Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

pizarrel 12/01/2022

Desfecho incrível e único de uma saga perfeita????
*Essa resenha é mais uma experiência com a saga toda do que com o último livro em si.*

É, eu terminei a melhor saga da minha vida. Talvez eu tenha embarcado em Hogwarts muito tarde, porque eu nunca assisti os filmes e o meu primeiro contato com esse mundo foi pelos livros, mas não me arrependo de ter começado a ler. Esse mundo que foi criado é impressionante, a grandeza e imensidão dele é fascinante, acho que nunca encontrarei uma saga tão bem escrita. Os personagens criados são tão bem escritos, cada um com um traço único, me tiraram risadas, choros, me fizeram surtar de raiva, mas todos contribuiram pra alguma coisa dentro de mim (menos alguns). É isso, apenas leiam essa história. Nunca é tarde pra invejar a vida dos bruxos enquanto se é trouxa! ??

Cami 31/05/2021

O fim de uma era
Dumbledore deixou uma tarefa arriscada a ser feita a um dos seus mais fiéis admiradores, Harry Potter terá que caçar e destruir cada uma das horcruxes de Voldemort.

Depois de tanto tempo finalmente cheguei ao final dessa extraordinária saga, me sinto extremamente feliz por meus tão amados personagens finalmente terem tido um final digno e extremamente triste pela morte de outros tantos memoráveis. Desde o começo eu sempre achei esse um dos melhores universos já criados em uma fantasia, cada pequeno detalhe desse mundo é espetacular.
A escrita da autora pode não ser uma das melhores, mas que admirável criação.
Ao decorrer dos livros nós vemos personagens crescendo, se apaixonando, vencendo os perigos que os estreitaram e infelizmente alguns encontrando o seu fim, cada livro tem as suas peculiaridades e seus defeitos, cada um tem a sua importância para esse final, cada um foi necessário para moldar o Harry até aqui. Os personagens são tão maravilhosos, acho que nunca me apeguei tanto, cada um tem sua história, suas particularidades, suas admiráveis personalidades, e ao decorrer de toda a história, cada teve o seu momento de destaque. Eu sei que essa saga tem defeitos, mas ela ficará marcada em mim por muito tempo. Esse último livro foi realmente muito bom, a primeira metade do livro foi um pouco parada em acontecimentos, o que não atrapalhou o ritmo da leitura, pois de certo modo tudo era muito interessante, já a parte final do livro é impecável, Snape e Dumbledore me surpreenderam de diversas maneiras, chorei muito pelos mortos, mas acima acima de tudo me sinto feliz pelo final, acho que não deveria ser diferente, Harry mais uma vez foi salvo pelo amor de uma mãe.
Eu como a sonserina que sou, me despeço uma última vez de Hogwarts, o meu tão amado lar.

Débora 07/05/2020

Fechamento da saga
O último livro fecha muito bem a saga. Assim como nos volumes anteriores, apresenta uma trama muito bem amarrada, demonstrando o bom planejamento da autora sob a história.

A saga de Harry Potter abriu as portas para o Wizard World, o qual possui cenário para muitas possibilidades e histórias. É intrigante pensar em como J. K. Rowling criou esse universo e as inspirações que a levou aos detalhes.

Jenickson 01/06/2020

Harry Potter e as relíquias da morte
Livro mais que perfeito! Obra mais que perfeita! História mais que perfeita!
Acredito que o 6° livro me cativou muito, e se tornou meu favorito. Mas não posso deixar de concordar com a ideia de que a saga Harry Potter tem um livro melhor do que o outro.
Cada livro que você vai lendo, ele se torna o melhor, é incrível kkkkk. Relíquias da morte não foi diferente. Achei tudo muito perfeito.

Finalmente, depois de anos adiando as leituras desses livros, eu os peguei, com uma meta de terminar todos em pelo menos 2 meses. Terminei de ler em 30 dias, mas poderia ter terminado bem antes, pelo tanto que eu estava amando.

