Uma história de amor agridoce

Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

Let 22/03/2022

Romance proibido vibes Romeu e Julieta da atualidade
Eu AMEI esse romance! E por vários motivos diferentes:

- representatividade amarela com muita dose da cultura vietnamita! As famílias dos protagonistas fugiram do Vietnã durante a guerra e nós vemos: os pais falando vietnamita, os restaurantes deles servindo pratos típicos do Vietnã, conflitos familiares e claro, as dores e as perdas que eles sofreram no meio disso. É tratado de forma muito sensível, mas real, até pela autora ter vivido tudo isso também

- os protagonistas se conheceram na infância, mas foram proibidos de se aproximar pq as famílias são rivais! ? amo essa vibe de romance proibido que os principais começam a perceber que não se odeiam e tem que manter tudo em segredo

- o livro é narrado pelos 2! Então sabemos exatamente o que cada um tá sentindo e pensando enquanto percebem que se gostam

- o foco em pressão familiar! Aqui a opinião das famílias é muito importante pros protagonistas, principalmente com relação à escolha de profissão, já que ambos estão no último ano da escola. Me identifiquei mto com o medo de decepcionar os pais ao escolher uma profissão sem status. A Linh quer ser artista e o Bao escritor

- a revelação sobre o que está por trás de toda a rivalidade das 2 famílias! Eu não esperava por isso e fiquei chocada

O único ponto ?negativo? foi que senti falta da tradução de algumas falas dos personagens. Os pais dos 2 falam várias frases em vietnamita, mas não temos a tradução integral do que foi dito e é MUITO difícil colocar no tradutor pq são caracteres que não existem no português. Fiquei sem entender mesmo ?
Darya 04/07/2022minha estante
Poderia me falar a classificação?

Mariana 20/09/2022minha estante
+14

Sra. Mirtilo 16/11/2022minha estante
Siim essa parte da tradução eu fiquei bem perdida, nem sempre tava c o celular p traduzi ent fiquei sem entender

Cleo.Bianche 23/09/2023minha estante
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo, acho que primeiro livro da autora, é se saiu muito bem, adorei !! Leitura fluída e sobre saber mais sobre cultura de país que não conheço, valeu demais.

Marina 10/06/2023

Foi muito difícil continuar a leitura e muito chato sério não acontece nada os personagens são sem graça a briga entre famílias e entediante e o casal sem química o relacionamento mal desenvolvido, a escrita e tão cansativa e lenta.

kas maroni 16/04/2022

Como se tivéssemos sido feitos para ser parceiros.
Se você quiser um livro com intrigas familiares, romance levinho e proibido, esse é o livro perfeito.

Os Mai e os Nguy?n são famílias rivais, donas de restaurantes que ficam constantemente competindo entre si. Toda rivalidade é bem mais complicado e dolorosa do que parece. E os filhos deles ficam no meio dessa "briga" sofrendo as consequências disso sem saber os motivos.
Mas Linh e B?o acabam criando sentimentos um pelo outro e são obrigados a manter o relacionamento em segredo.

Primeiramente tenho que falar da representatividade amarela que o livro carrega, tanto os personagens, como a própria autora são vietnamita, ou seja, temos representatividade responsável.

O livro monstra as famílias vietnamita bem tradicionais. Fala um pouco sobre o que os pais do personagens passaram saindo do Vietnã para os Estado Unidos em busca do "sonho americano" e mostra o quanto foi e é difícil eles se adequarem ao novo país, principalmente por causa do preconceito.

O meu erro foi ler o livro querendo muito romance. o romance que tem é aquele pra aquecer o coração e fica sorrindo pro nada. Linh e B?o são fofos juntos e é muito gostosinho ler as intenções deles.
O livro tem pitadas de romance new young. Então não leia esperando SÓ romance, porque foca muito nas intrigas das famílias de ambos e fala sobre os jovens se descobrindo na vida adulta e no seu futuro.

???Mas vai ser diferente. Vamos para algum lugar onde eu possa segurar sua mão desse jeito.? Ele aperta minha mão.? Te beijar.? Ele se inclina, capturando meus lábios.? Nosso primeiro encontro vai ser só nosso ? declara ele.??

