A luz na escuridão

Resenhas - A Luz Na Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

Margo_livros 05/03/2024

Resistência humana
O livro tem uma narrativa emocionante e inspiradora baseada na verdadeira história de Stefania Podgórska, uma jovem polonesa que arriscou tudo para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O livro é resultado de uma pesquisa meticulosa, que incluiu consultas a arquivos e entrevistas, bem como por sua habilidade em transportar os leitores para os desafios e escolhas morais enfrentados pela protagonista.

Esta obra não apenas conta uma história de guerra, mas celebra a resistência humana, o amor e a bondade em tempos de desespero, tornando-se uma leitura essencial para jovens interessados em história, ética e as capacidades do espírito humano.

Resenha no blog ?

Amanda3913 15/02/2024

História impactante e triste
A história é triste do início ao fim, mas a coragem e a resiliência da protagonista Stefania Podgórska e de sua irmã, Helena foi o que mais me surpreendeu e me emocionou em vários momentos do livro. Apesar de todas as dificuldades, riscos e perigos, elas escolheran salvar treze judeus, que ficaram escondidos por um longo tempo no sótão da casa das irmãs Podgórska até que foram libertados pelas tropas russas ao final da segunda Guerra Mundial. Uma das coisas que mais me chamaram a atenção durante a leitura foram as atrocidades cometidas pelos os Nazistas, pessoas horríveis manipuladas pelas loucuras de Hitler. Em vários momentos temos que segurar as lágrimas com as cenas de fome, miseria, antissemitismo, execuções em massa e falta de liberdade descritas durante a história. Impossível imaginar tamanho sofrimento e dor que Hitler e seu exército nazista causaram a milhões de pessoas, porém, a atitudes de Stefania e Helena foram heroicas, porque mesmo vivendo da pior maneira possível, elas escolheram ajudar e se arriscaram muito para manter todos alimentados e vivos. Enfim, é uma história impactante e triste, com uma temática delicada, porém é importante as pessoas lerem este livro para despertar dentro de cada um(a) sentimentos de compaixão, empatia e solidariedade.

Cah. 29/01/2024

História real, que livro!!! Um dos melhores que eu já li.
Um dos melhores livros que eu já li , e o que o torna ainda melhor que é uma história real! É triste, devastador o que a Stefania sofreu e tantas outras pessoas é imensurável, Stefania com a sua pequena irmã Helena, foram tão corajosas, que exemplo de pessoas. Stefania escondeu sob seu teto treze judeus, ficando responsável pela sobrevivência deles, tendo que arranjar comida e cuidado para que ninguém descobrisse, senão seria morte na certa.

E o que dizer do Max?! Ele foi um herói também, senão fosse por ele, e suas idéias, talvez ele não tivesse sobrevivido, e aos outros que estavam escondidos junto com ele.

Pra mim a única coisa que faltou nesse livro foi foto da Stefania, Helena, Max ...

SILVANA 12/01/2024

Com um misto de sentimentos
A primeira leitura de 2024 já chegou com tudo. Não tem como não sentir, entristecer-se, chorar e não parar de pensar nessa história.
Fusia é de fato uma heroína, assim como Helena. É incrível tudo o que elas sacrificam pra ajudar as pessoas que estão precisando naquele momento, não apenas os conhecidos, mas todos aqueles que vieram até ela.
E os 13, quanta força, coragem e bravura.
Estou em choque, chorando no metrô e com um misto de sentimentos e sei que o livro não apresenta 1% de tudo o que os judeus sofreram.
Leiam, apenas leiam.

Douglas | @estacaoimaginaria 27/12/2023

Eu sempre adorei livros que retratam a Segunda Guerra Mundial. É incrível como os escritores conseguem transmitir com tanta assertividade o que esse mundo da história mundial representou para todos. Mas, em especial, para quem vivenciou a guerra, quem sofreu e quem lutou na guerra.

Geralmente, esses livros são baseados em histórias reais, e "A luz na escuridão" não é diferente. É um romance inspirador, emocionante do início ao fim, mas também cruel como a guerra foi. A autora consegue fazer o leitor sentir muito bem os sentimentos de Stefania, como ela se sente tendo que viver o tempo todo com medo do que pode acontecer por sua atitude corajosa, mas perigosa.

É um livro incrível sobre humanidade e vale muito a pena!

Wanessa 28/10/2023

Acabo o livro em lágrimas... essas histórias dos judeus na época do nazismo acabam comigo.. só digo que assim como os outros do tema, todos deviam ler esse e de como a Stefania foi uma mulher forte, mesmo achando que não conseguiria.

Esse trecho resume bem.
"Uma morte ou treze judeus", ela disse. "Foi uma boa troca."

JESSICA53 19/08/2023

O HEROÍSMO DE UMA MENINA ?
Essa história relata o heroísmo de uma menina para salvar, à família de judeus para quem trabalhava. Colocando sua vida e a de sua irmã mais nova em risco, ela trabalhou para sustentar e abrigar 13 judeus. Em nenhum momento negou ajuda a ninguém. E recebeu honrarias em Israel.
É uma biografia adaptada. A autora no final nos conta como surgiu o interesse em escrever a biografia dessa heroína.
Esse livro também foi indicado no clube do livro da Reese. AMEI!

