Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Alba 22/01/2011

Alma é uma adolescente cônscia de sua beleza exuberante e com um senso de justiça latente. Sua vida gira em torno da escola, obrigações com as amigas (Agatha, Naomi e Seline) e sua família que vive a beira de um colapso:

Jenna, sua mãe, uma enfermeira que já se encontra na meia-idade e após dois casamentos fracassados tenta se firmar no novo relacionamento; Evan seu irmão introspectivo e por vezes sádico, que se veste de forma estranha e só se comunica com a família astravés de monossílabas e finalmente Lina, uma menina linda de 8 anos, que decidiu parar de falar depois de um forte trauma emocional.

E a vida segura que Alma construiu a sua volta começa a ruir quando suas amigas antes tão fiéis e prontas a contarem tudo a ela, começam a ter segredos e se comportar de maneira estranha. Isso sem falar no diário de Alma e as coisas que ela escreve nele enquanto dorme…

O livro é todo envolto em um clima de constante suspense. A Elena P. Melodia fez toda a narrativa através da visão da protagonista, como se fosse um diário mesmo, seguindo os dias e acompanhando cada decisão de Alma e descobrindo junto com ela os segredos de todos que a cercam.

A cidade é toda descrita num clima lúgubre, com chuvas constantes, galpões abandonados, pontes ruindo e a escuridão... Aliás a escuridão é um personagem ativo durante todo a leitura, quando a noite cai, as coisas realmente acontecem.

A personagem mais marcante e com o maior segredo, foi sem-dúvida Agatha. Sua casa de conchas e a figura misteriosa de sua tia levam a uma revelação surpreendente! Sério!!

Fiquei com a impressão que alguns personagens foram apenas apresentados nesse primeiro livro da série. O Professor K. e Morgan deixaram mais perguntas do que respostas, mas apesar da falta de respostas em algumas áreas, a leitura é completa. A história começa com uma proposta, algumas coisas são reveladas mas ficam algumas dúvidas para o segundo livro.

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog e confira?

Psychobooks 22/01/2011

Gostou? Quer ler mais? Acesse o blog e confira?

Valdirene.Perez 13/01/2011

Um livro que se você começar a ler de trás para frente não vai alterar nada. História repetitiva e sem desfecho.

Luciana Mara 06/01/2011

Alma tem 17 anos. Bonita e atraente, ela arranca suspiros e olhares de todos na escola que frequenta com suas três amigas: Agatha, Seline e Naomi.

Em casa, a história é outra. Sua família é totalmente destrambelhada: a mãe é enfermeira e quase não para em casa, o irmão é um revoltado com um piercing de alfinete na bochecha e a irmã caçula parou de falar quando viu o pai suicidar. O clima tanto em casa, quanto na escola (e no resto do livro também) é totalmente sombrio.

Mas apesar de tudo isso, Alma é uma pessoa segura. Quero dizer, era. Tudo muda quando Alma se dá conta do que está acontecendo.

O caderno roxo que a atraiu na vitrine da papelaria é o indício de que algo muito estranho está no ar. Dormindo, Alma escreve no caderno cenas de assassinatos antes deles acontecerem e de serem noticiados. Tudo está detalhadamente escrito: lugar, nome, profissão da vítima e descrição do crime. O único problema é que não há vestígios ou dicas sobre os assassinos. O delegado que investigou o acidente de carro em que duas amigas de infância da Alma morreram (e no qual ela não sofreu um arranhão) e Roth, um jornalista, são as fontes de pesquisa de Alma sobre estes assassinatos. Seriam rituais satânicos?

Além disso, suas amigas têm histórias bizarras e vários problemas:
a) Seline foi filmada seminua por Adam, um ex-peguete, e teve o vídeo espalhado na escola. Este fato resultou em uma garota com problemas de auto-estima e com início de distúrbios alimentares.
b) Agatha mora com uma tia que ninguém conhece. Ela nunca convidou suas amigas a irem a sua casa. E na vingança contra Adam, Agatha quase o cegou.
c) Naomi é atraída para um grupo fechado de adolescentes. Tudo é muito bem sinistro, e em uma das festas ela é literalmente detonada.