Obrigado, JK.

Dama 17/03/2021

O fim
Nem consigo entender a magnitude desse livro. É estranho ter acabado, depois de 7 livros, parece que a história simplesmente continua. O começo desse livro é meio parado, com constantes frustrações e perdas, mas tudo vale à pena e faz sentido com o final magnífico e devidamente preparado. Vou sentir falta da coragem impulsiva do Harry, do humor no tempo certo do Rony, das respostas sempre prontas da Hermione, dos conselhos do Dumbledore, da magia, da loucura, da estranheza de tudo. Foi bom viver com você Harry, sinceramente, sentirei saudades.

Alice 06/04/2023

"São tempos sombrios, não há como negar"
Reler Harry Potter sempre vai me causar a mesma sensação de quando li pela minha vez, e nunca me canso de dizer isso.
O quanto eu amo essa saga... é impossível de descrever. Ela faz parte da minha vida.

Esse livro é maravilhoso, como todos os outros. Os mistérios desvendados que a gente tinha tanta curiosidade ou mesmo os que não fazíamos ideia que existia. Muitas respostas, seja se gostamos delas ou não.
E o Severo Snape... Esse homem é um herói. Aquela cena específica sempre vai me fazer chorar como um bebê, sempre vai me fazer pensar na injustiça, mas aí eu lembro que se for pensar em injustiça, nenhum personagem que eu amo teria acontecido o que aconteceu.

Por fim, não posso dizer que esse livro é o fim de uma era porque Harry Potter nunca irá acabar. Harry Potter nunca irá ser esquecido ou ter um fim se depender de cada um de nós que ama essa saga.

É sempre uma honra reler essa obra de arte.
Tsuki 06/04/2023minha estante
É a mesma coisa que eu sinto cara...

Sophia.Black 31/07/2022

?????????? ?? ?????
Sempre tentei imaginar qual seria a minha reação quando eu tomasse coragem para ler os livros da saga que eu amava a tanto tempo. Se eu ficaria espantada com os acontecimentos e se eles mexeriam comigo, mesmo que eu já soubesse o desfecho da história, ou se eu percebesse que por eu já "saber" tudo o que ocorreria eu pararia de gostar de Harry Potter e de qualquer coisa que possa se relacionar a história.
Fico feliz de hoje poder dizer que sim, me surpreendi e cada palavra do livro mexeu com os meus sentimentos, e percebi que pouco importava eu saber ou não o caminho que a saga tomaria, no fim a experiência seria incrível e inesquecível da mesma maneira.
Confesso que ficaria feliz se algumas coisas tivessem acontecido de forma diferente, como alguns personagens não terem morrido, ou até mesmo o jeito repentino que acabou o F.A.L.E., mas tudo se encaixou tão bem que não tenho certeza se mudaria realmente algo na história. Certamente é e será umas das minhas séries favoritas da vida, aprendi, e tenho certeza que ainda posso aprender muito, com a história e os personagens, coisas que me fizeram e fazem ser uma pessoa melhor.
Isso já é de conhecimento público, acredito eu, mas é verdade (podendo ser considerado até um fato) que todo mundo deveria ler Harry Potter pelo menos uma vez na vida. Acompanhar cada batalha, triunfo e perda dos personagens, e, talvez, aprender a ser alguém melhor.

karoollp 12/12/2021

Uma experiência única
Harry Potter foi sem dúvida uma grata surpresa no meu 2021. Sim, porque eu, no auge dos meus 25 anos não imaginava que leria esta série porque acreditava que não tinha mais idade para tal, agora tô eu aqui, com a série finalizada, usando camiseta do Harry e bebendo chá em uma caneca no formato da Edwiges ?

Foram um total de 3 meses em função da série, em meio a livros que me arrebatavam desde o início (O prisioneiro de Azkaban, Enigma do Príncipe e Relíquias) e alguns que foram em determinados momentos mais difíceis/cansativos (Cálice e Ordem da Fênix), mas cá estou.

