Forward Veronica Roth...

Resenhas - Forward

Leslie.Eduin 30/01/2024

Eu esperava um pouco mais desse livro. Adoro ficção científica e utopias, mas os contos apresentados não foram lá grande coisa.

#- O primeiro conto foi ótimo! O início é um pouco lento e confuso, mas logo você entra na história, e é realmente muito intrigante e interessante. O tema é I.A, e como seria ter uma I.A interagindo com os humanos.

#- O segundo, é muito corrido, você fica um pouco confuso, mas acaba entendendo o cenário. É uma história boa, mas seria melhor se tivesse mais diálogos e aprofundamentos e acontecimentos. Senti que foi um devaneio.
O assunto foi extinção da terra, e colonização em outro mundo. Sim! Parece ser ótimo, mas não gostei muito.

#- O terceiro, é bem lento, muito descritivo. E a ideia é boa, é instigante, mas com tantas descrições desnecessárias, acabei me decepcionando com o final que foi tão raso e muito ruim. Conta sobre o apocalipse por um asteroide, e quando achei que teria descrição do fim, foi só um nada mesmo.

#- O quarto conto teve uma ideia ótima, eu apreciei, achei que teria um plot muito bom, pois o tema do conto é interessante, porém, a história se perdeu e se tornou confusa e o final foi muito ruim. O tema abordado foi DNA, e inseminação. Mas como disse, o final foi a desejar.

#- O quinto conto vale a pena, a escrita é muito boa e simples, sem muitas descrições você entra numa história misteriosa. O plot é satisfatório, e tudo faz sentido. Adorei! O tema é DNA e pandemia, mas de início você não percebe isso.

#- Sexto e último, fiquei com alguma expectativa por conta do autor que gosto. O conto foi bom, porém, computação não é o meu forte, então boiei em algumas partes.

Natalia.Martineli 26/01/2024

Só conto bom!!
Eu ameii essa seleção de contos!! Óbvio que por ser uma coletânea tem aqueles que se destacam mais e são melhores que outros, mas eu amo o conceito de que cada conto que lemos é melhor que o outro e isso realmente acontece na maioria dos contos aqui presentes!!
O cenário é sempre de um futuro- não muito distante, algumas vezes, e nos faz refletir demais acerca do futuro que está sendo construído.
Se você ama ficção científica tenho certeza que vai gostar muito dessa seleção e com certeza irá encontrar muitos de seus autores favoritos aqui!!
Confesso que não esperava muito desse livro e acabei me surpreendendo positivamente e alguns contos me deixaram refletindo mesmo após o término da leitura, o que eu acho muito válido!!
É um ótimo livro para passar o tempo e te fazer pensar acerca das novas tecnologias que cercam nosso mundo e as possíveis conquências...

@tigloko 22/01/2024

Cenários perturbadores mas que trazem boas reflexões
Nos 6 contos desta coletânea, cada um escrito por um autor de destaque no cenário contemporâneo da ficção, são abordados caminhos possíveis do futuro através da tecnologia, apresentando os prós e contras do avanço científico em diversos tópicos como por exemplo inteligência artificial(I.A.), manipulação genética ou computação quântica.

Das histórias presentes, deixo como destaque as três que me chamaram atenção:

??? Pele de Emergência, por N.K.Jemisin - Basicamente mostra um futuro em que os habitantes da Terra colonizaram outros planetas e o nosso foi abandonado. Acompanhamos um viajante em missão para Terra em busca de algo e descobrimos como o planeta está depois de anos. Gostei da forma que é utilizado o ponto de vista nesse conto, em que o narrador é uma I.A e o personagem principal não tem voz. Além do estilo de escrita da autora ser bem envolvente. Ela ainda consegue tratar questões raciais, ainda que sutil, de forma brilhante.

?? Arca, por Veronica Roth - Nesta história acompanhamos os preparativos para salvar as espécies da fauna e flora do nosso planeta em uma arca e a saída iminente, já que um meteoro vai colidir com a Terra e destruí-la. Apesar do clima de fim do mundo que a história desenvolve, gostei do estilo contemplativo deste conto, por tratar da questão do luto e da importância dos pequenos momentos de felicidade.

