Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Leila 13/11/2014

Resenha da Trilogia
Alma faz parte de um grupo de amigas adolescentes, meio esquisitas e de personalidades bem diferentes, mas muito unidas. Todas parecem esconder segredos. Aos poucos elas começam a ter problemas. Alma tenta ajudá-las, mas também está envolvida em seus próprios problemas. Uma série de assassinatos está acontecendo na cidade e Alma parece ter uma estranha relação com eles. Ela não sabe em quem pode confiar, mas seu amigo Morgan parece ter algumas respostas.

No primeiro livro, como o próprio título já diz, ficamos na escuridão. É cheio de mistérios e a maior parte não é solucionada até o final.

No segundo livro, o leitor continua na "escuridão" até passar da metade do livro. Só dali em diante Alma começa a descobrir a verdade. Nos capítulos em que Morgan lhe conta e mostra a verdade, fiquei me perguntando: o quê?!?!? Não acreditei no que estava lendo, são coisas muito absurdas... Mas, tenho que admitir que são bem diferentes, criativas.

Não posso falar do que se trata, pois é justamente o suspense e o mistério em torno da verdade que torna a leitura interessante. Mas posso dizer que se trata de uma coisa sobrenatural (não são vampiros e nem lobisomens!).

No terceiro livro, que encerra a trilogia, a história chega ao seu desfecho e mais alguns mistérios são revelados. Sobre o final, só posso dizer que fiquei um pouco frustrada. Confesso que esperava mais, algum acontecimento grandioso... fiquei com a impressão de que ficou faltando algo.

Algumas cenas da trilogia são bem fortes, há muitas mortes, portanto, pessoas muito sensíveis não devem ler. Indico para quem curte fantasias e mistérios que envolvem adolescentes e para quem está procurando uma leitura sobre um tema diferente.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Tracy Anny 06/10/2014

SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2011
Escuridão, de Elena P. Melodia (Suma de Letras, 332 páginas, R$ 34,90)
Bom, essa vai ser uma resenha diferente, para um livro diferente. Esse livro é do tipo que tem muito da vida e do cotidiano nele e a autora tem uma abordagem tão leve e interessante que nem uma pessoa como eu (que nunca vê filmes com gente sangrando ou morrendo) teve problemas em ler.

Fui lendo e conhecendo um pouco da vida de Alma, uma menina linda e que sabe o poder que exerce sobre os outros. Alma foi a única sobrevivente de um acidente de carro. Logo após o acidente, ela começa a ter fortes dores de cabeça, algumas vezes tão fortes que chega a desmaiar. Em um dos muitos dias chuvosos, ela passa por uma loja, vê uma vitrine toda roxa, com um caderno de couro roxo bem no meio. Bem, roxa é sua cor favorita e por puro impulso ela compra o caderno e sua vida muda.

Alma agora tem pesadelos horríveis, que são transcritos enquanto ela dorme e que se tornam realidade em dias. Agora, ela prevê alguns dos assassinatos mais bizarros da cidade. E para piorar, ela vê suas 3 melhores amigas em terríveis problemas (alguns inimagináveis).

O livro vai contando a trajetória dela em meio ao caos que virou sua vida. E tem de tudo: perseguição, assassinatos, anorexia, seitas satânicas e muito mais... e no meio disso tudo está Alma e Morgan, um cara lindo, misterioso e ao que parece, o único capaz de explicar o que está acontecendo com ela.

É um livro que começa meio parado, dá vontade de parar de ler, mas é impossível. Com seus capítulos curtos, a gente fica naquela: vou ler só mais um capítulo, se não melhorar eu paro e no próximo algo acontece e você se vê vítima de mais um capítulo até o livro terminar e somos obrigados a esperar as cenas do próximo livro pra saber (ou não) o mistério de Alma e Morgan? O que e porque estão atrás dela?

E o mais importante, eles vão ficar juntos?? Por que o livro é um chove não molha danado, rsrs

Então, é isso... até a próxima!

Série My Land
1. Escuridão
2. Sombra
3. Luz

site: http://www.meninadabahia.com.br/2011/06/escuridao-elena-p-melodia.html

Ro Angarten 08/05/2014

[RESENHA] ESCURIDÃO - MY LAND 1 - ELENA P. MELODIA
Eu escolhi este livro pela capa. Ela dá um ar de mistério que combina com a história. Mas então a editora resolveu mudar a capa e ficou horrível. A segunda capa faz parecer que é um filme ruim de gangues da década de 80.

Escuridão é o primeiro livro da Trilogia My Land, mas se o livro se chamasse frio também estaria certo. É um livro que mostra tanto a frieza das pessoas quanto do ambiente. As cenas principais da história sempre se passam a noite em algum lugar frio ou úmido. Acho que é o cenário perfeito para uma história sobrenatural.