Foi uma experiência incrível, eu só tinha base da história pela visão dos filmes, esta que ainda era bem precária porque minha memória é péssima, então pensem que muitos acontecimentos eu sequer lembrava, principalmente os mais significantes.

Termino essa experiência feliz demais por ter aceitado o convite de uma amiga e ter entrado nessa aventura, e principalmente, por ter tido ela comigo para compartilhar os meus surtos hahaha.

Cada personagem que conheci durante a leitura ficará para sempre na minha memória, tanto os amados (destaque para família Weasley, Luna, Marotos, Dobby ?, além dos principais), como os odiados kkkkkk e falando em odiado, fica aqui o meu elogio para a construção que a JK fez do Voldemort, para mim, um dos vilões mais bem explicados nos livros.

Cada surto, sorriso e lágrimas (principalmente nos dois últimos livros), fez toda a diferença para que eu tivesse uma experiência de leitura única, inclusive as mortes sem dó de personagens queridos.

Este último livro entregou um final excelente, com tudo fechadinho e se conectando, foi surreal ver como acontecimentos desde o primeiro livro foram necessários para esse desfecho.

Enfim, apenas leiam e releiam HP, com a minha experiência pude entender os motivos de as pessoas gostarem tanto da série e entrar então para o clube dos que possuem um carinho especial pela história.
Luað 12/12/2021minha estante
Amooo

Lohanny.Melo 02/07/2021minha estante
Um dos personagens que eu senti falta nos filmes foi o pirraça, tem muitas coisas que os filmes não mostram, o fato da Hermione tbm sofrer bullying por causa dos dentes dela, a Gina que é maravilhosa nos livros, são coisas que dão todo sentido na obra

valen 02/07/2021minha estante
sim!! amo, só não tenho muito afeto pela hermione mas gosto dela tbm

May Furlan 27/09/2013

O pecado de Rowling
A série “Harry Potter”, da escritora britânica J.K Rowling, em seu primeiro livro já levantou polêmica no mundo. Rowling chegou com seu bruxinho e acendeu um fósforo em meio a barris de pólvora, desafiando a Igreja cristã e seus costumes mais conservadores. Driblando de forma espetacular as acusações sem fundamento de que ensinava práticas de magia às crianças, a britânica nos presenteou com uma das melhores séries desses últimos tempos, nos transportando para um mundo repleto de magia, aventura e perigos, onde o sentimento mais valioso é o amor.

No último livro da saga, Harry depara-se com situações que irão exigir muito tanto emocionalmente quando psicologicamente de um garoto que acabou de conquistar a maioridade bruxa. Em meio a conflitos internos do que é certo e errado, da difícil escolha de qual caminho seguir e ainda em meio ao turbilhão de emoções de um adolescente com o destino traçado para o triunfo ou para a morte, o bruxo terá mais do que nunca que se apoiar em seus amigos, Rony e Hermione, e colocar em prova seus verdadeiros valores.

O livro segue em uma narrativa envolvente, ativa e perfeita. O leitor acaba sentindo o que os personagens sentem, condenando e perdoando, alegrando-se e sofrendo. Nesse sétimo livro, Rowling deixa explícito o amadurecimento de Harry e dela como escritora, deixando para trás aquele quê de inocência que acompanhava o bruxinho e que muitas vezes encantava quem estivesse lendo.

Em minha opinião esse é um dos melhores livros da série (perdendo somente para o “Enigma do Príncipe”), ele é um dos que possuem uma das melhores tramas desenvolvidas. Muitos condenam o modo como a escritora apresentou o confronto final entre Harry e o temido vilão Voldemort, porém eu a apoio de certa forma, uma vez que penso que o desenvolvimento dado à luta e o desfecho proposto, foi uma das formas de deixar a alma de Harry imaculada (lembre-se do que Dumbledore disse: “a alma se corrompe através do assassinato”). Essa também foi uma maneira que encontrou para preservar a imagem que Harry tinha desde o primeiro livro, o fato de ser o oposto de seu inimigo mortal, não tendo a capacidade de matar por prazer e muito menos a capacidade de matar para se defender.

