Forward Veronica Roth...

Resenhas - Forward

brenda r. 25/02/2024

Supreendida positivamente
Eu esperava algo mais científico e monólogo mas fui totalmente surpreendida, o livro vai muito além disso. os contos são muito bons e pertinentes, dá gosto de ler. não conhecia os autores, gostei tanto que pretendo ler outros trabalhos deles. é tão bom ser surpreendida assim!!

Luana.Carrilho 25/02/2024

O futuro
Excelente livro de contos! Pra quem curte ficção científica e exercícios de futurismo vale a leitura.

Os meus favoritos foram "Pele de emergência" de N. K. Jemisin e "Você chegou ao seu destino" de Amor Towles. Fiquei curiosa para ler mais obras dos autores desses contos.

GabriellyCabral 25/02/2024

Não prende muito, mas tem ideias interessantes
Forward - tem uma história interessante, atual e tem um bom ponto de virada, conseguiu me prender e surpreender. Aborda IA, a ética dessas inteligências e como os seres humanos se relacionam com essas criações.

Pele de Emergência - conto tem uma escrita bem diferente, basicamente a gente não ouve nenhuma fala do protagonista, só deduz pelas respostas de quem está na cabeça dele que o enviou pra missão e quem está na terra conversando com ele. A ideia é bem interessante também e o final parece promissor, a intenção do protagonista é começar uma revolução. Só achei difícil imaginar algumas partes, como ele estando sem pele e qual seria o formato de quem enviou ele pra missão na terra.

Arca - tenta causar uma certa emoção por causa do fim do mundo e de todos ali terem perdido pessoas queridas. A protagonista quer desistir de ir pra outro planeta, mas uma descoberta faz ela entender que ainda é jovem e tem muito pra ver ainda. Não me comoveu.

Você chegou ao seu destino - tem a ideia de poder escolher os filhos que vão ter com base em previsões estatísticas de genética. Uma proposta legal, mas o que chamou minha atenção é que até num cenário futuro o homem desrespeita sua mulher, o cara decide não seguir com os combinados com ela a partir de uma conversa no bar. E é isso.

A última conversa - o desenvolvimento é bom porque deixa a sensação de suspense até às últimas páginas quando de fato entendemos o que está acontecendo e termina com uma boa sensação de continuidade. Simples e direto, os detalhes do fim do mundo por pandemia são bem colocados porque os detalhes necessários estão explicados.

Randomizanda - achei ótimo ler uma mulher vilã que está por trás de um golpe e quando é pega saí da situação na melhor posição, tudo isso pensando em uma saída em poucos minutos. Esse é um dos contos mais curtos do livro e foi muito bem escrito. O toque de ficção científica são as explicações quânticas, que pela experiência do autor na área das ciências exatas, foram muito bem feitas.

ecarmelim 25/02/2024

Livro curtinho com a leitura absurdamente fácil, da p tirar uma pira. ficçãozinha boa e separado por histórias bem interessantes

Rafaela1764 19/02/2024

Forward
Uma coletânea de 6 contos de ficção científica de várias autores. Apesar de todos eles me prenderem a atenção, gostei apenas de alguns deles.
No geral, eu achei bom. Gostei da escrita e me fez querer conhecer mais os autores e suas obras.

Claronie 19/02/2024

Um pulinho no futuro ( ou algum multiverso)
Gostei de ler sem saber o que esperar de cada conto e me surpreender no final, sugiro o mesmo para a próxima pessoa.

Sempre gostei muito de black mirror e love death and robots, e se você gosta, recomendo arriscar a leitura.

Minha primeira ficção científica e teve contos que gostei e contos que não gostei, vou deixar abaixo algumas reviews que fiz enquanto lia o livro:

!!!ALERTA DE SPOILERS!!!

Summer Frost 2,5
Não sei dizer se gostei, as partes de "romance" me deixaram meio incomodada, o plot até foi interessante, mas nada além disso.

Pele de emergência 5
Retrata o futuro ideal. Sem os "Fundadores" como chamam no conto, bilionários, e acumuladores de recursos, a terra seguiu um rumo diferente do atual. A chama da revolução no final é de outro nível. Definitivamente meu favorito

Arca 3
Eu dormi na última página do conto e eu nem sabia. Quando acordei, reli o capítulo e era o ÚLTIMO. Senti falta de um fechamento melhor, talvez eu não tenha pego o espírito da despedida da Arca

Você chegou ao seu destino. 3
Tinha mto potencial mas senti que foi mal executado. Gostei da forma que a empresa mostrou as 3 projeções do filho do protagonista. Mas a continuação no bar foi meio confusa e o final parece que foi corrido.