Alma é uma garota que parece comum até demais, exceto pela sua maneira de encarar o mundo. Ela é de uma frieza total, lida com tudo de forma racional, como se não tivesse sentimentos. Ela preza o poder e considera as emoções como fraqueza.

“Saber dosar as emoções é uma necessidade, além de um dever: sorrisos e lágrimas podem ser muito perigosos se ficarem fora de controle. Devem ser administrados com conta-gotas para não caírem nas mãos de algum desgraçado capaz de usá-los contra você mesma.”

Seu grupo (composto por Seline, Agatha e Naomi) é quem decide quem vale a pena ou não dentro da escola. E para isso os demais devem provar que merecem a amizade desse quarteto de lindas garotas.

No grupo familiar temos sua mãe Jenna, que é totalmente ausente devido ao seu trabalho. Adam, o irmão revoltado e Lina, a irmã de 9 anos que é única pessoa por quem Alma demonstra ter algum sentimento.

Desde que sofreu um acidente de carro, no qual foi a única sobrevivente, Alma é atormentada por pesadelos. Que só pioram depois que ela compra um caderno roxo numa papelaria estranha e começa a escrever sobre assassinatos nele enquanto dorme. Mas essa não é a parte mais intrigante. O mais assustador é que ela descobre que os assassinatos estão realmente acontecendo. Mas como isso é possível? Seria Alma uma sonâmbula que presencia os assassinatos? Ou uma vidente?

Continue lendo no blog:

site: http://cladassombras.blogspot.com/2014/05/resenha-escuridao-my-land-1-elena-p.html

Antonella 13/01/2014

Ótimo
Li esse livro há alguns anos atrás e até hoje ele não saiu das minhas preferências. Este ano finalmente comprei as continuações (Sombra e Luz), e pretendo ler o mais rápido possível. É um livro que prende o leitor, talvez devido às frases curtas com que foi construído, não o tornando cansativo. Para quem gosta de suspense do início ao fim, super recomendo. É uma pena que nada seja esclarecido nesse primeiro volume, o que obriga os leitores a irem à procura dos volumes sucessores.

Juliana Piovani 07/10/2013

Escuridão é um livro diferente,a narrativa demorou um pouco pra ficar interessante,mas quando as coisas começaram a acontecer eu não queria mais parar de ler.
Alma é bem chatinha e irritante às vezes,mas a gente acaba se acostumando com ela.
Achei que o ritmo da história poderia ser mais acelerado,e também gostaria que Morgan tivesse aparecido mais.Apesar disso,houve bastante suspense e momentos de tensão,o que gostei.
A autora também poderia ter nos dado mais pistas sobre os mistérios,mas vamos ter que esperar os próximos livros para ter respostas.
13/02/2014minha estante
Disse tudo, pensei igualzinho desse livro

Emanuelly.Schuler 20/02/2024minha estante
Concordo plenamente, senti falta de saber mais sobre o Morgan... Um desconhecido que do nada começa a proteger ela, acho q faltou desenvolver mais o personagem

Sabrina 04/10/2013

HUMMM amo suspense! por isso leio a sinopse quando acabo o livro todo, quando começo a ler não sei se trada de anjos/lobos/vampiros/zumbi a não ser quando a capa e muito sugestiva gosto de descobrir em meio da leitura,
Essa foi uma ótima leitura, Alma e muito curiosa a ativa diferente das protagonistas da maioria dos livros que fica sentada lambendo as feridas ta certo que ela também e muito pretensiosa,fria,e tem complexo de superioridade porem prefiro assim do que mocinhas mimadas que fica lamentando 2 paginas seguidas; No final do livro depois de tudo que passou ela muda, percebe que a vida não e como pensa e notamos isso na narrativa em falar nisso que bela escrita adorei o modo como a autora escreveu me fisgou já nas primeiras paginas; E adorei a sinceridade da autora que diz " conheça as respostas AO LONGO dos três livros dessa saga" porque nesse primeiro livro ela não desvendou nada rsrsr super curiosa/ansiosa para continuar.

