Forward

Forward Veronica Roth...

Resenhas - Forward

Nayara568 20/03/2024

Bem ok
Eu fui esperando muito por ter gostado muito dos demais livros do blake crouch, mas acho que criei muita expectativa. o conto que mais gostei foi da nk jemisin, achei sensacional, mas os demais não conseguiram me envolver tanto...

Emily1021 19/03/2024

Pra quem gosta de ficção científica mas não quer se comprometer com histórias muitos longas, esse livro é ótimo. 6 contos maravilhosos, com certeza vai ser um experiência boa, não tive uma boa experiência com todos, mas a maioria meu deixaram vidrada

nalanda.teixeira 16/03/2024

Apesar de ter começado no final do ano passado e só ter terminado agora, eu realmente gostei da coletânea como um todo.

cada autor tem uma escrita característica e abordagens diferentes, algumas leituras são um pouco maçantes no início, mas logo apresentam reviravoltas interessantes.

acredito que pra quem está começando a ler sci-fi esse livro é um prato cheio.

Alessandro209 16/03/2024

Esperava mais
Por ser um livro em que cada conto é escrito por um escritor diferente, decidi fazer uma avaliação individual de cada conto e depois fazer uma média e dar uma nota ao livro:
- Summer Frost (Blake Crouch) : Na minha opinião foi o melhor conto do livro e também o mais sombrio, acredito que daria um ótimo filme ou série sobre inteligência artificial . nota : 5
- Pele de Emergência (N.K Jemisin ): A ideia foi muito boa mas eu esperava mais. No entanto, a leitura foi bem prazerosa. Nota: 3.5
- Arca (Veronica Roth) : Foi o conto mais fraco do livro. Não acontece nada de interessante, eu nem me lembro direito da história mais kkk . Nota: 2
- Você chegou ao seu destino (Amor Towles) : Eu estava amando o início do conto, me diverti muito, mas achei o final muito fraco . Nota: 3.5
- A última conversa (Paul Tremblay) : Foi o conto mais triste do livro, mas amei a história e fiquei preso na narrativa até o fim. Nota: 5
- Randomizando (Andy Weir) : Foi bom, mas esperava mais. Nota: 3.5

A média ficou 3.75 mas a nota final vai ser 3.5 pois não acho que vale um 4.
heloreis_ 16/03/2024minha estante
Super concordo com as notas ??

Felipe | @fe.ituras 15/03/2024

Me senti de volta aos meus 14 anos lendo distopias adolescentes, e não foi legal. Acho que essa leitura foi a concretização de que esse tipo de escrita não me agrada mais. A coletânea de contos é repleta de aventuras genéricas através de textos que não me passaram nenhum interesse.

A proposta feita pelo organizador é interessante: até onde a tecnologia pode mudar a nossa humanidade. Mas nenhum dos 6 contos aborda isso como tema central, todos se perdem em algum drama trivial. No fim, senti que saí dessa leitura da mesma forma como entrei, nada que me trouxesse a menor reflexão ou qualquer sentimento positivo.

Beatriz.Balter 10/03/2024

Uma nova forma de ver o futuro
Cada conto desperta um questionamento diferente, e cada autor aborda seu tema em um formato diferente. Mas o que todos tem em comum é a proximidade com uma possível realidade que podemos viver daqui a uns anos. Problemas que não parecem problemas de verdade até você pensar o quão ?evoluídos? estamos tecnologicamente.
Todos os contos são cirurgicamente trabalhos e pensados, mas nenhum é cansativo ou técnico demais, na verdade são bem emocionais.
Recomendo esse livro para qualquer pessoa que quiser refletir sobre o mundo atual, mas sem ter que se prender a uma história só.

LeSoze 10/03/2024

Que viagem é essa?
Eu adorei esse livro, eu amo ficção científica e esse livro é um prato cheio!

Amei a maioria dos contos, acho que teve um só que eu não curti muito bem, porém os outros foram sensacionais, mostrando bem o ser humano como pode ir longe em seus ideais estando certos ou não! E os autores conseguiram mostrar bem isso!

Obviamente meu conto favorito foi do Blake crouch, queria um livro inteiro com aquela história!

