O que aconteceu com você? Oprah Winfrey

Resenhas - O que aconteceu com você?

Alessandra.Barbosa 02/05/2024

Nem sei o que dizer, apenas que todo mundo deveria ler
"Se quisermos entender, honestamente, a nós mesmos, precisamos entender nossa história, nossa verdadeira história. Porque o resíduo emocional do nosso passado nos acompanha."

nathalia.vales 29/04/2024

Um livro que todo mundo deveria ler.
Tive um pouco de resistência para iniciar a leitura devido a algumas resenhas que li e pelo fato de ser um doutor falando sobre o assunto com a Oprah, não imaginava como eles seriam uma combinação perfeita para discorrer sobre o assunto.
O livro é todo sobre traumas, sei o quanto isso soa sem sal e como parece que já sabemos tudo sobre isso mas a imersão nesse assunto te abre portas e te mostra várias camadas desde os traumas mais simples aos mais pesados e o quanto nosso cérebro lida com isso de maneira descontrolada. O trauma se instala na camada mais profunda.

No livro se entende como todo mundo tem um trauma, o quanto os gatilhos podem ser imperceptíveis e os danos que isso causa ao longo da vida do ser humano. Tem bastante coisa interessante aprofundando nisso e uma das coisas que mais me impactou foi descobrir o quanto algumas coisas que parecem danosas pra quem vê de fora, é apenas uma forma reguladora de quem sofre algum trauma se acalmar.

Indico a esse livro a todas as pessoas, principalmente quem lida com crianças/adolescentes. È um livro bem impactante.

Bianca S 23/03/2024

Interessante
Um ponto q achei interessante no livro é a explicacao do autor sobre transtorno de estresse pos traumatico e as "camadas" do cérebro pra interpretar e reagir as situações. muita coisa fez sentido pra mim e achei super interessante o fato dele dizer q os sentidos primeiro vao pra um nivel "burro" do cérebro, q só reage.... se for um estimulo a algo q nosso cerebro foi condicionado em virtude de traumas, esse estimulo vai demorar p chegar ate a parte"racional" q pode associar a situacao no tempo e espaço, bem como refletir sobre a reação... oq explica determinados incômodos, comportamentos e até ações impulsivas q temos.

agora, de modo geral, não é um livro q eu super recomendaria pra alguém.
é legal, mas não é oq viria em mente pra indicar pra pessoa ler se ela quiser entender mais sobre si mesma, os outros e tal

Flávia.Malicheski 20/03/2024

Muitas vezes me perguntei quais motivos me levaram a ser quem sou hoje. Senti culpa, remorso? este livro abriu minha mente sobre os traumas da infância, como eles de certa forma dirigem minha vida adulta.
Entender meu passado muda meu futuro. Me resgata do medo e angústia de outrora.

Rafa 17/02/2024

Impactante e repetitivo
Ele é muito bom, absurdamente bom e te tira fora do que você acha que entende sobre traumas e tratamento.
Tem diversas falas que me marcaram, chorei e me senti melhor com traumas meus.
Ele repete MUITO, muitos casos parecidos de pacientes e isso achei chato mas ainda sim foda!

Marina 05/02/2024

Muito maravilhoso!
Oprah é ótima! O neurocientista com quem ela conversa ao longo do livro também é ótimo. Não ficou uma leitura pesada, apesar de trazer algumas explicações sobre o funcionamento do cérebro humano e contar alguns casos. Gostei bastante! É muito elucidativo! Gostaria de ler mais livros assim, que tratem assuntos tão importantes com tanto cuidado e empatia.
Seguem dois dos trechos que mais gostei:

"A pergunta ?O que aconteceu com você?? não é apenas a pergunta-chave quando se quer entender alguém: é a pergunta fundamental quando se quer entender o cérebro. Em outras palavras, seu histórico pessoal (as pessoas e os lugares na sua vida) influencia o desenvolvimento cerebral. O resultado é que cada cérebro é único. Nossas experiências moldam a maneira como os sistemas essenciais do nosso cérebro se organizam e funcionam. Assim, cada um de nós vê e compreende o mundo de maneira única."

"Com muita frequência, 'o que aconteceu' leva anos para se revelar. É preciso coragem para confrontar nossas ações, remover as camadas de trauma das nossas vidas e expor a verdade crua do nosso passado. Mas é aí que começa a cura."

Vivi Barroso 20/01/2024

Patrimônio para entender o problema de hoje
Uma leitura pesada, pois o tema é muito pesado. Mas podemos refletir que tudo tem uma explicação, não no agora, mas sim no passado. O que aconteceu com vc lá atrás, que reflete no seus comportamentos hoje. Porque as pessoas só querem se proteger de serem feridas. Muitas vezes não é intencional ferir o outro.

