Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Isabella Pina 02/05/2011

É, "Escuridão" é o nome perfeito, já que ficamos "no escuro" quase o livro inteiro
Olha, eu não vou mentir: fiquei sim um pouco muito decepcionada com esse livro. Mas não fui a única. Minha amiga também não gostou muito da história, e algumas resenhas que eu li também não. O que eu não entendi foi como que a história não foi demais. A autora teve a criatividade de criar um começo bom, um roteiro legal (afinal, só de ler a sinopse já fiquei com vontade *-*), mas ela enrolou demais as coisas. Como todos sabem pela sinopse, Alma é uma queen bee, meio fútil, meio metida, sem muitos valores (pelo menos foi o que achei). Ela é vingativa, certo, mas Aghata - uma das suas seguidoras amigas - é mais. Eu simplesmente torci a cara para a Alma nos primeiros capítulos. Sério. Que menina sem... sem o que fazer! Irritou. Com o tempo, ou eu fiquei acostumada com o jeito "sou boa demais" dela ou ela ficou menos metida. E Morgan... Morgan simplesmente não me conquistou. Ele é chato, irritante e obscuro demais. Mas não um obscuro bom, como Patch. Um obscuro do tipo "eu não confio em você". Outro ponto baixo. A leitura tem alguns momentos realmente bons, como quando ela escreve os contos e ocorrem os assassinatos, mas não teve nada de "terror" como diz na contra-capa. É meio suspense, meio sei-lá-o-que. Ela deixa muitos enigmas no ar no final, muitas perguntas sem respostas e muitas histórias meio "soltas". A leitura, que é em 1ª pessoa e no presente, eu estranhei um pouco no começo, mas dá pra se acostumar. Eu ainda tenho fé nessa trilogia, e pode ser que Sombra explique as pontas soltas, dê mais medo e (quem sabe?) um novo cara para Alma. Porque eu simplesmente não gostei do estilo bab boy babaca do Morgan! >

Regiane 27/04/2011

Surpreendente e maravilhoso!

Esse livro é bem interessante. Apesar de ter uma temática sobrenatural, Escuridão se destaca por possuir um lado mais sombrio e assustador comparado aos demais livros do gênero da atualidade.

Alma é uma garota de 17 anos, que levava uma vida normal como qualquer outra adolescente de sua idade, mas a partir do dia que ela olhou para um caderno roxo em uma loja um tanto peculiar e o comprou, a sua vida mudou totalmente e de uma forma assustadora, pois situações sinistras começaram a ocorrer. Alma descreve fatos que envolvem mortes em seu novo caderno antes mesmo deles acontecerem, e o pior, nunca são lembrados por ela, mesmo contendo sua letra. E se já não fosse muito, parece que todos que convivem com Alma começam a ter problemas, incluindo até mesmo suas melhores amigas.

Por que a vida de Alma está cercada por esses acontecimentos? E porque seu colega de escola Morgan, que mesmo sendo tão misterioso, parece entender o que vem acontecendo? Será que Alma conseguirá achar a resposta para todas suas incertezas? E conseguirá salvar a si própria e a todos que de alguma forma estão envolvidos nessas situações esquisitas?

Eu confesso que no começo do livro eu fiquei receosa, pois a primeira vista a protagonista parece não ser nada além de chata e fútil, mas depois de conhecê-la melhor, acabei gostando dela, pois Alma é uma garota muito confiante e firme em suas decisões, e isso acabou conquistando minha simpatia e até mesmo minha admiração. A narração em primeira pessoa também foi ficando muito interessante conforme os acontecimentos estranhos iam ocorrendo.

Foi praticamente impossível conseguir interromper a leitura desse livro. Eu queria descobrir o quanto antes o mistério todo por trás da história. Eu ficava muito curiosa a cada página e capítulo que eu lia. Me prendeu totalmente.

A obra de Elena P. Melodia é maravilhosa. Arrisco dizer que é bem diferente de tudo que tenho lido ultimamente do gênero sobrenatural de young adult. Além de ser repleta de mistérios, a protagonista vive perseguições que causam medo e aflição ao leitor. É fantástico e ao mesmo tempo bastante assustador.

A escrita da autora também se destaca, pois além de rica, é bem coesa e detalhada, e mesmo a narração sendo em primeira pessoa em nenhum momento me senti perdida, pelo contrário, consegui visualizar cada cenário e acontecimento com muita precisão.

Os personagens secundários também são bem interessantes, principalmente uma das amigas de Alma, chamada Agatha, que tem umas atitudes bem estranhas, o que faz dela uma garota tão misteriosa quanto Morgan.

O final deixou muitas coisas no ar, sem maiores explicações, o que só fez eu ter muita vontade de querer ler a continuação o quanto antes. Vou ficar me remoendo de ansiedade até lançarem o próximo livro. Adorei, ou melhor, eu amei!

Recomendadíssimo!!!!

Tes 08/04/2011

Alma é uma garota de 17 anos, que não tem nada de diferente das outras garotas da sua idade. Tem uma família normal, governada pela mãe, porque perdeu o pai muito cedo. Um irmão todo rebelde e uma irmã que perdeu a fala com a morte do pai. Os amigos parecem normais até certo ponto e ela só quer encontrar o seu lugar no mundo como qualquer outro adolescente.
As coisas começam a mudar, quando Alma passa em frente a uma livraria misteriosa e compra um certo caderno de capa roxa, apenas por impulso. O caderno que até então parecia inofensivo, cria vida própria em determinada noite, onde acontecimentos terríveis começam a aparecer em cada página do caderno, com a letra da própria Alma, mas com um detalhe, ela não se lembra de ter escrito.

Biaa 07/04/2011

Meus pensamentos...
Achei Alma no começo muito superficial e fria e por conta disso demorou um pouco para a leitrura me prender, mas depois que entendi realmente a personalidade dela a leitura e ficou mais fluente e o livro muito mais interessante. Alma não fica esperando para alguem aparecer e dar todas as respostas, se ela quer descobrir algo ela corre atras disso, custe o o que custar!

Morgan, outro personagem da série, apesar de ser tudo de bom ainda não consiguiu me conquistar por inteiro! Na história voce vai descobrindo tudo junto com a Alma e aparentemente quem tem todas as respostas é o Morgan o problema é que ele nunca conta o que esta acontecendo.

Concluindo, apesar de me irritar em certos pontos achei a história muito boa e até agora diferente de qualquer livro que já li!
O final faz com que você queria ler o próximo logo para saber qual é o mistério que cerca Alma e seus pesadelos!

É uma ótima história pra quem gosta de um bom suspense com um pouco de investigação!

RECOMENDO!

Mi Cherubim 15/02/2011

Escuridão
Alma é uma adolescente de 17 anos que tinha três amigas que sempre estavam juntas. Seline, Agatha e Naomi. Após um vídeo de Seline seminua cair nas graças da escola toda, o quarteto resolveu se vingar do autor desse “incidente”.

O dito cujo? Adam. Uma das meninas conhecia bem os hábitos desse rapaz. Agatha resolveu que pegariam ele na hora do cooper. Adam sempre corria no cais. Contudo quando chegaram para a “vingança”, as meninas viram que Adam estava todo machucado, mesmo assim Agatha resolveu que elas deveriam jogar spray de pimenta. Foi o que fizeram. Quando Alma disse que já bastava, Agatha não aceitou e despejou todo o conteúdo do frasco nos olhos do garoto que uivava de dor.

Das quatro Agatha era a mais violenta e as meninas ficaram com medo dela. Sempre havia reuniões do quarteto, cada vez era na casa de uma das meninas, porém nunca na casa de Agatha. Por que será que ela era tão enigmática? A desculpa de sempre era que a tia dela sofria de uma doença incurável e não poderia receber visitas. Alma achava muito estranho, mas estava tendo seus próprios problemas...

Após comprar um caderno roxo lindo, ela adorava roxo, Alma começou a ter pesadelos e escrever esses pesadelos. O pior é que o sonho dela acontecia de verdade. Assim que escreveu o primeiro “conto” no seu livro, foi tomar café aonde sempre ia toda a manhã, no bar próximo da sua casa e lá sempre pegava o jornal gratuito para ver as manchetes. Estava lá na primeira capa. A manchete estava falando do crime mais bizarro que a cidade já teve. O estilo, o nome do morto, a descrição perfeita como no seu sonho...

Meu Deus! Alma estava ficando louca? O problema é que não parou nesse... todo sonho, nova manchete no jornal... sua amiga Naoni foi convidada para uma festa particular. Alma ficou com o pé atrás... esses assassinatos, essa festa, sua mãe que estava tentando deixa-la amiga da filha de seu namorado, seu irmão que não falava com ela, sua irmãzinha que não falava nada após o suicídio de seu pai...

A única coisa boa era o Morgan... o carinha lindo que sempre Alma olhava... mas será que Alma conseguirá ajudar suas amigas como ela deveria? Assassinatos, seitas satânicas, traições, alianças inesperadas e muito suspense na vida dessa adolescente.