Mika 07/03/2024

Temas interessantes e complexos
Apesar de ter começado a ler este livro na metade do ano passado e só ter voltado a terminar esse ano, curti bastante os contos, são todos bem elaborados e interessantes, com temas atuais como computação quântica, fim do mundo e inteligência artificial.
Leitura fluida e divertida.

ManoelAguiar 04/03/2024

Todos os contos são bons
Este livro é formado por seis contos, cujos são escrotos especialmente para está obra, que tem o tema de tecnologia. O idealizador do livro fez ótimas escolhas de autores para formar essa bela compilação.
Pra quem gosta de ficção científica e futurismo, é uma ótima escolha. Vale super apena.

Mialle @mialleverso 04/03/2024

Tava indo bem
Esse conto do Andy Weir é muito sem sal. Fechou o livro como um chuchu sem sal nenhum. Sem graça de tudo.

Juno.C 01/03/2024

Favorito!
Contos curtos e com Plots incríveis! Não somente o clímax te prende, mas também o enredo das histórias que são extremamente bem formuladas! Uma ótima pedida para fãs de sci-fi e para quem quer começar a ler sci-fi!

Andreia Santana 28/02/2024

A tecnologia não é neutra porque humanos não são neutros
Forward parte de uma premissa semelhante à da série britânica Black Mirror: refletir sobre os usos perversos da tecnologia, abdicando completamente das utopias pregadas pelas big techs e suas legiões de fãs. O futuro tecnológico, mais do que uma promessa de prosperidade para a humanidade, já dá sinais de que esse espelho tem dois lados. A tecnologia não é neutra porque é programada por humanos. E humanos nunca são neutros.

Se o programador da IA - Inteligência Artificial - é racista, o algoritmo se comportará de maneira racista. Se o operador é machista, a máquina irá reproduzir o machismo vigente na sociedade. Se quem desenvolve a linguagem não entende a diversidade das identidades de gênero ou desrespeita a orientação sexual das pessoas, teremos sistemas que reproduzem homofobia, transfobia... ou que não conseguem detectar os conteúdos de ódio, xenófobos e intolerantes destilados nas redes sociais.

Coletânea que reúne seis contos de autores contemporâneos que estão reinventando a ficção científica com bastante criatividade e senso crítico, Forward, organizado por Blake Crouch (Matéria Escura, Recursão), também autor do conto que abre essa antologia, Summer Frost, traz temas bastante atuais em propostas incômodas e nada otimistas. Assim caminha a humanidade, em passos rápidos de desumanização.

As seis histórias desse livro apresentam aspectos negativos da realidade atual do desenvolvimento tecnológico, que funcionam quase como o sonho do velho Scrooge ao ser visitado pelos espíritos do passado, presente e futuro. "Vejam bem para onde estamos indo, porque pode não haver mais volta". No caso de Forward, a redenção de Scrooge não acontece após o sovina acordar da noite infernal ao lado dos três espíritos.

Nossos espíritos acusadores, dessa vez, estão na palma de nossas mãos, diante dos nossos olhos ressecados pela tela e das cabeças curvadas e cervicais lesionadas pela postura torta que sequer percebemos em horas de conexão. E somos completamente dependentes deles. Quem mais, nos dias de hoje, consegue imaginar o mundo sem internet, aplicativos, algoritmos que nos dizem como executar da tarefa mais básica à mais complexa? Não é à toa que boa parte dos filmes apocalípticos atuais mostram o caos e a barbárie instalados mal a rede cai.

Os textos de Forward não são nada indulgentes ao destrincharem a relação complexa dos humanos e seus brinquedos tecnológicos. Além disso, trazem aquela beleza única das histórias bem contadas, das narrativas esmeradas e construídas com precisão e um certo charme despretensioso, da escrita simples, clara, fluída.

A curadoria de Blake Crouch, ao selecionar os autores e as histórias para esse projeto, é certeira e, de certa forma, a altíssima qualidade de Summer Frost eleva as expectativas do leitor logo no começo da antologia a um nível que não decai nas cinco histórias posteriores. Todos os contos de Forward são magníficos. Assustadores enquanto simulacros de realidades sombrias possíveis, mas perfeitos.

