Escuridão Elena P. Melodia

Cath´s 26/11/2012

Autor: Elena P. Melodia.
Editora: Suma de Letras.
Numero de páginas: 332.

O começo do livro é meio confuso, pois você leva um tempo para entender a Alma, mas ele é importante, pois já lhe da sinais do que vai acontecer depois.
O livro conta a história de Alma que é uma adolescente que vê o mundo como ele realmente é e isso o torna sombrio. Eu adorei os pontos de vista dela, pois em muitas coisas é como eu vejo também, talvez uma pessoa mais animada vá achar muito pesado, não sei.
Alma e suas três amigas: Seline, Agatha e Naomi acabam no meio de muitas encrencas. Seline com um “namorado”, Naomi com sua “aventura” e Agatha com seus mistérios, mas o mais importante é Alma que dês que comprou um caderno roxo tem previsões de assassinatos e enquanto dorme os escreve.
Só que ela não sabe porque isso está acontecendo, só quando acorda é que descobre o que escreveu e se lembra, tudo é um mistério e ela não pode confiar em ninguém... Ninguém além de Morgan talvez.
Morgan é um mistério, mas ela que não gosta de toques gosta do dele, se sente completa com ele, como se tivesse algo que os ligasse, mas poderia confiar nele?
Enquanto tudo parece estar ligado, Alma tem que se esforça para encontrar a solução antes que mais pessoas acabem morrendo.
No começo eu não levei muito fé que fosse gostar do livro, mas se mostrou encantador sem ter nada de encantador.
Não é o tipo de livro que vai enfeita as coisas para você, mas também não tem detalhes nojentos dos assassinatos, ele simplesmente te mostra os fatos como Alma vê e você tem que entender com ela.
O problema é que é um livro que você tem que ler sabendo que obrigatoriamente deve ler a seqüência, pois suas respostas não serão respondidas nesse primeiro, é só o começo.
A escrita é fácil e Alma é uma garota como nós, nada além disso, tirando que ela escreve os assassinatos que vai acontecer e depois de ver o mundo por um tempo sobre a perspectiva dela acaba entendo mesmo que você não concorde.

Classificação: 07/10.

some-fantastic-books.com

Catharina.Mattavel 25/10/2012

Escuridão
Quando olhei para capa desse livro pensei "Nossa, deve ser zoação de algum filme porque né..." mas bem que dizem que não se julga um livro pela capa. Comprei ele por puro impulso, e hoje não me arrependo.

No começo não gostei nem um pouco da personagem Alma, que é chata e fria, mas com o tempo me acostumo com ela.

Gostei muito desse livro porque ele prende a gente na leitura, por nos deixar curiosos com o que acontece, e descobrir os mistérios.

É uma história bem diferente das que leio, por ter mistério, suspense, e etc. E eu gostei muito da narração, de alguns personagens, da história, e etc.

Totalmente recomendado.

Nah 15/10/2012

Escuridão é intrigante com um clima extremamente sombrio do início ao fim. Conta a vida de Alma, uma adolescente de 17 anos que um dia decidiu entrar em uma papelaria velha que ela nunca tinha visto ninguém entrar antes perto de sua escola, até ai seria outro ato qualquer. Comprando apenas uma caneta e um caderno roxo Alma não tinha ideia que naquele mesmo caderno estariam escritos contos de assassinatos dos quais ela mesmo escreveria nas noites anteriores e o pior, estava envolvida. Alma tenta mudar a situação porém a cada dia que passa os contos estão lá irreversivelmente escritos e mais detalhados. Será que os assassinatos vão mesmo acontecer? O que Alma poderia fazer em relação à eles? ...

Para mais informações acesse: http://booksdefenders.blogspot.com.br/2012/05/escuridao-e-intrigante-com-um-clima.html

pri 31/08/2012

Escuridão é um livro que chamaria sua atenção? Diria que não. Se você for em qualquer livraria agora acharia muitos desse gênero, e infelizmente quase nada atrai mais por causa de toda essa modinha de livros "darks" que alimenta um mercado muito grande e de muitas publicações que são verdadeiras perdas de tempo e dinheiro.

As capas estão clixes, todas com alguma referência ao sofrimento, ou a dor e ao medo, e esse também é assim.

Mas, porque eu estou falando dele então? Porque se você pegar para ler, você se surpreende. Não se deve julgar o livro pela capa, e quando a história começa a se desenrolar, passa a ser uma leitura que te prende e te trás curiosidade para ler os outros dois livros que constituem a série.

