A caçadora de árvores

A caçadora de árvores Marie Pavlenko

Resenhas - A caçadora de árvores

1 | 2 | 3 | 4

Let 28/01/2022

Um romance sensível com um cenário distópico
Esse livro, de forma lírica e poética, retrata um mundo que pode muito bem ser o nosso daqui alguns anos se não pensarmos na preservação da natureza.

A vida foi aniquilada, a areia tomou conta de tudo, e as pessoas que sobreviveram vivem como nômades caçando árvores pra vender e se manter.

Samaa quer ser uma caçadora também, mas isso é trabalho de ?homem?. Então, teimosa, ela decide fugir e seguir os caçadores pelo deserto. E é quando ela descobre uma verdade sobre seu povo! Uma verdade dolorosa.

Eu literalmente chorei com o final. Que história linda e necessária. Eu só espero que a gente não cometa os mesmos erros que essa sociedade fictícia cometeu.

Booktoti 28/01/2022

Um livro que deveria virar clássico
A caçadora de árvores (+12) é diferente de tudo que já li, não é dividido em capítulos e tem uma escrita fluida, que te prende do início ao fim, achei que iria estranhar mas me surpreendeu muito positivamente.

Com toda certeza uma livro que deveria virar clássico, sabe aquele livro que você leu na escola, e por incrível que pareça não achou tão chato e gostou, esse livro tem exatamente essa cara. A mensagem passada é muito importante e mesmo sendo uma distopia é atual, ver a evolução de Samaa e muito gratificante. Mesmo sendo um livro muito diferente do que tenho costume de ler foi uma leitura muito rápida (no máximo 4 horas) e muito gostosinha

Mari 31/01/2022

Um livro que todo mundo deveria ler
Confesso que não tinha muitas expectativas, mas me surpreendi demais.

Nessa história vamos conhecer Sama que quer ser caçadora de árvores, ela vive no deserto e o mundo já não é o que conhecemos. Animais, árvores, oxigênio? Quase em extinção.

As árvores ficam em fendas no deserto e são raras de encontrar. A ?aldeia? em que Sama vive tem caçadores e acreditam que eles, após a caça, que fazem os humanos sobreviver com a água em gel, lenha da árvore para vender e etc.

Um livro curtinho que nos entrega muita reflexão. Aborda a importância do meio ambiente de uma forma extremamente incrível.

Taki 02/02/2022

Esse livro me lembrou a música do Toquinho, "Herdeiros do Futuro". E tanto o livro como a música vão direto ao ponto: se não cuidarmos do planeta agora, não haverá nada no futuro. Para se pensar e começar a agir desde já.

Julyane Polycarpo 23/02/2022

Que livro mais incrível!
Um livro curto com menos de 200 pgs que me tocou de uma forma surpreendente.
Termino a leitura emocionada e muito feliz com o final!
É como diz a própria sinopse: o livro traz lições sobre a importância da vida e a preservação do meio ambiente.

"As árvores não ficavam escondidas nuns buracos do deserto. Não se resume a 'leña', essa tal mercadoria rara que enlouquece os idiotas da cidade. Como se as árvores fossem feitas para decorar as salas e alimentar os caprichos dos ricos descerebrados! As árvores se espalhavam por todo lado, nobres, majestosas, formando florestas. Sabe o que é uma floresta? Não, claro que não, como saberiam? Já desapareceram faz tanto tempo".

Lêeninha 04/03/2022

Emocionante...
Umas história simples, mas com muito aprendizado.
Infelizmente O homem não vê a destruição que está fazendo com a natureza e seu impacto a vida
Obrigada Samaa, aprendi muito com você hoje

Sil | @uma_dama_dos_livros 08/03/2022

Samaa vive em um mundo que acabou por causa da raça humana, um mundo onde só há deserto para todo lado e onde a água é uma lenda para a humanidade. ??

Para sobreviver nesse mundo a única forma de conseguir alimentos, água e oxigênio é caçando árvores, cortá-las e vendê-las no mercado e assim trocar o pagamento por alimentos e principalmente por água em formato de Gel. ??

Samaa e seus pais não conheceram o mundo de antes e na aldeia deles a única pessoa que sabe como era é taxada como a velha doida. ??

Pois ela conta histórias que parecem tão surreais para o mundo que eles vivem agora que acreditam ser mentira. ??

Samaa sempre quis ser uma Caçadora e assim poder honra o seu pai e sua aldeia, mas garotas não foram feitas para caça, mas ela não deixa de acreditar que poderia ser a melhor entre todos os homens da aldeia.

Após algumas acontecimentos Samaa vai embora a procura de ajudar a sua aldeia e se juntar aos caçadores à procura de novas árvores para cortar. ??

Mas o que ela não esperava era ver que talvez a anciã esteja completamente certa sobre o mundo e que ele era melhor antigamente e muitas coisas existiam antes de ser só deserto e que talvez agora eles possam cultivar esse mundo novamente.
??

- Uma leitura inspiradora que nos trás a forma certa de tratar o nosso mundo antes que ele nos abandone e seja só um deserto sem esperança para que possamos viver bem. Amei conhecer e poder ler esse livro riquíssimo.

