Uma história de amor agridoce

Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

mwnuzitta 10/02/2023

Sobre superar o passado e não ter medo do futuro.
Amor agridoce foi um livro que me surpreendeu positivamente. É um romance onde a família dos protagonistas têm restaurantes com culinária vietnamita, o ódio e rivalidade entre eles são mútuos. Foi muito bom acompanhar o processo de B?o e Linh entendo que não se odeiam, e se conhecendo fora dos boatos ruins sobre a família um do outro. Temos a história narrada pelo ponto de vista de ambos protagonistas, nos proporcionando vê-los evoluir, desenvolver e se encontrar, separadamente.
O romance foi muito fofo e verdadeiro, porém o que mais me tocou foi o drama familiar na vida deles. Linh quer ser pintora e B?o escritor. Ambas carreiras arriscadas no sentido financeiro, acabando os levando a sofrer muito pressão da família. Foi definitivamente uma experiência avassaladora ler sobre a cultura vietnamita, as comidas, costumes, e acima de tudo, a história, forte, real e dolorida. O que milhares de pessoas realmente sofreram na vida real, até mesmo a própria autora, que conseguiu expressar muito bem a questão neste livro.
Sem contar no plot twist consideravelmente bom se levarmos em questão que este não é o foco do livro. Personagens secundários também não são um defeito, todos que apareceram contribuiram e tiveram sua importância implementada na narrativa. Concluindo, foi um ótimo livro, no qual recomendo se você estiver disposto a sentar e degustar esta história do mesmo modo que degustaria pratos da Sra.Pham (a chamando pelo sobrenome de solteira pra conquista-la) e da Sra.Nguy?n; pacientemente e prazerosamente.
Lola 10/02/2023minha estante
Queria muito ler

Lola 10/02/2023minha estante
Amei a resenha manuzera

angelina 10/02/2023minha estante
wow q resenha boa!! essa coisa das famílias dos protagonistas terem restaurantes me lembra mto tweet cute, ent acho q se vc gostou dessa dinâmica, talvez goste desse livro tbb

Obrigada lolô??

mwnuzitta 10/02/2023minha estante
olha só a querida angel fazendo tudo, elogiando e indicando!!

mwnuzitta 10/02/2023minha estante
tweet cute tá na minha lista ein!

ellen s 10/02/2023minha estante
quero ler esse viu

isalivs 11/02/2023minha estante
amei as metáforas e a resenha

WOW q nota boa ?

isalivs 11/02/2023minha estante
ai quero mto Tweet cute ?

mwnuzitta 11/02/2023minha estante
obg isaaa?

Bruu 11/02/2023minha estante
Adorei a resenha, quero mto ler esse!!

angelina 11/02/2023minha estante
leiam tweet cute!! mto bom

Let 22/03/2022

Romance proibido vibes Romeu e Julieta da atualidade
Eu AMEI esse romance! E por vários motivos diferentes:

- representatividade amarela com muita dose da cultura vietnamita! As famílias dos protagonistas fugiram do Vietnã durante a guerra e nós vemos: os pais falando vietnamita, os restaurantes deles servindo pratos típicos do Vietnã, conflitos familiares e claro, as dores e as perdas que eles sofreram no meio disso. É tratado de forma muito sensível, mas real, até pela autora ter vivido tudo isso também

- os protagonistas se conheceram na infância, mas foram proibidos de se aproximar pq as famílias são rivais! ? amo essa vibe de romance proibido que os principais começam a perceber que não se odeiam e tem que manter tudo em segredo

- o livro é narrado pelos 2! Então sabemos exatamente o que cada um tá sentindo e pensando enquanto percebem que se gostam

- o foco em pressão familiar! Aqui a opinião das famílias é muito importante pros protagonistas, principalmente com relação à escolha de profissão, já que ambos estão no último ano da escola. Me identifiquei mto com o medo de decepcionar os pais ao escolher uma profissão sem status. A Linh quer ser artista e o Bao escritor

- a revelação sobre o que está por trás de toda a rivalidade das 2 famílias! Eu não esperava por isso e fiquei chocada

O único ponto ?negativo? foi que senti falta da tradução de algumas falas dos personagens. Os pais dos 2 falam várias frases em vietnamita, mas não temos a tradução integral do que foi dito e é MUITO difícil colocar no tradutor pq são caracteres que não existem no português. Fiquei sem entender mesmo ?
Darya 04/07/2022minha estante
Poderia me falar a classificação?

Mariana 20/09/2022minha estante
+14

Sra. Mirtilo 16/11/2022minha estante
Siim essa parte da tradução eu fiquei bem perdida, nem sempre tava c o celular p traduzi ent fiquei sem entender

Cleo.Bianche 23/09/2023minha estante
Esse livro não prometeu nada e entregou tudo, acho que primeiro livro da autora, é se saiu muito bem, adorei !! Leitura fluída e sobre saber mais sobre cultura de país que não conheço, valeu demais.

Vebertz 24/06/2023

É um romance fofinho, porém achei a leitura meio enrolada e fiquei meio perdida nas frases vietnamitas.
Juju.2 24/06/2023minha estante
comecei a ler o livro mas parei na hora por conta das frases vietnamitas, ficava super perdida e odeio isso, toda hora ia no tradutor

Vebertz 10/07/2023minha estante
É bem ruim mesmo, podia ter uma tradução no livro

Bah 14/07/2023minha estante
Eu tô até escrevendo no livro as traduções mas tá f*d**

Pheriannath 07/06/2023

Romeu e Julieta moderno e vietnamita
Das últimas estórias de adolescentes idiotas que eu li, essa com certeza, foi uma das que mais abordou a questão da cultura, o conflito familiar, e a xenofobia que estrangeiros sofrem nos EUA.

O romance adolescente ele fica em segundo plano, a história em si se desenvolve como Romeu e Julieta, mas o drama familiar rapidamente é identificado. A autora escreve e descreve muito bem, inclusive todas as partes com língua estrangeira, que na maioria das vezes era pra ser confuso, felizmente, não fica.

Realmente gostei da história, fofinho na medida, o tipo de livro que não tem erro, nem ousadia. Só uma estória pra ser contada e lida em dias chuvosos e solitários.

Pheriannath 14/06/2023minha estante
Oi Sofi, acima de 13/14 anos da pra ler super tranquilamente. A história não aborda sexo, drogas, palavras impróprias, abuso, nada do tipo. É uma leitura bem leve e fluida, com diálogos simples e bastante voltada a família, relacionamento, bem tranquila mesmo.

sofi 15/06/2023minha estante
okk,brigada!

mafeee0 04/01/2024

Uma historia de amor agridoce.
O que acho mais incrível nesse livro é a história ser contada em duas perspectivas, não prendendo o leitor em uma só visão do que aconteceu e do por que aquela rixa entre famílias (e restaurantes) acontecem. A autora em momento algum manipula você para fazer você acreditar que uma ou outra parte da história está certa - nem errada, se bem que errada ambas estão.

É um livro sobre rixa de duas famílias vietnamitas que têm um restaurante na frente um do outro, e como todo bom romeu e julieta, os filhos de cada família se apaixonam, mas sobretudo é um livro sobre como os babados podem colocar pessoas que já foram queridas umas contra as outras.

Não posso dizer para vocês que a parte que mais mexeu comigo foram as partes de romance entre os filhos, mas sim sobre como os pais tratavam os filhos, principalmente a Linh. Acho que é um livro de romance, focado em como a trama familiar pode fazer as pessoas se afastarem, influencia no modo que elas pensam e agem. Mesmo que não sejamos fãs das nossas famílias, da criação que tivemos, isso ainda age sobre nós.

mafeee0 06/01/2024minha estante
não tem hot! e a classificação é 12+

Gabriely154 06/01/2024minha estante
Obgg

Lulu 09/08/2023

Sabe aquele livro q vc coloca na mochila so pra ter caso aconteça de n ter nada pra fazer na aula? era ele, muito fofinho, é o tipo de livro que vc da aquelas risadinhas balanço as perninhas amei
Mar Fernandez 12/09/2023minha estante
Sim tem uns livros que eu salvo no Kindle só pelo caso de eu ter insônia e não conseguir dormir de madrugada e às vezes acabam sendo os melhores livros que eu já li mas de manhã eu tenho que atualizar aqui no Scooby e deixar meia estrela menos porque eu não sei se eu gostei do livro porque eu tava com sono ou porque ele era realmente bom

Mar Fernandez 12/09/2023minha estante
*Skoob

Lulu 12/09/2023minha estante
me identifiquei

becca 05/01/2024minha estante
n tem hot, é uma leitura bem leve e acho q é livre

Gabriely154 06/01/2024minha estante
Obgg

Karla.Silva 18/08/2023

é né amigas tinha tudo pra ser top 5 favs do ano, mas decepcionou e MUITO
a única parte boa foi conhecer a culinária vietnamita, fora isso não consigo nem citar mais nada.
a química entre os personagens deixou a desejar, a partir dos 60% o livro já começa a perder a graça e ficar
cansativo pois é uma encheção de páginas por um problema que foi resolvido durante 1 capítulo, enfim
Karla.Silva 18/08/2023minha estante
minha nota final foi 2,5 skoob pare de de cr3tino

Karla.Silva 18/08/2023minha estante
ser**

Manu 28/05/2023

A historia me surpreendeu bastante! O livro tem um clima meio Romeu e Julieta, mas em que os personagens pensam... tanto que até brincam com a história. Todos os personagens são incríveis e a história é bem fofa, porém também é seria. O livro trata das expectativas que os pais colocam encima dos filhos e como eles lidam com ela, além de abordar a imigração.

Manu 14/06/2023minha estante
Não sei dizer ao certo, mas acho que uns 15 anos... não tem hot, nem nada demais, o mais pesado seria a pressão psicológica que os pais fazem

Gomes lectora 21/11/2022

Uma leitura para deixar o coração quentinho!
Uma história de amor agridoce, vai narrar a história de Linh e Báo, dois jovens vietnamitas de família imigrante que devido a guerra em sua terra natal decidem tentar o "sonho americano".

A história descreve com um certo suspense como as suas vidas e suas famílias se entrelaçam desde sua infância até a juventude.
Entretanto, existe um conflito entre as duas famílias, ( quase um Romeu e Julieta moderno) que inicialmente não se sabe como surgiu, mas no desenrolar da história o quebra-cabeça vai sendo montado.

É um livro delicioso em todos os aspectos! A leitura vai te fisgar e te levar até a culinária vietnamita, te fazer desejar provar os temperos e sabores de cada prato citado e ainda te leva a refletir sobre as escolhas da vida... também te lembrará do conforto de uma família, da importância de sentar à mesa e de manter o diálogo com quem se importa verdadeiramente com você.

Neste livro é impossível não escolher alguns personagens favoritos, o meu foi o Chefe Lê, super carismático. Vai te fazer sorrir bastante!

Obs.: É possível que a leitura destrave algumas lembranças de infância... e te leve as lágrimas!
(Aconteceu comigo!)

Vale super a leitura! ?

??????????
@senhoritaprateleira 21/11/2022minha estante
eu amei tanto esse livro, deixou meu coração tão quentinho e muito curiosa pra experimentar as comidas dos restaurantes do Bao e da Lihn

Gomes lectora 21/11/2022minha estante
Aaaa, eu fiquei na mesma curiosidade, principalmente dos restaurantes que eles visitaram e gostaria de conhecer a cozinha do Chef Lê!

kas maroni 16/04/2022

Como se tivéssemos sido feitos para ser parceiros.
Se você quiser um livro com intrigas familiares, romance levinho e proibido, esse é o livro perfeito.

Os Mai e os Nguy?n são famílias rivais, donas de restaurantes que ficam constantemente competindo entre si. Toda rivalidade é bem mais complicado e dolorosa do que parece. E os filhos deles ficam no meio dessa "briga" sofrendo as consequências disso sem saber os motivos.
Mas Linh e B?o acabam criando sentimentos um pelo outro e são obrigados a manter o relacionamento em segredo.

Primeiramente tenho que falar da representatividade amarela que o livro carrega, tanto os personagens, como a própria autora são vietnamita, ou seja, temos representatividade responsável.

O livro monstra as famílias vietnamita bem tradicionais. Fala um pouco sobre o que os pais do personagens passaram saindo do Vietnã para os Estado Unidos em busca do "sonho americano" e mostra o quanto foi e é difícil eles se adequarem ao novo país, principalmente por causa do preconceito.

O meu erro foi ler o livro querendo muito romance. o romance que tem é aquele pra aquecer o coração e fica sorrindo pro nada. Linh e B?o são fofos juntos e é muito gostosinho ler as intenções deles.
O livro tem pitadas de romance new young. Então não leia esperando SÓ romance, porque foca muito nas intrigas das famílias de ambos e fala sobre os jovens se descobrindo na vida adulta e no seu futuro.

???Mas vai ser diferente. Vamos para algum lugar onde eu possa segurar sua mão desse jeito.? Ele aperta minha mão.? Te beijar.? Ele se inclina, capturando meus lábios.? Nosso primeiro encontro vai ser só nosso ? declara ele.??

Gisele 16/04/2022minha estante
Amei a resenha quero muito ler esse!

kas maroni 16/04/2022minha estante
obrigada amg, espero que tu goste quando tu ler

Valentina.Bordin 13/06/2023

Gostoso de ler!
É um livro bem gostosinho de ler, com uma leitura fácil, tirando as frase em viatinamita, que me fazer ficar completamente perdida kakakakka!
Mas é muito legal ver a história dessas famílias rivais se cruzando? de novo!
Tirando o fato dos personagens principais serem uns amores e pessoas que eu super séria amiga kakakkaka
Super recomendo a leitura!
??

Valentina.Bordin 18/06/2023minha estante
acho que +12, mas não tenho certeza!
o livro em si é bem leve ??

melfru 28/12/2023

Ameiiii a pegada do livro e a representatividade vietnamita!!
Os personagens são uma gracinha mas achei meio adolescente demais o romance, apesar da história em si ser meio pesadinha

Pq a história é pesada?

esther253 22/08/2022

uma história de amor agridoce
esse livro tinha tudo pra ter uma avaliação melhor aqui, é um romance levinho com uma pitada de enemies to lovers, gostosinho de ler. o que não me agradou muito foi o desenvolvimento lento demais pra uma história sem um roteiro muito grande, principalmente no final. acho q o livro poderia ser bem mais curto e sem tanta enrolação, a leitura teria sido bem mais fluida da metade pro final.
o motivo da briga das famílias pra mim foi inesperado mas também achei um pouco sem sentido, essa parte não conseguiu me convencer
mas adorei o envolvimento de uma cultura tão diferente nesse livro, no comeco foi um pouquinho confuso mas adorei saber um pouco sobre as famílias deles e a cultura vietnamita.
louise118 22/08/2022minha estante
amg voce pode me dizer se esse livro tem cena hot?

esther253 22/08/2022minha estante
não tem nao amg

flavs 27/07/2022

?tem tinta no seu cabelo de novo?
?uma história de amor agridoce? é leve, doce e tocante. impossível ler e n se identificar em algum momento!

até a página 60 mais ou menos eu n tava mt imersa na história, mas dps disso eu fiquei totalmente viciada!

a coisa que eu mais gostei no livro foi como as situações que acontecem nele são reais. os protagonistas, seus amigos e suas famílias não são nem um pouco perfeitas. os problemas encontrados tb n são resolvidos só com uma conversa entre 2 personagens, pq existem mais pessoas ao redor deles que são afetadas por essa situação.

eu me vi MUITO em todos os personagens, principalmente na Linh! os problemas que ela tem com os pais, e até mesmo com toda essa questão de futuro fizeram com que eu me identificasse horrores com ela.

as relações entre os personagens são muito bem construídas e tb maravilhosas!!!!! amei as amizades, o conflito entre os Mai e os Nguyen e principalmente o relacionamento do Bao e da Linh, q é super saudável e um amorzinho ?

amei demais a representatividade vietnamita, principalmente pq é mt perceptível q a Loan tem propriedade no assunto.

recomendo muito a leitura! ela tem uma carga cultural maravilhosa, personagens apaixonantes e enredo incrível. um romeu e julieta com comidinhas! :)

+14
pesquisem os gatilhos
louise118 22/08/2022minha estante
amg voce pode me dizer se esse livro tem cena hot?

flavs 23/08/2022minha estante
n tem n!