Uma história de amor agridoce

Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

Maria 19/06/2022

Até 50% eu estava pensando seriamente em desistir, mas depois o livro fica MUITO bom. Achei divertido todo esse mistério das famílias (inclusive, consegui adivinhar uma parte) e o romance é tão fofo que em vários momentos me dava vontade de explodir.

LidosdaCris 22/12/2022

O livro é claramente inspirado em Romeu e Julieta. O restaurante e as famílias são rivais.

O livro é bem levinho e rápido de ler. Gostei dos personagens, só achei que o motivo pelo qual as famílias brigaram é um pouco raso. Faltou aprofundar melhor a história.

Gostei que a autora mostrou a cultura vietnamita.

Entrelivros_efilho 09/06/2022

A família de Bao e Linh são imigrantes vietnamitas que fugiram para o EUA para tentarem uma vida melhor. Eles são donos de restaurantes que ficam um de frente para o outro, mas eles são inimigos nos negócios e na vida pessoal, e por isso, Bao e Lihn, cresceram seguindo a risca a orientação de se manterem distante e odiand0 a família um do outro, até que em uma noite, Bao vê Linh passando mal atrás do restaurante dos pais e sem pensar lhe oferece ajuda, e a partir daí os dois iniciam uma amizade que trará a tona sentimentos inesperados e segredos que ambas as famílias guardam por anos.

Temos aqui uma premissa bem Romeu e Julieta, esperava aquele romance clichê entre dois jovens de famílias inimigas, mas a autora entregou mais, além de trazer um conflito familiar bem desenvolvido, ela abordou também os desafios e a pressão ao escolher qual profissão seguir em meio à pressão exercida pelos pais, então não é fácil para Linh e Bao assumir para os pais o que realmente querem porque estão indo na direção oposta, e com isso sofremos e torcemos junto com eles.

Os capítulos intercalam a visão da Linh e do Bao e ambos são apaixonantes, ele é todo fofo, engraçado e corajoso e ela, nos encanta pelo seu dom e sua paixão pela arte, mas o foco não é só no romance, a autora desenvolveu bem as relações familiares e toda a rivalidade entre elas, mas sempre que Bao e Lihn estão juntos é só fofura, foi cativante acompanhar o romance entre os dois acontecer de forma natural, sem pressa e no tempo de cada um deles, e vê-los se descobrindo, amadurecendo e encontrando seus caminhos, tanto no amor quanto na vida deixa o coração transbordando amor.

Amei a representatividade amarela, nunca tinha lido nada a respeito e adorei conhecer um pouco sobre a cultura, história e culinária vietnamita, as comidas descritas me deixaram com água na boca, minha única ressalva foram os trechos em vietnamita sem tradução que dificultou o entendimento em alguns momentos da leitura, mas é uma leitura leve, fluída, doce e que aquece o coração.

Emanuelle189 19/04/2022

Que livro gracinhaaaa. Adoro essa vibe Romeu e Julieta em livros(sem finais trágicos). A cultura do Vietnã deixou o romance ainda melhor.
Os personagens são bem construídos e passam por dramas típicos da adolescência.
Ter cada protagonista narrando tornou tudo ainda melhor, assim sabíamos exatamente o que eles estavam sentindo e passando.
Adorei o livro e eu recomendo pra quem quer começar a tornar a leitura um hábito

Mari 22/07/2023

De aquecer o coração ?
Amei os personagens e como o romance é desenvolvido !! e ainda mostra representatividade da cultura vietnamita ????.

A estrutura do livro é muito divertida já que mostra o ponto de vista dos dois e assim deixando uma proximidade maior com os personagens.

Quando vc começa a ler não consegue parar!! Recomendo mto esse livro

Cath 25/04/2022

Uma surpresa muito boa
Comecei a ler esse livro buscando um clichê típico de romance adolescente, mas a história que eu recebi foi bem mais que isso. Os personagens principais e suas famílias são bem construídos, tendo sonhos e objetivos que vão se fortalecendo ao longo do enredo. Nesse sentido, a cultura vietnamita e os laços familiares das famílias vão se entrelaçando, e o que parecia ser um simples romance adolescente na verdade aborda sobre o processo doloroso da imigração forçada, xenofobia, amadurecimento, descoberta e também sobre a pressão que os jovens sofrem para agradar os pais quando fazem o que gostam sem muita aprovação da família (essa parte foi tão bem escrita que fez eu me emocionar diversas vezes). A história também tem alguns plot twists legais, mas que para mim se revelaram de forma mais rápida do que de um livro de suspense (o que é normal para um livro desse gênero, pelo menos para mim). Adorei realmente tudo, os personagens são bem cativantes e o enredo vai hora aquecendo seu coração com uma relação meio ?romeu e julieta? (afinal, esse livro é apresentado como uma releitura), hora fazendo você refletir sobre a pressão familiar quanto ao futuro dos filhos e sobre o espaço que os imigrantes, principalmente de países mais pobres, ocupam na sociedade de países mais desenvolvidos. O único motivo de eu não dar 5 estrelas para o livro foi o fato de muitas frases faladas em vietnamita não terem sido integralmente traduzidas, o que não prejudicou muito a leitura, mas quebrou um pouco o fluxo. Indico muito pra quem busca uma história fofa, mas que fuja um pouco dos clichês.

Manu 18/08/2022

"Quero memorizar esse sentimento e fazer minha própria obra-prima. "
Donos de restaurantes vizinhos, os Mai e os Nguyen são verdadeiros inimigos. Ambos são donas de restaurantes vietnamitas que há anos estão em uma acirrada competição em buscar clientes e ver quem tem o melhor restaurante de phó.

Por causa dessa discórdia, Linh e Bao sempre evitaram um ao outro, ainda que frequentem os mesmos lugares. Os dois jovens estão cientes de que as raízes desse conflito são muito mais profundas do que parecem.

Porém, certa noite Lihn está exausta e o movimento no restaurante está enorme, vendo a garota muito cansada e, contra todas as probabilidades, Bao decide ajudá-la no restaurante e a partir disso, uma linda amizade começa surgi.

Apesar de estudarem na mesma escola, eles nunca haviam se encontrado nos corredores. Agora eles terão que trabalhar juntos no jornal do colégio. Eles devem visitar vários restaurantes diferentes para produzir artigos para o jornal, enquanto Bao será o responsável pela redação e crítica gastronômica do lugar, Linh fará as ilustrações.

À medida que sua amizade começa a florescer em algo mais, a dupla começa a procurar respostas sobre a briga na esperança de que talvez possam finalmente terminá-la. Mas até que isso aconteça, eles precisam manter essa relação em segredo.

site: https://vm.tiktok.com/ZMNjSFf7b/

lusandra 11/10/2022

Não me pegou
Não me apeguei nem um pouco a história. Eu demorei, pasmem, mais de dois meses pra terminar de ler o livro, e nesse meio tempo enrolei tanto pra deixar de ler que vcs não tem noção. A história, pensando bem, é boa, mas é muita enrolada, parece que não caminha, não flui. A história tem um ótimo potencial, mas no fim das contas, não gostei, não fluiu pra mim e não recomendaria.
No fim das contas, acho que minha decepção foi em grande parte culpa minha. Ter ido com muita sede ao pote, digamos assim. Por causa do hipe gigante e vendo tanta gente falando surpreendetemente bem e dizendo que era "o melhor livro" acabei criando altas expectativas, e no fim me decepcionei.

Flaviað 25/05/2022

Não sou muito boa escrevendo resenhas, mas vou tentar dar a minha humilde opinião.
Eu gostei muito.

Drielly.Lindoso 16/09/2022

Uma história de amor agridoce
Gosto do ambiente que se passa, os restaurantes, a escola e tudo. É legal imaginar como seria. E a representatividade tá ali sempre, o fato dos protagonistas serem vietnamitas muda tudo, eu gosto muito. Além de que o fato de os personagens estarem procurando suas profissões é provavelmente a parte mais interessante.