Mick 13/03/2022

Eu estou completamente apaixonada por esse livro. Sensível e arrebatador "A Caçadora de Árvores" é arte.
Dá pra sentir a escassez, o calor, a secura, dá pra sentir o alívio da sombra e o fascínio da descoberta. Acompanhar o amadurecimento forçado de uma garota de 11 anos é como ver uma flor se desabrochar no meio de muito espinho... Lindo demais.
O livro é pequeno e a formatação sem capítulos foi feita para "ler em uma sentada", mas eu não recomendo.
Saboreie a leitura, deixa ela fluir dentro de você, a mensagem é linda e ao mesmo tempo alarmante, leiam.
É o tipo de livro que te muda, pra melhor.

Maria4043 21/03/2022

Quando uma árvore sangra, o mundo sagra junto com ela.
Eu esperava uma espécie de conto com uma boa mensagem, e recebi um livro incrível que me fez chorar.

"Eu me viro para o céu estrelado. Existirão outras Naïas sob este céu? Ou foram todas destruídas pelos homens?"

Andreza e Andrielly 27/03/2022

Um livro emocionante e esperançoso
O livro se passa num futuro onde as árvores são artefatos raros e muito valiosos, além de crescerem em lugares inóspitos e de difícil acesso, a sua madeira serve de fonte de renda para várias aldeias, é com elas que famílias conseguem alimento, água e oxigênio. Por isso, surgem os Caçadores de Árvores, aqueles responsáveis pelo trabalho de achar as árvores e comercializá-las.

Samaa vive numa dessas aldeias e sonha em virar a primeira caçadora do seu povo, porém isso não é visto com bons olhos. Assim, tentando provar suas habilidades, quando uma das expedições sai à procura de novas árvores, a jovem foge. Entretanto, em poucas horas, se perde do rastro dos caçadores e se vê sozinha no meio do deserto.

Um dos grandes pontos positivos da obra, foi a forma como Samaa amadureceu ao longo das páginas, ao aprender a sobreviver sozinha no deserto, a garota reflete sobre quem ela é e sobre a sociedade em que vive. Além disso, amei a forma como a consciência ecológica da protagonista foi muito bem trabalhada, enquanto ela aprende e fica ciente da importância de preservar os bens naturais, o leitor embarca junto e fica envolvido.

Com vários flashbacks, foi ótimo ver as memórias de Samaa e conhecer o mundo criado pela autora, fiquei curiosa sobre mais informações sobre esse universo distópico.

Além disso, adorei a forma como a autora consegue abordar os mais variados temas e conectá-los, seja de forma sutil ou com mais destaque, como no caso do desmatamento, do machismo, das diferenças socia.is e do lu.to. É um livro reflexivo e importante, que serve para todas as idades.

Enquanto lia, era impossível não pensar que o livro daria uma animação da Disney incrível, com uma protagonista forte que vai aprender sobre a importância de cuidar da natureza e do quanto o mundo é complexo e até cruel, às vezes.

site: https://www.instagram.com/p/CbOBdIIvQoR/

Marilia 03/05/2022

Tewida Olhuda
Acho um livro delicado, sútil e certeiro . As vezes o que falta não é porque acabou, é só porque deixamos de cultivar . As vezes é importante ouvir quem veio antes. Talvez tanta informação tenha nos tornados ironicamente mais ignorantes.

Dessa 25/05/2022

@apenasumvicio
A caçadora de árvores é um lançamento de janeiro da Editora Nacional, e apesar de ter poucas páginas, o livro carrega um significado enorme. A obra trata de um assunto muito importante e atual: a preservação do meio ambiente. Voltado para o público infantojuvenil, a trama nos apresenta o assunto de forma fácil, mas ao mesmo tempo muito marcante.

Samaa vive no deserto com a mãe e mais algumas pessoas. Eles são nômades, que vão em busca de árvores para cortar e trocar na cidade por água em gel, comida, roupas e outras necessidades básicas para sobreviverem.

No deserto é raro encontra árvores, e as que conseguem encontrar, ficam em fendas escondidas. E tem também a possibilidade de algum outro grupo já ter passado por aquele local, o que acaba os deixando para morrer.

Samaa já passou fome, sede e já viu pessoas próximas morrerem. É uma vida difícil, e ela quer muito ser uma caçadora, porém, é algo que só os homens são permitidos de fazer. Seu pai morreu em uma caçada, e desde então a vontade de seguir seus passos só aumenta.

Em uma caçada, ela resolve fugir e seguir os caçadores pelo deserto para provar seu valor. Porém, no meio do caminho as dificuldades surgem, e sua única ajuda para sobreviver é algo que nem esperava e que trará uma verdade sobre seu povo e o futuro da humanidade.

É impossível não pensar que essa poderia ser uma realidade nossa, daqui alguns anos, e é extremamente assustador. Na trama temos uma anciã que tenta alertar que as árvores são importantes, e que não deveriam ser extintas. Porém, seus avisos não são levados a sério.

Eu fiquei encantada com a obra, é uma leitura muito rápida e leve. Samaa é uma personagem incrível, ela é corajosa e gentil. O final despedaçou meu coração. É uma leitura muito necessária!

site: https://www.instagram.com/p/CaQmpVLsZlC/

Flavio.Vinicius 07/08/2022

Um livro muito bonito, permeado pelo lirismo da heroína Samaa. Uma história muito bonita sobre um mundo destroçado que pode ser reconstruído. É sobre como fazemos parte do mundo, igual aos outros seres vivos, e de como estamos todos emaranhados numa mesma teia.

É uma história de ficção científica, uma novela distópica, mas com viés otimista.

KelenDZ 06/11/2022

Gostei muito da história. Curta e gostosa de ler, mostra como Samaa descobre, em um mundo futuro desértico, o verdadeiro valor das árvores.

1 | 2 | 3 | 4