Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

danie 26/12/2022

quando chegou na página 300 que eu comecei a entender e me prender na história. Da página 300 a 600 eu tava gostando, mas no desfecho da konstance eu não entendi nada, eu devo ser muito burra por isso, mas enfim.
Juliano.Ramos 06/03/2023minha estante
Na verdade a Konstance fazia parte de um experimento, ela estava na terra.

Alê 22/09/2023

Eu acabo de terminar este livro e a única coisa que se passa na minha mente é: caramba, o que foi isso?!

Que obra grandiosa! Que leitura maravilhosa!
O autor entrelaça cada história de forma magistral, as nuances dos personagens, das épocas, dos conflitos... É simplesmente sensacional!

É um livro enorme, mas que ninguém se assuste pelo tamanho, vale cada página.
(Até a Nota do Autor e os Agradecimentos haha)

Leiam este livro e apreciem a jornada, galera. Bom demais!

Ruan Mattia 31/01/2023

FAVORITO, SEM MAIS
Um dos melhores livros que já li, de verdade. Pretendo reler futuramente, pois sinto que perdi muitos detalhes. Melhor: eu sei que perdi muitos detalhes.

A história é sobre alguns personagens em relação a um livro em especial, cada capítulo sob o ponto de vista diferente (e mais a história desse livro dentro do livro). É composto de passado, presente e futuro. Parece confuso e é confuso por algum tempo, admito, mas a sacada é que tudo vai se conectando ao decorrer da narrativa e, simplesmente esse fato, já torna a leitura mágica.

Os personagens são cativantes, interessantes, reais, você torce por eles (em partes), e lê esperando o desfecho. Frenético! E quando chega, você sofre. Mas é um sofrimento bom.

Eu, particularmente, considero o Anthony Doerr (o autor) um dos melhores escritores da atualidade. Assim como na obra "Toda Luz Que Não Podemos Ver", em "Cidade nas Nuvens", seu padrão literário aumenta consideravelmente. A narrativa é fluída, delicada, detalhada, poética, romântica, cativante e muitíssimo sensível. Estou em uma posição complicada, pois sei que os próximos livros que eu ler não serão tão bons quanto. Irei associar, comparar, sei lá. Só sei que não superei.

Fazia tempo que eu não lia uma obra tão... UAU!

O arco entre Zeno & Rex é minha preferida. Eu leria mil capítulos sobre. Inclusive, muitas pessoas podem desistir pelo tamanho do livro, mas não precisam, pois a maioria das folhas contém apenas títulos ou capítulo de uma folha. Juntando a história de verdade, o livro seria cortado em uns 30% de seu tamanho físico.

Enfim, poderia ter mil páginas que eu acharia pouco.

Renata 15/04/2023

Uma homenagem aos livros
A história alterna entre os pontos de Vista de 5 personagensce e 4 histórias. 2 deles estão vivendo a invasão de Constantinopla, um in
vasor e uma moradora da cidade. A história de outros 2 se passa em um atentado a uma biblioteca, atacante e vitima. Por fim, a história de uma jovem no futuro. Passado, presente e futuro, tudo conectado por um livro. O livro tem uma narrativa mais linear, sem grandes eventos de ação. Contudo, a escrita é fluida e cativante. A conexão entre as histórias é natural, e o melhor ponto do livro. Uma ode aos amantes da literatura.

Bcvc 07/12/2023

Encantador
?Estranho, seja lá quem você for, entre aqui para conhecer coisas incríveis?.

Uma grandiosa obra com uma estrutura genial! Recomendo mil vezes.

Vaskar 19/04/2022

Perfeição.
Só tenho isso a dizer. Esse livro é perfeito e magnífico, virou um dos meus livros favoritos da vida inteira.

tatiane46 18/04/2023

.todos nós somos uma espécie de éton (ou tolo)
.tão frágil quanto as histórias que criamos não só pra manter nossa existência relevante, interessante e bonita, mas pra tentar por um significado em algo e tão frágil quanto essa arte que as vezes é tão eterna por tão pouco tempo é nossa própria existência. o ser humano vai se destruir e ele pode levar boa parte da integridade da terra com ele, mas essa rocha flutuante vai continuar aqui enquanto nós brigamos por absolutamente nada que existe de verdade.

isto dito, cuconuvolândia sofreu mais que a ju.

Garcês 26/06/2023

Paginas demais estoria de menos
O começo me prendeu bastante, muitas questoes e personagens, livro bem rapido, passando da metade comecei a odiar certos personagens, e perto do.fim so.queria que acabasse... e ainda tinham mais dois capitulos.