Mas não achei o livro lá essas coisas. Achei que ia superar minhas expectativas, em razão de todas as críticas super positivas, mas não aconteceu.

O desenvolvimento não é nada fluido, parece que trava o enredo, é como se demorasse demais pra tudo acontecer. Talvez se fosse mais curto eu gostasse mais.

Repetições, o livro se repete muito, o tempo inteiro os personagens repetem a mesma coisa, suas ações são as mesmas e ficam chatas.

Não tava nem aí pros personagens, a construção deles não me agradou, e pra mim a química que devia ter ali, não existe.

O enredo gira em torno de uma grande problemática que é a rivalidade entre os restaurantes. Que é interessante, mas eu achei muito potencial pra pouco resultado.

Além de que, tudo eles fazem um drama, não apenas o protagonistas todos os personagens vivem em uma rede dramática.

Alice @bookgirl_alice 16/09/2022

Uma leitura fofa
A história inicia mostrando o cotidiano dos protagonistas Bao e Linh, filhos dos donos de restaurantes vietnamitas rivais, as famílias Mai e os Nguyen vivem em uma competição eterna e fazem seus filhos pensarem que não existe nenhuma maneira de trabalharem juntos.
Após um incidente em que Bao ajuda Linh, os dois iniciam uma amizade e percebem que talvez exista outras nuances na história entre suas famílias. Durante um desafio proposto pela melhor amiga de Linh, eles começam a investigar seus antepassados na esperança de descobrir o que ocorreu com suas famílias.
Amei os protagonistas e todo o desenvolvimento deles durante a jornada de autodescoberta, são abordados diversos temas como preconceito, luto, pressões da adolescência, todos de uma maneira muito delicada.
Recomendo demais a leitura.

Lalis17 29/10/2023

Confesso que no dia 26 quando recomecei a leitura desse livro, não estava em um lugar legal, nem estava bem comigo mesma, mais a leitura foi me conquistando aos poucos, e voltei a me envolver de tal maneira que consegui superar o desânimo, tristezas e amei conhecer a estória da Linh e do Bao. Eles me levaram a me desligar dos meus problemas e viajar no mundo da leitura. Eu indico gente! ?

cbarbugiani 30/03/2022

Sem surpresa
Há anos, os Mai e os Nguyen se desentendem por possuírem restaurantes vietnamitas vizinhos que competem entre si pelo mesmo público. Bao e Linh, que se evitaram pela maior parte da vida, suspeitam que essa rixa tenha nascido de sentimentos mais profundos do que uma simples competição amigável.
Mas então o acaso leva Linh e Bao a se encontrarem, e a química rola de cara, fazendo os dois se perguntarem por que demoraram tanto tempo para se conhecer.
Será que Linh e Bao podem encontrar o amor no meio da disputa entre as famílias e da história complicada?

Duda Holmes 21/04/2022

-pra você sair da Ressaca Literária-
Esse foi o melhor livro que eu li esse mês.
Eu tinha visto uma pessoa dizer que estava lendo ele e pensei: hum, vou ler também.
Me surpreendi totalmente! Eu não tinha colocado tanta fé nele, mas acho que o que mudou minha opinião, foram os assuntos tratados nesse livro.
A representatividade Vietnamita foi simplesmente perfeita! Eu nunca tinha lido um livro assim. A história da família dos dois adolescentes, a luta deles, a batalha pra conseguir se firmarem em um país totalmente diferente (e ainda abrir um restaurante). As divergências entre essas duas famílias por questões não resolvidas no passado.
Questões sobre como algumas famílias "obrigam" os filhos a seguirem determinadas carreiras por causa do dinheiro...
Superação, acho que foi o maior tema desse livro.
Chorei de emoção com muitas cenas.
Simplesmente amei!
Leitura leve, fluída, encantadora, que te prende desde o início.
Recomendo demais!