O pecado cometido por Rowling foi realizado na última parte de “Harry Potter”, mais precisamente dezenove anos depois. (CUIDADO: A parte a seguir pode conter algumas revelações sobre o enredo do livro) O final “felizes para sempre” que a britânica deu a Harry é simplesmente açucarado demais, feliz demais, não combinando com nenhuma das outras partes da série. Acho que todos nós concordamos que depois de passar pela vida mais cataclísmica do mundo bruxo, Potter merecia um bom final, porém o proposto pela escritora é impossível de acontecer na realidade (tanto dos trouxas quanto dos bruxos).

Acho que para a escrita dessa última parte, Rowling buscou inspiração naqueles comerciais de margarina ou ainda naquele antigo conceito de “American Way of Life”, onde todos estão plenamente felizes com sua extensa prole, nos presenteando com um coro de risadinhas do Willy Wonka e ainda um nível insuportável de fofura, com direito a momento “uôn” (pausa para piscar os olhinhos de forma irresistivelmente doce).

Se Rowling não tivesse tentado derramar o pote de açúcar no final (talvez a inspiração tenha surgido enquanto assistia “As Meninas Super Poderosas” [“Açúcar, tempero e tudo o que há de bom...”]) o livro mereceria 5 estrelas, e fecharia a série com chave de ouro. Enfim, a última parte era algo desnecessário e o livro estaria melhor sem ela.

P.S: Matéria interessante sobre as novidades no universo Harry Potter no link abaixo :D

site: http://fodoca.blogspot.com.br/2013/09/jk-rowling-midas-expansao-do-universo.html
larissa 07/03/2010minha estante
Gostei do geito que comentou, falei pra quem compartilhava comigo a história do livro, queria alguem que realmente dessa opiniao assim como essa que acabei de ler[a sua]mas nao, para eles o livro estava perfeito; pra mim é diferente, a expectativa era grande demais para que o ''final''do capitulo [antes de dezenove anos depois]podesse acabar daquele geito, ai sim, no ultimo capitulo, do ultimo livro.oq virou a vida de harry potter? uma coisa doce demais que dava até enjou, impossivel de acontecer ou previsivel demais; como ela fez isso com um personagem que mexeu com a imaginaçao de muuuuuitas pessoas, fiquei sei la- com a minha moral abalada pela moral da historia que se tornou como vc disse ''fofa'' inesplicavelmente...o medo de harry potter por seu filho no final foi normal, mas oq estava bom virou um mel muito grande no final que podia ser...diferente e eu pelo menos eu nao gosto de mel muito menos exageradamente.

Letícia 01/03/2011minha estante
O livro teve um desenrolar perfeito, sem pausa para respirar, exceto no trecho da floresta, algo que é proposital, cria um clima de solidão.

Achei o epílogo bom. Realmente achei bom. Pelo menos na última vez que o li (o que faz um tempinho) não tinha muitoscomentários negativos. Acho que pode ter ficado feliz demais para, exatamente, quebrar um pouco o clima sombrio o dizer para os leitores "olhe, apesar de todas as mortes e a destruição, eles ficaram bem". Muita gente critica H/G, mas acho que o par de Harry era menos importante (esperava mesmo era R/Hr).

Acho que ela pecou em matar poucos vilões famosos e muitos "do bem", por assim dizer. Não perdoo a maior parte das mortes, mas como é uma guerra, engulo tudo, MENOS Dobby e Fred. Essas são imperdoáveis.

*pausa para a piada* Como ela prega o anti-assassinato e corrompe a alma dela dessa forma?

Ok, vou parar de falar. Sua resenha, como sempre, ficou muito muito boa :D

Vulcka 03/03/2011minha estante
AHH *-*
Primeira pessoa que não discorda da minha opinião!
"a última parte era algo desnecessário e o livro estaria melhor sem ela" - Concordo plenamente!

