A caçadora de árvores

Resenhas - A caçadora de árvores

1 | 2 | 3 | 4

Larissa.Stoco 12/02/2024

Resenhando A Caçadora de Árvores
Uma escrita lírica e bastante poética. Não chega a ser algo detalhado e aprofundado, mas transmite com excelência os questionamentos que o assunto propõe.

Samaa é uma adolescente nascida pós caos global, sem nenhum tipo de contato com a natureza. Um futuro árido, sem ar puro. Tudo o que ela sabe sobre antigamente é pela anciã, que Samaa mesmo questiona diversas vezes. Um mundo devastado pela ação desenfreada da destruição da natureza, e que para sobreviver, destroem os poucos resquícios verdes que restaram.

Apesar de não ser aprofundado, é cheio de sutilezas. O desenvolvimente e crescimento da Samaa é notório. Gostei muito do final. De como Samaa entende a anciã. De como ela, sendo uma adolescente, consegue exergar algo que uma comunidade inteira não consegue, o caminho para sobreviver não é destruir mais, é só preservar.

São questionamentos bastante pertinentes, um retrato que cabe perfeitamente para os dias de hoje. Um ótimo livro.

@vanessachrisostomo 09/02/2024

Livro curto...
História distólica onde a personagem principal nos faz pensar em como estamos usando a natureza para o bem próprio.

whluiza 15/01/2024

"A caçadora de árvores [...]"
Eu gostei demais. Fácil de ler e não cansa, gostei do fato de ser curto e a história ser interessante, a escrita é simples e é o que mais chama atenção. Gostei de como a autora desenvolveu a jornada da sua protagonista e sua personalidade. De como ela amadurece seu pensamento sobre o mundo e cresce o seu repertório. Eu fiquei tão feliz com a forma que ela aprendeu a importância da natureza, o quanto a vida depende de outra vida. O livro passa muito rápido, a história dá muito esperança e aquece bastante o coração. Recomendo muito!

Isabella1495 08/01/2024

Muito bom, leitura fluída, você lê que nem percebe que tá lendo,achei o final um pouco confuso mas consegui entender, recomendo muito,ainda mais se você está querendo começar a ter o hábito de ler,amei a história e a escrita(tirando algumas palavras um pouco difíceis que tem)

Carol.gx 11/11/2023

Uma ótima leitura para quem gosta de protagonistas bem desenvolvidas. Não esperava que a Samaa se transformaria. O único ponto negativo é que demora tempo demais em um ponto específico e aí não sobra tempo pra mostrar ela passando essa transformação pra frente.

FlAvia113 05/11/2023

Razoável
O livro tem uma temática interessante, mas que a autora desenvolveu de uma forma medíocre.
Tenho que ser justa a história poderia ser icônica, mas no caminho se torna cansativa e mais do mesmo.
Eu queria muito ter gostado do livro.

Vinicius Marcolino 31/10/2023

É um livro legal, dá para passar o tempo com ele.

Fui com muita ânsia para lê-lo e acabei me decepcionando, porque eu esperava falar mais sobre o mundo e como ele acabou assim e trazer essa mensagem de que ?estamos acabando com o planeta? com mais força. No final o livro teve seus momentos bons e que me emocionaram, mas eu achei entediante na maior parte do tempo.

Achei a proposta da autora muito interessante, mas a narrativa com a protagonista não me conquistou e em muitos momentos eu pensei em largar o livro.

romulorocha 04/10/2023

A caçadora de árvores, de Marie Pavlenko
Gênero: Ficção
País: França
Ano: 2022, 176 páginas
Editora: Nacional

Ambientado em um cenário distópico (mas com muitos requintes de realidade) onde árvores e lagos estão em extinção, A caçadora de árvores conta a história de Samaa. Ela e sua comunidade vivem da caça de árvores para a cidade grande, tendo que se expor aos perigos do deserto e de animais famintos. No entanto, apenas os homens podiam caçar. Isto, até Samaa decidir ser dona de seu próprio destino e seguir os caçadores em uma aventura que mudará para sempre o futuro de sua comunidade e de uma parte do mundo.

Gostei demais desse livro. A escrita é bastante envolvente, mas poderia investir mais nos detalhes da ambientação. Falo sempre disso em livros de ficção. Embora seja difícil encontrar mundos fictícios hoje em dia como Nárnia ou Terra média, quando leio ambientações neste rumo, elas me tocam de forma mais intensa.

Eu adorei a proposta da autora sobre essa temática do meio ambiente e por trazer o protagonismo para uma mulher. Meio ambiente e feminismos são sempre discussões que me envolvem e que acredito urgentes e necessárias.

?Não. As árvores dão vida, Solas. Elas mudam a terra, trazem água. Animais vivem sob a sombra, se alimentam, outros vêm descansar, se proteger. O mundo cheio de árvores é rico. Sem elas, é estéril.?

Para A caçadora de árvores, eu dou 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#Acaçadoradeárvores
#MariePavlenko

Elly.KP 29/09/2023

Perfeito
Cara, esse livro é perfeito, muito bom.
Eu teria terminado de ler antes, só que bugou quando eu tava lendo.

Maria 16/08/2023

O livro a caçadora de árvores conta uma história onde a areia devastou tudo e único meio de sobrevivência dos poucos humanos que restaram é caçando árvores, porém esse é um trabalho exclusivo para homens e a protagonista da história Samaa quer provar o seu valor mostrando que é capaz de ser uma caçadora.

Eu achei a história muito fofa, mostrando a importância das árvores, porém achei o livro um pouco curto, acho que ele poderia ser muito mais explorado.

A protagonista é um pouco chata no início do livro mas ao decorrer da história acabei gostando dela.

Maria14387 07/08/2023

Samma deseja ser uma caçadora de árvores, porém, esse trabalho é exclusivo para homens. Com sua teimosia e ousadia ela embarca em uma aventura para provar que é capaz de ser uma caçadora.

A historia é bem curta, acompanhando ponto de vista de samma. Sinceramente a protagonista no início é um pouco chata e durante a história percebemos sua evolução.

luiza 06/08/2023

Me identifiquei muito com a saama por motivos de quem nunca passou dias falando consigo mesmo e criando amizade com pequenos bichinhos....

Heloyse_V 21/07/2023

Li o livro por fazer parte da grade escolar, me surpreendeu por ser uma história que me prendeu verdadeiramente, apesar de que achei o final meio solto e alguns pontos meio confusos a mensagem final é de muita relevância

1 | 2 | 3 | 4