Gisele 16/04/2022minha estante
Amei a resenha quero muito ler esse!

kas maroni 16/04/2022minha estante
obrigada amg, espero que tu goste quando tu ler

lana!¡ 12/02/2023

Imagina só, romeu e julieta
Sabe um livro que você está lendo e gostando dos personagens principais mas a história e o desenvolvimento em si não te chama a atenção de jeito nenhum? então, foi exatamente o que aconteceu comigo

linh e bao foram tão lindinhos mas sei lá faltou algum tempero nisso tudo, a rivalidade entre as famílias também achei muito fraquinha, esperava um motivo mais complicado e realmente conflituoso mas não foi o caso, enfim

em compensação, eu gostei bastante da representação vietnamita que teve.

julhez 12/01/2023

"Imagina só a manchete - para meu horror, ela tira as mãos do volante, fazendo o que agora vou chamar de Gesto de Banner. - Dois alunos de famílias e restaurantes rivais? Tipo Romeu e Julieta..."
[?] primeiramente quero começar dizendo que esse livro é lindo, tanto a capa como a história. Fofa, leve e inocente, me conquistou logo de cara, mas além disso tudo, na minha opinião a parte mais forte foi a representatividade. Confesso que não sabia muito sobre a cultura vietnamita, mas sempre amei ler livros que abordam diferentes culturas e poder entrar e entender um pouco mais dessa foi incrível.

[?] essa foi realmente uma história que me prendeu, a cada pagina eu estava mais fascinada. A interação entre os personagens foi de deixar o coração quentinho, mesmo com todas as problemáticas (muito bem trabalhadas, na minha opinião) a conexão deles era evidente, ficava toda boba vendo o Bao e a Linh juntos, simplesmente perfeitos. Outra coisa que eu amei foi a relação que eles tinham com as suas famílias (e a revelação do que aconteceu no final, não esperava) mas eu acho lindo quando um livro aborda a relação entre pais e filhos e por mais que tenham alguns desentendimentos da para entender o lado de cada um, deixa a história bem menos superficial.

[?] para mim foi impossível não dar cinco estrelas para esse livro, foi como um abraço quentinho e acolhedor. Eu adoro livros de romance, é o meu gênero literário preferido, mas meu ponto fraco é quando envolve comida, não sei nem explicar, uma comida bem detalhada que me deixa com água na boca faz com que eu me envolva ainda mais na história e com esse livro foi exatamente assim, parece que eu podia sentir o cheiro mesmo nunca tendo comido os pratos preparados. Toda a energia que essa história passou foi encantadora.

[?] bom, para finalizar essa resenha (que já deve estar enorme, socorro) quero dizer que recomendo muito esse livro, para quem gosta de uma história de romance fofinha, com uma pegada meio gastronômica, um casal lindo, representatividade de uma cultura encantadora, intrigas familiares, artistas e escritores, uma energia de filme de sessão da tarde, emoção e um prato agridoce, vai com certeza amar e vibrar com esse livro, ou melhor, essa obra de arte.

-> sobre a classificação indicativa, com base nas minhas opiniões é em torno de 12+ á 14+, mas pode variar de acordo com cada pessoa e eu aconselho a procurar uma lista de gatilhos :)

resenhasdajulia 16/04/2022

As famílias Mai e Nguyen são rivais há anos, por possuírem restaurantes vietnamitas vizinhos.

Bao e Linh se evitaram durante muito tempo, por causa da rixa entre seus pais.
Então, um acontecimento faz os dois se aproximarem, e eles se dão muito bem. Bem até demais. Mas como Bao e Linh vão assumir o que sentem, sendo que suas famílias se odeiam?

Achei um ótimo livro! Adorei conhecer mais sobre a cultura vietnamita, e me apeguei aos personagens! Também gostei muito do livro ser narrado pelo ponto de vista de ambos.

leticomlivros 27/12/2022

Meio morno demais
O livro se debruça bastante na questão cultural, mas eu julgo uma falha enorme as editoras que trouxeram o livro não terem se preocupado em fazer notas de rodapés ou um glossário pras diversas expressões e comidas viatinamitas que aparecem na história.

A história é leve e os conflitos em geral são muito mornos e beirando o sem graça porque são imaturos e não geral de fato uma grande questão de difícil solução, embora os personagens encarem desse jeito.

O casal também é bem medio, embora eles sejam fofos, acho que faltou BASTANTE tempero pros dois, eles são adolescentes de 17 anos, galera, mas enfim, vai também da faixa etária do livro e talvez eu ja não me identifique mais com esses romances mais bobinhos/infantilizados.

Não marcou, mas também não é ruim. É bem escrito e aborda questões interessantes sobre escolhas e sobre ser verdadeiro consigo mesmo.

Fernanda3106 19/12/2022

Romance leve
Eu gostei da história do livro, mas achei ele um pouco fraco.
Os protagonistas são bem fofinhos e a história é bem leve.
A parte dos restaurantes serem rivais achei bem legal, mas não gostei muito da razão da rivalidade.