Elena P. Melodia começa a criar um perfeito clima de susto quando Alma (personagem principal) em um dia chuvoso entra em uma papelaria e compra um caderno que a encanta por ser de sua cor preferida: roxo. Chegando em casa ela deixa o caderno novo perto de sua cama e adormece. Quando acorda de um horrível pesadelo, toda desconcertada por parecer tão real, ve que tudo o que aconteceu em seu sonho está escrito no caderno, ela não acredita no primeiro momento mas estava escrito com sua própria letra. Impossível. Ela não se lembra de escrever...

E tudo fica bem pior quando o jornal publica uma notícia com todos os detalhes e com a situação que sonhara. E isso se repete, algumas vezes ao decorrer do livro.

Lógico, o livro nos apresenta um potencial candidato a namorá-la, que se mostra muito confuso, pois ele sabe tudo o que ela passa e ao mesmo tempo que quer ajudá-la ele não pode, o porquê não fica claro ainda e Alma chega a desconfiar dele. Isso da o toque especial que todas as adolescentes amam.

Alma é uma garota muito reflexiva e as vezes sarcástica, que reconhece suas limitações e vive com problemas. Ela tem amigas diferentes que reservam surpresas para todos e isso inclui a polícia.

Tudo é muito bem escrito e pensado, Elena P. soube fazer o diferencil e ser reconhecida como boa escritora. Fica a dica para quem gosta de um romance misturado com suspense!

Anna Gabby 12/07/2012

Um novo sobrenatural
Escuridão é o primeiro volume da trilogia My Land da escritora italiana Elena P. Melodia. Nesse volume Alma, personagem principal, é apresentada como sendo fria, ela acredita que ninguém é confiável e que a realidade é cruel. Mesmo tendo 17 anos já passou por fatos que mostraram como o mundo é instável, duro e implacável. As amigas dela são Seline; alegre e curiosa: Agatha: tímida e calada: e Naomi: viva, mas equilibrada. Apesar da vida de Alma não ser lá uma maravilha ela piora e muito nos dias seguintes a compra de um caderno roxo, onde previsões de assassinatos aparecem com a letra dela, além disso as amigas de Alma passam por problemas que desestruturariam qualquer adolescente. Morgan um colega, parece saber por que ela escreve as previsões enquanto dorme, parece até que ele faz a mesma coisa, mas nada é confirmado.
A leitura foi agradável, meio confusa em alguns momentos, por ser narrada em primeira pessoa a confusão expressa o que sentia a própria personagem. Outra característica é a presença de flash back e de devaneios da personagem, sei que muitos não gostam disso, mas complementam as lacunas que temos no inicio.
O eixo central da história se passa em questão de dias, mas os flash back's e os devaneios, a alongam, como já disse complementando a narrativa.
Sou apaixonada por ficção sobrenatural. Escuridão fugiu completamente a todos os temas sobrenaturais que já li. Fiquei ainda mais curiosa para saber o que irá acontecer com Alma, Morgan, Seline, Naomi e Agatha.
Um último comentário, Escuridão mostra uma Alma confusa com tudo que esta acontecendo. Então imagino que os próximos volumes, Sombra e Luz, a mente de Alma vá clareando.
Recomendo Escuridão a todos que gostam de livros sobrenaturais, principalmente aqueles que estão fartos de vampiros, lobisomens e anjos.

Se quiserem ter informações adicionais sobre este livro e sobre outros vá em: http://anna-gabby.blogspot.com/

Kaulitz 07/07/2012

Surpreendente
Escuridão conta a história de Alma, uma garota de 17 anos que escolhe suas amizades a dedo. Uma menina fria, nunca sorri, tem uma vida monótona na chuvosa cidade onde mora. Tudo começa a mudar quando uma de suas amigas, Seline, é alvo de críticas pois Adam, um colega de escola, espalha um vídeo dela quase nua no vestiário. Alma, Seline, Agatha e Naomi se vingam de Adam agredindo-o e passando dos limites. Dias antes, Alma vê um caderno roxo na vitrine e decide compra-lo, mas nem imagina que durante algumas noites ela escreveria histórias aterrorizantes sem querer, e que se tornariam assassinatos mais tarde, como se ela prevê-se o futuro. Ela vai atrás de respostas, e sem querer, ela se aproxima muito de Morgan. Um garoto misterioso e bonito, que desperta sua atenção, se veste sempre com roupas escuras e parece entender o que está acontecendo com ela. Tudo o que ela não imaginava que um dia aconteceria, está acontecendo, e parece que todos acontecimentos estão ligados uns aos outros. Uma história surpreendente e cheia de mistérios, descobertas inesperadas e macabras, e ainda envolve seitas satânicas. Deixa muito a desejar no fim, o que nos leva a querer ler a continuação o mais rápido possível. Recomendo super!

