O que aconteceu com você?

O que aconteceu com você? Oprah Winfrey

Resenhas - O que aconteceu com você?

Peupaiva 01/05/2022

Fantástico
Um livro que no leva a compreensão do outro e ao autoconhecimento. Mudou o meu olhar par as minhas relações e da forma de enxergar o mundo.
Impressionante como o que aconteceu com você direciona o seu presente e futuro, e o autoconhecimento nos dá o poder da mudança.

gxavier0 11/09/2023

Difícil, cansativo em alguns momentos, mas necessário
Oprah carismática como sempre, em tudo que faz. Li outro livro dela e adorei.
Esse não foi diferente. Muito bem escrito, linguagem fácil, apesar de tratar do tema do ponto de vista médico e científico.
Me ajudou a identificar alguns gatilhos de medo e ansiedade que tenho agora adulta. Tudo relacionado a minha infância, coisa que não fazia ideia.
Difícil, cansativo em alguns momentos, mas necessário. Li bem devagar, sem pressa.
Enfim, leitura mais que recomendada!

Fernanda 12/01/2023

Perfeito
Eu ia começar essa resenha dizendo que todo pai e professor deveria ler esse livro, mas honestamente, todo mundo devia. Definitivamente eu vou ter um novo olhar para os meus alunos depois de ler esse livro, lindo demais, explica muita coisa que não entendemos. Recomendo demais.

Raquel.Andersson 01/06/2022

O que aconteceu com você?
Tão importante quanto pensar nos problemas para solucioná-los é pensar nos que os originou.
Este livro trás essa questão em pauta, de desvendar o porquê de certas atitudes, problemas e traumas que enfrentamos no nosso presente. É pensar, compreender e saber a melhor forma de agir para conseguir superar ou até mesmo então saber conviver de maneira racional.
Uma leitura muito boa e esclarecedora! Recomendo a todos!

Escritora Li 01/03/2023

Extraordinário
Não tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, sublinhei, fiz resumo, anotei e refletir página página.

Ele fez muito sentido para mim e foi de encontro a minha história e dessa maneira conseguiu me pegar de jeito.

Talvez para uma pessoa que não passou por nenhuma situação semelhante possa parecer um livro apenas muito técnico no entanto achei que mesmo assim o conteúdo teórico foi exemplificado e explicado num tom coloquial de conversa bem saboroso para o leitor.

Bianca S 23/03/2024

Interessante
Um ponto q achei interessante no livro é a explicacao do autor sobre transtorno de estresse pos traumatico e as "camadas" do cérebro pra interpretar e reagir as situações. muita coisa fez sentido pra mim e achei super interessante o fato dele dizer q os sentidos primeiro vao pra um nivel "burro" do cérebro, q só reage.... se for um estimulo a algo q nosso cerebro foi condicionado em virtude de traumas, esse estimulo vai demorar p chegar ate a parte"racional" q pode associar a situacao no tempo e espaço, bem como refletir sobre a reação... oq explica determinados incômodos, comportamentos e até ações impulsivas q temos.

agora, de modo geral, não é um livro q eu super recomendaria pra alguém.
é legal, mas não é oq viria em mente pra indicar pra pessoa ler se ela quiser entender mais sobre si mesma, os outros e tal

Nina 11/05/2022

Bom para pensar
Eu gostei bastante do livro, achei ele simples de digerir o que ajuda muito. Guardei ressalvas sobre algumas coisas ditas por não concordar ainda, mas esse livro me fez pensar e ter debates internos o que deveria se o propósito de todos livros. Muitas coisas aqui são válidas, enquanto algumas para mim como psicóloga vi ?problemas?. Contudo, para o público em geral é um ótimo livro.
Daniel.Miranda 03/06/2022minha estante
Oi Nina, também sou da área psi. Para nós este livre ajuda a compreender mais sobre os traumas e suas interferências na vida cotidiana? Você recomendaria?

Estelia 29/05/2022

Sempre podemos mudar
Oprah em uma conversa com o Dr. Perry, psiquiatra infantil e neurocientista, mostra como tudo, absolutamente tudo o que acontece com a gente na infância, principalmente nos primeiros meses de vida, tem influência em nossas vidas adultas.
Traumas deixam marcas, que não tratadas, podem inferferir em vários aspectos de nossas vidas. Entretanto, quando tratadas e bem tratadas, o cérebro pode se curar. Essa é graça da neuroplasticidade.
Recomendo muito a leitura se você já é tem uma criança sob sua responsabilidade ou se quer compreender o que aconteceu com você. Leitura tranquila e muito explicativa, pois o livro é uma conversa entre Oprah e Dr. Perry.

