Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Nice 13/08/2023

Complexo
Confesso que não consegui me conectar muito com a história e nem com os personagens. Comecei a leitura empolgada por se tratar de livros , mas achei a narrativa confusa e muito complexa o que atrapalhou o andamento da leitura. Enfim comecei com expectativas muito altas e não consegui me empolgar com a história. Infelizmente não fluiu. ?

Renata.Oliveira 03/03/2022

É um livro como eu vi em uma resenha por aí, que pode não agradar a todos, mas eu adorei descobrir como as histórias desses 5 personagens estão interligadas e apesar da parte do Seymour não ser a minha favorita, esse livro merece ser conhecido

Daniela 19/03/2024

Uma leitura difícil e demorada que esteve perto de ser abandonada, mas persisti e acabei por gostar.
Anna, Omeir, Zeno, Seymour e Konstance. 5 histórias de vida em épocas distintas e que não parecem ter nenhuma ligação, exceto uma. Um livro que percorreu os séculos e que conta a história de um homem que se transforma em vários animais e vive várias aventuras enquanto procura uma cidade idílica. Uma viagem à volta do mundo que se  entrelaça com a história da queda de Constantinopla e com a degradação ambiental do planeta.
Tem personagens incríveis e com vivências muito distintas.
É como ler vários livros num só, neste livro que fala sobre livros e sobre o quão importantes são e o quão essencial é que perdurem no tempo.
Se tivesse abandonado, ia perder uma história incrível.

Sheila 31/01/2024

Não amei
Peguei esse livro para ler por dois motivos. O primeiro pois amei Toda Luz que Não Podemos Ver, primeiro livro do autor. O segundo pois vi que muitas pessoas amaram!

Pelas
resenhas, vi que a história demora para pegar no ritmo, mas ok. Para mim, o livro terminou sem pegar no ritmo.

As histórias individuais das personagens são ok, mas o motivo delas se interligarem foi bem fraco para mim.

Amei o estilo de escrita, a forma pela qual os capítulos foram estruturados, mas não amei a história.

Odiei a conclusão da história que se passa no futuro!

Umtheus 03/05/2022

Nada se compara a isso!
Como que vou escrever uma resenha de um livro que eu não consigo achar adjetivos para descrever?
Esse livro é incrível desde a primeira página. Ele faz você mergulhar nas histórias de todos os personagens que acompanhamos desde quase o nascimento, até o final (não necessariamente a morte). O autor escreve com maestria cada linha, cada parágrafo, inserindo pequenos spoilers do futuro da história, e mesmo assim você não para de ler, querendo saber como é o desenvolvimento dos personagens até o fim. E como eles se desenvolvem gente. Muito bem construídos, detalhados, com emoções que são palpáveis. Você sente vontade de chorar quando a Anna, o Omeir, e o Etón fracassam em alguma coisa que estão fazendo. Você fica aflito quando lê os capítulos do Seymour e fica se preparando para o pior. Você sente amor e devoção pelo Zeno toda vez que ele aparece. E sente medo e fica com aquele pé atrás quando a Konstance vai descobrindo coisas que, assim como ela fica surpresa, você fica chocado. O jeito que o Anthony junta a história de todas essas pessoas, cria um elo entre elas, e esse elo é por meio de um livro, provando que histórias não são só palavras escritas em um papel, e sim atemporais, enfrentando adversidades como guerras, incêndios, tempestades e a maldade do homem, é simplesmente incrível e fabuloso de se ler. Cidade nas Nuvens não é só um livro, é uma jornada, é quase que um experimento, e se eu fosse tentar convencer alguém de ler, apesar dos elogios ditos acima, eu diria: Estranho, seja lá quem você for, abra este livro para aprender coisas incríveis.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2023

Anna, uma órfã de treze anos, mora atrás dos formidáveis muros de Constantinopla no séc XV, em uma casa de mulheres que ganham a vida bordando trajes eclesiásticos. Inquieta e de uma curiosidade insaciável, ela aprende a ler e encontra nesta antiga cidade, famosa por suas bibliotecas, um livro - a história de Éton, que deseja ser transformado em pássaro e voar até um paraíso utópico no céu.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555605075

Karol 07/06/2022

Complexo e profundo
Necessita atenção e empenho, mas vale a caminhada. A obra conecta vários personagens que aparentemente não tem nada em comum, mas com uma linha tênue que quando se torna clara mais para o meio das quase 800 páginas, dá um calorzinho no coração e expressam a genialidade do autor. Vê o esforço, vale a experiência.

Isa 12/06/2022

Comecei a ler só pq vi muita gnt falando sobre, mas achei um livro muito cansativo apesar dos capítulos serem curtos. Super confuso, um vai e vem no tempo que me deixou perdidinha e ainda nem sei se entendi direito a história. Terminei na força do ódio mesmo pq odeio largar livro pela metade.

Beatriz2810 05/08/2022

Amorzinho
Este livro fez por mim o que The Starless Sea nem tentou. A comparação é inevitável na minha cabeça: um livro longo, com várias histórias conectadas. Só que ao contrário de TSS, este daqui tem razão de ser e é de fato bom, não só um hype que não se sustenta (sim, ainda tenho ranço de TSS).

Que delícia foi acompanhar as jornadas dos personagens. De começo parece que não vai ter propósito, mas depois quando tudo se une eu ?

Um livro sobre como uma história pode ser a salvação de uns e conectar gerações. ?

No final, se houvesse uma nota dizendo que teria mais 750 páginas disponíveis, eu iria querer ler, porque mal acabei e já estou com saudade de absolutamente todos os personagens. ?

Brunna 04/08/2023

Eu nem sei por onde começar...

Pq assim, esse livro foi uma grande decepção (em todos os sentidos), e eu realmente esperava gostar dele, eu tinha tantas espectativas para ele e nenhuma foi tingida.

Não consegui me apegar com nenhum personagem, achei a história longa e demorada demais, MDS, 600 páginas para as histórias se conectarem, haja paciência ?????????? pq demorar tudo isso produção???

Enfim, teve três momentos da história em que eu fiquei "emocionada":
1 - quando o pai da Konstance tá arrumando ela e conversando com ela antes de trancar ela na cabine;
2 - quando o Seymour (já velho) reúne as crianças (q já são adultas) e dá o livro q ele fez as cópias como uma forma de pedir desculpas;
3 - a morte dos bois (pra mim o momento mais emocionante)

E é isso, não tem MT coisa pra declarar, não atendeu as expectativas e deixou MT a desejar

Bairral 30/04/2022

Um livro que dá sentido ao poder do livro e da leitura, de libertar, ser companhia, conectar diferentes mundos e tempos, pessoas e trajetórias. Que o poder da leitura seja esperança pra todos nós.

751 páginas que valem a pena serem lidas e apreciadas.

Adson 01/01/2023

Favorito da vida ?
Sem palavras para o quão habilidoso é esse autor, Anthony Doerr.

Criar um livro que é sobre um livro, colocar a própria história (fatos reias presentes na história) dentro do livro, tenho certeza que sua sobrinha deve ter ficado Maravilhada com essa história.

Todos os 5 protagonista foram incrivelmente bem construídos, eu Amei todos eles.
Meu favorito foi o Zeno, me identifiquei muito, amei a trajetória, amei o final e amei as descobertas. Um herói eterno ?
A segunda foi a Konstance, uma mini gênio, toda essa parte de ficção científica foi maravilhosa, amei tudo sobre esse arco ?
As histórias da Ana, Omeir e Seymour também foram perfeitas, cada um tão diferente do outro, e tudo tão bem trabalhado.

Doerr escreveu praticamente 6 livros em 1 (história do Zeno, Seymour, Konstance, Omeir, Anna e o Cucunovolândia), fazendo esses livros se cruzarem e de uma forma genial, nem consigo enaltecer o suficiente aqui.
Mas a escrita é uma mistura de JRR Tolkien, Stephen King, Arthur C Clarke, e Frederick Backman ???????

Estou analisando, mas tem chances desse livro ser o meu favorito da vida ?

Por hora é isso?

MãeLiteratura 31/05/2022

eu AMEI!!!!
Que livro! FAVORITADO! Eu AMEI! Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.⁣

Anthony já tinha me encantado com seu primeiro livro, mas gostei mais ainda deste aqui.

Temos cinco personagens: Konstance, Zeno, Omeir, Seymor e Anna. Todos são caitvantes, mas Omeir ganhou meu coração de uma forma intensa!

Uma história de amor aos livros e aos leitores que me emocionou bastante. Não se assuste com o tamanho do livro, apesar de ser um tijolão a leitura é muito boa, mas se puder, leia sem pressa.

Não é a toa que foi um dos livros preferidos de Obama no ano passado, mas já aviso que é um livro diferente e pode gerar dúvidas no início se você está gostando ou entendendo bem...leia sem pré-julgamentos, viajando na leitura.
⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
Li e discuti este livraço com os leitores na nossa Leitura Coletiva MãeLiteratura deste mês. Infelizmente alguns leitores acharam o livro confuso no seu início e o abandonaram e por isso, quero te dar duas dicas.

Primeiro, insista, vale super a pena! O começo pode parecer confuso porque as cinco personagens vivem em momentos distintos e aparentemente sem conexões.

Segundo e o MAIS IMPORTANTE, fuja dos spoilers e leia sem saber sobre a sinopse e o que vai acontecer, permita-se ser surpreendido e tomara que você goste tanto quanto eu!
⁣⁣
Super recomendo!

site: www.maeliteratura.com

Juliana 20/01/2023

Quero saber de onde eu tirei a ideia genial que eu ia gostar desse livro! O livro eh muito ?viajante?! Não é meu estilo de livro! Fiquei confusa com aquele monte de idas e vindas e já não sabia onde eu estava e quem eu estava acompanhando! Do nada aparece uma nave espacial kkkk comecei a rir! Sem condições pra mim?

Bruno 31/03/2022

Apesar de ser um livro bastante diferente, acho que ele se entende demais, mais uma ediçãozinha e poderiam ter cortado umas 100 páginas que não iam fazer falta nenhuma na história. Além de que alguns pontos de vista (Anna e Omeir) foram excessivamente chatos. Esses motivos me fizeram tirar uma estrela mas mesmo assim é um livro que gostei bastante