Laisy 17/06/2012

Escuridão
Escuridão foi o tipo de livro que me chamou bastante atenção pela sinopse, mas que durante a leitura me deixou um tanto decepcionada.

Alma, protagonista, compra um caderno roxo misterioso numa lojinha que apareceu em seu bairro misteriosamente, pois sem conseguir explicar, se sentiu extremamente atraída por ele. Porém, após comprá-lo, ela se depara com uma situação um tanto esquisita: numa manhã, o caderno aparece escrito com uma história macabra, teoricamente escrita por ela, pois estava com a sua letra, mas que ela não se lembra de ter escrito e pior... Ao ir à escola, vê nos jornais que a mesma história que estava escrita em seu caderno aconteceu na noite anterior.

Quando ela descobre que a história em seu caderno realmente aconteceu, fiquei na expectativa de que ela faria algo para tentar descobrir como aquela história foi parar em seu caderno e com a sua letra, mas não foi isso o que aconteceu.

Pensei: "Ok, é uma situação inusitada, e se fosse comigo, também não saberia o que fazer de cara". Mas, quando uma segunda história macabra aparece novamente em seu caderno com a sua letra, e mais uma vez acontece na vida real, e ela decide de novo não fazer nada, fiquei com um sentimento de frustração.

Um monte de coisas bizarras acontecem e Alma decide dar prioridade à coisas nada a ver! Além do fato da autora perder páginas e mais páginas descrevendo a beleza de Alma e como ela se veste e blá blá blá... Ah, por favor!

O livro só começa a ficar um pouco melhor no finalzinho, pois é quando ela decide saber o que realmente está acontecendo, mas termina sem que tenhamos respostas com relação a nada do que aconteceu e vem acontecendo! Simplesmente nada! É como se "Escuridão" fosse um livro inteiro de introdução.

Porém, mesmo com o livro tendo terminado sem respostas com relação a nada, ainda vou dar um crédito à história e ler "Sombra", o segundo livro. Estou torcendo pra que nele tenhamos respostas e que não sejamos obrigados a ler descrições e mais descrições desnecessárias. Vamos ver!

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Lá você encontrará resenhas de vários outros livros. Fique a vontade para visitar. (www.perdidasnabiblioteca.com)

Mandy 09/03/2012

Confesso que estava meio receosa de começar a leitura, pelas opiniões que eu tinha visto e que falavam que era um livro de começo chato, muito parado.
Mas ainda bem que li, o livro conta a história de uma jovem adolescente comum, talvez só não comum por se achar superior, mas enfim, adolescentes não tem sempre uma vida agitada, normalmente é estável, e a dela é assim até que começa a ter pesadelos, pesadelos esses que ela, sem saber como ou se lembrar, escreve em seu caderno roxo recém comprado. E para deixá-la pior, seus pesadelos, premonições melhor dizendo, começam a acontecer e quem dera fosse apenas isso. Começam a acontecer coisas estranhas com as pessoas a seu redor, suas amigas ficam distantes e individuais. Isso tudo acontece por causa de cultos satanistas? Por que ela escreve enquanto dorme o que vai acontecer? E por que parece que Morgan, seu colega de escola, sabe o que está acontecendo mas não diz? Ela não pode esperar para saber das coisas estranhas que a envolvem.
É só uma pena que chegue ao final do livro e não tenhamos essas respostas, pois pelo menos eu, fiquei ansiosa para saber.
Não vejo a hora de lr Sombra para desvendar um pouco mais do mistério que se finaliza em Luz.

Nia 03/01/2012

Escuridão
Não vou escrever a sinopse inteira porque ela praticamente conta tudo o que acontece em todo o livro. Alma é uma garota de 17 anos, que não tem nada de diferente das outras garotas da sua idade. Tem uma família normal, governada pela mãe, porque perdeu o pai muito cedo. Um irmão todo rebelde e uma irmã que perdeu a fala com a morte do pai. Os amigos parecem normais até certo ponto e ela só quer encontrar o seu lugar no mundo como qualquer outro adolescente.