Maria14314 02/07/2022

Achei que iria gostar mais, mas não deixa de ser um livro bom.
É uma comédia romântica bem sessão da tarde mesmo.
Amo muito o B?o , mas não gostei tanto assim da Linh. O romance deles é bonitinho e tals mas acho que faltou diálogo em vários momentos entre os dois. Se não fosse pelo B?o , eles nunca teriam se acertado.

tabeeatriz 02/08/2023

Um bom passatempo, nada demais.
Sem dúvidas a minha idade influencia na nota, no que achei desse livro. Em minha adolescência, com conflitos de não saber o que seguir e a pressão de ser alguém, esse livro cairia como luva, mas agora não passou de um passatempo, com pouco a acrescentar.

Linh e Bao são adolescentes crescidos com famílias rigorosas, vietnamitas, com suas histórias e superações. Ambas as famílias possuem suas tragédias e ambas culpam uma a outra por elas. É um desafio Linh e Bao estarem juntos, mas é inevitável.

A história não gira ao redor do relacionamento deles, mas em seus sentimentos. O que vou cursar? Como contar isso aos meus pais? Eu vou ser alguém na vida? Como conciliar TUDO e TODOS em minha vida? O que estou sentindo?

Embora a escrita da autora não seja ruim, não me conquistou, assim como os personagens. Os mais interessantes não apareciam com frequência e os principais não deixaram de ser básicos - não diria entendiantes, mas faltou algo?!? E sem contar as frases não traduzidas, quase desisti por isso - me estressou!

Não me sinto bem em dizer que poderia ser melhor - mas poderia? É uma história boa, sem mais e nem menos. Foi um bom passatempo, suprindo as expectativas da faixa etária indicada.

Andreza e Andrielly 16/05/2022

Divertido e muito fofo!
Oii, hoje trago a resenha do livro Uma História de Amor Agridoce de Loan Le, com uma narrativa fluida e com capítulos intercalados pelo ponto de vista dos dois protagonistas, é uma leitura muito fofa, divertida e com muitas comidas de dar água na boca.

As famílias de Lihn e Bao são donas de restaurantes vietnamitas que há anos disputam os clientes e são inimigos declarados um do outro. Porém, certa noite Lihn está exausta e o movimento no restaurante está enorme, vendo a garota muito cansada, Bao decide ajudá-la e a partir disso, uma linda amizade surge. Entretanto, devido às desavenças entre as famílias, eles precisam manter essa relação em segredo.

AMEI esse livro! A escrita da autora é muito cativante, em poucos capítulos já fiquei completamente envolvida na história e apaixonada pelos personagens. Lihn é uma garota muito forte e determinada, é fascinante ver todo o seu amor e dedicação pela pintura, além de ser motivador ver o quanto sonha em estudar artes na faculdade. Já Bao, foi incrível ver o seu amadurecimento ao longo da trama, vê-lo descobrindo o amor pela escrita e como isso foi libertador, me deixou muito feliz.

Além disso, gostei muito que a autora abordou os desafios e a pressão ao escolher a profissão, os planos para o futuro, bem como as relações familiares. Também adorei conhecer um pouco sobre a cultura, história e culinária vietnamita, fiquei com muita vontade de experimentar os vários pratos citados na obra.

Não poderia deixar de falar do romance, Bao e Lihn fofos demais, eles constroem um linda amizade, que vai evoluindo aos poucos para um casal muito apaixonante e de aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/CdJnl-QPmFp/

Gomes lectora 21/11/2022

Uma leitura para deixar o coração quentinho!
Uma história de amor agridoce, vai narrar a história de Linh e Báo, dois jovens vietnamitas de família imigrante que devido a guerra em sua terra natal decidem tentar o "sonho americano".

A história descreve com um certo suspense como as suas vidas e suas famílias se entrelaçam desde sua infância até a juventude.
Entretanto, existe um conflito entre as duas famílias, ( quase um Romeu e Julieta moderno) que inicialmente não se sabe como surgiu, mas no desenrolar da história o quebra-cabeça vai sendo montado.

É um livro delicioso em todos os aspectos! A leitura vai te fisgar e te levar até a culinária vietnamita, te fazer desejar provar os temperos e sabores de cada prato citado e ainda te leva a refletir sobre as escolhas da vida... também te lembrará do conforto de uma família, da importância de sentar à mesa e de manter o diálogo com quem se importa verdadeiramente com você.

Neste livro é impossível não escolher alguns personagens favoritos, o meu foi o Chefe Lê, super carismático. Vai te fazer sorrir bastante!

Obs.: É possível que a leitura destrave algumas lembranças de infância... e te leve as lágrimas!
(Aconteceu comigo!)

Vale super a leitura! ?