Gabriel 02/04/2011minha estante
sobre o epílogo: muitos dizem ser final de novela, mas o que a autora mostra é que apesar de toda aquela fantasia e história fantástica que harry viveu, no fim foi tudo somente uma fase e que estava na hora de ter uma vida "normal" e ter sua própria família.
PS: escrevendo isso me fez lembrar todo o livro e sentir uma nostaugia meio melancólica.

Victor Delmas 23/06/2011minha estante
O epílogo diz que Harry termina com Gina. Ron com Hermione. Assim como todos esperavam. Narra uma breve cena da despedida de seus filhos indo para Hogwarts, a casa que Harry, Voldemort, Snape e outros denominaram como "suas" casas, por terem encontrado ali realmente um lar de verdade. Narra também um encontro com Malfoy. E por fim, diz que a cicatriz não doía há 19 anos. E que tudo estava bem. Diga-me onde isto é meloso, querida. Ainda não encontrei. Sensacionalismo não.

Por outro lado, se dissesse na sua resenha que J.K pecou ao não revelar o futuro de outros personagens importantes no passado e pouco sobre os principais, concordaria indubitavelmente com você. Nesse ponto, ela de fato peca. Diz muito pouco sobre os que ali estão e nada sobre outros tão primários na série.

nessacardoso 20/07/2011minha estante
Como ela prega o anti-assassinato e corrompe a alma dela dessa forma? +1
Deveria ser pecado nos fazer sofrer assim. Principalmente com o acontecimento do 6° livro.

Guilherme 31/12/2011minha estante
Ah, certo, Harry Potter desafiador e que traz uma profunda mensagem. É isto tudo, é?Hum.

Ju 24/05/2012minha estante
Primeiramente eu gostei da sua resenha. Apenas discordo, depois de tudo que Harry passou, realmente acho que ele merecia esse final, uma família feliz, com a mulher que ele sempre amou, com ótimos filhos, os melhores amigos sempre ao lado dele. Acho que ele merecia isso. Depois de 7 anos de sofrimento, angústia, perigo e Voldemort, ele realmente merecia um pouquinho mais de 'açúcar'

E o livro, na minha opinião, fechou sim, com chave de ouro para todos os Potterianos que acompanharam o Harry desde o começo. *-*

Bruna C. 09/07/2012minha estante
Adorei sua resenha!
Ainda fico impressionada com todas elas (suas resenhas). São capazes de captar precisamente a essência do livro, sem deixar de nos informar a sua muito bem fundamentada opinião, já que são narradas de forma, afinal de contas, pessoal. Mesmo assim, pela quantidade de verdades que são apresentadas, recebem muitos e merecidos "gostei".
Nessa não foi diferente. Concordo com tudo. Menos com o final/epílogo. Apesar de saber que você provavelmente tem razão, e que esse não foi um final muito condizente com o restante dos livros mesmo (a propósito, adorei a forma como se expressou, "Potter merecia um bom final, mas não esse final excessivo e água-com-açúcar"), eu gostei dele. Mas isso é porque, na maior parte do tempo, sou uma pessoa irritantemente tendente a gostar de finais felizes, açúcar excessivo e similares. Acredite, isso me irrita também. De qualquer forma é o que sou, não dá pra mudar. Parabéns pela resenha, você realmente tem um talento natural para se expressar! Já pensou em escrever? Não tenho como afirmar em 100%, mas acho que um livro vindo de você seria muito bom, do tipo que eu teria orgulho em ostentar na minha prateleira. :)
(Quem estiver lendo isso, sorry pelos erros, digitei com pressa. Q)

