A luz na escuridão

Resenhas - A Luz Na Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

Adiel.Guimaraes 05/12/2022

!!!!!!
Quando você vê criancinhas sendo assassinadas enquanto você está escondido em um buraco no chão, com medo demais para sair, você sabe que é um nada. Quando países inteiros te querem morto, quando milhares aplaudem discursos sobre a sua destruição, quando os cachorros dos guardas são tratados melhor que você, então a questão não existe mais, Stefania. Você sabe que é um nada.

Mylenarg 15/04/2023

É até difícil falar desse livro e encontrar as palavras certas para descrevê-lo, uma leitura incrível e extremamente sensível, me fez ficar com o coração apertado o tempo inteiro por imaginar que esses fatos fizeram parte da realidade dessas pessoas.
Uma verdadeira lição de vida, de esperança, força, persistência e fé.
Stefania foi uma mulher de muita coragem e determinação, tudo para proteger sua irmãzinha pequena e mais treze judeus escondidos no seu sótão durante a segunda guerra mundial, arriscando sua vida e fazendo de tudo para mantê-los vivo.
Preciso falar de todo o sofrimento vivido pelos judeus que precisaram ficar dias escondidos, ?empilhados uns aos outros?, com fome, frio, sem poder fazer barulho algum, evitando movimentar-se e com muita fé de que tudo ia se resolver.
A cada batida na porta de Stefania, meu coração acelerava, senti muita aflição durante toda a leitura.

Esse livro é baseado na história verdadeira de Stefania Podgórska, uma jovem polonesa que escondeu treze judeus em seu sótão durante a segunda guerra mundial.
Um livro que vale a pena ser lido.

Kamonmila 14/04/2022

Dolorido e lindo!
Quando comecei esse livro sabia que ele iria doer bastante me mim. Esse tema sempre me assusta, é surreal de ver o quão cruel foi a realidade durante a Segunda Guerra Mundial. Fusia é apenas uma menina quando o livro começa, aos 17 anos ela começa a esconder judeus no seu sótão na Polônia. Triste, sofrido e muito cruel, a história de Fusia e seus 13 judeus me tocou muito. coração!

Lu 14/03/2022

Acho abominável como depois das atrocidades cometidas na 2° guerra, em plenos anos 2022, ainda vejamos guerras. O ser humano não aprende com os erros. :(

@bibliotecadedramas 03/08/2023

O livro é uma história real sobre o heroísmo e coragem de Stefania Podgorska, uma jovem mulher que salvou a vida de 13 judeus escondendo-os em sua casa, sendo assim arriscando sua própria vida e a vida de sua irmãzinha Helena, de apenas 6 anos. Histórias da Segunda Guerra são sempre carregadas de muitas emoções, de tragédias, mas sobretudo, em muitos relatos, também encontramos a humanidade, o sacrifício e a coragem do ser humano ao desafiar todos aqueles que foram responsáveis por dos piores períodos da nossa história.

Stefania ou Fusia – como era chamada, passa por momentos de completo desespero e tensão, a trama também apresenta a complexidade das relações humanas durante o período da guerra, mostrando Stefania tendo que lidar com as enfermeiras nazistas que compartilham sua casa, enquanto esconde treze judeus em seu sótão, e pra mim, esse foi um dos momentos mais tensos do livro.

Quando terminei o livro eu fui pesquisar sobre Stefania Podgorska, Helena e a rua Tatarska. Ela casou-se com Max (que mudou de nome para Josef Burzminski) viveu em Israel após a guerra e em 1961 emigrou para os EUA e tirou o diploma de dentista. Também teve um filho e uma filha. Ela e sua irmã – Helena – que permaneceu na Polônia, se casou e se tornou uma médica – foram homenageadas em 1979 pelo Yad Vashem, em Jerusalém, como Justas entre as Nações. Stefania faleceu em setembro de 2018 antes desse livro ser concluído, mas seu legado e sua coragem jamais serão esquecidos.

site: https://shejulis.com/livro-a-luz-na-escuridao/

Julia Barrow 07/07/2023

Assustador saber que é real
Esse é um puta de um livro. Caramba. Faz uns dias que acabei e ainda tá ruminando na minha cabeça.
Chega a ser cômico pensar que a história retratada ali é real. Tinha uns momentos que me pareciam ficção total, tipo distopia, mas NÃO. Totalmente real. Todos os personagens eram reais. Tudo o que a autora escreveu realmente aconteceu.

E isso é assustador pra 🤬 #$%!& .
Muito assustador.

Não sei mais o que dizer. Tô abalada, tô em choque. E foi horrível saber que tudo aconteceu. Horrível saber que seres humanos iguais a mim e você fizeram tudo acontecer.