Todos os medos e problemas de Alma e das pessoas que a cercam são mantidos em segredo. A única pessoa capaz de entendê-la é Morgan, um colega de escola. Mas até ele esconde alguma coisa. Ele admite para Alma que, uma de suas neuras é verdade. Alma está mesmo sendo seguida por homens carecas, de chapéu e óculos (han?) e que ela tem que fugir sempre que encontrar com um. Estes caras são chamados de Master.

Alma sai à noite em busca de respostas, invade casas, pesquisa, é perseguida e tem um sonho de mais um assassinato, o qual ela poderia evitar. Ela conseguiu? Porque os Master a estavam perseguindo? Seline se recuperou? Qual é o segredo de Agatha? Naomi se reergueu? Porque Morgan sabia tanto sobre seus problemas? E o maldito caderno roxo, o que era?

Vívis 05/01/2011

Muita lenga, lenga.
Bom, por onde começar? .. Resumo geral: cansativo. Não há uma conclusão para nenhuma das tramas que a autora simplesmente vai jogando no livro. Acho que ela achou melhor deixar tudo no ar para que as sequências sejam compradas. Mas o pior é que o livro não deixou muito aquela vontade louca de ver a continuação, pq ela enrola demais em tudo. Putz, 300 e poucas páginas de pura enrolação não é mole não. Ela passa a maior parte do livro fazendo comparações de sentimentos e relatando cenários. Se contar, deve ter mais a palavra "como" do que quaquer outra. Além do que, a forma em que o livro foi escrito parece mais um roteiro de filme do que literatura. Tem certas situações que relatadas ficam muito chatas, mas transformadas em imagens o resultado é totalmente oposto. Se ele fosse transformado em filme por alguem que realmente entende do negocio, seria o primeiro a ser melhor do que o próprio livro.

Sou obrigada a comprar o próximo.. fazer o que? Quero saber o mistério que ronda o Morgan, oras..rsrs.

Letícia 31/12/2010

Comecei a ler, mas simplesmente não consegui continuar. Escrita pobre e nada me prendeu. Nem mesmo a personagem que parece se achar a mais perfeita e impressionante das criaturas.
Quem conseguiu ler até o fim e tiver uma opinião agradável sobre o livro, será muito bem vindo. Queria encontrar algo que me fizesse ler esse livro, porque não quero perder o dinheiro que gastei nele.
Kitty 11/01/2011minha estante
você disse tudo o que eu queria dizer com esse pequeno parágrafo. já tentei ler esse livro umas 50 vezes, mas toda vez que passo um cap a mais, me pergunto "o que eu tô fazendo lendo ISSO?"

Bruna.T 12/07/2011minha estante
Mesma opinião. Mas fui até o fim, na esperança de que melhorasse. Nada, só fiquei com mais raiva.

Raul 24/01/2012minha estante
Eu terminei o livro. Confesso que até a página 100 e pouco, eu demorei duas semanas! Por que a narrativa é realmente chata. A coisa ficou boa quando Naomi ligou para a Alma, durante a madrugada, é nesse ponto que a história começa a pegar fogo. Eu tenho a esperança de que toda essa enrolação do início do livro tenha alguma explicação no final da série, por que eu quase desanimei de terminar escuridão após a segunda semana! Que bom que insisti :D

PS: Alma é uma mala no primeiro, mas agora no segundo ela está melhorando :D

Gabi 14/01/2013minha estante
Sinceramente, também não suportei essa coisa dela ser cheia de si. Me deu nos nervos.

Paty 31/12/2010

Escuridão não me convenceu.
A protagonista, no início da história, é prepotente e se acha a dona da razão. Com o desenrolar de alguns acontecimentos 'misteriosos' (que não fizeram o menor sentido pra mim), ela vai ficando medrosa e paranóica.
O que facilitou o término da leitura foram as frases simples e curtas.
De todo não é um livro extremamente ruim, mas passa longe de uma leitura obrigatória.

Carol 28/12/2010

Confesso que no começo enrolei um pouco para ler, foi cansativo e não continha nada que prendesse minha atenção. A autora exagerou um pouco nos detalhes. Mas conforme foi chegando o meio do livro, foi sendo criado um suspense que eu não imaginei que pudesse ser criado, a leitura te passa as sombrias sensações de Alma, e você chega a se ver na escuridão junto com a personagem, que achei muito bem descrita e de forte personalidade. Achei a história muito criativa, o caso do dragão, da seita, das premonições e assassinatos muito surreais, e isso me interessou de tal forma que quando chegou ao fim e vi que ficou inacabado, cheguei a ficar com raiva. Elena podia ter dado mais indícios, mais detalhes sobre os fios que ficaram soltos, mas de qualquer forma, ela acabou me obrigando a ler Sombra, porque não me imagino sem as respostas, principalmente sobre Morgan. Muito bom!

