A caçadora de árvores

Resenhas - A caçadora de árvores

1 | 2 | 3 | 4

Nina Souza 20/07/2023

Um livro favoritado
O deserto é o cenário onde o leitor precisa ser sensível para perceber não só o espaço físico e suas descrições, mas toda uma simbologia que ele traz consigo: a aridez, a força impiedosa, a temperança e a sua magnitude.

Dentro dessa analogia, o leitor presenciará um futuro distópico causado pela consequência humana: o colapso da biodiversidade do mundo, gerando um ambiente devorado pela areia e proporcionando uma necessidade de caçar árvores e vender a sua madeira para a sobrevivência de uma sociedade nômade que vive com os pouquíssimos resquícios de vida e recursos.

A estruturação social desse livro é interessante, pois, ao mesmo tempo em que mostra um futuro, mostra que o ser humano voltou aos tempos pré-históricos: sem meios de comunicação, sem meios de transporte, sem livros, sem a escrita, sem água e sem o que plantar. Samaa, nossa protagonista, não entende essa ausência porque nunca viveu. É uma adolescente que acredita que o mundo sempre foi do jeito que é, e isso é fortalecido através da cultura, costumes e tradição de sua tribo.

Samaa vai passar por um processo muito interessante de ressignificação de valores durante a narrativa devido ao seu sonho: atuar em um trabalho exclusivamente feito pelos homens, e ter a vontade de ser a primeira a executá-lo para inspirar outras meninas a fazerem o mesmo questionando, sem ter se quer noção do impacto, sobre as hierarquias sociais de uma sociedade patriarcal repleta de ignorâncias herdadas e não questionadas.

É um livro que conta com uma temática ambiental muito forte e que precisa ser discutida, mas, além disso, é um livro que traz questionamentos e lições em uma narrativa simples, certeira e muito delicada de descobertas, mudanças de perspectivas, amadurecimentos e sobre o impacto e o perigo da alienação ideológica.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Vieira 16/07/2023

Salvem as árvores
Aaaaah, eu não acredito que acabooou!!! Eu chorei, confesso!!! Mdss eu amei essa história, queria mais tempo com a Samaa e o Solas e ... Ai, eu chorei com o final. Que história linda MDS.

Pollyanna Reis 17/06/2023

A CAÇADORA DE ÁRVORES
? Samaa, vive em um mundo onde a areia devorou tudo, e a face da terra desapareceu quase que totalmente. O sustento das pessoas agora, vem pela caça e venda das últimas árvores existentes. Samaa, adoraria ser uma caçadora também, porém esse trabalho é exclusivo para homens. Porém isso não impede nossa pequena Samaa, de viver essa experiência.
Um dia ela resolve desobedecer às ordens ditada pelos mais velhos e consegue seguir os caçadores até o deserto. E nessa aventura imprudente Samaa, irá descobrir que as histórias contadas pela anciã, histórias que ela sempre desprezou, podem sim, ser verdadeiras e que de alguma forma, poderá mudar o destino de sua sociedade para sempre.

? A Caçadora de Árvores nos apresenta um futuro distópico, uma história super rápida de ler e que envolve o leitor do início ao fim. Aqui as árvores são uma raridade, e os homens ainda continuam tendo atitudes estúpidas em relação ao meio ambiente.

Durante o decorrer da leitura, a história comove e nos faz refletir. Confesso que algumas atitudes da Samaa, em relação a anciã me incomodaram, mais qual é o adolescente que não julga saber tudo?! Que se acha o sabichão da história! ?

? Gostei de acompanhar tudo que a Samaa passa e vivencia longe de casa. Apesar das atitudes impensadas dela, Samaa é uma garota forte, corajosa, questionadora.

? A autora trabalhou muito a importância da preservação do meio ambiente, e a importância de pequenas atitudes. Temas como respeito, amizade, dramas familiares, luto, autoconhecimento, autonomia, luta por sobrevivência e coragem também são trabalhados na obra. Um livro excelente, carregado de ensinamentos e muitas reflexões.

