Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Thaina241 25/10/2022

Um louvor aos livros
O livro conta várias hst que em determinado ponto começam a se interligar. O que é lindo de ver é como um livro pode transcender o tempo, como uma história pode transformar, das mais diversas maneiras, pessoas que nunca nem mesmo se viram.
O único ponto negativo do livro é q ele é grande demais, o que deixa a história um pouco massante em determinado momento, fora isso, ele é extremamente encantador!

Camila 03/10/2022

Sem vc eu estaria sozinho, sem um lar para retornar.
Anthony Doerr tem uma clareza descritiva, sensorial, histórica e espacial, ímpar. Neste seu mais novo romance (me fisgou por ?Toda Luz que não podemos ver?), ousado pelo tamanho (752 p.) ele consegue intrincar passado, presente e futuro de personagens que não conviveram entre si ao longo de muitos séculos. Todos ligados em torno de um livro cuja história sobrevive ao fim do planeta Terra e alcança uma sociedade a ser, supostamente, reconstituída em outro planeta. Cada personagem, ao seu tempo, vive inúmeras dificuldades: guerras, invasões, cercos, fome, pobreza, escravidão, deficiências, discriminação, bullying. Me assombra a forma como a escrita de Doerr, gera empatia quase imediata por cada um deles. Pensei em quem mais me comoveu e, talvez, a história de Omeir tenha me tocado mais. A relação dele com os animais, com sua deficiência e capacidade de não desistir, da vida, das pessoas e do mundo, me emocionou.
Não é um livro fácil de compreender de cara, embora o resumo já advirta para a multiplicidade de pontos de vista abordados em cronologias que vão e vem. No fim, remeto à esperança que Doerr me traz de que a leitura salva, cura, conforta e transforma.

Carolina.Calvi 28/02/2023

Muito poético
Esse livro me deixou muito incerta por quase todo ele. Ele é lúdico, poético, bonito e bem escrito. Mas pra quem gosta de ação, suspense, aventura, movimento no geral, pode se entediar.
Lembra um livro de história misturado com poesia e descrição de pessoas reais. Tudo se conecta de uma forma bem interessante no final e se resolve de um jeito bem realista dentro do possível.
Achei ele lento e difícil de entender por boa parte principalmente por ter muitas linhas do tempo e personagens e oferecer zero explicação pra isso até que o leitor mesmo vá ligando os pontos ou simplesmente desista de entender até que o autor apresente a ligação. Lembra a sensação de ler Duna e não entender nada até pegar o ritmo.
Quem for ler tem que ter paciência e entender o que esperar pra não se frustrar e acabar abandonando. Dei 4 estrelas por que não encontrei nenhum defeito que não seja o fato de eu não ter me conectado como deveria, e acabei gostando mais dos últimos 20% do que do decorrer da história, mas creio que muitos vão dar 5 estrelas facilmente.

Jessica 07/08/2022

Um livro difícil.

Não confunda difícil com ruim, pelo contrário.

É um livro com personagens e sentimentos muito reais, bem construídos, conectados.

É complexo pelas diversas linhas do tempo que atravessam os mais variados períodos históricos (inclusive futuros) e por suas histórias totalmente distintas, aparentemente desconexas, mas que se conectam.

É um livro com muitos significados. Que pede que o leitor tire um tempo para refletir seus significados.

Leia devagar.

Lili_lendoo 05/08/2022

Estranho seja lá quem você for...
Entendo que alguns não gostaram do livro pelos capítulos curtos e pelo grande número de pontos de vista, mas acho que foi exatamente isso que me encantou. A maneira como Doerr constrói personagens incrivelmente reais e humanos, que carregam suas dores - e me fizeram senti-las também- foi o que mais me tocou no livro. Me emocionei em algum momento com todos os personagens e acho que é isso qus torna este livro tão especial. Zeno, Konstance, Seymour, Anna , Omeir e até Éton me alcançaram, cada um a sua maneira, e consegui conectar cada um deles a uma partezinha dentro de mim. Cidade nas Nuvens é uma narrativa sobre como histórias mudam histórias - e essa história me mudou rs-.
"Nostos: o ato de voltar pra casa" acho que vou voltar pra casa toda vez que abrir este livro.