Ana Carol 24/12/2023

O trauma explicado de forma simples em uma conversa de amigo
O trauma é explicado em forma de entrevista entre Oprah Winfrey e o Dr. Perry, psiquiatra especialista em traumas.

Apesar do tema denso, o livro é leve, rápido e fácil de ler porque é escrito como se fosse uma conversa. Mesmo na parte mais técnica em que o Dr. Perry explica os mecanismos cerebrais, é menos complexo do que parece.

A mensagem principal do livro é mostrar que tudo o que vivemos no presente é uma consequência do que aconteceu no passado principalmente dos traumas (intencionais ou não, conscientes ou não) que sofremos. E que não há culpados, mas causa e consequências, por isso o nome: "O que aconteceu com você?". Essa frase tira o peso da culpa o do estigma de ser quem é, e traz a mensagem de que vc é hoje o fruto de uma história do passado e está tudo bem!

Segundo os autores, Quando olhamos para esse passado com "olhos de aprender", conseguimos ver o que aconteceu de um ponto de vista distanciado e fazer uma análise de como isso nos influencia hoje. Com isso, podemos construir um futuro diferente ao tomar as rédeas da nossa vida, assumindo a responsabilidade dos nossos atos a partir dali. Não é um processo simples, mas quando acompanhado por um psicoterapeuta, a pessoa pode ter mais qualidade de vida emocional e mental.

O livro é muito bacana porque tira um pouco o estigma de vítima da pessoa traumatizada, que sempre será condicionada e regida por seu trauma, para uma posição de poder e controle sobre a própria vida. Ao mesmo tempo traz consciência, compreensão e compaixão para quem não sofre dos seus traumas mas que conhece e convive com pessoas que tiveram suas vidas marcadas, para que passe a olhá-as com mais amor e compreensão, entendendo que ninguém é e reage como reage porque quer, mas por falta de conhecimento e compreensão.

É uma literatura que recomendo para todos porque realmente traz mais empatia consigo e com as outras pessoas e seus experiências de vida.

Priscila.Calixto 10/11/2023

O que aconteceu com você?
Um livro que mexe com nossos traumas, nós ensina a olhar para eles com novas lentes, uma nova perspectiva sobre a cura e o perdão. Super recomendo.

Marta.Gomes 20/10/2023

É interessante saber como o trauma funciona e o que podemos fazer para superar, você acaba entendendo o porquê de algumas pessoas terem vício em droga e álcool ou porque se cortam, entendendo o porquê disso você aprende a não julgar e se perguntar o que aconteceu com aquela pessoa.

flavia 11/09/2023

O seu trauma pode ser seu poder
Gostei muito do livro mas foi uma leitura bem cansativa. O Dr autor traz muitos exemplos e são exemplos com histórias longas e acho que isso deixa o livro muito cansativo e repetitivo. Se cortasse pela metade os exemplos eu com certeza absorveria mais do que ele quer falar. Fora isso, vale a pena a leitura pois ele explica de um jeito muito fácil e ao mesmo tempo profundo. Destaquei vários trechos. Queria ter lido mais rápido, mas foi difícil porque em vários momentos o livro não me prendeu.

gxavier0 11/09/2023

Difícil, cansativo em alguns momentos, mas necessário
Oprah carismática como sempre, em tudo que faz. Li outro livro dela e adorei.
Esse não foi diferente. Muito bem escrito, linguagem fácil, apesar de tratar do tema do ponto de vista médico e científico.
Me ajudou a identificar alguns gatilhos de medo e ansiedade que tenho agora adulta. Tudo relacionado a minha infância, coisa que não fazia ideia.
Difícil, cansativo em alguns momentos, mas necessário. Li bem devagar, sem pressa.
Enfim, leitura mais que recomendada!

Daianebcs 10/09/2023

Este livro poderia ter sido um e-mail
Péssimo! Um livro inteiro de causos de pessoas que sofreram, um monte de dados sem fonte, gráficos de pizza e pirâmides para falar que se vc quer melhorar deve se perdoar e seguir adiante. ?

Lia 02/09/2023

O livro traz de um jeito didático, mas de fácil compreensão, como o trauma afeta a vida de todos. Não conhecia muito sobre a história de vida da Oprah e conhecer me faz pensar que ela é a própria resiliência.
"Perdoar é abrir mão da esperança de que o passado poderia ter sido diferente. Mas não podemos seguir em frente se ainda estivermos nos agarrando à dor daquele passado."

Cah 08/08/2023

Aprendendo a se curar
Esse livro é importante, faz refletir, ajuda a se olhar por dentro a entender a importância de saber o que aconteceu com a gente, como isso influencia o nosso comportamento, nossas relações. Por vezes é preciso voltar uma página, reler, se aprofundar, mas vale a pena.