@olivronaestante_ 22/11/2012minha estante
Olha, quanto ao final, eu creio que foi meio que um "resumo", algo pra deixar claro que ele viveu em PAZ depois que tudo acabou, pois feliz, acredito eu, ninguém que sobreviveu a tudo oq ele passou, pode ser completamente um dia. Acho que foi uma forma de tranquilizar as pessoas, algo do tipo "o Harry ficou bem", pq ela não fala mais nada do que aconteceu logo depois, mas imagina o trauma, as noites em claro, o buraco no estômago, a dor de ter perdido tantas pessoas que ele gostava, afinal, ele só respirou depois de 7 anos! Tanto que a JK Rowling achava que ele deveria morrer para não ter que passar por tudo isso, mas achou que seria uma traição matá-lo!
Enfim, adorei sua resenha, só estou dando a minha opinião, e falando como se ele realmente existisse rsrs...

Rone 23/01/2014minha estante
Harry merecia um final feliz assim com muito açúcar para quem só tinha provado so o amargo da vida por tantos anos.
Eu não tenho nem palavras para dizer sobre essa saga extraordinaria que marcou a minha vida para sempre.
Parabéns pela resenha vc escreve muito bem!!!:)

Livia1405 06/09/2020

Finalmente acabei!
Foi uma releitura muito gratificante, por mais que tenha me feito chorar ao me despedir de tantos personagens maravilhosos!

Gabi 19/07/2021

A serie de livros mais perfeita da vida toda !
Essa serie de livros é tão boa, mas tão boa, que li duas vezes e já quero ler de novo. Os sete livros são perfeitos e maravilhosos, eu amo demais!!
Agora sobre esse último livro, é uma facada no coração umas coisas que acontecem e é o fim de uma era. Acredito que não podia ter terminado diferente e que todo o processo foi muito bem feito.
O livro foi muito bom, conseguiu me fazer rir, chorar, aprender e refletir em muitas coisas.
Nunca vou superar esses livros, são os melhores mesmo. Fico triste que acabou, mas feliz de ter lido duas vezes e vivido as aventuras como se fosse a primeira vez pois sou muito esquecida kkkk
Obrigada Rony, meu eterno preferido, por todas as risadas, obrigada trio de ouro, por me mostrar o que é uma verdadeira amizade e obrigada J.K. por ter feito essa brilhante obra prima.
Amo muitooooo ??
Já quero ler pela terceira vez !!

Laís 14/07/2022

o fim de um ciclo
Primeiramente a nota não é só para o livro, mas para toda a saga.

Eu tinha imaginado fazer uma resenha enorme falando como me apeguei e amei cada segunda, mas agora que tenho que de fato escrever parece que não tenho ideia do que falar.

Harry Potter foi mais do que só uma história, foi um acalento e uma companhia. Tudo é maravilhoso, uma construção de mundo e fantasia incríveis, detalhes que fazem toda a diferença é personagens cativantes que te fazem derramar tantas lágrimas.

O que a autora conseguiu fazer com essa história, como conseguiu conquistar o coração de tanta gente é algo que acho que nunca mais veremos outra vez.

Eu amei cada página, desde o início quando você é enganado para achar que essa é só mais uma história de um garotinho que descobre ser um bruxo e depois quando vê tá chorando pela morte de tantos. Eu tinha plano de falar sobre os personagens que gostei e desgostei, mas percebi que quando você lê a última palavra, isso desaparece e só sobra em você a sensação de que tudo ali é perfeito, porque é isso, os personagens são humanos com defeitos e qualidades como todos nós.

Nunca irei esquecer um mundo tão fantástico e esses livros nunca ficarão apenas parados na minha prateleira, eles merecem ser relidos um dia e com certeza serão passados para os meus filhos, para que eles vivam momentos tão mágicos como eu vivi e então quando me perguntarem: ?depois de todo esse tempo?? eu vou sorrir e responder: ?sempre?!
Emily977 14/07/2022minha estante
que resenha maravilhosa ???

Jayne.Carreiro 14/07/2022minha estante
Nunca li "Harry Potter" fiquei até com vontade

Laís 14/07/2022minha estante
Leia Jayne, você não vai se arrepender.
Obrigada Emily ?