A luz na escuridão

Resenhas - A Luz Na Escuridão

1 | 2 | 3 | 4

Marcela262 23/06/2023

Que leitura extraordinária
Saber que é baseado em.fatos reais deixa tudo ainda mais emocionante. Seja luz na vida das pessoas que te rodeiam.

Vanessa.Sales 28/04/2023

Maravilhoso!
Um dos livros mais reais que eu já li sobre o nazismo. A história é muito bem escrita, intensa, tensa, triste, linda e sem dúvidas emocionante. Eu chorei muito no decorrer do livro, mas principalmente no final.
Entrou na minha lista de favoritos da vida! ??

Mylenarg 15/04/2023

É até difícil falar desse livro e encontrar as palavras certas para descrevê-lo, uma leitura incrível e extremamente sensível, me fez ficar com o coração apertado o tempo inteiro por imaginar que esses fatos fizeram parte da realidade dessas pessoas.
Uma verdadeira lição de vida, de esperança, força, persistência e fé.
Stefania foi uma mulher de muita coragem e determinação, tudo para proteger sua irmãzinha pequena e mais treze judeus escondidos no seu sótão durante a segunda guerra mundial, arriscando sua vida e fazendo de tudo para mantê-los vivo.
Preciso falar de todo o sofrimento vivido pelos judeus que precisaram ficar dias escondidos, ?empilhados uns aos outros?, com fome, frio, sem poder fazer barulho algum, evitando movimentar-se e com muita fé de que tudo ia se resolver.
A cada batida na porta de Stefania, meu coração acelerava, senti muita aflição durante toda a leitura.

Esse livro é baseado na história verdadeira de Stefania Podgórska, uma jovem polonesa que escondeu treze judeus em seu sótão durante a segunda guerra mundial.
Um livro que vale a pena ser lido.

Natane3 09/03/2023

De sentir na alma
Eu nem sei direito o que escrever sobre esse livro...
Histórias sobre esse período sempre tocam o lugar mais profundo na alma da gente. É muito triste ler sobre quantas pessoas importantes esses personágens (e tantos outros) perderam e, por outro lado, é extremamente gratificante saber que é possível reconstruir a vida, apesar de todos os traumas.
Meu coração está apertado e chorei o livro inteiro.

Samantha.Coelho 26/01/2023

Intenso e impactante!
Ainda não consigo encontrar as palavras para descrever este livro. A história é intensa, triste, precisei parar algumas vezes, pois ainda é complicado compreender tanta maldade e crueldade. Mas fiquei feliz em saber que existiram pessoas como Stefania e Helena. No mais, recomendo a leitura, não estenderei muito para não dar spoilers.

Rayssa 21/01/2023

Fusia
Simplesmente maravilhoso já fazia tempo que não me sentia tão ligada em uma história, ler " A luz na escuridão " foi simplesmente maravilhoso.
Uma história linda

Belle 14/01/2023

Uma emocionante história de duas heroínas.
A trajetória retrata a dura realidade vivida na guerra. Este livro mostra a verdadeira garra humana pela sobrevivência, uma grande motivação atrelada a um super altruísmo que não os leva a desistência. Juntamente vemos as faces do amor, um sentimento puro que pode nos trazer dor e felicidade.

Larissa 07/01/2023

História real, muito bem contada.
Estou sempre lendo diversos livros sobre segunda guerra mundial, sempre lendo romances baseado em fatos reais.
Todas as histórias assim são marcantes por vários motivos, no entanto algumas não são executadas com tanta mestria.
Esse livro vai para o topo da minha lista de indicações com esse tema.
Aviso a você, não leia a sinopse pode entregar sua experiência, dois fatos informados na sinopse ocorrem do meio para o final.

Ana Claudia 30/12/2022

Stefania é uma jovem católica de 16 anos, mora em Przemysl, na Polônia e trabalha na loja da família Diamant. No período em que trabalhava na loja ela começou q gostar de um dos filhos, Izio. Ele e sua família são judeus o que tornava mais difícil um relacionamento entre eles.

Quando os alemães invadem a Polônia, a família Diamant é obrigada a ir para o gueto deixando Stefania sozinha na casa da família . Ela está com sua irmã pequena, Helena de 6 anos, porque seus pais estão em um campo de trabalho na Alemanha e Stefania é a responsável por ela.

Certo dia, Stefania e Helena estão em casa e alguém bate na porta. Ao abrir, ela encontra Max, irmão de Izio, que pulou do trem que o levava para um campo de concentração.
Stefania o recebe em casa e tem a ideia de escondê-lo. Com a guerra ficando cada dia pior a cada dia, outros 12 judeus procuram por um esconderijo na casa dela.

Com dificuldade de conseguir comida para alimentar 13 bocas, Stefania arranja emprego em uma fábrica alemã e com o salário, muitas dificuldades e muitos perigos, ela consegue alimentos para alimentar todos. Max constrói um esconderijo dentro da casa para eles ficarem ainda mais escondidos para o caso de alguém aparecer. Até o dia em que a Gestapo bate na porta de Stefania querendo requisitar a sua casa para duas enfermeiras alemãs.

E Stefania, Helena e 13 judeus passam a morar juntos com duas enfermeiras e seus namorados da SS alemã.

Adiel.Guimaraes 05/12/2022

!!!!!!
Quando você vê criancinhas sendo assassinadas enquanto você está escondido em um buraco no chão, com medo demais para sair, você sabe que é um nada. Quando países inteiros te querem morto, quando milhares aplaudem discursos sobre a sua destruição, quando os cachorros dos guardas são tratados melhor que você, então a questão não existe mais, Stefania. Você sabe que é um nada.

Silas Jr 28/11/2022

História de segunda guerra mundial
Sempre que leio livros com essa temática eu fico transtornado com os horrores que foi essa época. Baseado em história real, uma ótima visão do período.

Marta 28/11/2022

Uma luz na escuridão.
História verídica de Stefi, um garota católica que conseguiu, sozinha, esconder 13 judeus num sótão improvisado. Nem tenho palavras pra descrever a admiração que sinto por eles todos, principalmente Stefi e Helena, sua irmãzinha.

_pam0808 27/11/2022

Queria dar mais de cinco estrelas, porque o livro é realmente ótimo. A felicidade emocionada dos sobreviventes compensa toda ansiedade que sentimos no decorrer da leitura? O livro conta a inspiradora história das irmãs Stefania e Helena Podgórska, que pela coragem, sagacidade e trabalho duro conseguem esconder treze judeus na rua Tatarska. Przemy?l, pronunciada como shêmishúl, é uma cidadezinha no sudeste polonês, próxima da fronteira com a Ucrânia. Antes da Segunda Guerra Mundial, a população judaica era bastante ativa, compondo quase 40% da população local. Hoje, infelizmente, o que restou da pitoresca Przemy?l foram os ecos daquilo que foi um dia e nunca mais voltará a ser.

1 | 2 | 3 | 4