A última conversa 2,5
O conto teve um plot legal, a última coisa que passou pela minha cabeça enquanto lia era que ele era um clone, e isso acabou me animando, mas só isso. Que enrolação para chegar até aí, achei muita coisa confusa, tive que me forçar a continuar lendo até chegar num ponto interessante.

Randomizando 4,5
Não foi meu preferido, mas foi um dos melhores. Do momento da compra do novo computador até a Sumi explicando como seria seu golpe, foi tudo incrível. Não faço ideia de como funciona física quântica, mas a Sumi é incrível por dominar esse e tantos outros assuntos e além disso ser ligeira e conseguir escapar da polícia. Incrível

Hyori 15/02/2024

Forward
O livro é mto bom, mas desanimei um pouco quando vi que se tratavam de vários contos e por isso demorei um pouco para ler, mas na vdd todos os contos são bem únicos e interessantes de sua própria maneira.

Louise63 10/02/2024

Bom pra passar o tempo
Summer Frost: eu até gostei da forma como o autor desenvolveu a história, mas ficou previsível como ia acabar. Não vi nada de novo aqui. Nota 4.

Pele de Emergência: gostei bastante da forma como foi narrado e do mundo que foi construído aqui em tão pouco tempo! Fiquei muito curiosa e imaginando mil continuações, mas infelizmente é um conto, então nunca saberemos. Acho que em termos de criatividade, foi o mais diferente. Nota 5.

Arca: a escrita da autora é bem fluida e a história tinha até uma premissa interessante, mas ela se perdeu colocando detalhes demais sobre o passado da personagem. Mais uma vez, não foi bem executado. Nota 3,5.

Você chegou ao seu destino: a possibilidade que esse conto levantou foi interessantíssima, mas esse foi outro que foi mal executado. Fiquei um pouco confusa em algumas partes da narrativa e o final foi bem ruim. Tipo, muito ruim mesmo. Depois de ler, fiquei pensando "Não acredito que perdi tempo lendo esse". Uma pena, tinha potencial. Nota 3 pela criatividade, apenas.

A última conversa: esse foi meu segundo preferido, eu já tinha umas teorias sobre o que estava acontecendo, e acabei surpreendida com alguns detalhes. Gostei da forma como foi narrado e achei legal os acontecimentos que foram moldando a história. Este foi mais um mundo que eu gostaria de saber mais sobre. Pena ser só um conto. Nota 5.

Randomizando: esse foi, sem dúvidas, o conto mais sem sal. Não sei dizer por que não gostei, mas não me cativou e nem foi algo assim tãao diferente. Foi uma história... corriqueira, talvez. Morna. Nota 3, porque a escrita fluiu bem e foi bem rapidinho de ler.

No geral, acho que só dois contos valeram a pena, mas o restante foi no mínimo interessante conhecer as ideias centrais (mal executadas, mas com potencial). Esperava mais, confesso, mas é um bom livro pra passar o tempo.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 07/02/2024

Já Li
O conceito desta coletânea é imaginar como será o nosso futuro. Os autores convidados fizeram um exercício de pensar como será a sociedade em termos de tecnologia e comportamento, como se os contos fossem mini distopias.
Vou comentar um por um.

Summer Frost, de Blake Crouch
Bom, eu tenho que ser sincera e dizer que não gosto de Blake Crouch - aqui no blog tem resenha de Matéria Escura e Recursão para quem quiser saber porquê - e, por isso, não esperava muito do conto dele MAS sou obrigada a assumir que não odiei. O conto tem uma energia parecida com o filme Ex-Machina e a protagonista é a Inteligência Artificial Max. Max é criada em um jogo e, aos poucos, sua programadora/criadora se apaixona por ela e a traz para o mundo real. É um conto que não soa original, pois já vimos muitas histórias de IA parecidas por aí, mas mesmo assim é uma leitura que entretém.

Pele de Emergência, de N. K. Jemisin
Neste conto, o grande trunfo é o ponto-de-vista inovador do narrador, algo que Jemisin já tinha feito em A Quinta Estação. A história é contada pela pessoa que está no autofalante do capacete do protagonista, ou seja, o leitor sabe o que está acontecendo através do que esta pessoa vê, e sabemos o que ela fala para o real protagonista do conto sem, contudo, saber o que o protagonista responde. Achei muito criativo, muito inovador e adorei. A história em si tem um teor político, mostrando que os extremistas de direita que habitavam a Terra se deram mal, e a Terra conseguiu ser reconstruída baseada no respeito aos direitos humanos e no socialismo. Super recomendo.

Arca, de Veronica Roth: Um conto que não chamou minha atenção, tanto que sequer fiz anotações sobre ele para comentar aqui. Fala de uma bióloga que decide permanecer na Terra após a colisão de um meteoro, para testemunhar o que vai acontecer. O conto narra os dias anteriores à colisão, mas achei que faltou o clima de suspense que um apocalipse merece.

Você chegou ao seu destino, de Amor Towles: Chatíssimo. Não terminei nem de ler este conto. Parágrafos imensos de explicações científicas chatíssimas, uma escrita que subestima a inteligência do leitor em entender ficção-científica, ritmo super lento e premissa desinteressante. Pulei sem dó.

A última conversa, de Paul Tremblay
Conto que me lembrou o episódio "Volto Já" da primeira temporada de Black Mirror, mas a originalidade vem de ter sido narrado em segunda pessoa. Até hoje, eu só tinha lido um livro com esta narração, que é justamente o livro que menciono ali acima de Jemisin. Aqui esta técnica funcionou muito bem e eu adorei cada frase e cada parágrafo. Não posso sequer contar a história dele que já seria spoiler. De longe, é o melhor conto desta coletânea.

Randomizando, de Andy Weir: Uma decepção, considerando que Weir escreveu um dos melhores livros que já li. Um conto meio bobinho sobre um casal que frauda algoritmos de cassinos em Las Vegas para ficarem ricos, com explicações tediosas sobre bits e qbits e placas mãe. Não gostei.

No geral, como coletânea, tem uma proposta interessante e acho que vale a leitura sim.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2024/02/ja-li-191-forward-diversos-autores.html

Kiyume 04/02/2024

FORWARD NOTA 3
É composto por 6 contos, uns melhores que outros, mas o livro ao todo, vale a pena. Me surpreendi com o primeiro conto, ele me fez refletir por muito tempo. Recomendo??

Catharine.Nabuco 03/02/2024

Interessante e confuso
Gostei muito das crônicas, contudo achei que algumas não foram bem desenvolvidas na questão da inteligência artificial. Alguns autores se perderam um pouco no contexto, contudo é ótimo para promover principalmente reflexões sociais sobre como a tecnologia pode impactar no mundo real em que vivemos.

Helô Kleine 01/02/2024

Uma bela decepção
Um livro totalmente esquecível.

Os temas dos contos são interessantes, mas muito mal desenvolvidos.
Já começa com o primeiro conto, que lá pela metade já tava me lembrando um filme excelente de 2014. Cheguei no final do conto com a confirmação de que toda a ideia central era uma cópia desse filme.

O conto sobre alteração genética, estilo Gattaca, vai muito bem, mas acaba sem final.

"Pele de emergência" é interessante, mas as criticas a que ele se propõem são rasas.

Os melhores contos são os dois últimos, mas como falei, totalmente esquecíveis. O menos esquecível desses últimos dois é "A última conversa".

Bia Pupato 31/01/2024

Interessante
Forward é uma coletânea de contos que de forma geral traz histórias que falam sobre tecnologia e o fim do mundo.

Tentei dar a nota fazendo uma média dos contos, meus favoritos foram "Pele de Emergência" e "A última conversa" que me fizeram ter vontade de ler mais coisas dos autores N. K. Jemisin e Paul Tremblay.

Justamente o que gosto de coletâneas é ter contato com vários autores e poder conhecer escritas diferentes. Acho uma leitura válida para quem quer conhecer um pouco de ficção científica.

Amanda.Raviny 31/01/2024

Dos 6 contos presentes no livro, apenas 2 me chamaram realmente a atenção, sendo eles: Summer Frost e Arca. A leitura foi arrastada nos demais e achei que faltou histórias que instigassem mais a minha curiosidade. Esperava mais do livro.