Summer Frost, sobre uma IA que alcança um nível de inteligência tão elevado que se torna perigosa, coloca na berlinda a arrogância humana e a incapacidade de quem brinca de deus de enxergar os sinais de que a criatura está devorando o criador. Já Pele de Emergência, uma engenhosa história sobre uma colônia espacial de exilados da Terra nos confins do universo, em busca de DNA humano para não entrar em extinção, é uma historia forte, que toca em feridas como o racismo, a prática da eugenia e o poder alienador de seitas supremacistas. Tudo isso embalado pela prosa segura e engajada da autora N.K.Jemisin (vale a pena buscar outras coisas dela para ler).

Arca, de Veronica Roth, autora entre outros da série Divergente, é um poema de despedida escrito em prosa. O meteoro, que tanta gente pede nas redes sociais cada vez que a humanidade faz uma besteira nova, está para chegar e um grupo abnegado de cientistas tenta empacotar o máximo possível de espécimes de fauna e flora, acondicionando tudo em naves espaciais que vão deixar a Terra antes da destruição. Uma horticultora e um velho botânico iniciam uma amizade profunda às vésperas de um apocalipse nada bíblico. E é através desses dois personagens que Veronica, sem uma gota sequer de pieguice, mas fazendo poesia de primeira, esmaga o coraçãozinho dos leitores com um luto antecipado pela morte da Terra, essa nossa mãe/casa tão maltratada desde que o homo sapiens se autodeclarou senhor de toda a vida e portador da morte de milhares de outras espécies. O meteoro é uma coincidência cósmica, mas ele é o tiro de misericórdia em um planeta agonizante.

Você chegou ao seu destino toca na ferida da maternidade/paternidade contemporânea e todas as suas grandiosas expectativas pelo futuro da prole. Será que é possível moldar nossos descendentes para ter a vida perfeita e cheia de propósitos superiores que não conseguimos alcançar ou a tecnologia - nesse caso a engenharia genética - só será aplicada para super dimensionar o que temos de pior enquanto espécie? Que tramas macabras se escondem no nosso inconsciente se nos tornamos donos do destino de alguém que sequer foi concebido ainda?

Espelhando Você chegou ao seu destino há o conto de Paul Tremblay, A última conversa, que também parte de engenharia genética e da clonagem de seres humanos para refletir sobre o quão mesquinhas as pessoas podem se tornar quando sentem medo da solidão que o fim do mundo representa. Temos o direito de reviver quem amávamos? Victor Frankenstein diria que sim, mas a sua Elizabeth ressuscitada discorda com veemência.

Para finalizar a antologia, Randomizando, de Andy Weir, apresenta uma trama que mistura hackers, cassinos de alto luxo em Las Vegas e um golpe de trilhões de dólares minunciosamente planejado por personagens improváveis e quase invisíveis na sociedade autocentrada norte-americana. Eletrizante como um thriller, Randomizando abre mão do maniqueísmo fácil para mostrar que as pessoas tem mais camadas do que se imagina.

Forward, com seu mosaico de histórias distópicas e seu pessimismo diante dos desatinos do antropoceno, tem ainda o mérito de atender tanto o exigente e especializado público leitor de ficção científica quanto abrir as portas do gênero para quem ainda torce o nariz. Se alguém me perguntasse agora que livro eu indicaria para quem nunca leu ficção cientifica ou ficção especulativa, como o gênero também é conhecido, eu diria para apostar as fichas em Forward. As chances de sucesso beiram a perfeição.

Os seis contos de Forward e seus autores:
Summer Frost - Blake Crouch

Organização: Blake Crouch
Tradução: Bráulio Tavares
Editora: Intrínseca, 2021
304 páginas
R$ 40,40 (capa dura, Amazon), R$ 28,50 + frete (capa dura do Clube Intrínsecos + brindes, Amazon) e R$ 28,63 (e-book, Kindle)

**********
*Livro lido para o desafio #50livrosate50anos, uma brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. Forward é o livro 17 do desafio.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Marih 27/02/2024

Só um dos contos não me agradou, fora isso amei tds, achei genial e me surpreenderam mto, recomendo demais

Janine 26/02/2024

Altos e baixos
Gostei bastante do primeiro e do último conto, os do meio achei bem arrastado, uns bem chatinhos. Mas o primeiro é o último, valeram pelo livro todo