SPOILER- voce Autor, quer que eu acredite que o seymour vai de terrorista de conhecimento publico(inclusive responsavel pela morte do meu personagem faforito) a um Cargo de alto escalao no governo e depois faz um encontrinho com as familias das vitimas? NÃO SEI SE VOCES LERAM O MESMO LIVRO QUE EU, mas o cara meio que tenta explodir uma biblioteca publica cheia de criança dentro, alem de, atirar no "I Love Big....Books", porque ele ""Nao gostava de certas coisas do mundo/sociedade e certos fatos que se desenvolveram ao seu redor"" (Ngm se identifica com isso, magina) ai ele vai faz amizades on-line de cunho duvidoso e se convenceu que EXPLODIR UMA BIBLIOTECA, é a solução para uma mundo melhor ?
... Eu com certeza estou exagerando... com certeza so pode ser isso.... e ainda foi ele que plantou as corujas ? pelo atlas, ISSO foi interessante... pelo menos isso! O cara é um.babaca que nao se importa com a mae que passou a vida feito escrava o dar o minimo pra ele que vivia no mundinho da lua todo especial dele, entendi perfeitamente a condição dele, so Odiei a maneira que o.autor retratou isso.... PODERIA FALAR SOBRE HORAS, É ISSO O LIVRO É BOM, mas poderia ser 10xmelhor e melhor trabalhado.

Ps: Ah e fala alguma coisa tbm sobre estorias serem passadas de pai p filho entre gerações entre pessoas, como uma estoria se mantém "viva" ao decorrer do tempo... isso é interessante tbm...

Renata 14/12/2022

Sensível
Tão diferente... Uma história gostosa, personagens que a gente sente afinidade, fica com pena, sofre junto e torce por eles. Um livro que fica ressoando depois que acaba. Me pegava pensando nos personagens, tendo um pouco de saudade, especialmente do Omeir, meu favorito. Uma boa leitura.

darthxwinter 21/01/2024

Um livro de conforto
Para muitas pessoas pode parecer um livro chato e lento, ele não segue a fórmula clássica dos livros famosos, é um romance extenso, detalhado e deslumbrante. Todos os pontos de vista são muito bem escritos e fluídos, a gente sente aquela conexão e fica querendo saber de tudo dos personagens. A ligação das histórias no final do livro é surpreendente e emocionante, seu coração enche e a mensagem de todo o livro te atinge em cheio. A gente reflete, se emociona e se vicia com toda a obra e termina o livro com aquela sensação gostosa de lição de vida kkkkkk.

Você pode ler rápido, ler devagar, ou ate mesmo devorar, o importante é desfrutar de todo o lindo significado que ele traz.

"Aquele que conhece todos os Ensinamentos já escritos, sabe apenas isso: que ainda não sabe nada"

milenavifer 08/10/2023

Já está no meu top 10 de 2023
Gostei muito do livro, dos três arcos gostei muito do de Constantinopla. Gente, leiam esse livro!!!!

Jackson 19/12/2022

A cidade por trás das nuvens
Em uma construção quase que metalinguística somos apresentados à história de um pastor que queria morar em uma cidade nas nuvens. Para isso, ele inicia uma jornada que seria regada por uma má sorte capaz de, macabramente, causar gargalhadas em qualquer leitor.
A magia que envolve a história de Eton é tão forte quanto o mistério que permeia sua origem! O codex que contém a história do simples pastor que pretendia uma morada entre as nuvens, é encontrada primeiramente por uma menina com forte espírito de aventura dentro dos muros de Constantinopla, percorre os séculos e acaba nas mãos de uma menina, com forte espírito de aventura dentro das paredes de uma nave a deriva em algum lugar do espaço!
De Anna à Konstance, a história de Eton é contada por muitas vozes, e ouvida por muitos, a medida em que transforma as vidas por onde passa.
Acompanhar o desenrolar de cada personagem e sua trajetória, bem como a fundamental participação na construção da história é prazeroso ao passo que te transporta de modo leve para cada cenário.

Laura.Roberta 31/05/2022

Não acho que aproveitei a leitura tanto quanto poderia. Comecei esse livro na metade do mês e só fui terminar agora, porque fui com expectativas bem altas depois de ter ouvido falar tão bem e de ter esperado tanto tempo pro lançamento dele aqui. De cara, tive uma estranheza com a história, principalmente nas partes da narrativa do Omeir e da Anna, e fiquei um pouco decepcionada por não achar o livro a altura do que tinha imaginado. Mas persisti na leitura, pois achei muito interessante toda a construção da narrativa conectada ao redor de um livro. Sobre a narrativa, inclusive, realmente gostei de como o autor molda o mundo na perspectiva dos personagens e amei ver como todas as histórias se entrelaçavam, no final. Acredito que se tivesse começado esse livro em outro momento e o lido com a paciência e apego aos detalhes como merece, eu teria gostado muito mais e certamente seria um dos favoritos do ano. Ainda assim, o livro é fora do comum e uma leitura que vale a pena acompanhar.

BArbara 22/12/2023

Um livro sobre livros
Acredito que essa leitura me fez incendiar novamente a minha paixão por livros, sendo um livro que fala sobre livros e como eles salvaram a vida desses personagens em seus momentos mais sombrios, nos mostrando de maneira palpável sua magia.