Felipe 01/05/2013

Bom!
Já faz um mês, mais ou menos, que eu desejava esse livro. Muito que bem, comprei ele na promoção, já tinha lido a sinopse e achei que realmente seria muito bom! A temática da história é algo que chama atenção, a protagonista prevê acontecimentos macabros, escritos com uma grande riqueza de detalhes, eu seu caderno roxo. Eu demorei muito, muito mesmo para terminar de ler o livro. Não estava me interessando muito, porque simplesmente NADA, acontecia. Nada. Em um momento da história, algumas coisas começam a acontecer, que é quando a amiga da protagonista liga.
Quando chegou este momento, a leitura fica com um ritmo melhor, e aí sim é que a história começa. O ritmo de ''Escuridão'' é muito parado apesar do que acontece, e posso te dizer que nada será respondido neste livro, é um mistério atrás do outro, e no final você tem algumas respostas, algumas não me fizeram sentido algum, e o que é revelado é pouco, direto e sem detalhes. Ou seja, para entender a história toda será necessário ler os outros livros, e mesmo que você não tenha gostada do livro Escuridão, você vai querer saber o porquê de algumas coisas que acontecem na história.

Vivi Martins 20/02/2013

Alma é uma adolescente de 17 anos, segura de si, confiante e muito bonita, o que ela considera como poder, sua beleza; que é a guia do seu grupo de amigas: Seline, Agatha e Naomi. Após um acidente de carro, em que é a única sobrevivente, ela começa a ter pesadelos e intensas dores de cabeça, o que só piora após adquirir um caderno de capa roxa no qual começa a descrever relatos sobre pessoas desconhecidas, e que invariavelmente termina no momento anterior a morte destas pessoas, na verdade aos brutais assassinatos destas pessoas. Sua vida antes entediante e igual, dá uma tremenda reviravolta. Suas amigas, cada uma com um problema específico, se afastam de Alma e ela, por mais que tente, não consegue ajuda-las com seus problemas, ela começa a guardar segredos das amigas, afinal ela não comentou sobre o que escreve no caderno roxo com ninguém. Então tem a sensação de estar sendo perseguida por homens de chapéu preto, óculos escuros, luvas pretas e que usam anéis com o símbolo de um dragão marinho denominados Masters. Morgan, um rapaz de sua escola, que é diferente de todos os demais, parece saber o que Alma esta passando, mas fornece informações incompletas, embora sempre apareça nos momentos críticos para salva-la. Confusa e desnorteada, envolvida em situações cada vez mais sombrias, Alma só se sente segura com Morgan, embora ache que algo não está certo. Conforme os acontecimentos vão ficando mais estranhos, Alma revela a Morgan o que está escrito no caderno roxo e embora ele pareça entender do que se trata, não dá maiores explicações, apenas pede que ela confie nele, mas então Morgan precisa se afastar e some, deixando Alma sozinha e com mais perguntas do que respostas...

Carla Jeanine 17/02/2013

Escuridão- Elena P. Melodia- Livro 1
Gosto de ser breve em minhas resenhas,então aqui vai o que achei desse livro.
Apenas uma sentada para terminar 332 páginas, uma única madrugada de sábado para domingo bastante intrigante. A desenvoltura de Elena P. Melodia nessa nova série me deixou realmente eufórica, confesso que não foi um livro que me atraiu pela capa, mas sim pelo preço (não consegui comprar essa capa anterior, e a capa nova parece de algum filme ruim de sessão da tarde dos anos 90) já que estava numa super promoção no submarino, mas ainda bem que não me arrependi de tê-lo adquirido e ter passado a noite em claro.
Com uma escrita bem encorpada e detalhista a história vai ganhando seus preenchimentos lentamente, bem lentamente diga-se de passagem, o mistério vai surgindo aos poucos na vida de Alma, nossa protagonista, e devo dizer, QUE PROTAGONISTA! Nada comparado com as mocinhas modinhas dos romances sobrenaturais atuais, Alma é independente e segura de si, eu diria até mesmo egocêntrica, já que ela se acha linda o tempo todo, mas acho isso bastante positivo, visto que todas as meninas de 17 anos atuais tem problemas de autodepreciação e complexo de inferioridade (o que inclusive acontece com as amigas dela no livro), mas duas coisas realmente me encantaram a respeito dela:
1- Alma não cai de amores por Morgan( o nosso mocinho) no mesmo instante que o vê, claro que existe uma atração inexplicavel pelo seu jeito misterioso, mas ela não "cai de quatro" e deixa que o mundo gire ao redor dele, como temos visto em muitos livros.
2- A lealdade que ela demonstra para com as amigas, a principio pensei que ela seria a tipica patricinha chata que tem um grupinho no qual é a líder linda e absoluta e todos tem que se resignar a sua vontade, mas é aí que a história ganha a reviravolta. Quando as amigas de Alma começam a enfrentar problemas e dificuldades, ela não exita nem por um instante em correr para ajudá-las e descobrir o mistério que as está circundando, mesmo quando ela mesma corre risco de vida.
O mistério e a abordagem de Melodia também se apresentaram diferentes dos temas sobrenaturais que li até hoje, e não acho que ela tenha pecado em nada, o foco está no suspense e não no romance.
Confesso que já comecei ansiosa a ler o segundo volume da série intitulado Sombra, e estou no aguardo para saber o que acontecerá a Alma e desvendar o mistério que a envolve com Morgan.