Nota da Milena: Elena P. Melodia começa um pouco tediante, mas consegue ficar interessante, às vezes parado, às vezes me irritava porque eu consegui descobrir as coisas antes da narrativa dar continuidade. Escuridão foi dark, será que o próximo livro Sombra vai ser mais oculto, ou melhor, sombrio... Sim eu escutei barulhos à noite após ler o livro rsrs...

Thais 10/02/2011

Fugindo um pouco dos romances que envolvem anjos e vampiros, "temas do momento" entre as garotas que ainda acreditam no amor (como eu :B), a sinopse de "Escuridão" me chamou a antenção. Afinal, o livro tinha tudo para ser surpreende, já que a história era consideravelmente nova: Acidentes que eram relatados antes de acontecerem por uma garota normal do colegial que não se lembrava de nada. Mas me decepcionei, afinal, é complicado ler um livro em que você não gosta do personagem principal, que é o narrador autodiegético da história. A Alma é uma garota mesquinha que sabe que é bonita e não tem um pingo de humildade, além de que acontece algo de mal com TODOS que estão em volta dela, desde familiares até as amigas (que, aliás, é outro ponto que eu não gostei do livro: as relações de amizade são triviais, apenas o interesse de ser parte do grupinho popular da escola). Enfim, foi preciso muita paciência para ler o livro e, assim que ele começa a melhorar, termina... E, surpreendentemente, não me deixou com vontade de ler a sequência. Não costumo abandonar as séries que eu começo; mesmo não gostando, sempre leio as sequências. Escuridão será a 1ª exceção.

Marcelle 10/02/2011

Escuridão - Elena P. Melodia.
Alma, uma adolescente de 17 anos compra um caderno roxo, e a partir deste evento, sua vida se torna um inferno!!! Podemos dizer que o caderno roxo faz parte do livro, mas acho que ele apreceu muito pouco. Foram três premonições no meio de amiga enganada pelo namorado, seitas satânicas, rapaz misterioso, homens misteriosos que seguem Alma... Acho que por ser o grande foco do livro junto as premonições de Alma, o caderno ficou muito apagado. O livro tem muita narrativa e poucos diálogos, o que dificultou um pouco a leitura, deixou chata. No final, o livro ficou até legal e, como falam em todas as resenhas, os mistérios só vão ser revelados nos próximos livros. Escuridão é um livro que eu queria muito ler e me decepcionei um pouco. Vale a pena a leitura, mas tem de ter muita paciência.

Babi 31/01/2011

Resenha Escuridão
Alma é uma menina comum, mas quando compra uma caderno roxo, sua vida muda por completo. Ela começa a escerever assasinatos que ainda não aconteceram no caderno, mas não lembra de tê-los escrito! A história é tensa do começo ao fim, mas vale super a pena. Além disso, há sua amiga estranha, Agatha e o menino estranho, Morgan (só não gostei desse nome), que são completamente ESTRANHOS! E o que são aqueles homens estranhos que a seguem? E ainda há o mistério da seita que segue sua amiga Naomi. Descubra isso no caderno de Alma....

Laís 29/01/2011

minha resenha no meu blog:
espero que gostem ^^

Helo 28/01/2011

Li algumas resenhas sobre esse livro e algumas delas eram negativas, então já comecei a leitura com certo receio, mas disposta a tirar minhas próprias conclusões. E me surpreendi, pois adorei o livro!!

Escuridão conta a história de Alma, que após um acidente passa a ter pesadelos e dores de cabeça inexplicáveis. Certo dia compra um caderno roxo, sem ao certo saber o porquê, e a partir de então passa a escrever contos de assassinatos (enquanto dorme, tipo sonâmbula mesmo) e depois descobre que esses contos são na verdade narrativas de verdadeiros crimes.

Tenho que dizer que Alma não é uma protagonista carismática, daquela que você ao iniciar a leitura já se encanta por ela: é uma garota fechada, com um coração de pedra, mas não sem coração. A história aborda também sua amizade com Naomi, Seline e Agatha, cada uma com seus problemas e segredos, e também sua relação com Morgan, que parece estar sempre perto quando ela mais precisa de ajuda. No final eu já estava adorando a Alma.

A narrativa em primeira pessoa, pelo olhar e sentimentos de Alma, inicia um pouco lenta, mas com o passar das páginas os mistérios vão aumentando assim como a velocidade da leitura. Os capítulos curtos também ajudam na vontade de ler mais e mais.

Vários pontos do livro ainda ficaram entreabertos, com situações sem desfecho e personagens que aparentemente só nos foram apresentadas nesse primeiro volume da trilogia, o que a meu ver não é algo ruim, já que só me deixou com mais vontade de ler os outros dois volumes!