Patricia1194 02/08/2022

Revelador
É uma leitura reflexiva sobre fatos e acontecimentos que marca a nossa vida. O que aconteceu com vc? Traz uma compreensão sobre a sua própria dor como as dos outros.
Somos marcados por tristeza, dor... O que cabe a nós e compreender e entender a nossa verdadeira história.

Vivi Barroso 20/01/2024

Patrimônio para entender o problema de hoje
Uma leitura pesada, pois o tema é muito pesado. Mas podemos refletir que tudo tem uma explicação, não no agora, mas sim no passado. O que aconteceu com vc lá atrás, que reflete no seus comportamentos hoje. Porque as pessoas só querem se proteger de serem feridas. Muitas vezes não é intencional ferir o outro.

Ana Carol 24/12/2023

O trauma explicado de forma simples em uma conversa de amigo
O trauma é explicado em forma de entrevista entre Oprah Winfrey e o Dr. Perry, psiquiatra especialista em traumas.

Apesar do tema denso, o livro é leve, rápido e fácil de ler porque é escrito como se fosse uma conversa. Mesmo na parte mais técnica em que o Dr. Perry explica os mecanismos cerebrais, é menos complexo do que parece.

A mensagem principal do livro é mostrar que tudo o que vivemos no presente é uma consequência do que aconteceu no passado principalmente dos traumas (intencionais ou não, conscientes ou não) que sofremos. E que não há culpados, mas causa e consequências, por isso o nome: "O que aconteceu com você?". Essa frase tira o peso da culpa o do estigma de ser quem é, e traz a mensagem de que vc é hoje o fruto de uma história do passado e está tudo bem!

Segundo os autores, Quando olhamos para esse passado com "olhos de aprender", conseguimos ver o que aconteceu de um ponto de vista distanciado e fazer uma análise de como isso nos influencia hoje. Com isso, podemos construir um futuro diferente ao tomar as rédeas da nossa vida, assumindo a responsabilidade dos nossos atos a partir dali. Não é um processo simples, mas quando acompanhado por um psicoterapeuta, a pessoa pode ter mais qualidade de vida emocional e mental.

O livro é muito bacana porque tira um pouco o estigma de vítima da pessoa traumatizada, que sempre será condicionada e regida por seu trauma, para uma posição de poder e controle sobre a própria vida. Ao mesmo tempo traz consciência, compreensão e compaixão para quem não sofre dos seus traumas mas que conhece e convive com pessoas que tiveram suas vidas marcadas, para que passe a olhá-as com mais amor e compreensão, entendendo que ninguém é e reage como reage porque quer, mas por falta de conhecimento e compreensão.

É uma literatura que recomendo para todos porque realmente traz mais empatia consigo e com as outras pessoas e seus experiências de vida.

Lia 02/09/2023

O livro traz de um jeito didático, mas de fácil compreensão, como o trauma afeta a vida de todos. Não conhecia muito sobre a história de vida da Oprah e conhecer me faz pensar que ela é a própria resiliência.
"Perdoar é abrir mão da esperança de que o passado poderia ter sido diferente. Mas não podemos seguir em frente se ainda estivermos nos agarrando à dor daquele passado."

Rfgaugustin 26/06/2023

Bem interessante e esclarecedor.

Destaco a questão relacional da resposta ao estresse com os primeiros cuidados recebidos pelos bebês.

A questão do ritmo, da conexão e do pertencimento foram elucidativas também.

iara 08/05/2022

Livro fraco
Superficial, sem profundidade, mal estruturado, com sessões de pergunta e resposta entre Oprah e um médico
Daianebcs 10/09/2023minha estante
Só vc e eu não gostamos desse livro ??

iara 19/10/2023minha estante
Muito muito ruim ?

gabsfx 03/05/2023

De início o livro é bem interessante, mesmo com os termos técnicos ele consegue te prender, acho um tema muito interessante, porém ele fica um pouco repetitivo com o tempo e pra mim ficou difícil terminar, mas foi