Jaqueline 27/12/2010

Para começo de conversa, esqueça o “Pleno de fantasia e romantismo” que a revista Vanity Fair usou para caracterizar esta obra. Alma sempre teve pesadelos, mas desde que adquiriu um caderno roxo em uma misteriosa papelaria sua mente encontra-se repleta de trevas. Não, não pense no anime japonês “Death Note”: o esquema de “Escuridão” é bem diferente.

Nossa protagonista tem 17 anos e vive em uma cidade decadente. Estuda em uma escola precária e, ao contrário do que vemos em muitos livros jovens, não possui dinheiro para esbanjar. Mesmo assim, é a rainha da sua escola: ela e as amigas Agatha, Naomi e Seline são as verdadeiras donas do pedaço, aliando inteligência e beleza. Sua família é formada pela mãe, que atualmente namora o dono de uma lanchonete, e os irmãos mais novos, frutos do segundo casamento de Jenna. Contudo, desde que o cara se suicidou, tudo entrou em declínio: a irmãzinha mais nova não falou mais uma palavra daquele dia em diante e o irmão de 15 anos age como um adolescente revoltado, usando roupas rasgadas e cheio de piercings.

As mortes com que sonha passam a tomar as páginas de seu caderno, e tudo vira de ponta-cabeça quando ela descobre que estes crimes aconteceram exatamente como apresentados no caderno, de modo bárbaro e cruel. A narração dos crimes é muito boa, um dos pontos altos do livro. Alma não consegue se lembrar de escrever aquelas páginas e passa a ser atormentada por dores de cabeça fortíssimas. Para piorar, ela passa a ser seguida por estranhos homens de chapéu, casacos compridos e óculos.

Adianto que Alma não é uma protagonista das mais fáceis: ela age como se estivesse sob o efeito de algum antidepressivo de uso prolongado, fazendo com que reste apenas um existencialismo juvenil e um sarcasmo na sua forma mais amarga. Fora isso, nos primeiros capítulos ela é fútil além da conta, sempre fria e autocentrada. Para ela, o único bem real em sua vida é ser bonita, coisa que ela ressalta usando roupas justas e botas de saltos altos. Uma protagonista bem chatinha, salva apenas por algumas frases que apontam seu lado mais observador, mais analítico, que cresce ao passar das páginas.

Apesar de um bom plot, a trama se desenvolve de modo arrastado, principalmente em sua primeira metade. A narrativa em primeira pessoa não consegue criar a devida conexão com o misterioso mocinho da história, Morgan. O romance não é a tônica do livro, então se você espera suspiros, juras de amor e beijos sôfregos, “Escuridão” não é para você. É ele quem cita o nome dos Masters, homens de quem Alma deve fugir, mas maiores detalhes sobre eles não são revelados.

Ao lado de todo este caos pessoal, as amigas de Alma parecem ficar mais estranhas, afastando-se umas das outras por motivos inexplicáveis. Tudo começa com um vídeo de Seline seminua que cai nas mãos dos colegas de escola. A garota entra em crise e suas amigas se vingam de Adam, menino com quem ela estava saindo e foi o autor do vídeo. Em seguida, a jovem Naomi conhece e começa a sair com um garoto bastante suspeito, Tito. Já Agatha torna-se cada dia mais agressiva e fechada, isolando-se de todos com a desculpa de cuidar da tia doente com quem vive.

Um anel com o símbolo de um dragão marinho incrimina Adam em um incidente escolar, mas é Tito o rapaz realmente assustador. O tenente Sarl e o jornalista gatinho Roth são fundamentais no auxílio à Alma, de modo que ela consegue resolver algumas das situações secundárias do livro ainda neste primeiro volume da trilogia da italiana Elena P. Melodia.

A história não chega a nos dar medo. Quem já leu alguns contos de Edgar Alan Poe ou até mesmo o moderno “Noturno” (de Chuck Hogan e Guillermo Del Toro) não fica com medo algum, mas apenas levemente interessado no que a autora vai apresentar em seguida. Apenas quando Alma visita a estranha moradia de sua amiga Agatha a história atinge pontos mais sinistros. Aliás, bem sinistros: a menina esconde um dos maiores segredos do livro, e o único que Alma consegue desvendar neste primeiro volume da trilogia. No entanto, a ausência de respostas ou pelo menos pistas para o que realmente importa me deixou muito insatisfeita com a história.