Umapluma 26/01/2011

Parece ruim, mas surpreende.
Ganhei Escuridão de presente e fui ler sem muitas espectativas, ainda mais que a minha versão é a da capa com o grupo de meninas(horrorosa na minha opinião). Parecia que eu tinha a acabado de pegar mais uma história marromenos, passei os primeiros capítulos meio que lamentando. Ainda bem que me enganei.

No início da história, Alma e seu grupo de amigas passam uma impressão bem desagradável. A amizade delas parece superficial e o modo delas lidarem com os outros é no mínimo idiota. Logo tudo isso começa a se desfazer como um castelo de cartas, elas se afastam por vários motivos e a narrativa se centra nos eventos estranhos que cercam Alma. Depois de comprar um caderno numa lojinha antiga, assassinatos começam a acontecer na cidade e o fato dela ter conhecimento deles com certa antecipação começa a perturba-la. Cada uma das amigas que ela achava não ser tão apegada, passa por situações que provocam mais impacto nela do que a gente pensa de início. Já nesse pedaço começa a mostrar que Alma não passa de uma adolescente equivocada.
Ela(gostei da brincadeira do nome da personagem com o título dos livros: Alma-Escuridão/Sombra/Luz), é um tipo antipático que vc não vai amar, mas compreende seu jeito de ser depois de juntar todos os aspectos de sua vida que contribuíram pra formação do caráter. Seu maior encanto está exatamente em ser uma personagem crível: Alma não é diferente de muita adolescente por aí, embora a maioria não admita nem sob tortura. Se acha madura, gosta de chamar a atenção, mas prefere não demonstrar(ahan, que alguém gosta de ser chamada de convencida); pensa que a própria vida é uma merda e usa de sarcasmo para criticar todos ao redor como se ela mesma não fosse um poço de defeitos.
No decorrer da trama, evolui numa progressão suave assim como seu relacionamento com as pessoas com que convive. O fato das coisas não serem forçadas pra fazer com que ela caia nas graças do leitor também é um ponto a se considerar. O bom sobre ela, é que não é daquelas protagonistas fáceis de levar no bico e não engole mentiras capengas inventando desculpas pros outros, é decidida e prática quando tem que resolver seus problemas e não vê na figura de um garoto a razão de sua existência.
Imaginem, uma protagonista adolescente que tem amor-próprio(vê-se logo que não é mesmo um romance *IroniaModeOn*). Uma das poucas coisas que me agradou muito nela.

A escrita não é o que eu chamaria de excelente, tem uma cacofonia meio irritante no começo, mas cumpre seu papel de fisgar o leitor(dependendo da sua paciência no momento).Mas o melhor desse livro é o clima de suspense que a autora conseguiu imprimir na história.Você termina ele com aquele gosto de "quero mais" inquieto, quase eufórico. Elena Melodia se esquivou do sobrenatural óbvio pra investir naquele que fica nas entrelinhas, brincando com os sentidos da personagem, lentamente passando as sensações para quem lê.
Escuridão é a interrogação da série, foi feito para que o leitor formulasse as perguntas, para deixar milhares de pulgas atrás da orelha. Um dos pouquíssimos mistérios que são respondidos(o de Agatha) não chega a surpreender, já que o leitor descobre antes mesmo de ter a confirmação. Alguns podem ficar irritados com esse acúmulo de interrogações, dizer que foi puro marketing(e não discordo), mas depois de tantos livros que ficavam só NA TENTATIVA de um bom suspense, finalmente pegar um que consegue trazer isso com louvor dá muitos pontos positivos ao título. Espero ansiosamente pela sequência e torço pra que desta vez o caldo não desande, se é que me fiz entender.

Carol Rodrigues 25/01/2011

Apesar de todos os poréns que me deram um pouco de raiva de princípio, quando fui ver, já estava surpreendida da história e não era mais apenas uma leitora, e sim, quase a personagem, pois o livro nos faz sentir como se estivessemos vivendo a história, ou pelo menos presenciando as cenas, ao invés de apenas imaginá-las.
Alma é uma garota de 17 anos bonita, aparentemente atraente, já que ter homens a observando já não era novidade, e com as melhores amigas também populares no colégio. Até que, ao se deparar numa vitrine de uma loja, e comprar por impulso um caderno roxo, (que por além de ser sua cor preferida, lhe chamou uma atenção enorme, como se ela tivesse que comprar ele, de qualquer forma) ela percebe que sua vida aos poucos, se transformou num pesadelo.
De manhã, ao acordar após sonhos horripilantes relacionados à mortes em um Parque, ela descobre que no caderno que comprou, há escrito toda a morte da tal pessoa cujo sonhou, e com a sua letra, sendo que lembra-se completamente de não ter escrito absolutamente nada nele.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com/2011/01/escuridao.html#more