@bibliotecadedramas 03/08/2023

O livro é uma história real sobre o heroísmo e coragem de Stefania Podgorska, uma jovem mulher que salvou a vida de 13 judeus escondendo-os em sua casa, sendo assim arriscando sua própria vida e a vida de sua irmãzinha Helena, de apenas 6 anos. Histórias da Segunda Guerra são sempre carregadas de muitas emoções, de tragédias, mas sobretudo, em muitos relatos, também encontramos a humanidade, o sacrifício e a coragem do ser humano ao desafiar todos aqueles que foram responsáveis por dos piores períodos da nossa história.

Stefania ou Fusia – como era chamada, passa por momentos de completo desespero e tensão, a trama também apresenta a complexidade das relações humanas durante o período da guerra, mostrando Stefania tendo que lidar com as enfermeiras nazistas que compartilham sua casa, enquanto esconde treze judeus em seu sótão, e pra mim, esse foi um dos momentos mais tensos do livro.

Quando terminei o livro eu fui pesquisar sobre Stefania Podgorska, Helena e a rua Tatarska. Ela casou-se com Max (que mudou de nome para Josef Burzminski) viveu em Israel após a guerra e em 1961 emigrou para os EUA e tirou o diploma de dentista. Também teve um filho e uma filha. Ela e sua irmã – Helena – que permaneceu na Polônia, se casou e se tornou uma médica – foram homenageadas em 1979 pelo Yad Vashem, em Jerusalém, como Justas entre as Nações. Stefania faleceu em setembro de 2018 antes desse livro ser concluído, mas seu legado e sua coragem jamais serão esquecidos.

site: https://shejulis.com/livro-a-luz-na-escuridao/

Wane 08/07/2023

Como que se dá sua opinião sobre a vida de alguém?
É uma obra incrível. Seria uma obra incrível mesmo se fosse 100% ficcional, mas não é e isso torna tudo ainda mais ahhhh
Você vai se sentindo mais sufocado a cada capítulo que passa e imaginar que alguém de fato passou por tudo aquilo torna tudo mais sufocante ainda.
É maravilhoso, extremamente bem escrito e essas pessoas vão estar no meu coração pelo resto da vida ??

Julia Barrow 07/07/2023

Assustador saber que é real
Esse é um puta de um livro. Caramba. Faz uns dias que acabei e ainda tá ruminando na minha cabeça.
Chega a ser cômico pensar que a história retratada ali é real. Tinha uns momentos que me pareciam ficção total, tipo distopia, mas NÃO. Totalmente real. Todos os personagens eram reais. Tudo o que a autora escreveu realmente aconteceu.

E isso é assustador pra 🤬 #$%!& .
Muito assustador.

Não sei mais o que dizer. Tô abalada, tô em choque. E foi horrível saber que tudo aconteceu. Horrível saber que seres humanos iguais a mim e você fizeram tudo acontecer.

Enfim. Assustador.
Mas também revelador.
Wane 08/07/2023minha estante
Eu choro só de lembrar do Max

Cris @cristinadaitx 05/07/2023

Um livro espetacular que se torna mais emocionante por ser baseado em uma história real.
Stefania, uma polonesa, foi ainda muito jovem trabalhar para os Diamant, uma família de judeus. Quando começam a chegar notícias de que os alemães estão chegando, ninguém imagina, nem acredita, que terão a vida modificada drasticamente. Quando os Diamant são levados para gueto e isolados do resto da população, Stefania sempre encontra uma maneira de burlar a cerca e levar alimento a eles. Mas, quando eles começam a ser transferidos para Campos de Concentração ou mesmo fuzilados para esvaziar o gueto, ela encontra uma maneira de esconder os Diamant que ainda sobraram. Porém, a notícia de uma moça que esconde judeus se espalha, e ela se vê com 13 judeus para esconder e alimentar.
Sempre com medo do que a Gestapo pode fazer com a irmã mais nova e seus hóspedes, ela põe a própria vida em risco para protegê-los, bem como começa a trabalhar incansavelmente para que eles não morram de fome.
Após a Guerra, ela é homenageada no próprio país e também nos EUA, país onde ela e Max, um dos filhos dos Diamant que sobraram, escolhem para viver juntos e formar sua própria família.

Dricia 23/06/2023

Bom livro
Eu já vários livros sobre o holocausto. Gostei deste, mas não é o meu favorito. Gostei bastante porque ele aborda o tema, mas não fala tanto das atrocidades dos campos de concentração e etc. Com a personagem principal sendo a Stefi que não é judia, ele traz mais esse lado das pessoas que ajudaram, que fizeram algo pelos judeus. O que não me agradou foi que achei a história meio arrastada em alguns capítulos, acho que poderia ter encurtado algumas partes. A personagem Stefi é fantástica, forte, inteligente e altruísta.

Marcela262 23/06/2023

Que leitura extraordinária
Saber que é baseado em.fatos reais deixa tudo ainda mais emocionante. Seja luz na vida das pessoas que te rodeiam.

1 | 2 | 3 | 4