Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Gabi Ju 08/08/2022

Nada do que eu esperava, mas me deu tudo o que eu precisava para amar!
Se você está procurando uma história fofinha, com seres mágicos e mundos maravilhosos. Não é aqui que vai encontrar, sorry.
Vi muitas pessoas detonando o livro, e eu entendo. Mas eu acho que você precisa de um mínimo de maturidade desenvolvida pra conseguir tirar proveito de verdade da leitura. Não é uma fantasia ou YA contemporâneo. Não, é sobre a vida, sobre legados, sobre conexões atemporais. E a forma que essa conexão se dá ao longo do livro é feita por nada mais nada menos que um livro, uma história. Uma história que em diferentes tempos traz diferentes confortos. Esperança, divertimento, sonhos.

O que eu senti foi que a história em si do livro (o livro dentro do livro, no caso) não tem muita importância, não tem aquela conclusão que deixa a nossa mente explodindo de ideias. O importante é o livro em si, a capacidade de algumas folhas de papel transportarem as pessoas para longe dos problemas por alguns instantes. A simples possibilidade daquele livro influenciar na sua vida hoje, mas ter alguma noção de que ele também influenciou na vida de outra pessoa 600 anos atrás. Isso sim explode a mente. E o Anthony Doerr trouxe isso de uma forma muito emocionante. Senti como se estivesse lendo Toda Luz Que Não Podemos Ver de novo. É tudo muito vívido e lindo.

Há muitos personagens, nenhum deles é dispensável. Todos muito bem desenvolvidos. Não é difícil criar uma conexão com cada um deles. Sofrer junto com eles foi uma coisa muito real. Não é um livro curto, então tem mais que tempo suficiente pra criar uma conexão pessoal com cada um.

Mas não vou mentir, é uma história muito confusa. Demora pra pegar o ritmo, e, no meu caso, só prendeu de verdade perto do fim. Mas vale muito a pena. Acho que no fim de tudo, cada um tira as próprias conclusões sobre o livro e todas vão ser diferentes. Por que a história vai fazer cada um refletir sobre coisas distintas, sejam elas positivas ou negativas.
No fim das contas todos nós estamos conectadas pela história.

Eu costumo surtar sobre livro aqui: @gatybooks ;)

Brunna 04/08/2023

Eu nem sei por onde começar...

Pq assim, esse livro foi uma grande decepção (em todos os sentidos), e eu realmente esperava gostar dele, eu tinha tantas espectativas para ele e nenhuma foi tingida.

Não consegui me apegar com nenhum personagem, achei a história longa e demorada demais, MDS, 600 páginas para as histórias se conectarem, haja paciência ?????????? pq demorar tudo isso produção???

Enfim, teve três momentos da história em que eu fiquei "emocionada":
1 - quando o pai da Konstance tá arrumando ela e conversando com ela antes de trancar ela na cabine;
2 - quando o Seymour (já velho) reúne as crianças (q já são adultas) e dá o livro q ele fez as cópias como uma forma de pedir desculpas;
3 - a morte dos bois (pra mim o momento mais emocionante)

E é isso, não tem MT coisa pra declarar, não atendeu as expectativas e deixou MT a desejar

BrunoTS 23/08/2023

Aventura incrível...
Um verdadeiro camalhaço!
Mas dps que a gnt acostuma com as idas e voltas nos espaço temporal e conhece os personagens principais, a história flui de uma maneira impressionante.
Cada núcleo tem sua particularidade, mas a história da Konstance, foi a que mais gostei rsrsrs.

Recomendo muito navegar nessas páginas, rumo à Cuconuvolândia!

Nádia 20/05/2022

Uma história épica
No início achei que não iria conseguir me conectar com tantos personagens, mas eu estava muito enganada. O livro faz com que você se importe com todos os personagens, você consegue entender as motivações e frustrações deles. Eu fiquei preocupada até mesmo com os animais!

Foi lindo ver como as histórias se interligavam, presente, passado e futuro estavam conectadas a uma única história de Cuconuvolândia. Vou sentir saudades dos personagens, com certeza é um livro que sempre vai estar comigo.

Cristiane.Giaretta 21/08/2023

Uma verdadeira arca do tesouro
Achei muito legal a maneira que o livro se separa e depois junta a história. O desfecho é muito legal. Gostei também que não teve romance clichê. Na verdade o romance foi o fator menos importante. Mas viajar para dentro do cerco a Constantinopla, entender como é dentro da cabeça de uma criança com espectro autista, foi muito marcante pra mim.

Juliana 20/01/2023

Quero saber de onde eu tirei a ideia genial que eu ia gostar desse livro! O livro eh muito ?viajante?! Não é meu estilo de livro! Fiquei confusa com aquele monte de idas e vindas e já não sabia onde eu estava e quem eu estava acompanhando! Do nada aparece uma nave espacial kkkk comecei a rir! Sem condições pra mim?

Ronan 05/05/2023

2.5⭐

Um livro bem qualquer coisa...

Talvez o problema seja que eu entrei nesse livro com altas expectativas.

Line 18/04/2024

Fora de série
No início eu tava perdida pq são muitos pontos de vistas e épocas diferentes. Histórias independentes, algumas vão se conectar por força dos acontecimentos enquanto outras vão se conectar por um único elemento: um livro. Até assim é difícil de explicar.
Bom, é um livro genial, fora da curva com uma escrita brilhante, cativante e muito imersiva. O autor realmente parece ter uma bagagem gigante com a escrita porque isso aqui meus amigos é a elite. Ele faz a gnt se conectar com os personagens e com a história deles de uma maneira muito vivida, ao ponto de você pensar ?ué mas isso aconteceu de verdade não foi??.
É uma escrita mágica, sem sombra de dúvidas e ele faz umas reflexões que deixa você de ?boca abrida? eu pensei várias vezes: a escrita dele é tão mágica quanto a da Laine Taylor (autora do meu livro favorito da vida)
Enfim. Leiam. Esse livro sobre livros vai te encantar

MãeLiteratura 31/05/2022

eu AMEI!!!!
Que livro! FAVORITADO! Eu AMEI! Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.⁣

Anthony já tinha me encantado com seu primeiro livro, mas gostei mais ainda deste aqui.

Temos cinco personagens: Konstance, Zeno, Omeir, Seymor e Anna. Todos são caitvantes, mas Omeir ganhou meu coração de uma forma intensa!

Uma história de amor aos livros e aos leitores que me emocionou bastante. Não se assuste com o tamanho do livro, apesar de ser um tijolão a leitura é muito boa, mas se puder, leia sem pressa.

Não é a toa que foi um dos livros preferidos de Obama no ano passado, mas já aviso que é um livro diferente e pode gerar dúvidas no início se você está gostando ou entendendo bem...leia sem pré-julgamentos, viajando na leitura.
⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
Li e discuti este livraço com os leitores na nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura deste mês. Infelizmente alguns leitores acharam o livro confuso no seu início e o abandonaram e por isso, quero te dar duas dicas.

Primeiro, insista, vale super a pena! O começo pode parecer confuso porque as cinco personagens vivem em momentos distintos e aparentemente sem conexões.

Segundo e o MAIS IMPORTANTE, fuja dos spoilers e leia sem saber sobre a sinopse e o que vai acontecer, permita-se ser surpreendido e tomara que você goste tanto quanto eu!
⁣⁣
Super recomendo!

site: www.maeliteratura.com

Bairral 30/04/2022

Um livro que dá sentido ao poder do livro e da leitura, de libertar, ser companhia, conectar diferentes mundos e tempos, pessoas e trajetórias. Que o poder da leitura seja esperança pra todos nós.

751 páginas que valem a pena serem lidas e apreciadas.

Mari 30/05/2022

Genial e mágico ?
Anthony Doerr nunca vai escrever um livro em que a história não é 100% apaixonante.
Essa história é uma das melhores que eu já li na vida, o jeito como os personagens se entrelaçam é mágico e tem idas e vindas que surpreendem.
Não sei ainda se superou Toda Luz que Não Podemos Ver pra mim, talvez.
Me apaixonei por cada personagem, cada um com sua história e sua personalidade e sua voz própria, seus motivos super bem delineados, incríveis. Meus favoritos foram Konstance e Zeno.
É um livro grande, mas não cansa, não fica tedioso e passa super rápido.
Recomendo pra todo mundo que ama Erin Morgenstern (O Mar Sem Estrelas) ??

Nathalia 22/06/2022

Dei três estrelas mas ainda não sei o que sentir sobre esse livro, foi uma leitura gostosa de fazer mas muitos personagens fiquei meio perdida mas no final fez sentido.

Gusta 21/12/2023

Cidade nas Nuvens
"Mas os livros, como as pessoas, morrem. Morrem em incêndios ou inundações ou pela boca dos vermes ou por caprichos de tiranos. Se não forem salvaguardados, saem do mundo. E quando um livro sai do mundo, a memória sofre uma segunda morte."

Annpa 22/11/2023

🤬 #$%!&
O que foi esse livro? Eu não sei descrever o que senti lendo essa obra prima.
Um livro que me trouxe tudo que eu precisava em uma leitura, todos os personagens me trouxeram grandes reflexões e me fizeram chorar em algum momento haha.
É um livro que não tem descrição, não tenho palavras que vão passar o sentimento que eu tive.
Eu recomendo siiim, com muito amor e quero ler mais desse autor.
É um livro gostoso de ler, muito leve e mesmo sendo grande é muito fluído e rápido de se ler.
Só caiam nessa experiência maravilhosa que é essa perfeição.
Um grande beijo para os meus personagens tão amados,já tô pensando ma releitura.

Maria 10/12/2022

Linda história
livro muito bem escrito, amei ler ele. são várias histórias que se conectam de uma forma única e especial. Chorei lendo