>> Resenha originalmente postada em www.up-brasil.com

Karine547 06/12/2010

muito bom!

Books Friends & News 02/12/2010

INSTIGANTE
Indicadíssimo para leitura de pessoas que gostam de suspense e mistério pq são dois ingredientes que ele tem de sobra.

Resenha completa no blog ---> http://guardiadameianoite.blogspot.com/2010/12/resenha-escuridao-elena-p-melodia.html

Nii. 21/11/2010

Antes de tudo, vou dizer: Eu conseguir! Thanks God! Depois de uma semana e alguns dias eu finalmente terminei a leitura de “Escuridão”. Eu normalmente leio livro muito rápido, mas com “Escuridão”, manter essa característica foi praticamente impossível e eu vou explicar o porquê.

A idéia do livro é muito boa e a escrita da Elena Melodia é maravilhosa, cheia de comparações e rica em detalhes, o motivo do meu atraso foi a minha não simpatia com a protagonista. A Alma é uma personagem pouco cativante e a meu ver foi mal construída, ela é tão contraditória. Por exemplo, ela afirma que não suporta grupos cheios de segredos que fazem todo um suspense para novos membros e porque então ela faz a mesma coisa no dela? Tem até uma prova para quem quer ser do grupinho da Alma... Comofaz?

Ela passa a idéia de “Eu sou perfeita, você é um lixo”, bem esnobe. Ela julga as pessoas do alto de um pedestal, detesto isso. A família, os “amigos”, ninguém escapa. Para mim a autora carregou muito na formação da personagem. Para resumir eu detestei a Alma e isso prejudicou minha leitura, o que não quer dizer que eu não vá ler as continuações... Por que eu vou. Como eu disse no início a idéia é boa e a história tem seu quê de mistério e isso prende o leitor.

O livro gira em torno de misteriosos assassinatos e a possível ligação com Alma. Desde um grave acidente que sofreu, Alma tem tido sonhos conturbados e difíceis de serem entendidos. Quando um caderno roxo surge rabiscado pela manhã contendo a descrições desses sonhos, Alma sabe que nada mais pode ser igual e é o momento de ir à busca da verdade antes que ela seja a próxima vítima. – acabei de descobrir que eu posso fazer chamada de filmes de terror/suspense =0.

Perseguições, suspense, mistério... Tem de tudo um pouco, mas não se enganem o livro não tem uma estória muito dinâmica. É bem parado, sem grandes acontecimentos. O final foi mais emocionante e a autora deixa o leitor cheio de idéias e teorias. Quando eu pensei que o mistério estava próximo a ser resolvido tem uma reviravolta. =/ Sem dúvidas só nos próximos capítulos dessa saga saberemos.

Não tem muita coisa para falar sobre os personagens, com algumas exceções, a autora dá mais ênfase para a protagonista mesmo. Bom, então vamos as exceções... A Agatha é a amiga da Alma que mais se destaca, pois ela é muito reservada e de um temperamento agressivo e tem um mistério em torna da tia dela. O Morgan é outro personagem que se destaca. Ele é misterioso, parece saber algo que Alma não sabe e está sempre por perto para ajudar Alma. Ele é bem indefinido nesse primeiro livro, mas eu gostei dele. Foi meu personagem preferido. Também tem o Professor k e a irmãzinha da Alma (mesmo caladinha esse menininha não me engana. RSS...), os dois, penso eu, sabem algo.

O ponto forte do livro é esse suspense e a indefinição da participação de vários personagens, a autora soube fazer isso muito bem. Então se você gosta de livros nesse estilo, Leia.

Mais em:

Carol 16/11/2010

E o mistério é revelado quando?
Alma é uma adolescente de 17 anos, bonita, faz parte de um dos grupinhos mais populares da escola precária em que estuda, junto com suas amigas Seline, Naomi e Agatha. Mas nem tudo é tão perfeito quanto parece. Sua irmã mais nova não falou mais depois de um acontecimento horrível, seu irmão mal para em casa, sua mãe está tentando um novo relacionamento e Alma começa ver sua confiança minar quando passa a ter sonhos estranhos, que no dia seguinte aparecem escritos no caderno roxo que ela comprou recentemente numa papelaria.

Tudo em volta de Alma parece estar errado. Agatha parece ficar mais estranha a cada dia, Naomi conhece um garoto que está longe de ser uma boa compainha, e um video de Seline seminua circula pela escola. As garotas então decidem se vingar de Adam, o garoto com quem a amiga vinha saído, e um intrigante símbolo de dragão surge para Alma. Por quem ela está sendo seguida? O que significa aquele dragão e os sonhos? E por que parece que o garoto Morgan tem todas as respostas?

Como vocês sabem, eu tinha uma grande expectativa com esse livro. No começo da leitura, eu estranhei um pouco a narrativa com os verbos no presente e as frases curtas, mas depois fui me acostumando. Alma acaba sendo um pouco irritante e até metida no início, mas com o desenrolar da história ela vai perdendo um pouco "o topete" e ficando realmente assustada!

Tudo é cercado de mistério em Escuridão, principalmente Morgan - leia-se: loiro, cabelos de anjo, olhos cor violeta. Onde eu já vi essa descrição antes?. Mas a relação de Morgan e Alma, não é como nas histórias que estamos acostumados a ver, pelo menos no início. Ele continua muito misterioso, mesmo no final do livro!

Aliás, Elena P. Melodia nos deixa cheio de dúvidas e perguntas após a leitura de Escuridão onde quase nada é descoberto, sendo até um pouco frustrante, mas que garante leitores ávidos por "Sombra" o próximo volume da série.

Acho que o livro seria melhor se fosse um pouco menor, apesar disso eu gostei da história e estou super curiosa para descobrir - realmente - tudo nos outros dois livros!

Essas e outras resenhas no Open Page (http://openbookpage.blogspot.com)

julia 13/11/2010

o livro tem um história legal mas sua leitura é meio cansativa,as vezes um pouco maçante. a autora apresenta varios mistérios porem nem de longe são esclarecidos no primeiro livro e isso é meio frustrante.

Aline Maziero 10/11/2010

Escuridão, de Elena P. Melodia é o primeiro volume de uma trilogia a ser lançada no Brasil pelo selo Suma de Letras da Editora Objetiva. Além de Escuridão, a série será composta também de Sombra e Luz.
Tenho que dizer que esperava mais deste livro, mas isso não significa dizer que ele não é bom. É só meio monótono no começo e sem grandes respostas nesse primeiro volume. A Alma também me parece de início meio fútil. Vive em uma cidade que parece estar caindo aos pedaços, estuda numa escola a qual não dá a mínima importância. Tem dezessete anos, não é de chorar facilmente e tem três amigas, ou seguidoras: Seline, Naomi e Aghata. Sua mãe é enfermeira do hospital local. Seu pai a abandonou e Jenna - a mãe se casa de novo, e tem mais dois filhos: Evan e Lina, que vivem cada qual em seu mundinho particular desde que o pai deles morreu. Em Lina o mutismo é literal: a criança entrou em estado de choque e não fala mais há anos. Evan só se entende com uma pessoa, a namorada Bi e juntos formam o casal mais estranho que Alma conhece. Agora, sua mãe namora Gad, o dono de uma lanchonete, que vive com cheiro de fritura. E nas relações de Alma ainda podemos encontrar Morgan, uma criatura que eu particularmente achei muito suspeita, embora essa não seja a opinião de Alma.
Um dia Alma entra numa papelaria decadente do centro da cidade e sente um impulso para comprar um caderno roxo que vê na vitrine. A partir daí, os sonhos que costuma ter desde o acidente que causou a morte de suas duas melhores amigas e a deixou intacta, voltam e ela começa a escrever no caderno roxo enquanto esta dormindo. Esse contos acabam levando a Alma para um mundo todo novo de seitas satânicas, petrificação de corpos e etc, e aqui, se encontra um dos méritos da escritora, porque eu realmente senti medo, sabe?
Como eu disse, o relacionamento de Alma e Morgan deixa a desejar. E ainda há um outro porém: a história não te dá nenhuma resposta. Você chega ao final sem saber o que motiva o que está acontecendo. Mesmo assim, é uma boa leitura introdutória. Esperemos mais ação do segundo livro.

Para mais resenhas, acesse: