Uma história de amor agridoce Loan Le

Resenhas - Uma história de amor agridoce

Milena 20/11/2022

RUIM!!!
Acho que foi o livro com mais "enchimento de linguiça" que eu já li na vida!!!! O livro começa a ficar interessante (também não sei se essa é a melhor palavra) em 70%. A ideia do enredo é até legal, algo como Romeu e Julieta, mas não rolou!!! Ruim!

jessicanaasc 16/02/2023

Pra deixar o coração quentinho
Eu estive doida pra ler esse livro desde que bati o olho na capa e apaixonei, achei a sinopse bem interessante e como eu vinha procurando ler mais personagens diversos aproveitei pra garantir ele. Como o esperado aqui temos a cultura vietnamita em peso, o que é bem legal porque é interessante aprender sobre outras culturas, não somente isso a autora é vietnamita então nós temos uma certa vivência das relações familiares que é bem legal de conhecer. Nesse livro o romance é o grande foco, mas também temos todo um retrato de dor e sofrimento pelos quais os pais dos personagens passaram para chegar onde chegaram, o que é algo que influencia e muito a vida dos protagonistas e as expectativas sobre eles. Basicamente a história gira em torno de uma rixa entre as famílias dos personagens principais, que dizem ser devido aos restaurantes ficarem de frente um para o outro. Porém, logo de cara a história nos mostra que essa rixa é sobre algo maior do que uma simples concorrência, e é justamente ela que nos leva até o ponto inicial do nosso casal. Eu gostei de como os protagonistas se aproximaram e devido a isso evoluíram, a química deles é incrível e imediata, nos deixando ansiosos por mais momentos roubados entre eles. Eu gostei de como é um romance leve apesar de todo o segredo, o casal principal não tem aquele drama muito comum em livros adolescentes e fiquei muito feliz em ver adolescentes agindo conforme a idade. Claro, no livro vemos toda a pressão que a família faz em cima deles, mas nada fora do comum para a fase. Eu achei o livro bem divertido, perfeito para todas as idades e que ainda deixa o coração quentinho, só não dei 5 estrelas porque no final senti meio corrido e falta de algumas coisas que é mais problema meu do que do livro. Por fim, esse é um livro que eu totalmente leria de novo ou até mesmo um conto no futuro dizendo algumas coisas que aconteceram depois.

thizreads 02/06/2023

Uma História de Amor Agridoce
A história é muito fofa! É um romance adolescente que além de focar no casal mostra como os personagens lidam com seus medos e problemas.

Não foi a história que mais me impactou e me deixou animada esse ano, mas eu gostei muito de ver a trajetória dos personagens e o desenvolvimento da história, me identifiquei muito com a Linh e o Bao ao decorrer do livro.

Achei muito legal essa vibe de Romeu e Julieta! Só conseguia lembrar da música "Love Story" da Taylor, achei super aver com o livro kkkk.

dudalvsp 02/06/2023

Adorei
Não sei bem o que dizer sobre o livro pois dei uma sofrida pra ler ele.
É um livro muito bom, estilo Romeu e Julieta atuais e tem uma escrita um tanto divertida e fácil, só me incomodou um pouco por não me prender tanto e em alguns pontos deixar umas pontas soltas.
amei a representação vietnamita e até os trechos de conversas assim, pude até saber mais sobre a cultura vietnamita com o livro, também traz pontos importantes da adolescência em que até me identifiquei demais kkkk
gostei bastante do livro

Evellyn 14/08/2022

Fofo
Amo o desenvolvimento deles , são tão fofos, mas ali pro final faltou algo mais emocionante, e n é uma história tão interessante assim , ainda bem q eles ficam bem juntos

isa! 24/01/2023

história de amor bonita ?demaize?, como diria Manoel Gomes
Esse livro é um romance adolescente com muita representatividade vietnamita que cumpre o que promete, na maior parte do tempo. Porém, é daqueles livros que não te faz sentir emoções e o desejo de desmembrar a história a fim de descobrir cada mínimo detalhe sobre o enredo e personagens, porque, durante o livro, é abordado o mesmo assunto desde o início. Claro que não estou com o objetivo de dizer que o livro é ruim porque não é! - mas, sinto que faltou uma certa essência.
O romance da Linh e do Bao é lindo. Acredito
que saibam o quanto amo romances adolescentes, principalmente por sua ingenuidade. Não pelo lado ruim, mas, sim, pela ansiedade dos sentimentos que os personagens nunca haviam sentido. E, gosto muito pela intensidade que as relações se estabelecem. Ainda sim, acredito que o jeito como Linh e Bao foram ansiosos pela sua história desde o começo do livro, me deixou um pouco incomodada. Entendo que eles perderam muito tempo no passado por conta dos conflitos da família, mas,
de verdade, queria que o desenvolvimento deles tivesse sido mais lento, conforme os sentimentos e as certezas fossem aparecendo. Porém, ainda sim, gostei muito do romance deles, principalmente a forma como se apoiavam nos restaurantes e em como suas famílias não foram capazes de estragar sua relação - um clichezão de Romeu e Julieta, como diziam.
O livro aborda muito o questionamentos sobre o futuro da vida acadêmica. Gosto muito desse assunto, porque me sinto meio sensível em relação à ele, e adorei a forma como a
autora escreveu sobre as preocupações de ambos os personagens. A questão da arte de Linh me deixou muito emocionada durante muitas passagens do livro, pois, assim como ela, gostaria de seguir uma carreira artística, principalmente no ramo do cinema e da escrita e, infelizmente, sei que a realidade é muito mais complicada do que penso - me sinto triste por saber que a escolha acadêmica depende, principalmente, da remuneração recebida. De qualquer forma, o apoio que os pais deram no final do livro, me deixou muito feliz. A mesma coisa aconteceu com a história de Bao. O desejo de descobrir quem gostaria de ser e se essa escolha é aquela que vai agradar aqueles que nos amam. Foram questões muito bem abordadas, justamente no trabalho do jornal da escola. Adoro quando os livros descobrem o
que estou sentido - que parada sinistra!
Sobre a questão familiar tenho algumas coisas a comentar. De verdade, não gostei da forma como a explicação do final foi abordada. Senti que a conclusão do tema foi deixada um pouco de lado, fazendo a autora focar apenas no romance entre os personagens. O que não me incomodaria totalmente, porque também queria que o romance desse certo. Mas, estava ansiosa para saber o que havia acontecido entre as famílias. Por esse ?deixado de lado?, acho que a conclusão não foi como nós havíamos - estou falando de um modo geral mesmo! - esperado, justamente porque a relação entre os restaurantes era uma loucura. Mesmo assim, fiquei triste com os relatos que fizeram, principalmente a tia de Linh, mas, não posso ignorar que estava esperando algo mais absurdo - acho que estou sendo consumida pelos suspenses malucos que leio.
Uma curiosidade sobre esse livro é que, antes de ler a sinopse e apenas vendo a capa do livro, achava que a história se tratava de uma competição de cozinheiros estilo MasterChef. Na verdade, não tem nada a ver - porém, gostaria que tivesse. De qualquer forma, o livro aborda muito a culinária e a cultura vietnamita. O
que é ótimo, porque nunca tinha lido sobre os relatos e a cultura vietnamita, além disso, gostei ainda mais quando soube que foram inspirados em histórias pessoais da autora.
Indico o livro para todos que quiserem amar como um adolescente, pensar sobre a realidade acadêmica e, especialmente, ter o prazer de conhecer um pouco mais sobre a cultura vietnamita. E até mesmo saber como se pronuncia corretamente a palavra Ph?.

Vitória 22/08/2022

tão fofo!
Eu adoro livros fofos! E ler ?Uma história de amor agridoce? me surpreendeu.

É aquele típico romancinho de famílias rivais. Bem aquela história de filminho que a gente quer assistir numa tarde fria, sabe?

Ele não é aquela história de romance, ele é um água com açúcar e extremamente fofo. O enredo conta o desenvolvimento de Linh e Bao, cujas famílias são de restaurantes rivais, porém tem muita coisa por trás que vai além de apenas uma competição de restaurantes vietnamitas.

Eu adoro os personagens, cada um deles. Principalmente nossos dois protagonistas e seus melhores amigos. São aqueles personagens característicos, com personalidade forte e que fazem a história melhor.

É maravilhoso e super doce acompanhar como Linh e Bao se apaixonam. Gosto como isso tem seu tempo e desenvolvimento, não é algo jogado logo de cara, nem algo que fica só para a última página.

Foi meu primeiro livro com uma cultura vietnamita, e foi bem legal ver a representatividade. Além de falar sobre refúgio e preconceito.

O livro trás um forte apelo sobre relacionamento com a família, como o lado de um filho e o lado dos pais, como é a obediência e respeito de um filho, ademais a compreensão e respeito dos pais.

Um outro ponto bem bacana, foi como pequenos detalhes ou palavras de encorajamento ajudam uma pessoa a trilhar um caminho e seguir seu sonho. Aqui no enredo a gente vê como nossos protagonistas ou não sabiam o que amavam ou sabiam só tinham medo de seguir.

É bem fofinho, ele não te proporciona aquele romance mais sério, mais maduro. Porém é tão delicado!

Amei ler e super recomendo a leitura.

Amanda2041 10/02/2023

O livro é um romance adolescente fofo e bem clichê, porém cheio de representatividades vietnamitas. Nele temos capítulos narrados pelos dois protagonistas e pressão familiar com relação a carreira que irão seguir.
Apesar do livro conter esses pontos é um ótimo livro para sair de uma ressaca, pois é uma leitura leve que não refaz sentir muitas emoções e sem grandes plots.

Senti falta da tradução de algumas cenas faladas em vietnamitas, já que ambas as famílias falam. E como tinha preguiça de procurar a tradução, simplesmente ignorei ?

Valentina.Bordin 13/06/2023

Gostoso de ler!
É um livro bem gostosinho de ler, com uma leitura fácil, tirando as frase em viatinamita, que me fazer ficar completamente perdida kakakakka!
Mas é muito legal ver a história dessas famílias rivais se cruzando? de novo!
Tirando o fato dos personagens principais serem uns amores e pessoas que eu super séria amiga kakakkaka
Super recomendo a leitura!
??
sofi 14/06/2023minha estante
oii, qual você acha que seria a classificação indicativa?

Valentina.Bordin 18/06/2023minha estante
acho que +12, mas não tenho certeza!
o livro em si é bem leve ??

Sofi 03/09/2022

Eu amei o livro, com certeza é um dos melhores que li esse ano. Tem uma vibe de Romeu e Julieta, porém na atualidade. Mostra bastante a rivalidade entre famílias, a pressão que a família coloca nos adolescentes. Eu recomendo muuuitoo pra qualquer um que goste de um romance fofo. ;)

gabis :) 18/07/2023

Eu nem sou de fazer resenha mas vamos lá, livro extremamente bobo, parece que a autora juntou todos os filmes adolescentes e colocou tudo em uma história só, personagens sem carisma e com plot batido, migalhas de romance e nada de interessante acontece, absolutamente NADA, o que a capa tem de bonitinha o livro tem de sem graça. talvez funcione pra quem é pré adolescente, pra mim não rolou nadinha.
outro ponto que me incomodou foram as diversas frases em vietnamita sem tradução (aqui eu culpo totalmente a editora e não a autora pois a obrigação não é dela)
tabeeatriz 01/08/2023minha estante
SIM, você falou tudo!

Camila 21/02/2023

Eu amei muito esse livro. Ele é tão fofo e é bem facinho de ler. Eu vou dizer que a demora para ter lido ele foi a minha ressaca literária, porque ele é tão legal e você nem percebe que está lendo.

Kalynne 05/12/2022

Uma história de amor agridoce
Sobre as minhas atualizações dessa leitura: esquece o que disse. Tudo bem, é um romance clichê pra passar o tempo, mas também é uma história que eu consegui me identificar muito com a protagonista por muitos motivos. Talvez eu nunca seja corajosa o bastante como ela, mas ainda é uma grande inspiração.

Também percebi que nunca dei real importância para a triste história do Vietnã; eu nem sabia que tinham acontecimentos tão recentes permeando sua cultura. Na maior parte do tempo eu estou presa em uma bolha particular que se limita à história do Brasil e, às vezes, da Europa. A Ásia nunca me chamou muita atenção, mas é legal ter contato com enredos bem desenvolvidos sobre o continente.

No geral, é um livro muito bom; chorei quando os protagonistas finalmente desprenderam suas amarras e confessaram tudo aquilo que os afligiam. Ainda acho que tudo teria sido bem mais fácil se tivessem simplesmente dado um ultimato nos pais logo quando se tornaram amigos, mas okay.

bebeca13 27/08/2023

É bem leve, fofo, e as questões culturais levantadas são bem legais, tradicionais mesmo. Como eu li ebook uma coisa que me incomodou foi as coisas que eles falavam no idioma não serem traduzidas, muita coisa ficou perdida, mas fora isso é uma boa leitura.

-Bx 05/03/2023

Uma história de amor agridoce
Devo dizer que no começo estava bem chatinho de ler, mas no meio ja foi dando um entusiasmo para saber o que de fato aconteceu no passdo dos pais deles, gostei muito de poder ler um livro com uma cultura totalmente diferente e pensar em como é incrível a cultura que temos pelo mundo.
Essa editora ( NACIONAL) Tem uma proposta muito boa com um livrinho para escrever sobre o livro, eu raramente escrevo e nunca marco nada dos meus livros mas esse eu decidi procurar, a tradução e as comidas que estava em vietnamita.
Gostei da história é um romance fofo e diferente, gostei das personalidades de cada um e de como o livro é narrado pelos dois personagens, como posso ver dois pontos de vista ao mesmo tempo.
Com certeza vou procurar mais livros que abordam outras culturas.