem jornada típica do herói ou do "escolhido", e sem qualquer recurso básico do gênero.

Escrito por Andrzej Sapkowski, The Witcher surgiu como uma coleção de contos publicada em uma revista polonesa durante a década de 1980 e que, mais tarde, foi compilada nos primeiros livros da "saga do bruxo Geralt de Rívia". O Último Desejo e A Espada do Destino são os dois exemplares que contém os contos iniciais e apresentam não apenas o protagonista Geralt, mas todo o universo épico da obra.

O Último Desejo é dividido em contos com histórias e personagens distintos, e possui uma narrativa que intercala passado e presente sem avisos ou qualquer explicação. Isso pode deixar alguns leitores confusos com a estrutura da obra, especialmente se for o primeiro contato com este universo, mas como eu já estava acostumada com a trama não encontrei dificuldades. Pelo contrário! A experiência de leitura com este primeiro livro foi um grato alívio neste ano em que estive tão saturada com o desenrolar da maioria das fantasias que li.

A história gira em torno do nosso querido Geralt de Rívia, um bruxo que possui poderes para acabar com qualquer criatura. Com isso, ele se torna uma espécie de caçador de recompensas e é convocado para as mais diferentes missões. Ao longo dos contos, acompanhamos suas lutas e conquistas, além de conhecermos um pouco mais sobre as lendas medievais que permeiam a obra. A escrita do autor é leve, descontraída e traz diálogos divertidíssimos que ajudam a deixar a narrativa mais fluida.

É uma leitura surpreendente, misteriosa e muito empolgante. Recomendo para os fãs de fantasias, de épicos medievais e fábulas mitológicas.

site: https://www.instagram.com/p/CJBic2Mhhqm/

Well 16/03/2022

Incríveis jornadas do "Geraldão" De Rívia
A história é narrada em terceiro pessoa. Esse volume um, querendo ou não ele é uma coletânea de contos que são intercalados por pequenos textos, em que as histórias servem de flashback enquanto o herói se recupera de suas feridas.
A história segue a jornada de Geral de Rívia, o ?Geraldão que é um Bruxo. Um andarilho que viaja de cidade em cidade enfrentando monstros em troca de recompensas. É interessante a backstory que o autor criou para a classe: os bruxos são escolhidos ainda crianças, daí eles recebem um tratamento com várias substâncias alquímicas, elixires e poções, que acabam transformando os humanos em mutantes. Com isso, os bruxos possuem habilidades e poderes acima do comum, não ficam doentes, são imunes a venenos e são mais ágeis e mais fortes do que humanos normais. Geralt é um bruxo e por causa dessas mutações, ele ficou com a pele pálida e cabelos brancos.
O mundo habitado por Geralt é muito bem detalhado neste livro apesar de alguns contos serem curtos, ele é repleto de monstros estranhos, pessoas esquisitas e vários personagens importados do folclore polonês, contos de fadas e a própria história da Polônia. O tom bem sombrio e sempre contendo uma boa crítica à sociedade, uma mensagem oculta, algumas vezes até bem direta, ou até mesmo servindo só para entreter.
O autor faz um ótimo trabalho ao descrever monstros e pessoas, sempre fazendo um certo tipo de analogia entre os dois, para mostrar o quanto os humanos podem ser monstruosos e o quanto os monstros podem parecer humanos. De uma forma bem ágil e sem deixar a leitura ficar cansativa. O livro também é recheado de humor ácido e negro, o que cria uma energia interessante, ainda mais por ser acompanhada por um diálogo ágil, rico e bem estruturado. Tudo é muito bem escrito.
Pode até parecer estranho, mas a ideia de combinar histórias curtas em um livro funcionou muito bem. Serviu como uma bela introdução à série e também ao personagem Geralt. O fato das histórias lembrarem fábulas adultas só ajuda o leitor a ficar ainda mais interessado. É uma forma diferente de conquistar o leitor, uma que consegue fisgar e te fazer pensar sobre o livro o conto quase o dia todo.
Apesar de não ser a minha praia acompanhar livros de fantasia. Eu realmente aproveitei a jornada com Geralt, Sapkowski é um autor competente e merece todo o sucesso que a série tem feito dentro e fora dos livros. Altamente recomendado!

fabio.hingst.1 08/01/2022

Ouvi a Voz da Razão, li esse livro incrível e valeu a pena!
Esse, com certeza, foi um dos melhores livros de Fantasia Épica que eu já li na minha vida. Iniciei o ano de 2022 muito bem!
A escrita da obra é equilibrada, com momentos mais rebuscados lindos de se ler, e imbuída de uma prosa irônica e muito bem humorada. Além de trazer e subverter tropos clássicos da fantasia, o autor trás muito do imaginário polonês e eslavo para a trama, o que enriquece demais a experiência de se explorar o mundo inóspito de The Witcher. Os personagens são carismáticos, a trama te prende como um peixe fisgado e, quando menos espera, você terminou a obra e sente-se sequioso pelos próximos!
Carol Grayshadow 08/01/2022minha estante
Hahaahaha estou lendo o segundo

fabio.hingst.1 08/01/2022minha estante
Em breve lerei também!!!!

Mateus Queiroz 08/01/2022minha estante
Muito bom, mano. Deu vontade de ler esse aí

Carol Grayshadow 09/01/2022minha estante
Estamos quase com as mesmas leituras hahaahahaha. Foi a roda do tempo e agora the witcher.

fabio.hingst.1 09/01/2022minha estante
Verdade né? Hahahahahaha A próxima será do Lucas Mariano!!!

Dentro_deumlivro 17/01/2022minha estante
Livro mais que perfeito ??

TG Braga 18/11/2022minha estante
Se gostou desse vai gostar do Caçador de Lobos!

fabio.hingst.1 18/11/2022minha estante
Tenho certeza que sim! Fãs de The Witcher iriam adorar o Homens Sórdidos também! Hehehehehe

Natalia Reis 21/08/2021

A série só serviu para me apresentar essa saga
Uma leitura dinâmica, com contos intercalados por passagens do presente do bruxão. O Geralt até o momento não me despertou nenhum tipo de sentimento, nem desgosto nem gosto. Agora, os personagens secundários foi o que me prendeu na história como todo. A Yennefer é maravilhosa! Quero muito conhecer mais sobre a personagem. Já o Jaskier é um querido tanto na série quanto no livro. Enfim, recomendadíssimo!

Wagner47 22/08/2021

Geraldão da massa
Já começo exaltando a temporalidade da obra. Ela disposta sem uma cronologia fixa dá um charme a mais.

Um livro dividido em contos, intercalando com momentos do tempo presente e como essas histórias moldaram o bruxo.

Há também personagens fabulosos, mesmo que apareçam uma única vez. Quanto a Jaskier, o bardo das safadezas, impossível não se afeiçoar a ele.

Minha única ressalva é que um dos contos se fez um tanto quanto desnecessário. Claro, ajuda muito ao falar sobre os reinos e a Força, mas seria facilmente resolvido com uma simples conversa (e isso sem Geralt precisar se intrometer).

Enfim, o final (onde de fato a história está centrada) foi a cereja do bolo para que eu fique animado para as histórias que se seguirão.