Thales 25/07/2022

O melhor livro do ano até o momento
Do mesmo autor eu já tinha lido "Toda Luz Que Não Podemos Ver" e tinha achado incrível.
Quando peguei este para ler, senti dificuldade de separar todas as partes do livro. São várias histórias sendo contadas de maneira desconexas que fiquei tão aflito e pensando seriamente em desistir da leitura, mas insisti. Que bom que insisti, porque a forma como o autor vai conectando cada uma no decorrer das páginas é simplesmente INCRÍVEL!
Agora pretendo ler tudo desse autor. Sem falar que sua escrita é fabulosa, fluída e quase poética.
Favoritei esse livro e com certeza já está entre uma das melhores leituras desse ano.

Rosie 14/01/2024

Que tal Cuconuvolândia?
Comecei esse livro graças a recomendação de um booktuber que acompanho. Fazia um tempinho que eu já não estava lendo mais um livro de fantasia moderna - estive presa em livros clássicos nos últimos tempos, que decidi começar esse sem pressa. Que grande surpresa meus amigos.

A história é narrada entre passado, presente e futuro por 5 personagens diferentes.
1° - Temos o Omier e Ana no passado em Constantinopla
2° - Temos Seymour e Zeno no presente em Lakeport
3° Temos a Konstance no futuro na Argos
E o que os mantem conectados é apenas 1 livro.

A história é bem bem beeeem confusa no começo, até eu conseguir entender o que estava acontecendo demorou muito. Eu talvez estivesse esperando um pouco da obra, não imaginei que os pontos seriam encaixados da forma que o autor finalizou o livro.

Achei que tivemos muitas informações que poderiam terem sido resumidas, mas acredito também que foram necessárias para cada personagem.

Como bibliotecária - sou bibliotecária de referência. Eu amei o fato de termos um livro sendo passado de geração, de século por séculos. Além de eu amar o latim, grego e restauração. Foi meu ápice de apreciação quando o autor tomava notas desses pequenos detalhes entre as conversas dos personagens.

Pensei muito durante a leitura se o livro valeria de fato as 5 estrelas e com o final acredito que valha sim. É um livro mágico e as notas de tradução do livro "Cuconuvolândia" são de uma magia e fantasia incríveis, eu conseguia visualizar cada detalhe da história. Em livros de fantasias, quem consegue desenvolver muito bem minha criatividade de imaginação durante a leitura é a autor Cornélia Funke, autora de "Coração de Tinta", de fato lendo esses trechos só vinha na minha mente "isso é muito o que a Funke escreveria em um livro infanto-juvenil"

No mais pessoal, leiam o livro e se deliciem com a aventura de cada personagem dentro dele. Lembrem-se de que a leitura mais lenta pode ser mais prazerosa.

Obrigada por ler até aqui.
Se cuide
bjs

Sofia 06/07/2022

Simplesmente espetacular
Eu estava com expectativas altíssimas para esse livro e ao msm tempo com mt medo pela quantidade de críticas que eu vi sendo deferidas a ele.
Mas, eu tenho que dizer, valeu TUDO a pena. A leitura é fluída e maravilhosa, a forma como as histórias se entrelaçam mesmo com séculos de diferença, a evolução do ser humano e como um único livro pode ter vários significados para a vida de cada um.
É maravilhoso, de tirar o fôlego, emocionante, os personagens são tão bem feitos que me deixou com o sentimento q os conhecia, q estava vivendo aquilo com eles.
Um dos melhores livros q tive a graça de ler nos últimos tempos.

Isabel 20/06/2022

Muuuuuuuito bom
Li por recomendação do Victor Almeida e virou um favorito da vida! Se você gosta de ler, você deveria ler esse livro, já que ele mostra a importância dos livros para cada personagem de um jeito encantador

Italo.Jadson 19/06/2022

PERFEITO!!!
Um dos melhores do ANO!!! Um livro sobre história, sobre o tempo, sobre esperança, simplesmente perfeito...

maria 13/07/2023

Decepção do ano...
Esse livro prometia ser um "hino aos livros". Foi o suficiente para eu esperar amar. Mas quando li, apesar de gostar da conexão entre os pontos de vista a partir de um antigo livro grego, encontrei uma grande sopa de histórias mal-desenvolvidas de personagens rasos. Foram longas e entediantes 750 páginas. Não me prendeu em momento nenhum. Li apenas para dizer que terminei, mas sem prazer algum. Enfim, não recomendo não kkkkk

Clara 03/06/2023

Favoritei d++++
O livro é simplesmente incrível! A história é muito bem construída e o universo é sem dúvidas arrebatador.
Todas as narrações conseguem se conectar de uma maneira muito interessante e fazem a leitura ficar leve, além de instigarem a curiosidade do leitor.
Eu super recomendo! ??