Gabi 14/01/2013

Grande Enrolação

A verdade desse livro é essa: você lê a sinopse, pensa que a trama gira em torno do tal caderno lilás que descreve uns fatos que vão acontecer no futuro, mas na maior parte da trama ele fica de lado e como a protagonista não procura muito a respeito disso no início boa parte é encheção de linguiça. O livro traz umas mil perguntas e nenhuma teve resposta. A não ser é claro o mistério em torno de Agatha. Sinceramente, essa coisa toda com Agatha e eu esperava um pouquinho mais do segredo dela, foi bem BOLADO, sim, mas eu esperava que o buraco fosse um pouco mais fundo, se é que me entendem.

Eu simplismente não simpatizei com a personagem e nem com seu par. A cada cena de romance eu não sentia NADA, nem mesmo torci por eles. Ás vezes até fiquei com raiva por ele nunca dizer o que REALMENTE interessa (sobre o mistério todo). Eu gostei das cenas de ação e por vezes até sentia medo das horas em que ela saia de noite.

A verdade é que você vai ser enrolado, vai ficar curioso e não vai ter respostas, a menos, é claro, que você pretenda ler toda a série. No mais é um livro bom, só. Não sei se vou ler a continuação, se tiver uma promoção, quem sabe...

Letícia 05/01/2013

Vamos começar com a capa. Essa capa com as quatro chega a ser ridículo. Alma se descreve como a mais linda de todas e então, puf, colocam isso. Não é por nada, não, mas por que diabos foram mudar a outra? Era tão mais bonitinha. E não seria um completo desperdício de dinheiro se fosse com a outra.

Descobri essa série, na verdade, pelo Sombra, só depois descobre que este é o segundo. Estava louca pra ler, a história parecia ser muito boa.

Ai eu li a primeira página. E comecei a detestar a história. Teoricamente era para a história girar em torno dos mistérios do caderno, mas Alma está se importando mais em cuidar da vida das "amigas" (por cá entre nós, alguém que tem que passar por quatro provas pra ser amiga de alguém nunca será amiga) do que em descobrir o mistério por trás do caderno e dos contos.

O resultado são 250 páginas de pura enrolação, com descrições desnecessárias, e uma personagem principal metida que não sabe o que fazer.

Ai quando começa a ficar mais ou menos bom, a história acaba. Mas depois de tanta chatice, não vale a pena ler o segundo.

E nunca quis tanto a morte de uma personagem quanto a dessa. A Alma é horrível e insuportável. Sabe que é "a gostosa" e fica se vangloriando disso. Se orgulha de ser o centro das atenções e do "aversão a garotos". Como se isso fosse possível pra uma garota de 17 anos. Alias, ela despreza qualquer pessoa. É impressionante como ela ainda gosta da irmã ou como ainda tenham pessoas que queiram ser sua amiga, porque não tem nada mais ridículo que o "batizado".
Bruna 05/01/2013minha estante
Certo... não vamos ler esse. UHSAUHSUAHS

Letícia 05/01/2013minha estante
Exato, não leia esse livro HAHAHAHAHAHA

Julianna Freres 20/12/2012

Escuridão #MyLand1 Elena P. Melodia
Uma palavra que resume esse livro: Fascinante!
Quando comprei demorei meses para ler porque sempre chegava no mesmo capítulo e parava. Nem imaginava que virando a folha, o mundo de Alma(personagem do livro) viraria de ponta a cabeça. Quando chegou minhas férias, decidi que estava na hora de ler o livro inteiro.
Não me arrependo dessa decisão porque Elena P. Melodia conseguiu me prender em cada página. Esse livro pra mim se tornou um daqueles livros que quanto mais você lê mais você quer ler.
Enfim, Alma é uma garota totalmente decidida e que sabe o que quer. Tem amigas super diferentes uma das outras e é nessa diferença que o livro se torna interessante porque cada uma tem sua história e seus problemas super estranhos que (na maioria) Alma acaba se envolvendo. E bom, sem falar que existe um maldito e enigmático caderno roxo no qual ela escreve, sem saber disso, sobre acontecimentos horríveis em sua cidade. O problema é: Ela não se lembra de ter escrito coisa alguma.
Com o passar dos capítulos a história fica cada vez mais interessante, mais fascinante, mais envolvente.
Eu aposto que você não conseguirá se livrar da curiosidade de saber o que há em torno de Alma e o por que de tudo que acontece a sua volta.
Vale muito a pena ler essa trilogia.