Enfim. Assustador.
Mas também revelador.
Wane 08/07/2023minha estante
Eu choro só de lembrar do Max

Déa 08/08/2022

Amei e amei!
Stefania era uma jovem católica que saiu da fazenda para morar na cidade, e trabalhar na loja da família Diamamt, em Przemysl. Quando suas irmãs mudaram-se, a familia acolheu ela em seu apartamento. Porém tudo mudou quando o exército alemão invadiu a cidade, pois os Diamant eram judeus, e foram forçados a morar no gueto.
Stefania fica então sozinha, vendendo objetos que a família separou para conseguirem se alimentar. Ela inclusive leva alimentos escondida, para o gueto. Conforme as coisas ficam mais e mais difíceis, ela resolve voltar para a fazenda, mas não encontra mais ninguém por lá, exceto sua irmã mais nova, Helena, assustada e cheia de hematomas.
Ela volta para a cidade e leva sua irmã junto, e é assustador cuidar de si mesma e de mais uma criança, quando se tem somente 16 anos, e no meio de uma guerra.

Até que Max, um dos filhos dos Diamant, volta para o apartamento e pede ajuda para elas esconderem-o. Stefania não recusa ajuda, pelo contrário, ela se dispõe e auxiliar e esconder mais alguns judeus no sótão da casa que aluga.

Esse livro mexeu tanto comigo! Que leitura emocionante! Eu não costumo chorar em leituras mas com essa história eu chorei, principalmente no final, depois de analisar todo o contexto, os riscos e as dificuldades que Stefania, Helena e os judeus que elas esconderam, tiveram que passar.

Claro que, dentro desse período difícil da História, temos muitas outras histórias de sobreviventes e de pessoas que ajudaram judeus. Esse livro em específico não vai contar detalhes dos horrores que os judeus viveram em campos de concentração, por exemplo. Mas sim, como foi a luta das irmãs para sobreviverem e a esconderem essas pessoas. Recomendo!

Acompanhe-me no IG @dealeitora

wwtf.ash 03/11/2022

A luz na escuridão.
Este livro é simplesmente incrível!
É uma história muito boa.
Fusia uma garota que não acreditava no que os alemães eram capazes de fazer, passou a ajudar 13 judeus, sobre muitos perigos, arriscou sua vida e a da sua irmã.
O livro mostra muito bem o amadurecimento de Fusia, de uma criança inocente para uma adolescente cheia de responsabilidades serías.
Hela uma criança extremamente inteligente, realmente muito inteligente, uma coisinha tão pitica que ajudou MUITO mesmo, aguentou coisas extremamente ruins, aguentou firme e foi muito inteligente mesmo.
O livro acaba sumindo com "personagens" que no começo pareciam ser os principais de toda a história, achei isso um pouco triste.
Enfim, não vou contar muito pois não quero que esse post seja spoiler.
Mas leiam, vale a pena, essa história é muito boa e emocionante.

Silas Jr 28/11/2022

História de segunda guerra mundial
Sempre que leio livros com essa temática eu fico transtornado com os horrores que foi essa época. Baseado em história real, uma ótima visão do período.

Samya.JordAo 06/11/2022

Inspiradora
Uma história linda e inspiradora.
Recomendo demais essa leitura a todos.
Me prendeu do início ao fim.

Jaque @blogmalucadoslivros 06/09/2022

A luz na escuridão
Uma luz na escuridão é um livro baseado em uma história real. Li este livro já faz algum tempo e ele foi uma das leituras mais marcantes sobre a segunda guerra que eu já fiz!

Ainda muito jovem, Stefania começou a trabalhar na loja da família Diamant, em Przemysl, na Polônia. A família judia a acolheu e logo Stefania se tornou praticamente alguém da família. Até que o exército Alemão invade a cidade e obriga a família Diamant a ir morar nos guetos.

Stefania passa ficar sozinha e logo depois começa a cuidar de sua irmã, no apartamento que era dos Diamants e não deixa de ajudá-los mesmo assim, se arriscando a vender as coisas e conseguir levar comida para os Diamants no gueto.

Porém as coisas ficam ainda mais difíceis quando Stefania precisa sair do apartamento e esconder treze judeus no porão em sua outra casa. Sendo praticamente uma menina ainda, Stefania luta pra sobreviver, arriscando sua própria vida para salvar treze pessoas que depende de sua coragem e força para fugir dos horrores do holocausto.

Uma luz na escuridão foi uma leitura forte e impactante. Me faltam até palavras pra descrever este livro porque a história de Stefania é uma das mais incríveis que eu já vi. Ela foi uma mulher muito forte e corajosa para fazer tudo que fez e ainda tão jovem. Essa família, esses trezes judeus conseguiram uma nova chance graças a ela, que apesar do risco de ser morta por escondê-los, preferiu ser uma boa pessoa entre tanta maldade que estava acontecendo.

Me emocionei com essa história do início até o fim. A cada batida na porta de Stefania, sentia meu coração sair pela boca.

“Uma luz na escuridão” entrou para a lista dos favoritos. A história de Stefania deveria ser mais conhecida, sua bravura, sua luta jamais deve ser esquecida.

site: https://www.instagram.com/p/CiLT3OBOn9F/

1 | 2 | 3 | 4