?? Você chegou ao seu destino, por Amor Towles - Em uma clínica de fertilidade avançada, Sam é apresentado não apenas às características do seu filho que virá, como também à possibilidade de escolher como será seu futuro, sendo apresentado a três opções. Acho que esse foi o conto mais destoante da coletânea, não passa uma sensação de ficção científica, me pareceu mais uma história dramática com elementos de FC. Mas ele traz uma sensação de inquietação, de imaginar as possibilidades e as escolhas que fazemos na nossa vida que é interessante de ler. Foi a minha história favorita desta coletânea.

É sempre difícil classificar um livro de contos, ainda mais um que tem vários autores e seus diferentes estilos de narrativa. Mas eu gostei da experiência de leitura, são assuntos que estão em evidência e trazem reflexão no nosso cenário atual. Além de conhecer autores que sempre tive curiosidade.
Núbia Cortinhas 22/01/2024minha estante
Adorei a resenha e também de acompanhar o diário de leitura, Tiago! ?? ?? ??

@tigloko 23/01/2024minha estante
Obrigado Núbia ??

Yasmim 15/01/2024

Nunca pensei que gostaria de um livro de ficção científica, mas me apaixonei por esse. Confesso que dos seis contos, o único que realmente amei e me surpreendi com o plot foi o primeiro, mas todos fluíram bem e foram interessantes de formas distintas. Eu recomendaria porque tenho certeza que pra cada pessoa com suas experiências diferentes os outros contos podem ser muito interessantes também e talvez eu mesma leia novamente no futuro com outro pensamento e passe a ter outro favorito.

Clara938 14/01/2024

Fraco
Todo mundo panfleta esse livro como algo muito bom, com plots bons e tals, só que não é tudo isso, não sei se não me pegou porque achei a parte técnica muito esquisita e fraca, ou se os contos não foram bem aprofundados.
Gostei apenas de alguns contos, não acho que valha a pena todo o hype em torno desse livro.
Helô Kleine 28/01/2024minha estante
Achei muito fraco tb. Só os últimos 2 contos são bons e ainda assim nada muito extraordinário.

Tati Freitas 13/01/2024

Eu gostei muito dessa coletânea, claro que gostei de alguns contos mais do que de outros, mas no geral achei todas as premissas muito interessantes. Acho que o que eu mais gosto nos autores de ficção científica atuais é a forma que eles encontram de contar histórias ao mesmo tempo assustadoras e esperançosa.

geo 13/01/2024

Alguns textos são melhores que os outros com destaque para o quinto que foi sem duvidas o meu favorito!! beem black mirror mesmo ta? despertam sensacoes doidas na gente um incomodo de outro mundo

JellS2 12/01/2024

Fantástico
Um livro sobre diversos tipos de avanços tecnológicos em que o mundo provavelmente vai chegar logo, trazendo em 6 contos escritos por autores diferentes a sua essência e histórias completamente incríveis sobre IAs, viagens espaciais, computadores quânticos e muito mais

Bart 08/01/2024

Forward
*Blake Crouch, N. K. Jemisin, Veronica Roth, Amor Towles, Paul Tremblay, Andy Weir*
Edutora Intrínseca
Ano 2021 - 320 págs

?????????

"Um amontoado de tapas na cara"
P/mim, é a melhor definição p/essa obra!!

Blake Crouch escreve e organiza a coletânea, olha o que ele pediu p/outros escritores:
"Convidei esses escritores para participar de uma coletânea que explora os efeitos retumbantes de um momento-chave da tecnologia..."

Num é q o povo aceitou, e o resultado são alguns tapas que saem das páginas p/rostos de nossas consciências!

Os contos:

1° - Summer Frost - Blake Crouch
(fruuuta q caiu) esse é um dos melhores, lembrou a mim mesmo, q as vezes fico conversando com o chat gpt, sobre ética no uso da i.a., e sempre vamos p/lado do problema da índole humana, prq é a pessoa quem programa.

Esse conto mostra de forma bem escalada como os seres humanos podem estar acelerando o próprio processo de extinção! É a SkyNet ? excelente, Crouch escreve demais!

2° - Pele de Emergência - N. K. Jemisin
Esse é outro conto fantástico, a escritora usa a ficção científica p/fazer uma crítica aos problemas q lidamos, racial, de gênero, o quanto o homem é favorecido... a escrita dela é incrível, vc entra na trama e só vai prestar atenção, mais p/frente!