? Impossível não se emocionar com a história contada, uma história que pode sim, ser nossa realidade um dia.

? A editora Naci fez um belíssimo trabalho nessa edição. Capa linda e diagramação super confortável para leitura.

Tive uma experiência maravilhosa e super válida com essa leitura, e recomendo demais.

Nicolli.Sandaniel 31/05/2023

Agradável surpresa
Li esse livro q foi mandado pela professora na plataforma Leia Paraná, porém, que livro bom.
Um pouco confuso, me perdi algumas vezes, bem curtinho, levinho, muito interessante realmente.
Gostei dessa leitura, recomendo

Queria Estar Lendo 24/05/2023

Resenha: A Caçadora de Árvores
A Caçadora de Árvores é um dos títulos da Editora Naci que chegou aqui em cortesia. Escrito por Marie Pavlenko, é uma distopia sobre um futuro em que a natureza foi totalmente devastada pela humanidade. Agora, árvores são uma raridade, e caçadores as buscam para trocar por recursos. Samaa é filha de um caçador, e sonha com o momento em que vai poder caçar essas gigantes desaparecidas.

Samaa cresceu em um grupo de nômades. Eles atravessam a imensidão desértica que se tornou o mundo, sobrevivendo através das expedições de caçadores de árvores. Com a devastação do mundo natural, árvores se tornaram itens de luxo, e a população das cidades as troca por recursos como alimentos, água e oxigênio.

O pai de Samaa morreu em uma dessas incursões, atacado pelas bestas ferozes do deserto. Mesmo com esse terror, Samaa quer ser como ele. O que é proibido, porque apenas homens podem caçar árvores.

Isso não impede a garotinha de, na véspera de uma incursão, reunir tudo que pode para sair em busca da sua própria caçada. O problema acontece quando Samaa se perde dos caçadores, e acaba caindo no lugar mais inesperado em toda essa imensidão vazia. Em uma caverna que pode dar a Samaa a chave para mudar o mundo.

A Caçadora de Árvores é um livro pequeno e simples, com uma narração condizente com a idade da sua protagonista. Sem grandes descrições, com o básico de informações que a história pede. E, por isso, é tão cativante.

"- As árvores têm mil rostos. Mas... infelizmente, agora somos incapazes de lê-las."

Fala sobre esse mundo devastado de maneira vaga porque é assim que os nômades o conhecem. Não tem grandes explicações do que aconteceu com a humanidade, por que a natureza foi devastada, o que são as cidades.

Acompanhamos a história de uma garota que quer caçar árvores, e que acaba confrontando um dilema ao se aventurar para realizar esse sonho. Toda a história gira em torno da reviravolta que Samaa vive ao perceber que talvez as histórias de uma velha biruta fossem reais; talvez as árvores sejam mesmo um grande poder, e a chance da vida renascer.

Gostei de como a autora desenvolveu a jornada da sua protagonista. Essa coisa de aventura inesperada somada a um perrengue gigantesco, porque Samaa não está preparada para o mundo lá fora. Um mundo terrível e cruel, e vazio, principalmente.

A sorte dela é que nem tudo foi destruído. Ainda há natureza prosperando, e é isso que ajuda Samaa a sobreviver. A Caçadora de Árvores é sobre isso. Uma criança aprendendo sobre a importância da natureza. O quanto ela provê, o quanto a vida depende de outra vida.

Eu me emocionei demais com as realizações que a Samaa vive, sua conexão com a natureza, como ela passa a entender o poder que uma única árvore tem sobre um ponto da Terra.

"Desde que parti, manhã rima com saudade."

As páginas passam rápido, e quando o livro termina deixa uma sensação querida no coração. É esperançosa. Porque mesmo em um futuro tão terrível, ainda tem quem lute pela vida.

A edição da Nacional é muito bonita. Diagramação confortável, tradução ótima (feita por Sofia Soter), revisão perfeita. O texto flui tão bem que você nem vê a história avançando. Quando percebe, já acabou.