??????????
@senhoritaprateleira 21/11/2022minha estante
eu amei tanto esse livro, deixou meu coração tão quentinho e muito curiosa pra experimentar as comidas dos restaurantes do Bao e da Lihn

Gomes lectora 21/11/2022minha estante
Aaaa, eu fiquei na mesma curiosidade, principalmente dos restaurantes que eles visitaram e gostaria de conhecer a cozinha do Chef Lê!

Anelim_ 30/12/2022

Leve porém agradável de ler.
Muito envolvente, quando vi já tinha passado da metade. Como pontuei no caderninho do brinde, ele é leve mas trata de coisas importantes como a importância da comunicação e da verdade, adorável!

Suellen 02/05/2022

uma das mais apaixonantes que li
Sabe aquele momento que pede a leitura de um romance água com açúcar? Então, foi esse ambiente que favoreceu essa estória.

Eles são de famílias que se odeiam apenas por serem concorrentes - ou tem algo a mais no passado delas?
A trama é toda feita com os dois aprendendo sobre seguir seus sonhos, mesmo quando não se sabe qual é mesmo a sua vocação ou quando se tem certeza dela, mas a sua família não apoia.
Gostei de como foi abordado todo ambiente familiar e as histórias do Vietnã, as frases escritas em vietnamita, a apresentação de pratos, a personalidade dos dois?
Enfim, como foi uma leitura pra distrair, não fui muito crítica, só sei que torci DEMAIS para os dois ficarem juntos, amei muito o romance e o apoio que eles davam um ao outro.

Um problema pra mim foi a ausência de tradução das frases em vietnamita - sei que muitas a gente pegava pelo contexto - mas acho que seria bem mais imersivo ter a tradução.
Enfim, amei muito e vou favoritar

?Mas, em tudo que se ama, não há sempre um pouco de tristeza, um pouco de essência de sofrimento? Isso, para mim, é o que faz a arte valer a pena. Sofrer através dela, minar as emoções que você guarda dentro de si, encarar o que for emocionalmente penoso, assumir o controle disso. E depois renascer no final.?

mwnuzitta 10/02/2023

Sobre superar o passado e não ter medo do futuro.
Amor agridoce foi um livro que me surpreendeu positivamente. É um romance onde a família dos protagonistas têm restaurantes com culinária vietnamita, o ódio e rivalidade entre eles são mútuos. Foi muito bom acompanhar o processo de B?o e Linh entendo que não se odeiam, e se conhecendo fora dos boatos ruins sobre a família um do outro. Temos a história narrada pelo ponto de vista de ambos protagonistas, nos proporcionando vê-los evoluir, desenvolver e se encontrar, separadamente.
O romance foi muito fofo e verdadeiro, porém o que mais me tocou foi o drama familiar na vida deles. Linh quer ser pintora e B?o escritor. Ambas carreiras arriscadas no sentido financeiro, acabando os levando a sofrer muito pressão da família. Foi definitivamente uma experiência avassaladora ler sobre a cultura vietnamita, as comidas, costumes, e acima de tudo, a história, forte, real e dolorida. O que milhares de pessoas realmente sofreram na vida real, até mesmo a própria autora, que conseguiu expressar muito bem a questão neste livro.
Sem contar no plot twist consideravelmente bom se levarmos em questão que este não é o foco do livro. Personagens secundários também não são um defeito, todos que apareceram contribuiram e tiveram sua importância implementada na narrativa. Concluindo, foi um ótimo livro, no qual recomendo se você estiver disposto a sentar e degustar esta história do mesmo modo que degustaria pratos da Sra.Pham (a chamando pelo sobrenome de solteira pra conquista-la) e da Sra.Nguy?n; pacientemente e prazerosamente.
Lola 10/02/2023minha estante
Queria muito ler

Lola 10/02/2023minha estante
Amei a resenha manuzera

angelina 10/02/2023minha estante
wow q resenha boa!! essa coisa das famílias dos protagonistas terem restaurantes me lembra mto tweet cute, ent acho q se vc gostou dessa dinâmica, talvez goste desse livro tbb

Obrigada lolô??

mwnuzitta 10/02/2023minha estante
olha só a querida angel fazendo tudo, elogiando e indicando!!

mwnuzitta 10/02/2023minha estante
tweet cute tá na minha lista ein!

ellen s 10/02/2023minha estante
quero ler esse viu

isalivs 11/02/2023minha estante
amei as metáforas e a resenha

WOW q nota boa ?

isalivs 11/02/2023minha estante
ai quero mto Tweet cute ?

mwnuzitta 11/02/2023minha estante
obg isaaa?

Bruu 11/02/2023minha estante
Adorei a resenha, quero mto ler esse!!

angelina 11/02/2023minha estante
leiam tweet cute!! mto bom