Só se permitam ler ?!!

3 - Veronica Roth - Arca
Esse é um tanto triste, e tem um lance com planta + um asteroide q vai cair e acabar com a vida na Terra... é isso! ?

4 - Armor Towles - Você Chegou ao seu Destino
Noooossa, esse conto assustou, muito bom! Imagina, vc vai numa clínica de fertilidade e praticamente "programa" a vida do filho q vcs estão discutindo em ter? Tem hora q a  trama se abre e te pega de surpresa... calo-me p/não estragar nada ?.

Controle doentio, são as palavras assustadoras desse conto e infelizmente de muitas pessoas à nossa volta.

5 - Paul Tremblay - A Última Conversa
É legal, mas preferi o próximo.

6 - Andy Weir - Randomizando
Também é legal, mas elegi meus favoritos!

Sabe aquela série da Netflix, "Black Mirror"? Então vc pode ir sem medo!!

Uma excelente leitura!!
?????

jessica.guabiraba 07/01/2024

Forward
"Taxa Forward é um tipo de taxa que será aplicada em um contrato financeiro iniciando em data futura."

Esta obra reúne 6 contos contemporâneos de ficção científica, todos com algum pagamento futuro incluso, seja a solidão, seja a morte, seja o dinheiro. Mesmo que não saibamos o que o futuro nos reserva, a obra mostra que pode ser muito perigoso entregar toda a vida à tecnologia. São contos de fácil leitura e boas reflexões, numa edição cheia de personalidade.

Karime 06/01/2024

Bons contos, bons autores.
Os contos são bem legais, não conhecia os autores e agora me vejo indo atrás deles em busca de suas obras.

Summer Frost - 4 ?
Pele de Emergência - 3.5 ?
Arca - 3.5 ?
Você chegou ao seu destino - 3.4 ?
A Última conversa - 4 ?
Randomizando - 3 ?

Eduarda.Nantes 05/01/2024

Tinha tudo para ser ótimo...
Um livro com grande potencial, uma premissa incrível, com uma execução mediana.
Apenas um dos contos de deixou pressa e com vontade de quero mais, alguns foram extremamente técnicos e estranhos.
No geral foi uma ótima leitura.

beths0 05/01/2024

Gostei muito da proposta do Blake Crouch de trazer esses escritores pra criar contos na mesma temática, mas q são completamente diferentes.

O meu preferido com ctz é o do Blake, eu amoo a escrita dele e toda a forma como ele pensa e cria a narrativa e os personagens.

O da Veronica Roth apesar de ser relativamente simples, pq trabalhou com um tema q n precisa de mt explicação, foi um dos q eu mais gostei tb. Achei bonitinho e gostei da escrita dela.

O restante, eu gostei da proposta, mas achei que faltou algo. Alguns foram pouco desenvolvidos, outros jogavam mt informação que me deixou confusa e poderia ter sido explicado melhor.

Mas num geral a leitura foi boa. :))

Andrea141 04/01/2024

Mehhh
Os dois primeiros são muito bons, os demais.. nem tanto. Ainda assim, valeu a leitura para passar o tempo.

mariac.nt 03/01/2024

Atende a premissa
TERMINEI O PRIMEIRO DO ANOOO, MAS NÃO É 5 ESTRELAS :')

Um livro que reune seis contos de seis autores diferentes. Entre eles temos autores de sci fi, romance e mistérios, mas todos estão aqui para responder algumas perguntas chaves.
O que a tecnologia fará com a humanidade? O que fazemos com o nosso destino? Como reagimos as nossas opções na vida?
Dito isso, eu esperava um pouco mais de distopia nos contos, realidades extremamente perturbadoras, com paradigmas que me chocaram, mas não recebi isso nos contos.
Alguns foram sim de explodir a minha mente, mas a maioria foi meio bleh.
Só que agora refletindo sobre essas perguntas e sobre o que cada autor trouxe eu entendi que não precisamos estar muito longe da nossa realidade para fazermos absurdos, as vezes o que parece tão comum aos nossos olhos hoje já é uma distopia considerada no passado...
Gostei do livro e recomendo a leitura, principalmente para conhecer os autores e passar o tempo.