"ler fazia nascer coisas que não estavam ali."

A Caçadora de Árvores é o tipo de livro que todo mundo deveria ler. É bastante atual, porque fala sobre os perigos que a humanidade corre com o consumismo desenfreado e a maneira terrível com que trata a natureza. É bem profético, na verdade, porque não é um futuro impossível. Se não salvarmos a natureza agora, não tem futuro pra gente.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/05/resenha-cacadora-de-arvores-marie.html

Dressa30 18/05/2023

Se a Marina Silva não for parente dessa menina eu sou maluca
A Caçadora de Árvores, mais um livro perdido do meu Kindle que li na saga de desentralhar ele!
Eu escolhi esse porque era bem curtinho e mostrava uma premissa legal, segue comigo:

Em um mundo onde tudo foi devastado, existem caçadores de árvores, eles as procuram, cortam e vendem a madeira, tudo é desconhecido, esquecido pelo tempo e pelo fantasma do que já foi o mundo. O trabalho de caçador é exclusivamente masculino, até que um dia uma menina foge de sua aldeia atrás da caravana de caçadores, e nessa viagem ela irá descobrir o verdadeiro valor da natureza.

É um livro bem curtinho, mas que vale a pena a leitura reflexiva sabe, sobre natureza e sobre qual caminho estamos tomando como seres vivos para com o planeta.

Devilskr_ 15/05/2023

Esse livro é simplesmente perfeito, confesso que senti falta de algumas coisas, porém a lição que aprendi com ele é eterna! Me aventurei e me emocionei junto com a Samaa! Super recomendo

Breno289 01/05/2023

Uma leitura leve com um tema importante
A Caçadora De Árvores é um livro leve e bem tranquilo de ler, imagino que qualquer jovem consiga ler esse livro com facilidade, trás um tema importante sobre o meio ambiente, e é divertido acompanhar o desenvolvimento de Samaa, uma protagonista que inicialmente não sabe nada sobre como era o mundo antigamente com árvores, água e natureza pra todo lado, e vira uma defensora que se arrisca para proteger os últimos resquícios de verde que ainda sobraram, acredito que é uma leitura que vale muito a pena.

Isadora 30/04/2023

É um livro simples, curto e fluido. Há pontos que me incomodaram, mas a história cumpre o que promete. É também uma boa distopia para apresentar para crianças mais velhas, para discutir a importância da água e das árvores pra manutenção da vida.

Maria 22/04/2023

Credo
Que livro estranho não entendi nada disso aí
Li por obrigação e não leria de novo
Mas enfim acho que pode ser para outros leitores

Belly54 21/04/2023

Sem palavras.
Eu acabei de ler literalmente agora e eu tô completamente em prantos, sério que história mais linda e emocionante. É tão triste pensar que essa um dia pode ser nossa realidade, é tão triste pensar que todos os dias estamos matando várias e várias Naïas e Tewidas
De verdade, eu acho que eu vou levar ensinamentos desse livro durante muito tempo, leiam se tiverem oportunidade, por favor.

luiza3489 14/04/2023

Resenha: A caçadora de árvores
O livro "A caçadora de árvores de Marie Pavlenko é uma obra de aventura que discute o desmatamento e a seca que provocaram um deserto.

A obra de início é de difícil de compreensão, fica muito parada, porém no finalzinho começa a ficar mais interessante e tem uma história muito boa. Ela conta sobre a conscientização da natureza, mais especificamente das árvores, no início a personagem tem um pensamento muito igual aos caçadores e no fim do texto ela entende que a árvore tem sim uma grande importância para tudo. Em relação aos personagens secundários, achei que eles foram importantes para a história e gostei muito deles

Julia B. 10/04/2023

A caçadora de árvores
Que livro incrível, não estava esperando muito no começo, porém me surpreendeu com a mensagem que quis passar e um enredo muito gostosinho de ler, amei

1 | 2 | 3 | 4