As coisas começam a mudar, quando Alma passa em frente a uma livraria misteriosa e compra um certo caderno de capa roxa, apenas por impulso. O caderno que até então parecia inofensivo, cria vida própria em determinada noite, onde acontecimentos terríveis começam a aparecer em cada página do caderno, com a letra da própria Alma, mas com um detalhe, ela não se lembra de ter escrito.

A partir de então o livro cria forma e milhares de peças vão sendo jogadas aos leitores pra que um quebra cabeça seja montado. Os amigos de Alma não são quem realmente parecem ser, o namorado da melhor amiga não é tão bom moço assim e o cara mal do colégio esconde na verdade uma doçura que encanta e protege.

A cada nova página do caderno de Alma escrito, me dava mais vontade de saber o que realmente estava por trás de tudo... Afinal de contas, a Alma tem um dom, uma missão? Ela está sendo perseguida... ou o caderno é apenas coincidência?

A idéia geral do livro é muito boa, intrigante e te prende até determinado momento. Porém, como nem tudo é perfeito, tenho minhas críticas. Em determinado momento, são muitas informações passadas a quem lê e o foco central que era no tal livro roxo, se perde completamente misturando milhões de histórias paralelas a história da Alma. E aí, no fim das contas eu fiquei me perguntando se uma coisa tem ligação à outra ou se não tem nada a ver com nada.

O livro faz parte de uma série, que conta ainda com os livros "Sombra" e "Luz", que a desinformada aqui não sabe se já foram lançados ou se ainda serão... E eu espero sinceramente que eles complementem Escuridão, que me deixou completamente decepcionada no final, já que não tem final e deixa um monte de informações jogadas ao vento.

Natasha 31/12/2011

Supense, suspense, suspense demorado mas, suspense !
Eu já fiquei bem ansiosa para ler "Escuridão" na primeira vez em que li sobre ele, lá no final de 2010, mas foi exatamente um ano depois, no final de 2011 que terminei de ler, (calma! não passei o ano todo lendo.
A sinopse me agradou bastante e como sou super fã de suspense,logo fui conhecer a história da protagonista Alma e seu misterioso livro roxo que contém contos macabros e reais. Porém, não fui muito avante na leitura, porque estava lendo o livro em uma comunidade (2010) e a pessoa que o estava digitalizando, sempre demorava para postar mais capítulos, então, logo desisti de prosseguir com a história.
Eis que compro o livro e sua continuação (Sombra) e decido tornar Escuridão o último livro lido por mim em 2011.
Tinha fé que ele entraria fácil para a minha lista de livros mais queridos, porém, essa fé foi se perdendo conforme ia lendo as páginas.
A autora, Elena P. Melodia trata de forma bem fria, direta e sem qualquer emoção a sua escrita. Ela é italiana e nunca li outros livros de escritores italianos para ver se essa "frieza" de escrever faz parte das características deles, então não posso afimar se é por isso que ela escreve assim, ou é apenas a própria característica de Elena, ou se ela decidiu trabalhar assim por vontade própria.
Achei que nas primeiras partes da história, o texto é bem enrolativo (existe essa palavra? :B), puxado, extenso, sem emoção,cru. A falta de diálogos, que são poucos nessa parte, também é motivo para isso.
Posso afirmar que Alma não entra na maioria das listas de mocinhas queridas pelos leitores. Ela, assim com o texto de Elena, é fria, sem emoção, um pouco arrogante e bem direta em suas atitudes. Apesar de Alma não ser aquela mocinha chata, molenga (ao contrário, ela luta pelo o que deseja e é bastante forte), falta carisma a moça. Porém, Elena escreveu inúmeros pensamentos de Alma que nos fazem refletir, parar e pensar sobre aquilo que ela está dizendo. São questionamentos muito bons, demonstrando que Alma apesar de não passar o que sente, é bem inteligente e esperta.
Foi à partir do capítulo 27 que a leitura tomou realmente fôlego para mim. ( O livro tem 63 capítulos, porém eles são bem curtos, alguns chegando a 4 páginas, e em sua maioria, em até 2/3 páginas. Os diálogos entre os personagens cresce, tornando o texto mais dinâmico. Outros contos de terror começam a surgir, nos dando mais dicas do que está acontecendo, ou nos enrolando cada vez mais na investigação :B.
Alma, perturbada com todo esse peso que carrega, começa a derrubar seus muros, demostrando todo o seu sentimento e suas emoções.
A crueldade com que os supostos assassinos fazem a uma amiga de Alma nos deixa boqueabertos com tamanha indignação! E aí que o tão sonhado suspense prometido na sinopse, começa a se manifestar. Afinal, como Alma escreve aqueles contos horríveis e reais em seu caderno roxo e não se lembra de nada? Será que a mesma pessoa que comete esses crimes tão crueis, é a mesma que fez mal a amiga dela? E Morgan? Por que ele sempre está por perto quando a garota precisa de ajuda? Por que ele é tão misterioso e parece saber mais do que diz?
Infelizmente, essas respostas não são respondidas logo de cara no primeiro livro, por isso estou super animada para ler a continuação Sombra.
Dar 3 estrelas de 5 para esse livro não foi fácil. Fiquei ali pensando entre dar 3 ou 4, mas acabei me rendendo a 3 estrelas porque o tempo tedioso foi mais forte que o fôlego que a história tomou depois. Mas como havia dito, gostei bastante do decorrer dos acontecimentos.

Joice (Jojo) 24/12/2011

Leitor no escuro
"Escuridão", da italiana Elena Melodia, podia ser até interessante, mas perde para si mesmo. O livro narra a história de Alma, uma adolescente muito segura de si, às vezes até arrogante, que vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando compra um caderninho roxo e nele começa a escrever uma série de assassinatos antes mesmo que eles ocorram.

Já vi autores fazerem um mistério do enredo, mas em "Escuridão" isso é demais. Nas mais de 330 páginas, o leitor apenas é bombardeado com uma sequência de fatos bizarros quem ficam completamente sem solução. Melodia, ao que me parece, deixa muita coisa para ser explicada em "Sombra" e "Luz", respectivamente segundo e terceiro livros da série. Só que há um problema em "segurar" a história: sem fatos que a façam andar, ela fica desnecessariamente lenta, e acaba por não prender a atenção do leitor. No caso de "Escuridão", pasmem, a história só avança um pouco após a página 225! Até aí, o leitor já teve que gastar doses e doses de paciência para acompanhar o enredo.

É uma pena, pois o pouco que se apresenta é legal. A protagonista, Alma, é uma personagem interessante. Sua convicção em si mesma salta aos olhos, fazendo-a uma figura diferente daquelas as quais estamos acostumadas.

Roberta 15/12/2011

Resenha | Escuridão
Para ler esta resenha no blog: http://artbooks.blogspot.com/2011/06/resenha-escuridao-elena-p-melodia.html

"Está escuro.
Ando, mas não saio do lugar. Minhas pernas pesam como chumbo e na minha cabeça batem golpes dos passos imóveis que martelam sem parar. Começo a sentir frio. Tremo e não consigo me aquecer. Meus braços também estão paralisados. Doem de uma dor que nunca senti antes, quase como se estivessem sendo arrancados.
Tento gritar, mas não consigo. Emito apenas um fio de voz rouca e desafinada, como o som de um instrumento de sopro que ficasse muito tempo embaixo d’agua.
Onde estou?"

Título: Escuridão
Autora: Elena P. Melodia
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 332 páginas
Resenha:

Escuridão é o primeiro livro da trilogia que Elena Melodia escreveu.
Este livro traz a tona todos os sonhos mais obscuros de Alma, uma adolescente de 17 anos que após comprar um caderno roxo na loja de um homem-anjo, se vê cara a cara com assassinatos acontecendo em torno dela. Pessoas sendo crucificadas e penduradas no lugar mais alto do local? Assassinatos estranhos e aparentemente obras de um mesmo assassino. Ou não! O caso é que todos estes assassinatos foram escritos no caderno roxo de Alma, com sua própria letra, porém eles eram escritos antes de acontecerem os assassinatos...
Será que Alma tem como impedir os assassinatos? Será que tem como descobrir quem está fazendo isto? Por que ela tem que ter esses sonhos? Por que? Por que, por que?

São muitas perguntas que Alma tem que descobrir suas respostas.
E Morgan? Quem é ele que parece ter todas as respostas para suas perguntas? Que é sempre o seu salvador quando ela está em algum momento difícil...
Além de lidar com essas dúvidas, Alma ainda tem que lidar com sua vida e a de suas amigas. Parece que tudo está dando errado, parece um carma, além dela, suas amigas também tem que sofrer com pessoas que parecem que só querem seu mal.
Alguém diz o que tá acontecendo para que a Alma passe por isso tudo?
Vou ficar esperando as respostas no segundo livro da série que já estou ansiosa para ler. E Para quem já leu Escuridão e está louco para ler a continuação, assim como eu, saiba que, em Agosto, a Suma de Letras estará lançando o segundo livro da série: Sombra.
Recomendo!

Série: